Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
Edivaldo Cardoso (161) 10/12/2009 23h29
Edivaldo Cardoso (161) 10/12/2009 23h29
Agregar o pre-sal na discussão sobre o clima é o tanto quanto estranho,ja que o projeto pre-sal é coisa nova, atual,é para o futuro, em nada contribuiu até hoje para a destruição eminente do planeta e sendo explorado com os devidos cuidados e tecnologia em nada contribuirá. Dai que não entendi o porque existem brasileiros contra,ja que esse projeto,não isolado naturalmente,poderá ser o grito de independencia da nação, evidente se bem orientado e tratado com honestidade.Nada a ver portanto com a atual discussão que acontece sobre o clima.Que alias não dará em nada ,pois os que levaram o planeta a esta miseria,são as grandes potencias capitalistas que vem explorando o globo de forma predadora visando sómente lucros,pouco se importanto com os paises pobres ou o povo morrendo de fome e miseria. Só vontade e assinaturas de intenções não vai resolver nada porque é preciso que se gaste trilhões de dolares,que pela logica deveriam ser pagos por quem mais se beneficionou dos lucros da exploração desordenada da terra e como ja sabemos que isso jamais acontecerá, vamos continuar vendo cada vez os flagelos que o clima nos impõe como castigo e isso é só o começo. 24 opiniões
avalie fechar
jose santos (98) 10/12/2009 23h22
jose santos (98) 10/12/2009 23h22
..se o brasil quizer dinheiro que se comprometa em deixar a amazonia intacta e sob virgilia de todo mundo..deve-se tornar a amazonia uma area de preservação mundial...onde ninguem possa de modo algum destruir nada dela.Preservação total da amazonia,,,alias falando em dinheiro como ficou aquela velha historia da divida de mais de 600 bilhões de dolares que o brasil deve a todo mundo?...alguem se esqueceu disso é.?O brasil pode pedir perdão dessa divida com o comprometimento de tornar a amazonia um area de preservação mundial..melhor ideia não há..de outro jeito o brasil não paga mesmo. sem opinião
avalie fechar
jose santos (98) 10/12/2009 23h06
jose santos (98) 10/12/2009 23h06
....com certeza o governo americano não tem que dar nada para paises mais pobres,,pobre que trabalhe e consiga melhorar..alias pobre é e será sempre pobre..e o dever de cuidar do planeta e de todos independente de ser pobre ou rico....O brasil que faça sua parte isso é o que importa para os brasileiros,,chega de se dar tanto dinheiro a esses politicos corruptos que com certeza irão aplicar possiveis recursos em bens proprios...todos devemos nos empenhar em despoluir o planeta..e pronto. sem opinião
avalie fechar
andre marques (1) 10/12/2009 22h34
andre marques (1) 10/12/2009 22h34
o Brasil que se diz tão preocupado com o aquecimento global, deveria dar o exemplo começando pelo governo que deveria trocar toda a sua frota por carros populares de menor cilindradas com isso diminuiria e emissão de poluentes. Pra que ostentar carrões em todos os escalões, carros esses potentes. 1 opinião
avalie fechar
Paulo Castilho (2) 10/12/2009 21h08
Paulo Castilho (2) 10/12/2009 21h08
Desde quando a China precisa de ajuda? A China precisa é de uma rasteira. sem opinião
avalie fechar
João Conrado Franco (1) 10/12/2009 20h35
João Conrado Franco (1) 10/12/2009 20h35
Postura madura de um país em desenvolvimento como o Brasil seria a de apresentar metas realistas e assumir o compromisso, antes interno, perante seus nacionais, do que com a comunidade internacional, de reduzir a emissão dos GHG, especialmente pela redução das queimadas.
Não deveríamos esperar os outros para nos movermos. Eis uma bela oportunidade para o país ser tido como interlocutor sério e pioneiro, não somente ao assumir metas realistas, mas ao cumprí-las e comprovar este fato. Fica também a oportunidade de o país desenvolver uma indústria especializada no desenvolvimento e fabricação de dispositivos, equipamentos e tecnologias limpas.
Enquanto muito discutimos e choramingamos por auxílio financeiro internacional (que os EUA já disseram ser contrários), deveríamos estimular a atração de capitais que estimulassem essa nova indústria.
Sejamos antes exemplos na prática, para depois termos a autoridade para cobrar dos demais países.
Será que um parque industrial mais limpo é realmente tão ais custoso? Será que não podemos ver oportunidades onde os outros vêem custos?
Acredito que um acordo mais sério somente será obtido quando da ocorrência de uma catástofre maior que impacte a economia global ou quando o meio ambiente acusar estar no limite. Espero que a tecnologia mais uma vez supere os temores neomalthusianos.
Obs: A Dilma tá hoje na TV junto com o Lula. Esses dias atrás tive a oportunidade ver o Aécio junto com o Serra. Será que ainda vou ver o Ciro com o Lupi?
sem opinião
avalie fechar
gerson ticianel (34) 10/12/2009 20h25
gerson ticianel (34) 10/12/2009 20h25
O Brasil vem sistematicamente destruindo a mata atlântica, cerrado e floresta amazônica. Foram os bois, a soja e agora os canaviais. Na crise incentivaram os maiores vilões da destruição ambiental - a produção de veículos. Gilberto Carvalho assessor desse lula bufão já tinha dito "entre uma florestinha e uns boizinhos e uns pézinhos de soja, o lula fica com o segundo". Vem agora esta aberração humana - o lula - querer dar uma de estrela em Copenhague, se achando o tal e ACABOU RECEBENDO O QUE MERECIA E O QUE ESTÁ DANDO PARA O BRASIL E PARA A NATUREZA. sem opinião
avalie fechar
Anderson Nascimento (1) 10/12/2009 20h12
Anderson Nascimento (1) 10/12/2009 20h12
É lamentável a conciência do ser humano perante determidas situações, temo que pensar sim no futuro do planeta e não em sí próprio como fazem os paíese de primeiro mundo, posso não estar certo, mais acredito eu que só o fato de respirar-mos já está contribuindo para o aquecimento do planeta é claro levando em consideração a multiplicação da população. No entanto imagina tamanho os impactos que logo após a revolução industrial desencadeo em um tremendo aumento da concentração de Co2 presente no planeta.
Contudo cabe a cada estado, união, tentar a melhor maneira possível de sanar os problemas do super aquecimento da terra, para que no futuro as gerações vicendas não olhe para trás e vejam que tivemos por muitas vezes inúmeras chances de reverter este quadro que hoje ainda é possível, bastando apenas a vontade de cada um.
sem opinião
avalie fechar
pedro silva (6) 10/12/2009 10h12
pedro silva (6) 10/12/2009 10h12
Sergio lavinas,
Fora o sarcasmo você está certissimo. Existe um G2 (EUA China), que não querem nada e mandam. E os outros devem ser citados por serem muito importantes: Canadá (areis betuminosas), Russia, India, OPEP. Não há nenhuma chance de sair qualquer coisa de Copenhague. Aliás se a posição do Brasil fosse séria, deveria usar os bilhões que vão ser gastos no pré-sal para energias alternativas. Mas quais? Por que os ambientalistas não estão gritando: contra o aquecimento global, não queremos o pré-sal!! Eu respondo porque só querem encher o ....
20 opiniões
avalie fechar
Marcio Soares Rossi (2) 10/12/2009 10h10
Marcio Soares Rossi (2) 10/12/2009 10h10
Existe um fato que descreve: "Quando jogamos um sapo em uma panela com água quente, ele pula fora imediatamente, mas quando colocamos o mesmo sapo em uma panela com água fria e esquentamos essa panela gradualmente, ele fica ali parado até morrer." Não é preciso dizer que o sapo é toda a humanidade e a panela nosso planeta. Quantas vezes teremos que ser avisados!
Nosso clima é tão frágil quanto a nossa economia, os custos de prejuizos causados por eventos climaticos ou catástrofes naturais seram muito maiores no futuro se não houver um planejamento político em relação às atuais revelações feitas em Copenhagem, não adianta continuarmos a "tapar o sol com a peneira" mas de refletirmos sobre nossa postura em relação as questões ambientais, não se trata somente do meio natural do qual nós somos parte integrante, se trata da qualidade de vida de todas as pessoas do mundo, é uma questão de SUSTENTABILIDADE.
8 opiniões
avalie fechar
João Henrique Cerqueira (23) 10/12/2009 09h39
João Henrique Cerqueira (23) 10/12/2009 09h39
Essa "Cúpula do Clima", tornou-se a "cópula do clima", visto a nítida má vontade de algumas nações em mostrarem programas mais ousados de redução na emissão de gases.
Tenho pena das pequenas nações que correm o risco de sumirem por causa do aumento do nível do mar, como Tuvalu.
A próxima temporada de furacões na costa americana promete ser a pior dos últimos tampos. Teremos chuvas descontroladas gerando inundações, teremos t-sunamis de pequenas proporções, mas ninguém se mexe. Tudo porque as nações que praticam o capitalismo selvagem não sabem como diminuir a poluição do laneta sem afetar sua produção industrial.
8 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (459) 10/12/2009 04h03
antonio goncalves (459) 10/12/2009 04h03
A JUMENTA DESTRAMBELHADA DA SARAH PALIN NAO CUIDA NEM DA FILHA DELA E QUER DA PALPITE NO PRESINDENTE OBAMA, E AINDA QUERIA INCOBRI A GRAVIDEZ DA FILHA DIMENOR, GRACAS ADEUS QUE ELA NAO GANHOU , E NEM E DE GANAHR NADA EM 2012,E MELHOR ELA FICAR LA NO ALASKA CUIDANDO DOS ESQUIMOS, ALIAS NEM ISTO ELA SABE FAZER , RENUNCIA ATUDO, ELA E BURRA IGUAL SO JOSE SERRA 1 opinião
avalie fechar
Lourival Cunha Cardoso (38) 10/12/2009 00h32
Lourival Cunha Cardoso (38) 10/12/2009 00h32
"O Universo é feito de "História", não átomos"
Eu "se" divirto com os cientistas de plantão que aparecem por aquí !
A principal equação da mecânica dos fluídos, de Navier Stokes não foi resolvida até hoje, o prêmio está em aberto na França, pra quem se aventurar, se conseguir integra-la recebe todos os prêmios existente, Nobel inclusive, e resolve este problema de temperatura e outros bichos mais.
Os cientistas conseguiram, através da computação uma precisão fantástica da previsão do clima, modelando numericamente a movimentação deste "fluidos" e suas temperaturas, mas não basta.
A história tem mostrado o quanto o Homem já agrediu este Planeta, na fauna, na flora e clima.
A Grécia outrora "fértil", hoje não passa de uma terra "pelada", devastada pela erosão.
A Raça Humana, desgraçadamente criou sua dependência energética, e não sobrevive sem ela, esquece que não há rendimento, cem por cento neste ciclo de transformação.
Quer salvar a raça humana, volte às cavernas, fique quietinho, deixe as feras e as bactérias cuidarem do equilíbrio ecológico, volte a caçar leão à unha e deixe a natureza sossegada.
Alguém vai pagar esta conta!
sem opinião
avalie fechar
maria vieira (4) 09/12/2009 20h31
maria vieira (4) 09/12/2009 20h31
Gente...vamos parar com criticas inuteis, enquanto no DF o dinheiro rola solto na cueca, na meia, na bolsa, na sacola o lider do DEMO no senado critica a delegação brasileira e pede prestação de contas como se eles o fizessem. Essa oposição é mesmo uma piada. 1 opinião
avalie fechar
saulo de Medeiros (1) 09/12/2009 19h40
saulo de Medeiros (1) 09/12/2009 19h40
Antes se dizia daqui a milhões de anos tal coisa vai acontecer e agora se vê que a coisa já está acontecendo. E aqueles que repartem o bolo dos lucros em detrimento da grande maioria e do meio ambiente relutam fazem vista grossa e boicotam por causa dos próprios interesses.
Entretanto serão obrigados e arrastados de volta para as mesas de negociação por causa do clamor e das consequencias
desastrosas em todos os sentidos e da ameaça premente de um efeito dominó imprevisivel e incontrolavel.
Os desdobramentos serão inevitáveis
sem opinião
avalie fechar
marcio B. (96) 09/12/2009 19h15
marcio B. (96) 09/12/2009 19h15
MARCELO BR,
Em seus modelos climáticos ou em outros modelos, vocês levam em consideração que se há uma aumento da temperatura, há uma maior evaporação e com mais evaporação há uma troca de calor, por resfriamento evaporativo, ou seja, quando a molecula que evapora tem maior energia e a que fica em estado líquido têm menor energia cinética média, diminuindo a temperatura do líquido. Essa evaporação (termodinâmica básica) vai manter em equilíbrio o sistema. A a modelagem é apenas feita com médias diárias de temperaturas em locais diversos, ou leva em consideração a capacidade do sistema de oceanos como um todo de absorver a energia do sistema?
10 opiniões
avalie fechar
Humberto Coradelo (1) 09/12/2009 19h10
Humberto Coradelo (1) 09/12/2009 19h10
Essa mulher é pior que o Bush. Tomara que Deus seja justo e quando o clima mudar de vez ela e a nação dela seja a primeira a sucumbir. sem opinião
avalie fechar
MARCELO SILVA (5) 09/12/2009 19h05
MARCELO SILVA (5) 09/12/2009 19h05
MEU DEUS!
DE ONDE SAIRAM ESSAS FIGURAS?
O FRANCIS DEVE SER RESSUREIÇÃO DAQUELE REPORTER CONTROVERSO E ODIADO. DEUS NOS ACUDA.
AGORA, MALHEIROS? MEU DEUS! ESPERO QUE HAJA MAIS JUÍZO NA CABEÇA DAS PESSOAS.
ZILHÕES DE TONELADAS DE CO2 ENTÃO, NÃO SÃO NADA? O QUE IMPORTA MESMO SÃO OS PROCESSOS NATURAIS . SEQUEMOS OU ESTERELIZEMOS O PLANETA OU... IMPLODAMOS O SOL, ESSE FASCINORA! O HOMEM? AH, O HOMEM DEVE, OU CONFORMAR-SE, OU IGNORAR. PARA QUE MESMO PRECISAMOS DO SOL E DOS MARES?
QUANTA IDIOTICE!!!!!!!!!!!
1 opinião
avalie fechar
eduardo anarelli (4) 09/12/2009 19h05
eduardo anarelli (4) 09/12/2009 19h05
Já dizia Raul Seixas: O planeta como um cachorro eu vejo / Se ele não aguenta mais as pulgas se livre delas num saboeiro... sem opinião
avalie fechar
Sergio Lavinas (272) 09/12/2009 17h25
Sergio Lavinas (272) 09/12/2009 17h25
"Brasil e outros países vão apresentar carta alternativa em Copenhague"
Deixem disso, brasileiros!
Os EUA não querem nada com nada!
Voltem para casa e fiquem quietinhos que vai ser melhor para todo mundo.
Saliento que EUA, China e outros "importantes" não querem nada com esse negócio.
29 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página