Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos
Comentários dos leitores
João Alexandre (24) 26/11/2008 09h27
João Alexandre (24) 26/11/2008 09h27
Jonathan: Eu tonto? Sim sim...Mao Tse-tuns era comunista, Fidel Também, mas não seja cabeça Oca e coloque Jango no mesmo "saco". Jango não instalou o comunismo algum no Brasil e nem iria fazer isso. Ele por manter alguns elementos comunistas em seu governo já foi taxado como tal. Quem na época plantava noticias mentirosas nos meios de comunicação era o IBAD/IPES sem assinatura. Esse trabvalho foi tão bem feito de forma leviana que esta é a grande origem da tua opinião sobre Jango hoje. E se fosse comunista? Qual o problema? Taxar Jango de comunista é algo que inventaram para tomar o poder vergonhosamente. Para teres uma noção, até Lacerda vai para o exílio e se reconcilía com Jango.Todos os nomes dos candidatos a presidência de oposição a Goulart, inclua-se lACERDA foram passados para atráz pela falsa promessa dos militares da época entregarem o Governo covardemente tomado de um Presidente que pela constituição devería permanecer no poder.
Esse negócio de ficar nessa lenga lenga de "comunismo" já é ultrapassado, mas se para vc fica difícil evoluir seu pensamento aos tempos atuais recomendo que vc se tranque em alguma biblioteca de história e não saia mais até entenderes mais da biografía de Jango. Oras, o governo atual também é comunista só por ser de um partido de esquerda? Como disse antes, Jango transcendía barreiras ideológicas. Será que isso está muito dificil de entenderes?
49 opiniões
avalie fechar
Kaká Irada (34) 26/11/2008 07h33
Kaká Irada (34) 26/11/2008 07h33
São Longuinho, acuda-nos!
Mais uma "margarita"(pérola) deles:
"Tratando-se de Jango, Posicionamento ideológico é algo pequeno e idiota de se discutir."
..........
Se defender comunista não é ideológico, será o que então? Reza? Macumba?
No meu entender, é apenas divagação petista.
Pois bem, que então continuem divagando....divagando....divagando.....mas deixa o cálice com conteúdo líquido sobre a mesa.......
39 opiniões
avalie fechar
Jonathan Tarja Preta (36) 25/11/2008 14h37
Jonathan Tarja Preta (36) 25/11/2008 14h37
Alexandre após terminar a leitura de seu post abaixo fiquei com a firme convicção de que enquanto o mundo continuar rodando, você continuará tonto.
Posicionamento ideológico para esses aloprados é mera bobagem, utopia, desde que o dinheiro sempre vá para o bolso deles.
NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS....FEZ TANTA FALTA O DIA COMEMORATIVO DA HIPOCRISIA.....INDUBITAVELMENTE A COMPANHEIRADA SERÁ A ETERNA CONFRATERNIZADA
...Jango "não era comunista", Fidel "não é comunista", Mao Tse Tung "não era comunista".....
é hipocrisia demais....pára que eu quero "decer"...
67 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 21/11/2008 19h24
João Alexandre (24) 21/11/2008 19h24
Não pode ser que milhões de Brasileiros que estavam do lado de Jango...a maioria esmagadora estejam erradas e vc esteja certo. Nem Paulo Freire, nem Darcy Ribeiro entre outras personalidades brilhantes que compunham o ministério de Jango poderiam estar errados. Compare-se com Darcy Ribeiro por um instante e medite o que vc representa ao lado dele. Irônico pensar que chamavam esses ministros como os incapazes de Jango. Um Absurdo. Jango em sua posse diz "Prefiro pacificar do que acirrar o ódio". Ele podia muito bem não aceitar o Parlamentarismo, naquela época teria força para isso, mas não o fez, porque ele jamais foi um "Revolucionário" ele foi um pacificador. Talvez "Brizola Fosse um revolucionário" Mas Jango não. Acredito em certos pontos que Brizola com sua postura de querer aparecer prejudicou muito Jango. Jango tinha elementos comunistas em seu Governo sim, e também tinha elementos de oposição ao Comunismo. A grandiosidade de Jango transcendia barreiras ideológicas. Então a minoria daquela época estava certa e a grande massa popular, o povo Brasileiro estava errado. É isso? ...Tratando-se de Jango, Posicionamento ideológico é algo pequeno e idiota de se discutir. Jango foi um homem de Paz, um vanguardista e um injustiçado pelos interesses de exploração capitalista contra nosso povo. 67 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 21/11/2008 19h22
João Alexandre (24) 21/11/2008 19h22
João Alexandre Figueirdo:
Entendo que vc defenda seu posicionamento ideológico...mas não sabes o que falas. Vamos deixar de lado a ideologia e examinar alguns aspectos simples...muito simples. Sinceramente é sabido que Jango não era comunista, como disse antes Jango transcendia essas barreiras ideológicas, ele queria fazer um governo de coalizão, não queria baixar a cabeça para a exploração estrangeira em nosso país...vide lei de remessa de lucros. Jango defendia a autodeterminação dos povos rompendo barreiras ideológicas...isso é um pensamento vanguardista. De fato naquela época era importante levar as reformas adiante, entre elas a agrária, nos mesmos moldes que os Estados Unidos construíram sua economia, no caso deles foi ao lado de ferrovias, no caso do Brasil sobre as principais estradas. Lembre-se que naquela época eram 70% da população Brasileira morando em áreas rurais contra 30% em áreas urbanas. Vc hoje está sentindo na pele o problema das cidades com a violência, falta de educação, desemprego etc. Vc mesmo percebe e isso ninguém precisa te provar por A + B esse drama hoje. "Pois percebemos hoje muitas daquelas empresas patrocinadoras do golpe militar sendo sufocadas por uma periferia violenta e sem instrução". "Foi justamente esta falta de visão naquela época que hoje tens estes problemas".
Jango foi injustamente difamado e taxado de Comunista porque teve a coragem de apostar na Auto determinação com Cuba ou quem fosse independente de ideologias
67 opiniões
avalie fechar
Sabe aquela estórinha do 'PAPAGAIO COME MILHO, PERIQUITO LEVA A FAMA"?
A humaninade é assim, apropria-se de ideias, NADA SE CRIA TUDO SE COPIA.
No Brasil não é diferente, o hoje Bolsa Familia, era uma ídeia de FHC, foi criada com outro nome. Mesmo asim, os populistas baratos preferem pagam INUSTAMENTE, altas somas a certos fujões, que apenas se utilizaram de ideias dos outros.
Voce sabia......que em novembro de 2006 o Senado brasileiro aprovou o 13º para o Bolsa família, e os governistas do PT votaram contra?
Voce sábia, sabia .....que as Consolidações das Leis Trabalhistas ocorreram no governo de Vargas? O mesmo odiado pelos reacionários comunistas que chegaram ao poder falsamente defendendo os trabalhadores, e que hoje são contra todos os beneficios a eles concedidos, ironicamente, por um ditador, esses falsos defensores dos trabalhadores, hoje pagam vultuosas indenizações para fujões, e ironicamente, foram contra o 13º do Bolsa Familia e contra até aumentos reais para os aposentados(ex-trabalhadores)
27 opiniões
avalie fechar
Enquanto Getúlio instituia direitos aos trabalhadores, que até hoje estão em vigor, outros visavam apenas o populismo barato para manter a cadeirinha do poder.
VOCE SABIA QUE.....Getúlio Vargas foi o criador INCONTESTE do moderno Estado Nacional Brasileiro, da legislação trabalhista, foi o construtor das bases materiais do nosso parque industrial, foi o criador da Petrobrás, foi o defensor de nossa autonomia em matéria energética, dos institutos de previdência, foi o organizador do serviço público nacional, dentre tantas outras conquistas políticas? JANGO O POPULARESCO APENAS ALARGOU E EXPANDIU ESSA POLÍTICA sancionando a lei 4090 de 1962, que trata-se do 13º salário(apelido da gratificação de natal de Getúlio), o que não foi suficiente para mantê-lo no poder, os militares acabaram com suas pretensões na implantação do comunismo do Brasil cairam por terra .
O polularesco "vazou", "se mandou", seus pares só se preocuparam em receber mais uma das indenizações absurdas, pagas por um governo populista que confunde governo com poder.
15 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 20/11/2008 23h44
sérgio carneiro (287) 20/11/2008 23h44
O interessante é que o Senado Federal elaborou um documentário sobre a ascensão e queda de Jango.

Num dos trechos do documentário tem o depoimento de uma personagem, que é memória viva do governo João Goulart.

O personagem é o Sr. João Pinheiro Neto, ex-presidente da Superintendência da Política Agrária (Supra) que formulou, a pedido de Jango, o famigerado plano da reforma agrária que foi anunciado e assinado no Comício da Central do Brasil.
Vejamos a transcrição.
"E ai lhe pergunta-se mais por quê? Por que envolver-se em tanta..tanta briga em tanta desavenças...reformas agrária, congelamento de aluguéis, aaahhh nacionalização das refinarias...pô... só isso é uma dose prá leão.
Sabe por que entramos nessa e a maioria achava que iria dar certo? É porque o PODER é um coisa terrível, ...o PODER é inebriante, o PODER é enganoso."
Quem quiser conhecer acesso o endereço: http://www.senado.gov.br/tv/jango/ .
Ou procure "Jango em 3 atos"
14 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 20/11/2008 21h31
sérgio carneiro (287) 20/11/2008 21h31
Infeliz coincidência?
O dia 15 de novembro representa um março de mudanças. Saímos do Império para adentramos na República e neste ano esta data foi maculada.
A Comissão de Anistia concedeu ao comunista caído uma indenização real e uma anistia simbólica. Um homem que entrou na política nacional pelas mãos de um ditador, que rasgou a constituição de 1934. democrata.

Um homem que como ministro do Trabalho insuflava greves e pregava as lutas de classes e nas negociações, com os sindicatos, concedias a todas as reivindicações.
Um homem que quando exercia a vice-presidência de Juscelino promoveu, juntamente com Brizola, uma grave perturbação da ordem publica (assim definido por Juscelino), o "Comício do Feijão", ocorrido na Praça da Sé em São Paulo.
E assim continua durante quase toda a sua vida publica
E após mais de 44 anos os "salvadores da democracia" querem "abrir e lavar" as feridas e tudo em nome de uma ideologia do século passado e um revanchismo despropositado.
Ainda dentro desta epopéia ideológica, os nossos alunos estão sendo preparados para viver no fim do século XIX. , quando o marxismo surgiu como uma ideologia modernizante. Bem, estamos no século XXI, o comunismo destruiu a si próprio em miséria, assassinatos e injustiças durante suas experiências reais no século passado. Notem que hoje só existe comunismo em Cuba, na Coréia do Norte, nas nossas salas de aulas e nas mentes de alguns retrógrados da nossa sociedade.
30 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 19/11/2008 23h47
João Alexandre (24) 19/11/2008 23h47
Foi com muita emoção e sentimento de justiça cívica que, no grandioso ato da conferência nacional da OAB, sob a pauta de Estado democrático de direito x Estado policial, realizado em Natal (RN), as autoridades brasileiras prestaram as devidas homenagens a um mártir pacificador da democracia nacional, que evitou duas guerras civis em nossa pátria e que teve seu legado obscurecido durante mais de 20 anos de período de regime de exceção.
A data de 15 de novembro de 2008 entra para a História como o dia em que o Estado formaliza o perdão pelo golpe de Estado de 1964, não apenas pela derrocada inconstitucional do chefe do Executivo, mas também por toda a agressão visceral que os direitos humanos e as instituições democráticas sofreram no largo regime ditatorial, que buscou estrangular a voz do povo.
Mais do que anistia, entendemos que se trata de um ato de desagravo público a Jango e a todos aqueles que compactuavam com suas reivindicações, tais como as reformas de base, que alterariam as estruturas estatais já viciadas desde os pretéritos tempos da instalação da República em nosso país, e que certamente contribuiriam para o rápido progresso e desenvolvimento econômico, social e político do Brasil.
Inúmeros cidadãos brasileiros foram torturados, mortos, perseguidos, presos ou, como Jango, exilados, simplesmente por terem convicções ideológicas divergentes dos líderes da repressão, que não aceitavam as mobilizações populares em prol do fortalecimento da soberania nacional, sem ingerência de interesses de outras nações em nossa economia. Com certeza, as desculpas publicamente referendadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a esses tantos brasileiros que tombaram perante a luta democrática serão saudadas com honras, não apenas pelos brasileiros, mas também na América Latina.
Jango representava a personificação da queda da democracia, sendo o primeiro nome de cassações do Ato Institucional de 64 que morreu no exílio, sem jamais ter retornado ao seu país amado, sem nenhum tipo de honras de Estado, e o silêncio foi o posicionamento oficial do governo de 1976, com medo da comoção popular que o corpo já sem vida de João Goulart poderia causar.
Tudo porque, como nos dias atuais, falava em reforma agrária, tributária, educacional, urbana, administrativa, bancária, ou seja, visava a uma justiça social efetiva, sem manter privilégios exacerbados a alguns grupos e segmentos sociais, que pensavam que o conceito de pátria se restringia ao conceito de lucros excessivos das multinacionais e propriedades privadas sem o princípio cristão de sua função social.
Viva o presidente reformista de vanguarda, que nos deixa para a atualidade o ímpeto de mudança social, o ímpeto de não nos acomodarmos perante as injustiças e de não calarmos jamais perante a opressão popular.
Viva o eterno presidente gaúcho João Belchior Marques Goulart!!!
67 opiniões
avalie fechar
Lucio Del Max (114) 19/11/2008 22h29
Lucio Del Max (114) 19/11/2008 22h29
Sempre me incomodou a forma comportamental do governo do Senhor Luiz Ignácio, em resistir quanto a abertura dos ARQUIVOS DA DITADURA.
Dizem seus seguidores, vangloriam-se eles, de terem "lutado" pelo fim da ditadura, o que para mim é controverso, senão vejamos:
-Dizem que "lutaram", que foram presos, torturados, que foram obrigados a mentir, e até que se orgulham de terem mentido.
-Se a luta tivesse sido tão árdua assim, agora no poder, poderiam se valer dos ARQUIVOS que se encontram sob suas respectivas cautelas, ABRINDO-OS, EXPONDO-OS TODOS SOB JUDICE AO POVO DESTE PAÍS.
-Por quê não o fazem?
-Há algo a ser escondido?
-Se o for, seria tão repulsivo assim, a ponto de impedir vôos políticos mais altos dos envolvidos?
São considerações, perguntas que faço a mim mesmo, ainda mais após o recebimento de emails de amigos do peito, no que se refere a EXTENSA FICHA CRIMINAL de um(a) certo(a) futuro candidato(a), CONFESSO QUE O TEOR DA ALUDIDA FICHA, ME DEIXOU APREENSIVO e porque não dizer ESTARRECIDO.
38 opiniões
avalie fechar
Lucio Del Max (114) 19/11/2008 22h02
Lucio Del Max (114) 19/11/2008 22h02
Prezado Sr. Sérgio Carneiro, permita-me parabeniz-alo pela excelente resenha, discorrendo sobre o discurso de Jango.
Para nossa sorte, os militares rechaçaram as pretensões dele, e de todos que tentaram implantar neste país, a doutrina marxista aos moldes do BOLCHEVISMO RUSSO.
Imagine voce, caso obtivessem êxito, a ditadura comunista zelaria ferozmente, pela supressão da propriedade privada e pela socialização dos meios de produção.
O dificil de aceitar, é que herdeiros de um cidadão IMPATRIOTA desses; através de seus herdeiros, ainda tenham conseguido arrancar dos cofres públicos a importância de R$ 644 mil.
40 opiniões
avalie fechar
maisa silva paranhos (1) 19/11/2008 19h53
maisa silva paranhos (1) 19/11/2008 19h53
A História, para quem leva a sério as suas afirmações,não é brincadeira. Os grandes silêncios são também reveladores.É assim que devemos analisar o grande silêncio feito em torno do Presidente João Goulart. Por quê se celaram em torno do seu nome e dos seus feitos? VOCÊ SABIA...que o Presidente João Goulart instituiu o 13º salário; que ele criou o Ministério do Planejamento,instituiu a Lei de Diretrizes e Bases na educação, a Lei de Remessa de Lucros que limitava o capital que saia do País, que foi em seu governo que a Universidade de Brasília foi fundada e que esta Universidade era (antes da ditadura militar) um modelo para o mundo? Temos mais o que dizer em torno desse grande silêncio...Foi no governodo Presidente João Goulart que pela primeira vez é levado ao Congrsso Nacional uma proposta de Reforma Agrária, não para despossuir alguns, como afirmam mas para possibilitar a fixação do homem no campo, para se criar um mercadoconsumidor, para engatar aindústria nacional, para resgatar a vida dos brasileiro do campo e das cidades, hoje plena de despossuídos, justo porque naõ se fez a Reforma Agrária proposta pelo Presidente João Goulart...Se isso não basta, continuo...As Reformas de Base propunham um desenvolvimento econômico com distribuição de renda. O Presidente João Gulart foi um homem honrado que na deflagração do Golpe, foi chamado pelo Comandante do IIº Exército para trair os trabalhadores em troca de apoio O QUE ELE NEGOU.FOI AMEAÇADO DE MORTE E SÓ LHE RESTOU O EXÍLIO. 27 opiniões
avalie fechar
Pedro Paulo Pascoal (10) 19/11/2008 13h40
Pedro Paulo Pascoal (10) 19/11/2008 13h40
João Alexandre, se voce quer defender guerrilheiros, defender comunistas, defender aqueles que injustamente se beneficiam das indenizações, ainda vá la, está no seu seu direito.
Agora, xingar comentaristas, distorcer fatos, no mínimo voce deve se desculpar.
Patrulhamento ideológico é algo repreensivel, mas arrogância petista é imperdoável e ultrapassado.
Antes das abordagens ESTUDE para não cometer injustiças.
6 opiniões
avalie fechar
Parece que os seguidores dos guerrilheiros estão precisando de óculos, andam bebendo demais, ou não sabem interpretar textos. Rapaz não deturpe a reportagem, estude um pouco e verás que seu empenho na defesa de assaltantes de bancos e de guerrilheiros, é no mínimo rídicula. 6 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 18/11/2008 20h15
sérgio carneiro (287) 18/11/2008 20h15
Leiamos alguns trechos do discurso de Jango no comício da Central do Brasil:

Sobre o direito a propriedade e desapropriação:
...propriedades rurais superiores a quinhentos hectares, marginais às estradas federais numa faixa de dez quilômetros."
...seriam desapropriadas para fins de reforma agrária as áreas superiores a trinta hectares, marginais dos açudes e obras de irrigação financiadas pelo Governo.
...eram sujeitas a desapropriação e encampação das refinarias privadas em favor da Petrobras.
...concessão aos inquilinos que assim desejassem, o direito de comprar o imóvel ocupado, no caso sua residência, resguardando-se o direito do proprietário de manter sua própria residência excluída de qualquer concessão.
... ao Estado competia avaliar essa compra dentro de preços médios praticados pelo mercado, garantindo o pagamento do imóvel ao seu proprietário nos prazos ajustados entre as partes, com base em uma prestação mensal mínima correspondente a 1% sobre o preço total do imóvel, em valores médios do mercado.

Um Estado intervindo na propriedade privada, na livre iniciativa, favorecendo aos companheiros trabalhadores e o sem-terra com certeza NÃO é comunista.

Um presidente que em plena democracia, e sem ameaças externas solicita a decretação do "estado de sitio" e "amplo poderes" com certeza NÃO queria dar um golpe.
37 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 18/11/2008 10h04
João Alexandre (24) 18/11/2008 10h04
Ao João Alexandre Figueirdo...ninguem está falando aqui de Nasiff ou de Pasquim...essa guerra ideológica de blogs é coisa idiota. Não seja um deles João Alexandre Figueirdo. Jango estava em território nacional no momento em que Auro de Moiua andrade decreta a Vacância da Presid~encia da República..foi um golpe incostitucional e isso vc sabe muito bém. Falar quie JANGO abando nou seu povo é um discurso ridículo teu. O que vc esperava que ele fizesse? Ir para a guerra para sacrificar ainbda mais gente do que os militares á sacrificaram?
Ó Zé mané...não estou falando de posicionamento ideológico, sugiro que se for assim vc poste lá no Blog do Reinaldo Azevedo...ou compra um espaço na mídia e te faz de louco. Jango transcendia as barreiras idológicas, é muito mais do que esquerda e direita, ele apoiava a auto-determinação dos povos justamente furando barreiras ideológicas.
João Alexandre Figueirdo...vai estuidar vai...entenda direitinho o que significa comunismo.
71 opiniões
avalie fechar
A história não necessita fundamentar mais nada, muito menos a reportagem, todos sabemos que Jango tinha sim ligações comunistas, por isso abandonou seu povo e se mandou.
As viuvas hipócritas esquerdistas, leitores de estórias, de pasquim factóides estilo Nanssiff Nonblat, é que não admitem os fatos da história, pois não teriam como explicar as cifras indenizatórias pagas para mais um dos idolos deles.
Não adianta os aloprados insistirem na tese do "fundamente" "prove", quem prova e quem fundamenta é a história, a reportagem esclarece, e o leitor cabe opinar sobre os fatos.
Acho que um único dia comemorativo para os hipócritas esquerdistas reacionários, será muito pouco.
39 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 17/11/2008 17h51
João Alexandre (24) 17/11/2008 17h51
Ao "Nacionalista" Spergio Carneiro, que diz que sabe o que é o Coplexo IBAD/IPES sem justificar e sem ler as mais de 800 páginas de falcatruas contra o governo de Jango.
Certamente não entendes de como o IBAD/IPES atuou, pouco ou nada lestes. Se bobear nem sabes das intervenções NorteAmericanas aqui no Brasil como a Operação Brother Sun.
Bacana Sérgio...continua assim.."Você é o cara" sabe muito. Me faz o fvavor...leia de verdade..."estorinhas não colam".
Só me resta rir da cara de quem afirma de forma ignorante que Jango era comunista. Fundamente!!
71 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 17/11/2008 17h33
sérgio carneiro (287) 17/11/2008 17h33
Jango não foi comunista?

Quem não sabe que o IBAD engendrou uma ferrenha campanha contra Jango e que este instituto ainda criou a Ação Democrática Popular (Adep) que canalizou recursos, principalmente dos EUA, aos candidatos contrários a Goulart.

É de conhecimento de todos ainda que o IBAD alugou o vespertino A NOITE passando a ser anti-Jango.

Quem não sabe que o jornal O GLOBO passou a publicar trecho do livro "ASSALTO AO PARLAMENTO" que relatava o golpe comunista na Tchecoslováquia.

Mas tudo isto não desfaz a ligação Jango-Comunismo.

Obs. O titulo correto do livro mencionado é: "1964: A Conquista do Estado - Ação Política, Poder e Golpe de Classe"
27 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página