Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
João Poço (29) 11/12/2009 22h58
João Poço (29) 11/12/2009 22h58
Para entendermos o que ocorre com o clima é preciso conhecer alguns fatos e teorias. Antes de mais nada, para facilitar o entendimento dos que são contrários ao IPCC, gostaria de sugerir a vocês olharem os ciclos solares e em especial um chamado de precessão dos equinócios e outro chamado ciclo de manchas solares. A precessão dos equinócios, pelo que eu notei, está de alguma forma ligada à glaciação, ao aumento de CO2 na atmosfera e ao aumento de temperatura do planeta e dura 23 mil anos em média. O ciclo das manchas solares ocorre a cada onze anos, sendo que metade desse tempo as manchas solares são mais frequentes com o Sol aquecendo uns 4% a mais do que o normal. O último máximo ocorreu por volta de 2001 (na época dos apagões ocasionados pela consequente seca). Ao contrário do que disseram abaixo, estamos esquentando rumo ao máximo perto de 2012. Tirando essas duas importantes interferências, foi notado que o nível de CO2 atual está maior do que os máximos ocorridos antes das glaciações passadas (ou para chocar menos, durante os períodos interglaciais passados). Os contrários ao IPCC dizem que as medidas feitas nos gases retidos pelo gelo são diferentes das medidas feitas no Hawai desde 1957, ou que as medidas feitas lá são diferentes das do resto do mundo, o que parece ser verdade. Os dados de Mauna Loa mostram o nível de CO2 cresce durante 7 meses (o máximo após o verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte) e cai durante 5 meses. Continua logo após. sem opinião
avalie fechar
Adão Pavoni Rodrigues (3) 11/12/2009 22h43
Adão Pavoni Rodrigues (3) 11/12/2009 22h43
Qualquer idiota que tenha mais de 50 anos sabe que esta conversa de aquecimento global somente ionteressa aos EUA. Tudo não passa de balela. O Brazil (maior da america latina) tem mais petróleo no pré-sal do que em todo o planeta. Pô caiam na real pelo menos uma vez povo do BRASIL. 1 opinião
avalie fechar
Levy Antonio (50) 11/12/2009 22h05
Levy Antonio (50) 11/12/2009 22h05
Concordo copm Valentin. O dinheiro é a meta o resto é complemento. O egoismo (este grande defeito) ele é individual e coletivo, municipal, estadual, nacional, internacional. Não muda nada. mesmo porque quem polui mais quer maisw poder poluindo ainda mais.
Quem esta
sem opinião
avalie fechar
Joel Ramos (21) 11/12/2009 22h00
Joel Ramos (21) 11/12/2009 22h00
Obviamente os maiores poluidores do planeta Terra não tem interesse em participar do esforço coletivo de não poluir, ou seriam os primeiros a tomar medidas. Até hoje fico impressionado com as leis ambientais criadas na Califórnia no governo Schuazeneger (é assim que se escreve?), estimulando os carros elétricos e a diminuição da poluição da Indústria. Meu assombro passou por lembrar que ele é ... austríaco. 2 opiniões
avalie fechar
Sempre achei que iriam esperar as catástrofes aumentarem de tamanho para que tomassem uma atitude a favor da vida. É simples, pelos filmes de ficção que fazem, mostram que crer não é poder. Na vida real acontece que às vêzes creio, mas não posso mudar a rota do vendaval que se aproxima e às vêzes sim; às vêzes posso mudar, mas não creio naquilo que se aproxima. É o verso e o reverso da moeda sempre a contrariar as expectativas de todos : A cara, o indivíduo comum a espera de salvação, de socorro; a coroa, a vontade dos detentores de dinheiro quererem ter cada vez mais e mais, independentemente da humanidade, do universo e de Deus. Esperemos prá ver afinal o que acontecerá...
Rosana
sem opinião
avalie fechar
MARCELO BR (9) 11/12/2009 19h48
MARCELO BR (9) 11/12/2009 19h48
5 e última tentativa de resposta - Olá Marcio B. Um modelo numérico funciona da seguinte forma. Há a parte termodinâmica, ditada pelas leis da mecânica clássica e conservação de energia. Estas equações foram formuladas por Newton há 300 anos. Em conjunto a estas equações, há as parametrizações de processos físicos, ou seja, tudo aquilo que não pode ser equacionado. Assim sendo, temos, modelos acoplados ao principal, que simulam nuvens, que estimam a atenuação da radiação solar, trocas de calor entre oceano atmosfera e assim vai. Para previsões de tempo (até 15 dias), certos parâmetros podem ser considerados fixos: temperatura do oceano e variação da cobertura vegetal. Para modelos climáticos a coisa pega. Um modelo para ser muito bom teria que simular (algo quase impossível atualmente, lhes garanto!!) : interação entre todo o volume do oceano e atmosfera, vegetação dinâmica (como uma determinada vegetação morre e nasce com a variação da temperatura/chuva ao longo das décadas), cobertura de nuvens (aumentando a evaporação, aumenta a cobertura de nuvens, que diminuí a temperatura da atmosfera), vazão dos rios, etc. O modelo, normalmente, calcula todas suas variáveis a cada 15 minutos (frações de segundos no comp.), com uma resolução espacial de 100/200 km, para os climáticos. Vejam, isto é uma ultra simplificação, para descrever um modelo em sua plenitude seria necessário um livro..Mas espero que entendam a dificuldade, mas tb a maravilha destes modelos. 1 opinião
avalie fechar
José Alberto (360) 11/12/2009 19h33
José Alberto (360) 11/12/2009 19h33
Sabe eu como brasileiro não estou nem ai com essa cupula de copenhague, pois a china e os eua estão no comando eles querem isso querem aquilo enão dão nada, emais tod os paises teem representantes e vc lulalal não ponha sua cara na estante, ponha um representante ai assim pode se safar e dizer que não sabia de nada e f......esses paises temos mais é que cuidar do nosso.... sem opinião
avalie fechar
ernani sefton campos (194) 11/12/2009 19h28
ernani sefton campos (194) 11/12/2009 19h28
Antes de apoiar ou contrariar a Referida Conferência, sugiro, que leiam o artigo do UOL - Ciência e Saúde - do Carlos Madero ,de hoje .
" NÃO EXISTE AQUECIMENTO GLOBAL " - do meteorologista da Universidade de Alagoas - Luiz Carlos Molion.
Se verdade, estamos diante de outro GOLPE MUNDIAL, como o dos sub prime, americano(crise financeira) e o atual de DUBAI( Castelo de Cartas).
Estou aguardando, para ver o "fim do filme", e saber quem vai "pagar a conta", como sempre.
Lamentável, como a GLOBALIZAÇÃO, está agindo sôbre TODOS. Alienação GRUPAL.
Até parece Seleção de funcionários nas empresas, atuais que requerem - funcionários adaptáveis ao "TRABALHO EM EQUIPE ".
Está na hora de cada país "cuidar do seu quintal " .
1 opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 11/12/2009 19h22
alexandre bakunin (364) 11/12/2009 19h22
Francis Costa (9) 09/12/2009 14h22 disse:

Não existe aquecimento global antropogênico.
~~~~~~~~~~~~~~~~
Parabéns, Francis. Você matou a cobra e mostrou o pau.
Então por que grandes espoentes da sociedade vivem inculcando nas pessoinhas que o aquecimento global depende delas ?
Elementar, meu caro Francis, é preciso manter a choldra sempre assustada e preocupada com o futuro; faze-las pensar que os governos estão lá para socorre-las do Godzilla cósmico; que se não fosse os governos o mundo estaria perdido, bla, bla, bla.
E, naturalmente, faturar em cima dos créditos e carbono.
BTW, você comeu repolho hoje ? 30 créditos a menos!
Assista o filme O Demolidor (Stalone) e compreenda toda a trama.
Anauê, Bakunin
sem opinião
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 11/12/2009 17h28
Guilherme Lemmi (236) 11/12/2009 17h28
O rascunho do acordo para o clima indica uma redução de ate 95% das emissoes de carbono ate 2050. Noventa e cinco porcento!! Isso só seria possível se voltassemos para a era pré revolução industrial, e se, de quebra, matassem uns 90% da população mundial...so assim para reduzir as emissoes de carbono em 95%...é isso o que a gente quer? Atençao pessoal, abram os olhos...o carbono nao é o inimigo, as pessoas que estao no poder são o inimigo...e eles estao usando o mantra do aquecimento global para conseguir implementar medidas que alterarao a nossa sociedade drasticamente (para pior), como a instituição de um governo global e a redução populacional baseada na cripto-eugenia. 1 opinião
avalie fechar
Arthur Monteiro (1) 11/12/2009 17h19
Arthur Monteiro (1) 11/12/2009 17h19
Acredito que enquanto as principais potências continuarem a pensar no seu próprio "quintal", de nada adianta fazer conferencia "disso ou daquilo". Desculpe-me o termo, mas tudo isso o que está acontecendo é uma verdadeira "bullshit"!
As potências apenas estão tentando tirar vantagem sobre os países pobres e sub-desenvolvidos nessa ""palhacada". Espero no futuro ter a oportunidade como as delegacoes de seus respectivos paises tem, para mostrar a eles, que se continuar assim, a raca humana tera data marcada para a sua extincão.
1 opinião
avalie fechar
iremar medeiros (8) 11/12/2009 16h49
iremar medeiros (8) 11/12/2009 16h49
Percebe-se nessa reportagem que Molion, de Alagoas, tem toda a razão. V. report. desta data sobre cientista que contesta o aquecimento. sem opinião
avalie fechar
MAC Castro (347) 11/12/2009 16h25
MAC Castro (347) 11/12/2009 16h25
Lula é bravateiro como sempre, continua achando e que está em palanque no nordeste, fazendo comicio com ignorantes, e de quebra bravatando, eta sujeitinho asqueroso, tudo que fala tem sempre que desmerecer algo, não tem uma fala construtiva que mostre algo merecedor de se ouvir, tudo bravata e tom discursivo que o remete a palanques de sindicatos.
E não sei que ONG que disse que Dilma e Lula inflaram a emissão de CO2 no Brasil para que depios dos 30 que pretende reduzir, na real não chegar nem em 5%. COMO SEMPRE FAZENDO TRAMBIQUES.
sem opinião
avalie fechar
Sebastião Vicentim (69) 11/12/2009 16h10
Sebastião Vicentim (69) 11/12/2009 16h10
O Márcio BR está, juntamente com outras dezenas de opinantes, muito certo no que diz. Penso que para contribuir para melhoria da condição de vida (humana) em nosso planeta, basta rever o "conceito educação", principalmente nas nações consideradas desenvolvidas - de onde as que estão chegando (em desenvolvimento - como o Brasil) copia o modelo. Devemos substituir a máxima "Faça o que digo e não o que faço" para: "Façamos o melhor para não prejudicar nosso semelhante e teremos grandes benefícios como retorno. A Situação de meu amado Brasil hoje, a meu ver é, além de corrupto, imoral, de falta de seriedade é também, demagogo como o é alguns dos países considerados desenvolvidos. Torno a repetir: Esse é meu pensamento dos dias atuais. sem opinião
avalie fechar
Nivaldo Lacerda (112) 11/12/2009 15h14
Nivaldo Lacerda (112) 11/12/2009 15h14
Nao sei se e necessario ou nao a doacao de $$$ para paizes pobres mas confesso que tenho algumas preocupacoes...
Os paizes pobres geralmente estao metidos em grande corrupcao no governo....onde e que o dinheiro acaba sendo usado?
Isto nao acaba sendo apenas uma migalha dos paizes ricos para tampar a boca dos corruptos que querem meter a mao no $$$?
Da a impressao que estao querendo acertar o efeito estufa comprando tempo......e coisa vai continuar neste lenga lenga ate que coisa fique realmente seria e dai que pode mais chora menos.....
15 opiniões
avalie fechar
pedro silva (6) 11/12/2009 09h34
pedro silva (6) 11/12/2009 09h34
Edivaldo Cardoso (121):
O petróleo do pré sal é riquíssimo em CO2. Qualquer petróleo é quase puro carbono. CO2 novo para o futuro. Você deve adorar o transito de sua cidade, né? É muito bom passar 2, 3 horas por dia dentro de um carro novinho. Prá que transporte público? Com o petróleo do pré sal vamos ter gasolina à vontade, carros à vontade e que se dane o meio ambiente! Viu como é falso esse papo de AGA? Todos querem diminuir o CO2 dos outros e não o seu.
2 opiniões
avalie fechar
dario alves de lima (88) 11/12/2009 09h10
dario alves de lima (88) 11/12/2009 09h10
A atividade humana individualmente NÃO é determinante para o aquecimento global. A participação das "forças" artificiais, geradas pelo homem, são insignificantes diante do universo.
Saudações
Dario
sem opinião
avalie fechar
Sonia Makaron (1) 11/12/2009 07h46
Sonia Makaron (1) 11/12/2009 07h46
Sem dinheiro, NENHUM acordo! É essa a posição dos representantes da população brasileira?
O que está em jogo nessa negociação? Não é hora desse tipo de imposição. O que está em jogo é a decisão política de cada país em relação ao futuro ambiental, primeiro em relação ao seu povo e seu país, depois em relação ao mundo. Não é hora de negociatas. Inacreditável dizer que sem dinheiro não haverá nenhum acordo. É para acabar com qualquer pssibilidade de acordo.
sem opinião
avalie fechar
Heliomar Sena (2) 11/12/2009 01h27
Heliomar Sena (2) 11/12/2009 01h27
Como diz um grande amigo. Este planeta precisa de um reset urgente e começar tudo de novo, com pessoas melhores e evoluídas, a sociedade atual, essa não tem mais jeito, é incurável. sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 10/12/2009 23h57
eduardo de souza (635) 10/12/2009 23h57
Valentin Makovski, cassio XF... Parabéns pelos comentários, concordo plenamente com voces.
Infelizmente a espetáculo do circo sempre esta pronto antes das cortinas se abrirem.
Um abraço... cassio XF, faz tempo que voce não aparece, gosto de ler seus comentários, um abraço.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página