Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Acordo Militar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta semana uma negociação com o colega francês Nicolas Sarkozy para fechar um acordo militar. Segundo reportagem da Folha será o maior e mais importante acordo militar de sua história recente, com 8,5 bilhões de euros em submarinos e helicópteros.


Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos
Comentários dos leitores
clodoaldo silva cardoso (1) 09/11/2009 01h46
clodoaldo silva cardoso (1) 09/11/2009 01h46
agradeço a voces a oportunidade de poder opinar a respeito das reportagens publicadas, acho muito importante dar meu parecer... parabens pelo espaço sem opinião
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 07/11/2009 21h43
Saulo Mundim Lenza (679) 07/11/2009 21h43
Que bobagem ministro!!!!
Toda pessoa medianamente bem informada sabe que a França vai vender ao Brasil seus aviões, que só ela utiliza.
Isso foi decidido faz tempo.
1 opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 07/11/2009 09h40
Luís da Velosa (1595) 07/11/2009 09h40
Que o ministro Jobim, com a sua experiência e inteligência gaúcha, que deu ao Brasil momentos apoteóticos na sua história, aproveite essa concorrência dos potenciais licitantes e consiga o melhor preço, mais o repasse da tecnologia indispensável. É tudo o que esperamos... E boa sorte! sem opinião
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 07/11/2009 08h33
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 07/11/2009 08h33
Erro histórico pensar que temos que a escolher os aviões pela tradição subserviente que mantivemos por muito tempo com os EUA. Eles não são amigos, mas negociantes. Não repassam tecnologias. Prometem mas não cumprem. O BRASIL acertou no processo quando visou a melhor proposta de transferencia e não o produto em si. O RAFALE é melhor. Se não fosse não estariam apelando para defesade outros fatores que não diz respeito a transferencia ou ao próprio produto. Assim como temos visto aqui neste debate. Espero que avancemos no projeto, pois se quisermos desenvolver uma plataformao no futuro dos nossos próprios. então a hora é agora. Discurso de "amizade", "tradição " etc, são nuvens negras que ferem o intecto de qualquer ser pensante. sem opinião
avalie fechar
Aloisio A Lopes (2) 06/11/2009 20h13
Aloisio A Lopes (2) 06/11/2009 20h13
Pessoal.
O F-18 é bom, mas... ele está ultrapassado, vejam que já está começando a sua substituição nos EUA e ainda assim ele só serviu lá na US NAVY, não foi aprovado para a USAF. Além disso ele não transfere a tecnologia, vejam as propagandas que eles fazem nas revistas especializadas: dizem que podem até permitir a montagem no Brasil, e só.
O RAFALE é um espetaculo, muito mais avançado e transfere a tecnologia, seria uma boa opção. Mas é caro.
O Gripen NG é avançado, transfere totalmente a tecnologia, garantido inclusive pela Embraer, e dá conta do recado, além de uma manutenção mais barata.
Seria a opção mais lógica para a nossa condição econômica.
Valeu
6 opiniões
avalie fechar
Aloisio A Lopes (2) 06/11/2009 20h04
Aloisio A Lopes (2) 06/11/2009 20h04
Ok sem opinião
avalie fechar
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h55
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h55
Coggins disse que "os franceses estão montados em um cavalo sem pernas": "Acredito que os franceses não têm credibilidade. Ou inflacionaram o valor inicial ou vão operar com perda. E fazer isso é uma ideia muito, muito ruim", disse ele.
Sobre a oferta sueca, o Gripen NG, o diretor da Boeing afirmou que eles "são os terceiros nessa disputa porque, "bem, não tenho um produto"... Não dá para dizerem quanto custará porque só há um avião de demonstração. "Gostaria de pegar um cliente nosso para falar do nosso avião, mas não tenho um...'", ironizou, dizendo que o avião sueco é mais barato por ser "pequeno, mais leve e pior".
O norte-americano é mais diplomático quando fala das declarações do presidente Lula e do ministro Jobim em favor dos franceses, mas admite ter se surpreendido quando Lula afirmou sua preferência pelo Rafale. "O fato é que as propostas ficaram muito melhores."
Apesar disso, diz confiar na vitória: "Não estaríamos na competição se achássemos que já está fechada", disse Coggins, que está estudando português e virá morar no país se vencer.
Ele reconhece o "óbvio impacto" negativo do veto americano à venda dos Super Tucanos -que tinham componentes americanos- para a Venezuela, mas diz que o Brasil vai se beneficiar mais de uma parceria estratégica com os americanos do que com a França.
"É a melhor opção política, econômica e militar para o Brasil. Os EUA têm a maior economia do mundo, e a Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo, nosso mercado é
sem opinião
avalie fechar
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h53
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h53
da folha
O diretor internacional de Desenvolvimento de Negócios da Boeing, Michael Coggins, afirmou ontem à Folha que insinuar que os norte-americanos não vão transferir tecnologia ao Brasil na compra dos 36 caças Super-Hornet é "desonestidade intelectual" do ministro de Defesa da França, Hervé Morin, e dos franceses.
Ele acusa os franceses de usar o "marketing do medo" contra os EUA, porque a Boeing teria o melhor avião, "40% ou bilhões de dólares mais barato" que o Rafale, da francesa Dassault. A Boeing não revelou o preço dos Super-Hornet, mas o dos franceses é estimado em R$ 12 bilhões.
Em visita ao Rio na terça-feira, Morin não se referiu diretamente ao avião americano, mas apresentou a transferência de tecnologia como um trunfo da França: "Fizemos uma proposta como nunca fizemos".
Segundo Coggins, é "frustrante" que essa mensagem seja difundida quando o Congresso dos EUA antecipou em seis meses a discussão (normalmente posterior ao fechamento de contratos) e aprovou em 5 de setembro a transferência de tecnologia para o Brasil.
"Por isso é tão frustrante ver o ministro da Defesa da França e seu "chapinha" da Marinha falarem isso. É intelectualmente desonesto vir com uma declaração dessas. Só pode ser porque têm um produto 40% mais caro e com um horrendo histórico de manutenção dos aviões [Mirage] no Brasil. Além disso, a transferência de tecnologia que sugerem não empolga ninguém na indústria brasileira".
O Consulado da França no Rio não quis se manifestar.
sem opinião
avalie fechar
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h29
mendes bicalho (4) 06/11/2009 19h29
De uma coisa eu sei e tenho certeza. Os civis brasileiras e suas esposas e parentes adoram passear na França. Vai dar Rafale.
Continuaremos atrás dos nossos vizinhos com tecnologia russa e americana ja dominam a 5* geração
1 opinião
avalie fechar
O Pacificador (271) 06/11/2009 16h19
O Pacificador (271) 06/11/2009 16h19
Nem pensar...
Como é que Dassault poderia reduzir em 40% o preço do Rafale para o Brasil?
Se fizer isso, sobra o que para o "por fora"?
27 opiniões
avalie fechar
Alberio Gomes Nascimento (16) 06/11/2009 16h06
Alberio Gomes Nascimento (16) 06/11/2009 16h06
Não existe em todo o mundo, um caça que ao menos equipare-se, aos fantásticos F-18 Super-Hornet!
Não há o que comparar: Estes caças são os mais avançados do mundo, e, dão um banho na "concorrência", além do que, comparando-se preços, o nosso país sairá ganhando enormemente, financeiramente falando, além de obter acesso as mais avançadas tecnologias militares do mundo, abrir mercados nunca antes vistos para o nosso país, através de uma aliança Boeing/Embraer, pois a nossa empresa já produz aeronaves comerciais reconhecidas como dentre as mais avançadas em todo o mundo!
Muito simples: Lula deveria agendar um encontro de alto nível com o Obama, pois com o carísma que tem, sua capacidade e inteligência, certamente o nosso país passará à vanguarda tecnológica, em termos de tecnologias bélico-militares!
Este é um imenso passo que o nosso país dará, um marco histórico nunca jamais imaginado, e, certamente, o presidente Lula possui toda a persistência e determinhação únicas, de um grande presidente, e, espero que ele decida-se pela melhor, mais avançada e menos onerosa tecnologia!
Segundo foi informado pelo diretor internacional de Desenvolvimento de Negócios da Boeing, Michael Coggins, o Congresso dos EUA antecipou em seis meses a discussão e aprovou em 5 de setembro, a transferência de tecnologia para o Brasil!
Afinal, o presidente tem o quejo e a goibada, falta apenas servir-se!
Caso decidas-se pelos F-18, o presidente Lula matará a muitos de inveja(dentro e fora do Brasil).
4 opiniões
avalie fechar
Luiz stoll (15) 06/11/2009 14h49
Luiz stoll (15) 06/11/2009 14h49
Porque tem tanta gente fazendo afirmações absurdas aqui. Falam coisas que não entendem nada e totalmente falsas. Uns falam assim NÃO SEI PORQUE.....realmente vc não sabe mesmo. Outro que o Brasil não faz isso isso .....etc... e mentira. Hoje em dia a informação está disponível e é só consultar. LULA SÓ ESTA FALTANDO MELHORAR A SAÚDE para se tornar o melhor presidente que o BRASIL já teve. E as aposentadorias são essencias para milhoes de famílias não só para os aposentados. 2 opiniões
avalie fechar
Roberto Rangel (2) 06/11/2009 14h36
Roberto Rangel (2) 06/11/2009 14h36
O Albério só esqueceu de um detalhe: quem "orienta" o Lulla é o Zé Dirceu. 2 opiniões
avalie fechar
Fernando Jose Verencio (53) 06/11/2009 13h31
Fernando Jose Verencio (53) 06/11/2009 13h31
A polêmica compra dos caças está indo muito além do que deveria.
Primeiro, o Sr.Lula não é ninguèm, repito, absolutamente ninguém para decidir essa compra e tanto quanto o Lula, o marionete que foi colocado como Ministro da Defesa. Essa compra somente poderia ser definida por decisão conjunta do Estado Maior da Força Aérea Brasileira. O caça norte americano "F-18 Hornet" incontáveis vezes provado em combate é muito superior ao Caça Rafale da Força Aérea Francesa o qual até hoje somente participou de vôos de demonstração e treinamento.
O Lula na sua imbecilidade está propenso a compra dos caças Rafales apenas mediante o apoio do presidente frances para que o Brasil tenha uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e nada mais. Essa condição coroaria de vez as fanfarronices do Lula e o colocaria na frente de seu amigo íntimo, o presidente Hugo Chaves, como lider na America Latina. Acho que está na hora dos Comandantes Militares falarem ao Lula: Faça sua politicagem e deixe que nós faremos nosso trabalho.
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Siqueira (1) 06/11/2009 13h20
Luiz Siqueira (1) 06/11/2009 13h20
Eu acho realmente incrível a maneira pela qual vem sendo conduzida essa "licitação" para a compra de "novos" caças.
"Licitação", pois que a história apenas nos faz lembrar que isto é "estória". É um sonho acreditar que as escolhas possuam defesa ao interesse público. Estas escolhas possuem defesa a um interesse político, como sempre.
"Novos", pois o Brasil tem a fama de comprar "cacarecos"...como dito abaixo, vejam os nossos "São Paulo" e "Minas Gerais".
Enfim...acredito que esta escolha pela "licitação" deveria ser inclinada PRINCIPALMENTE pela FAB, já que ela sim é a verdadeira interessada em renovar a frota. Aliás, manifestando-se e intervindo, DIRETAMENTE, a FAB, aí sim teríamos, ao menos em tese, a defesa do interesse público, primado pelos regramentos constitucionais brasileiros.
No mais, seja qual for a escolha final (afinal, já que estamos nesta novela, pelo menos, a três mandatos presidenciais), uma coisa é ponto pacífico, levando-se em consideração a TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: o "Tio Sam" nunca foi fiel às "garantias" estabelecidas com os países do hemisfério sul (aliás, com nenhum outro!), o que fere consideravelmente, ou deveria ferir, as chances de escolha do GRIPEN (mesmo que Sueco, possui aparelhamento oriundo dos EUA) e do F18 Hornet.
Adiante, veremos como serão os próximos capítulos desta longa novela.
1 opinião
avalie fechar
Heitor Fontes Lopes (20) 06/11/2009 12h51
Heitor Fontes Lopes (20) 06/11/2009 12h51
Alberico concordo com vc somente quando estamos falando a superioridade dos caças F18!
No mais continuo acreditando na igualdade de diretos a educação de primeiro nível pelo Estado, pois assim o Lula não seria surpresa e sim um consenso!!!
E o Lula seria ainda muito ... muito melhor porque parte da coriola que o acompanha nem consegueria embarcar!!!
Viva a educação de nível e qualidade para todos os cidadãos brasileiros (sejam eles pobres, ricos, pretos, brando, índios, caboclos, amarelos, etc!!!
Que o crescimento seja por competências e que a riqueza gerada por esta elite intelectual ajude os menos favorecidos e que tem necessidades humanas básicas!!!
sem opinião
avalie fechar
Peri Salles (3) 06/11/2009 12h31
Peri Salles (3) 06/11/2009 12h31
Concordo com o sr. Alberio Nascimento no que diz respeito ao PT, um partido que enquanto foi oposição fingiu possuir um caráter à toda prova. Mas quando virou governo, toda a sua podridão veio à tona (inclusive, em nada diferente dos demais partidos políticos no Brasil). Mas discordo quanto ao Lula. Ele é um ser absolutamente inepto e despreparado para o cargo que ocupa. Usou o seu carisma de sindicalista agitador de portão de fábrica para se eleger e nada mais. Se o Brasil avançou em alguns pontos (dívida externa, por exemplo) eu tenho a convicção que não foi por ação direta do Lula, e sim de outras pessoas mais bem preparadas. 1 opinião
avalie fechar
Alberio Gomes Nascimento (16) 06/11/2009 11h35
Alberio Gomes Nascimento (16) 06/11/2009 11h35
Eu não posso ficar calado, pois sou brasileiro, e, isto diz respeito a segurança do Brasil!
Nestes últimos anos, confesso que eu jamais votei no presidente Lula, por ver no PT um partido de arruaceiros, de pessoas cínicas, e, incapazes de governar um estábulo(como exemplo máximo, José Dirceu, que causa-nos repulsa)...
Sinceramente, o presidente Lula surpreendeu-me completamente: Este homem, está muito acima deste partido!
Nunca sequer imaginaríamos, que um dia, algum presidente conseguiria pagar a famigerada dívida externa brasileira, e, este homem gigante, consegui!
A transposição do rio São Francisco, uma obra da qual milhões de brasileiros serão beneficiados, certamente será um marco histórico em seu governo!
O pré-sal, com suas reservas maravilhosas de óleo crú e gás, gerará enormes riquezas e divisas para o nosso país! Se o presidente Lula destinar a maior parte destes imensos recursos para a saúde, educação, e, previdência, será lembrado como o maior presidente que o nosso país já teve!
O nosso povo é tratado como lixo descartável nos hospitais, e, afirmo: Se Lula conseguisse criar um rigoroso sistema com controle 100% informatizado e fiscalização em cada hospital, dando um atendimento digno e humano aos cidadãos brasileiros, este homem seria amado pelo nosso povo!
Quanto a questão dos caças, o caça F-18 americano, é infinitamente superior!
Caso o Lula faça a melhor escolha(os F-18) matará muitos de inveja!
Presidente Lula,o senhor é um gigante e um grande vencedor!
29 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (434) 06/11/2009 10h35
Carlos Gonçalves (434) 06/11/2009 10h35
Entre o servo e o senhor tem sempre cláusulas leoninas. Certamente nenhuma oferece proteção ao servo. O Brasil e EUA têm essa mesma premissa. A França não é flor que se cheire, como nenhum país do G8 hoje faz alguma coisa por países subdesenvolvidos, vamos deixar essa balela de Brasil ser emergente, os interesses são demarcados e nós temos de aceitar caladinhos, vale a fanfarra do falar, falar e dizer que acreditamos. O povo fica inflado com a postura de maionete brasileira, no fim vamos comprar aviões, tipos aqueles que estão sendo encostados, como porta-avião Minas Gerais. Entre outros. 7 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 06/11/2009 10h23
O Pacificador (271) 06/11/2009 10h23
A Boeing acusou o governo francês de "desonestidade intelectual", no caso da concorrência de fornecimento de caças ao Brasil.
O que a Boeing queria afinal de contas?
É só ver quem está negociando essa compra do lado brasileiro, que se chega rapidinho á conclusão, que não poderia se esperar nada melhor mesmo.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1193)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página