Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos
Comentários dos leitores
Odrasio Ferreira (246) 05/01/2010 10h13
Odrasio Ferreira (246) 05/01/2010 10h13
O Lula já não comprou o aviãozinho dele para passear? Por que não deixar que a FAB que entende do assunto decida o que comprar para ela ? E se o francesinho reclamar basta dizer: Eu não sei de nada, não vi nada. 3 opiniões
avalie fechar
Fernando Henrique (2) 05/01/2010 10h13
Fernando Henrique (2) 05/01/2010 10h13
Caros amigos, alguns dizem aqui que o Brasil deveria investir em tecnologia própria para a criação de aeronaves de batalha. Concordo plenamente com isso: o Brasil tem grandes mentes, grandes estudiosos em engenharia aeronáutica, e com certeza a produção em massa de uma aeronave que chegue aos pés dos F-16 e F-18 da Boeing é uma realidade. Porém, lembrem-se que, para todo projeto, há patentes. E fica mais caro, trabalhoso e demorado quebrar patentes do que comprar uma aeronave excelente já pronta, ainda mais que o Brasil necessita dessa nova esquadrilha "pra ontem", tendo em vista a nova jazida de petróleo (o "pré-sal").
Agora, sobre a decisão da FAB sobre qual aeronave comprar, a decisão não poderia ser mais acertada! Os Griphon NG são as melhores maquinas, depois do novo F-16 da Boeing. Para aqueles que dizem que esse caça não é bom, vejam o último exercício "red Flag Alaska", onde um Griphon NG abateu CINCO F-16 Falcons, e ganhou todas as outras batalhas nas duas semanas seguintes. É uma aeronave realmente impressionante, e com um preço "acessível" para nosso país!
É claro que aeronaves de batalha começarão a ser produzidas em solo nacional, mas neste momento, em que precisamos de defesa, os Griphon NG são os caças certos para o trabalho.
2 opiniões
avalie fechar
José Carlos (178) 05/01/2010 10h12
José Carlos (178) 05/01/2010 10h12
Como perguntar não ofende eu gostaria de saber para que servirão essas 36 porcarias? Para o pessoal de Brasília passear? Mais ainda ?????. Por-que não utilizam essa fortuna para investir nas estradas do Meio Oeste e Norte integrando nossos irmãos que estão a mercê da vontade de Deus !!! 53 opiniões
avalie fechar
Mauro Machado Gonzaga (37) 05/01/2010 10h09
Mauro Machado Gonzaga (37) 05/01/2010 10h09
Gostei da sugestão do Fred. 1 opinião
avalie fechar
Daniel Apoluceno (1) 05/01/2010 10h08
Daniel Apoluceno (1) 05/01/2010 10h08
Não li a matéria da Folha completa, por isso não posso comentar em detalhes. Mas pelo que foi escrito aqui, o queito principal que pesou no relatório é mesmo o "preço". Por esse motivo, o relatório já começa estranhamente elaborado, pois em questões de investimentos estratégicos (e os militares everiam ser mais sensíveis a pontos como esse), o ponto central dessa licitação não deveria ser "preço", mas sim "transferência de tecnologia". E o valor desse tipo de transferência não pode ser estimado monetariamente, mas apenas em termos estratégicos. A França já falou abertamente em transferência e abertura do código-fonte. Não posso falar pela Suíça, mas os EUA impediram a venda de supertucanos construídos pela FAB à Venezuela, quando se negaram a vender os radares para os supertucanos que tivessem como destino o País governado por Chávez. O que faz crer que haveria qualquer tipo de autonomia por parte do Brasil, e transferência por parte dos EUA, em um projeto muito mais ambicioso, como um caça supersônico de guerra? Apenas por esse quesito já se poderia excluir o projeto estadunidense. Transferência de tecnologia, para que o Brasil pudesse dar o salto necessário e entrar no rol dos países aptos a desenvolver seu próprio caça, é a questão chave desse assunto. sem opinião
avalie fechar
Se essas reportagens são verdadeiras, então o Ministro da Defesa e a Aeronáutica estão fazendo um enorme desserviço ao Brasil, reduzindo o país ao nível de republiqueta de banana, como Honduras, por exemplo. Em país democrático e moderno, o presidente ou primeiro ministro é que manda. Um ministro ou militar pode e talvez deve dar conselhos e palpites, mas sempre detrás de portas fechadas. Mas o importante é que o chefe do governo é que toma as decisões, e os outros apenas obedecem. 55 opiniões
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 05/01/2010 09h46
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 05/01/2010 09h46
Pobre Brasil... 6 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3565) 05/01/2010 09h45
josé reis barata barata (3565) 05/01/2010 09h45
Ministério da Defesa e FAB prefere caças suecos.
Sei que barata esperta não atravessa galinheiro, porém ando rodeando muito o assunto e não me sinto bem. Na minha época de moleque de rua se dizia: ou bola ou búrica; calça de veludo ou bunda de fora.
Se na criação do MD a minha desconfiança na seriedade organizacional da propositura do comando único tinha fundamento; logo após, com a designação dos titulares do MD: políticos de alma política e sem ostentar qualquer compromisso ético, moral e cívico, ela foi se reforçando. Todos eles com forte aspiração pelo poder; "homens políticos profissionais" de intensa e extensa vida política e voltada "para a" onde a demagogia impera e é a razão de ser.Ou seja: a força do discurso,da palavra demagógica; menos da verdade são a tônica. Nos Estados Constitucionais isto não deu nem dará certo. A instituição FFAA que tem por objeto a força física com vistas à sustentação do Estado; o equilíbrio entre os Poderes não resiste à politização francamente antagônica aos seus pilares: hierarquia e disciplina. A força, a violência legalizada nos estados constitucionais é parte integrante do Estado e não de um poder ou da disputa por ele. Qualquer internação política a dissolverá, afrontará a natureza dela. E os comandantes militares, acertadamente, isolaram o MD e o MD não existe, salvo no DO e a Nação tem sua segurança jurídica (interna e externa) comprometidas e a escalada da violência prolifera e assusta.
A qualquer que tenha por algum tempo ou toda uma vida lidado e ainda lide com eles, os militares, inclui na personalidade da instituição características muito próprias que a identifica, o que não poderia ser diferente. Dentre elas pontificam o apreço a: honra, seriedade, respeito recíproco, dever, legalidade. Santos, divindades? Não! Mas, o CPM-Código Penal Militar e o RDM-Regulamento Disciplinar Militar funcionam. Não são somente para inglês ver mas para soldado cumprir. É deste modo que é internamente gerado um equilíbrio de segurança jurídica que a resposta com outra pergunta a qualquer indagação sobre esta ou aquela conduta está na ponta da língua: "Está escrito?". E política não se escreve e quando se escreve não se cumpre; porquanto, FFAA e política são como água e vinho, não se misturam e somente nosso Cristo transformou aquela, neste. Na reserva deve participar. Discordo de muitos, talvez neste "muitos" estejam incluídos muitos militares. Isto é, na reserva deixam a instituição, a farda e o fuzil; deixam de ser cidadãos armados com especiais poderes e deveres. Ficam desprovidos dos do uso da força que sustenta a legalidade que a todos indistinta e exclusivamente a lei diferencia e obriga em suas diferenças; passam a portar importantes com importantes e significativas opiniões em segurança militar e necessariamente políticas, também e sim.
Por que não ser Homem, deixar de ser criança, de brincar de governar, de esconde-esconde, ter medo de assombração? De temer baioneta e fuzil que a só marginais e terroristas devem assustar? Por que não cumprir a CF que impõe às FFAA o dever de garantir o Direito, o Estado e nossa tão vilipendiada república e conceito de democracia utilitária?
Por que não um "velha guarda" no MD?
560 opiniões
avalie fechar
Marco Omura (4) 05/01/2010 09h45
Marco Omura (4) 05/01/2010 09h45
A relação custo-benefício e a tecnologia embarcada no caça sueco o faz imbatível! A FAB escolheu e o presidente LULA só deve assinar o acordo! Os franceses e americanos são suspeitos em suas negociações! Se quer uma boa tecnologia é o GRIPEN NG a escolha acertada! 8 opiniões
avalie fechar
Valdir Baptista (65) 05/01/2010 09h44
Valdir Baptista (65) 05/01/2010 09h44
Um assunto como esse tem que ser descidido por quem conhece (neste caso a FAB), nada melhor que o usuario, essa historia de transferencia de tecnologia é balela, o maximo que vão fazer é abrir projetos já ultrapassados, (se bobear a França abre o projeto do 14BIS). Mas o atual governo só quer saber da sua parte. e muita propaganda. 9 opiniões
avalie fechar
Como primeiro relatório técnico final, fica demonstrado que entre os tres fornecedores a França está fora, o Lula pode até decidir o improprio, não seria a primeira vez que a insensates iria acontecer. Cabe agora aos tecnicos e financistas decidirem conjuntamente com o aval do presidente entre a Suécia que baixou o preço ao maximo e aos EEUU que detem a melhor tercnologia, qual a decisão mais sensata. 8 opiniões
avalie fechar
Fred . (48) 05/01/2010 09h36
Fred . (48) 05/01/2010 09h36
Por que O Brasil não compra 12 Hornet, 12 Rafales e 12 Griffen..aí agrada a gregos e troianos e não se fala mais nisso rssss. 16 opiniões
avalie fechar
alek k (2) 05/01/2010 09h33
alek k (2) 05/01/2010 09h33
Concordo com alguns leitores!
Sendo Brasileiro e entusiasta no sentido de que o Brasil será ainda um grande país, tem se que ter fé no mercado brasileiro e na inventividade dos mesmos. Para que se alcance esses objetivos hoje, precisamos fortalecer a industria e os serviços, porque entao nao investir nas mentes brasileiras para criação de um caça não importando o valor? Já temos até a embraer para esse caso!! Completa falta de sentido nos objetivos do Brasil.
12 opiniões
avalie fechar
tupy amorim (36) 05/01/2010 09h22
tupy amorim (36) 05/01/2010 09h22
Eu ficaria com a Suecia pelo simples fato de A Suecia ter a tecnologia e não ter territorio e nem minerais mecessarios e Brasil tem territorio e a materia prima = casamento perfeito. 4 opiniões
avalie fechar
ireny vaz (84) 05/01/2010 09h21
ireny vaz (84) 05/01/2010 09h21
Why sô os milicos golpistas da Dita, sabiam nada de economia. haja visto que fizeram a maior DÍVIDA EXTERNA de um país subdesenvolvido à época, pra enganrarem: de que faziam o MILAGRE ECONÔMICO...,
Hoje parece que APRENDERAM.....de fato é sim SUÉCO....a opção PLAUSÍVEL...., OU SERIA SÓ PRA CONTRARIAR
5 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 14/12/2009 19h21
celio maia (183) 14/12/2009 19h21
"Lula confirma que decisão sobre caças ficará para 2010"...
Se houvesse no governo brasileiro um Takeo Fukuda, certamente veríamos aplicada aqui sua filosofia de quem apostou na indústria japonesa, levando-a ao topo do mundo: "Copiar para criar, criar para competir, competir para vencer."
Quando é que sairemos da retaguarda da indústria mundial, se nossas reservas vão servir ao desenvolvimento de países estrangeiros?
Se os suecos puderam chegar lá, nós também poderemos...
Que pressa é essa e que estranho complexo de inferioridade é esse!
12 opiniões
avalie fechar
E o Tontinho achava que estava fazendo uma compra para uma quitanda em Jaboatão dos Guararapes, tomando as funções da Aeronautica. 15 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (553) 09/12/2009 18h48
Francisco Oliveira (553) 09/12/2009 18h48
A população deste país gasta 44bilhões/ano com remédios, o governo federal 4bilhões/ano. Na França a maioria não paga remédios, ou apenas parte do custo, e lá a maioria não são genéricos. Porisso o Sarkozy vai atrás do Lula em qualquer evento, mesmo que não haja ninguém, ele se livrou da sucata. Foi assim durante a ditadura militar, nos venderam os ultrapassados Mirage que a maioria caiu. Coincidências.... apenas coincidências..... 18 opiniões
avalie fechar
Orlando Göelzer (2) 09/12/2009 18h39
Orlando Göelzer (2) 09/12/2009 18h39
Não entendo porque a Força Aérea Brasileira perde seu precioso tempo fazendo ESTUDOS TÉCNICOS se a decisão será política (do Jobim e do Lula) . O que será que tem por trás disso. Já tiram do Santos Dumont a invenção do avião. Agora tiram da FAB a decisão de escolher o caça bombardeiro melhor para o Brasil!!! POUCA VERGONHA!!!!!!!!!!! 15 opiniões
avalie fechar
Lourival Cunha Cardoso (38) 09/12/2009 18h23
Lourival Cunha Cardoso (38) 09/12/2009 18h23
Se a fabricação de uma avião deste tipo fosse puramente geométrica, nossos desenhistas de video game seriam os profissionais mais bem pagos do mundo, acontece que o mais importante, além da aerodinâmica supersônica, são os materiais e nós brasileiros ainda dominamos a tecnologia de fabricação de bolinha de barro.
Ligas metálicas especiais, com elementos químicos especiais (Ni, Ti etc material abundante no Brasil) e materiais da "Química Fina", que só se consegue em pesquisas com uma quantidade enorme de Phds, e não alquimistas, nem sonhomos em ter.
Uma GE maior fabricante de turbinas e armas do mundo não vai transferir tecnologia, simplismente porque o Lula é "O Cara".
Para ilustrar melhor seu ex-presidente (Jack Welch bacharelou-se em engenharia química pela Universidade de Massachusetts e alcançou seu mestrado e Ph.D. em engenharia química pela Universidade de Illinois.), foi eleito o executivo do século, por sua visão de negócioi, hoje esta empresa fabrica 95% da turbinas de avião do mundo, entre outro negócios comprou a Rolls-Royce e domina a tecnologia de fabricação não só de plásticos mas de metais também, a Villares que o diga.
Nós mal temos condiçõa de fabricar ventilador quanto mais turbinas e outros que tais.
O que os franceses prometem e altamente interessante ao Brasil, vem no bojo a tal tecnologia que os norte-americanos não abrem e nem abrirão mão. Se é tecnologia de 3ª, 4ª ou quinta geração não interessa a Embraer equipa seus aviões com que turbinas ????
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página