Jogo usa IA para ensinar eleitores a combater desinformação

Simulador gratuito mira eleições municipais ao treinar jogadores para identificar estratégias de manipulação na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A Politize!, organização da sociedade civil dedicada à educação política, lança o jogo IAgora?, que simula o ambiente de uma campanha eleitoral para treinar usuários a identificar e combater técnicas de desinformação.

Com a proposta de conscientizar eleitores nas eleições municipais de 2024, a simulação desenvolvida em conjunto com Lupa e AppCívico incorpora ferramentas de inteligência artificial e pode ser acessada gratuitamente no site da organização.

A imagem apresenta um fundo com uma multidão e destaca dois dispositivos: um laptop e um smartphone. No laptop, há um site com o título 'IAGORA? O JOGO DAS ELEIÇÕES 2024' e botões para 'Começar' e 'Como jogar'. O smartphone exibe uma tela do jogo com um cérebro animado usando fones de ouvido e o título 'IAGORA?'. O texto em destaque na parte superior diz: 'IAGORA?: UM JOGO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ELEIÇÕES'.
Jogo desenvolvido em conjunto por Politize!, Lupa e AppCívico destaca a importância de resistir às técnicas de manipulação online e mostra na prática o impacto negativo da desinformação - Divulgação/Politize!

O jogo guia os usuários por etapas com diferentes caminhos de decisão, em que cada fase apresenta cenários e estratégias comuns de desinformação. Isso permite que jogadores aprendam e pratiquem o reconhecimento dessas práticas de forma interativa e imersiva.

Além disso, para aprofundar o aprendizado, é possível se cadastrar para receber por email conteúdos adicionais que ajudam a consolidar os conhecimentos adquiridos durante a experiência com o produto virtual.

"O público-alvo inclui eleitores e gamers, na faixa etária de 14 a 39 anos. Estudantes, professores e jornalistas também podem se beneficiar significativamente, utilizando o jogo em contextos educativos e profissionais para entender melhor o funcionamento da desinformação e, assim, aprender a combatê-la", afirma Danniel Barbosa, gestor de conteúdo da Politize!.

Baseado na "teoria da inoculação", que defende ser possível desenvolver resistências psicológicas contra tentativas de manipulação, o IAgora? faz parte da campanha "Umbora: a política não é bicho de sete cabeças".

Essa mobilização visa aumentar a conscientização e a participação dos cidadãos durante o período eleitoral, por meio de ações presenciais e virtuais, como oficinas, campanhas educativas nas redes sociais e mutirões de atendimento a eleitores.

Após o lançamento do jogo, as organizações envolvidas planejam fazer atualizações baseadas nos feedbacks dos usuários, com o intuito de seguir aprimorando o produto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.