Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos
Comentários dos leitores
luiz guilherme (89) 15/11/2008 19h33
luiz guilherme (89) 15/11/2008 19h33
Que seja indenizado Jango, ou outro qualquer que tenha esse direito se assim a Justiça o decidir. Assim também como foi a Lei da Anistia, que foi para todos, ouviu Sr. Tarso Genro. Afinal Sr Ministro, é dificil confiarmos nas leis, porque elas são moldadas geralmente para beneficiar grupos em detrimento de outros, mas confio nos homens que a aplicam, temos exeções é claro, como o Sr por exemplo. Ainda bem que no seu caso é só um cargo passageiro. 23 opiniões
avalie fechar
Perci Lima (1) 15/11/2008 18h25
Perci Lima (1) 15/11/2008 18h25
Enfim, fez-se justiça ao Presidente João Goulart, deposto pelos militares e direitistas reacionários no longinquo ano de 1964, cujo ato desembocou nos 21 anos da quartelada instituida no país e que tanto mal nos causou, instituindo um regime ditatorial que eu pelo menos não pedi.
Era necessário essa anistia. Agora somos de fato, uma república. que agora, o Presidente João Goulart descanse em paz.
60 opiniões
avalie fechar
É um abuso obtuso, uma disparidade filosófica, tomar uma história 50 anos depois, onde varios envolvidos ja não se encontram mais entre nós, em um processo realizado por pessoas que não viveram na época, com um intuito claro politico, onde se foca claramente somente um lado da moeda. O povo todo da época sofreu com as duas posturas e sofremos até hoje porque o desenvolvimento socio-economico ficou parado estagnado por todo este tempo, e até hoje não temos uma organização Social Politica Adequada para o desenvolvimento do país. É o povo que precisa ser anistiado, ditadores, mensaleiros, abusadores do poder, doleiros de cueca, aproveitadoeres de situações. O povo precisa ser salvo desta vergonha da educação, saude, segurança, crime organizado, compradores de votos, criadores de gado de papel etc...
Onde estão os verdadeiros Herois deste país?
Os Honestos, os trabalhadores, os humildes que encontraram milhares de dolares e devolvem a seus donos, aqueles que com o poder na mão, o devolvem para a Nação que o confiou, estem tem que ser anistiados porque pagam a conta a culpa sem saber do que, de quem e por que.
115 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 15/11/2008 16h32
sérgio carneiro (287) 15/11/2008 16h32
Como lembrou bem o presidente da OAB Cezar Brito quando afirmou: "é a primeira vez que o Estado pede desculpas por ter quebrado a via democrática e ter rasgado a Constituição brasileira.".

E Getulio Vargas não quebrou a via democrática e rasgou a Constituição brasileira e instalou uma ditadura? Mas até agora eu não vi nenhum pedido de desculpas por parte do Estado.

Jango começou sua luta pela "a causa comunista", convenceu milhares de brasileiros há depositarem uma enorme confiança neste líder populista, fez promessas que não poderia cumprir, insuflou os trabalhadores e os sem-terras, mas quando a razão prevaleceu e retomou o poder, ele foi o primeiro a se esconder no Uruguai, via Rio Grande do Sul.

Que líder abandonaria seu povo durante uma crise? Gandhi ficou com o seu povo apesar de ter sua vida em risco.

Desculpe-me, comparei um grande líder como Gandhi com Jango, um fugitivo.
6 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (533) 15/11/2008 16h30
Carlos José dos Santos (533) 15/11/2008 16h30
Já passou da hora de se corrigir os registros errados, manipulados e maquiados da nossa nossa História.
Muitos idiotas ainda acreditam na história "oficial", construida com uma imprensa comprometida com o poder. Muitos desses idiotas acreditam que comunistas comem criançinhas e tem medo do que na realidade não conhecem e tentam justificar suas ganancias com o terrorismo externo do Comunismo.
A Reforma Agrária num país que foi invadido e loteado entre os amigos do Rei é necessária e não tem nada a ver com comunismo.
No passado, para se implantar as vontades dos EUA no Brasil, quem estava contra o poder era rotulado de Comunista ou de Subversivo. Hoje são rotulados chamados de terroristas.
Mas quem tem Bombas Atômicas e já fez uso delas para exterminar milhões de pessoas, foi os EUA. Esses idiotas não percebem que mesmo a democracia pregada pelos americanos, se atingir os interesses deles, a primeira reação e a compra de armas.
Foi só o Barak Obama falar em distribuição de Rendas que aumentou o Comercio de armas entre os brancos dos EUA. As armas, são os instrumentos de diálogo dos americanos. Democracia para eles, só se não afetar seus interesses, seja nas questões ambientais, nas questões do protecionismo Comercial e industrial, seja na questão dos imigrantes latinos etc....
Mas, enqunto existir burros, são Jorge não anda à pé.
248 opiniões
avalie fechar
Antonio Balbino (1) 15/11/2008 16h10
Antonio Balbino (1) 15/11/2008 16h10
Esta anistia é um reconhecimento tardio, pois João Goulart foi derrubado do poder por um bando de militares que se julgavam ser os verdadeiros representates dos interesses nacionais. Foram eles sim os verdadeiros representantes do capitalismo americano. Foram eles também os grandes responsáveis pelo individamento do País, pelo empobrecimento da Nação, pela grande mentira de que o País crescia e que o bolo seria dividido. Dividiram sim, entre eles. Foram eles os grandes torturadores que ainda hoje tem coragem de dizer por ai que torturam sim, como foi mostrado pela reportagem de uma revista semanal colocada nas bancas esta semana. João Goulart foi um grande Estadista, derrubado por defender a reforma agrária que ainda hoje não foi completada e que ainda gera polêmica. A acusação ser comunista era apenas um pano de fundo para justificar o golpe basta dar uma lida no livro do general Mourão, um verdadeiro lixo, para ficar sabendo das verdadeiras intenções suas quando transferiu-se para o comando do 4º Exército.
A história já absolveu o grande Goulart das acusações mentirosas difundidas pelos militares.
35 opiniões
avalie fechar
Bernardo Nazareth (33) 15/11/2008 14h14
Bernardo Nazareth (33) 15/11/2008 14h14
Parabéns à Comissão de Anistia por ter, mais uma vez, feito Justiça.
Um presidente que queria dar terra para os pobres sobreviverem, desapropriando as terras de beira de estrada e dando ao controle dos trabalhadores rurais, que queria perimitir o voto do analfabeto e dos soldados, cabos e sargentos, que, por coisas do destino, não podiam votar...engraçada essa proibição né?...rsrs. E que, por fim, não aceitava as ordens de nenhum dos dois impérios e, muito menos, da burguesia nacional. Eis as causas reais do Golpe.
Engraçado que a burguesia está sempre proetegendo o povo, não é mesmo? Deu um golpe de Estado pra defendê-lo! Que lindo isso! Mas por que esta não "protege a população" sempre, e não somente no momento em que há um governo ELEITO por este POVO, e que atende aos seus anseios por mudanças?! Foi instaurada uma DITADURA para defender a DEMOCRACIA? Coisas que só a ignorância "explica"!
32 opiniões
avalie fechar
roberto sims (7) 15/11/2008 14h01
roberto sims (7) 15/11/2008 14h01
O Vice-Presidente eleito que virou Presidente da Republica o João Goulart, foi simplesmente deposto, porque na visita do Chefe de Governo Americano Robert Kennedy, fez um ultimato para João Goulart retirar a Lei de Remessas de Lucros que era igual a da americana, João Goulart não retirou e foi deposto. Esse nosso Brasil é feito de pose, tem pessoas que posam, como dizem os pensadores "trocou-se a ética pela estética". Respeitamos todas as nações, mas Viva ao Brasil !!! 24 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/11/2008 08h44
João Carlos Gagliardi (2328) 15/11/2008 08h44
Anistia política para João Goulart?
O presidente que queria instalar o regime comunista no Brasil? Aquele que fugiu para o Uruguai e de lá coordenou o movimento "Frente Ampla" para retomar o poder?
João Goulart, já tem seu lugar reservado na história, para alguns como "herói", para outros como alguém que traiu o povo, abusando do poder que lhe foi conferido objetivando promover a troca de uma democracia para um Estado totalitário comunista.
Não podemos esquecer, e situar no momento histórico, a escalada comunista nas Américas com a tomada do poder em Cuba por Fidel em 1959, a celebre invasão da "Baia dos Porcos" em 1961 e a "Crise dos Mísseis" em 1962. Eram tempos conturbados e os militares fizeram o que devia ser feito para proteger a população.
Mas perdoem minha descrença. Em minha opinião, esse caso, como a quase absoluta totalidade das "reparações políticas", não tem nada a ver com reparação de injustiças cometidas, o verdadeiro motivador é o sub-produto do capitalismo que eles tanto criticam, o dinheiro. Esse sim parece acalmar estes "patriotas". O resto é só parte do show.
217 opiniões
avalie fechar
Uma vergonha !!!! Demorar tanto tempo para anistiar um ex-presidente, cujo crime cometido foi o de defender uma reforma agrária, realizar uma melhor distribuição da renda nacional, e claro, contrariar os interesses mesquinhos da alta burguesia nacional, eternos capachos dos interesses de Washington. 133 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 14/11/2008 19h48
Luís da Velosa (1570) 14/11/2008 19h48
Justiça, ainda que tardia! Pior é carregar-se as injustiiças para a eternidade, deixando com os seus entes queridos a cauda injustiçosa. É de uma desumanidade sem limites. Esclerosa o estado de Direito. 60 opiniões
avalie fechar
Norival Riesz Scaglione (78) 07/11/2008 08h10
Norival Riesz Scaglione (78) 07/11/2008 08h10
Min.Tarso, realmente deve ter alguem ou muita gente que quer ver não só V.Excia.mas tôda troupe
que se instalou no planalto, nos órgãos federais, nos ministérios, etc.pós 2002, inclusive eu que até hoje me penitencio por ter ajudado a colocar todos vocês no primeiro mandato. Todos que tem um pouco de bom censo, não aguenta mais a atuação de seu partido no govêrno e a influencia sobre todos aqueles que não querem acompanhar a "cartilha" petista, mas pode ter certeza quem mais gostaria de vê-lo fora do govêrno é alguem que até ser caçado dava as cartas no palácio e que agora com as benesses do maior estelionatário eleitoral(bolsa esmola) o ex-sindicalista o sapo-barbudo, continua às sombras palacianas manipulando os marionetes.
46 opiniões
avalie fechar
fabio siqueira ferreira (270) 07/11/2008 07h59
fabio siqueira ferreira (270) 07/11/2008 07h59
No seu blog, "Os polêmicos Tarso e Protógenes" de 07/11/2005, o Jornalista Kennedy Alencar erra propositadamente e induz o leitor ao afirmar que "A Lei da Anistia (1979) não os perdoou (os militares), de acordo com o direito internacional". (parêntese acrescentado à afirmação).
O que prevalece no Brasil é o direito brasileiro. Remeter-nos ao entendimento casuístico do direito internacional seria subjugar-nos às leis internacionais em detrimento das nossas próprias. As questões "tortura" e "terrorismo" foram sepultados, em cova funda, pela Lei de Anistia. É assunto morto.
No mesmo tom basta o direito internacional estabelecer, por exemplo, que a Amazônia seja patrimônio mundial e o Brasil, seguindo o raciocínio do idiossincrático jornalista, estará obrigado a acatar.
Jornalista não deveria nem torcer pra um ou pra outro, imagina distorcer o fato..
31 opiniões
avalie fechar
Os aloprados e alienados petralhas tem de entender que o povo ja foi "trouxa" bastante pra acreditar num presidente que "nunca sabe de nada". Se Lula tivesse o poder de(com sua varinha de condao) impor sua vontade, Da.Marta seria prefeita de sampa, Crivella estaria na prefeitura do Rio e Marcio Lacerda nao seria Prefeito de BH. Ele tem muitos dons(dissimulaçao, hipocrisia, rancor, mentira, preguiça) mas esse, de impor sua vontade, ele nao tem. 39 opiniões
avalie fechar
Caro senhor Roberto Zanetti estas inteiramente correto em seu comentario. Excessos foram cometidos de ambos os lados. Em particular, participei de protestos naquela epoca, mas nao delinqui. Cometer delitos armados em nome da liberdade nao tem justificativa pois no fundo inocentes serao envolvidos. o Sr.ministro diz "que articulam sua saida, tem interesse nela" e na minha visao ele nem deveria estar ocupando esse cargo. Os ministros da justiça de Lula transformaram-se em advogados criminalistas, esqueceram-se das suas prerrogativas para "abraçar" as delinquencias de amigos e correligionarios "ancorados" no governo. O sr.Nelson Jobim e o comandante estao certo: temos de olhar para frente. Se formos mirar no retrovisor, vai bater. O recado é claro e so nao entendeu quem nao quis(ou é burro). As forças armadas sao obedientes a suas funçoes constitucionais, mas nao sao submissas. Esse pessoal tem de pensar nisso. Os problemas nosso problemas ja sao suficientes. 36 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 07/11/2008 04h43
luiz dias (418) 07/11/2008 04h43
CARO TARSO GENRO,
O SR. ACHA QUE ESTÃO PEDINDO A SUA CABEÇA?
COMO BRASILEIRO, PESSOA QUE TRABALHA PRATICAMENTE 24 HORAS POR DIA, QUE PAGA IMPOSTOS PARA SUSTENTAR ESSA CORJA DE BRASÍLIA, INCLUO-ME EM UM DESTES BRASILEIROS QUE PEDEM NÃO, QUE EXIGEM QUE O SENHOR DESAPAREÇA DESSE MINISTÉRIO.
ALIÁS, O SR. JÁ PROVOU TODA A SUA INCOMPETÊNCIA E VISÃO PARA CARGO TÃO-NOBRE.
AO DEFENDER CADEIA PARA OS ANARQUISTAS DA REVOLUÇÃO DE 1964, DITADURA, ETC, O SR. ACABOU DE DEFENDER CADEIA , INCLUSIVE, PARA SEUS COLEGAS E A COLEGA MINISTRA , ALÉM DO SEU CHEFE MAIOR.
UMA PENA QUE SENDO MINISTRO DA JUSTIÇA O SR. COMPROVOU QUE NUNCA LEU UM ARTIGO DE LEI, NÃO SABE O QUE É LEI, CIÊNCIAS JURÍDICAS, CONSTITUIÇÃO, LEI DE ANISTIA, ETC.
O SR. NÃO SABE OU NÃO LHE AVISARAM QUE A ATUAL CONSTITUIÇÃO NÃO PREVÊ RETROAÇÃO PARA PUNIR E MANDAR OS TERRORISTAS PARA A CADEIA.
ISTO É IMPOSSÍVEL, CARO MINISTRO, TANTO AQUI COMO NO MUNDO A LEI MAIOR, A PENAL, NÃO RETROAGEM PARA ALCANÇAR CRIMINOSOS.
ALIÁS, SE RETROAGISSE, QUEM SABE O SEU PARTIDO NEM TERIA NASCIDO E COMO TANTOS OUTROS, A MAIORIA DOS LÍDERES DO SEU PARTIDO ESTARIAM NA CADEIA OU PRISÃO PERPÉTUA.
REALMENTE, CARO MINISTRO, COM ESTE ASSUNTO O SR. JOGOU A ÚLTIMA BOMBA QUE FALTAVA EM CIMA DA SUA PRÓPRIA CABEÇA.
ADEUS TCHÊ! SIGA TARDE!
27 opiniões
avalie fechar
Diocleciano Campos (188) 06/11/2008 21h20
Diocleciano Campos (188) 06/11/2008 21h20
Não me incluo entre os que querem sua saída, ministro Tarso Genro. Continue polemizando. Botando o dedo na ferida. Punir os torturadores não é mais necessário. Serão punidos pelo tempo. O debate tem de continuar acerca da abertura dos arquivos da ditadura. Porque isso sim, é importante.
Mas...não saia daí...o senhor faz parte dos quadros de seu partido para 2010. Quem o Lula indicar, não duvido, será eleito !
175 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 06/11/2008 21h15
roberto diaz zanetti (278) 06/11/2008 21h15
Perdoem-me, mas a lei da anistia foi uma imposição dos militares para que não houvesse revanchismos e para que se pudesse promover a democratização do país como também a volta dos exilados do regime. Foi realmente uma lei que privilegiava os exilados pois tinham cometido crimes comuns e de estado, matando e assltando e destruindo bens publico, como os torturadores dos militares. Os militares encaravam que estavmos em guerra com um regime estrangeiro(russo) e os terrorista acreditavam que estavam lutando contra os americanos, não com brasileiros. Todos se iludiram. A lei de anistia é para que se enterre esse passado. Agora o passado pode ser pesquisado pela história e arqueologia, nunca pelo direito, principalmente por que os crimes prescrevem. Se o do Jucá de 1995 com a Frango Norte expirou, por que o da revolução que terminou em 85 não expirou. Qual a diferença entre ambos. O Jucá Lesou o povo, a revolução lesou o povo. Não há diferença? Ladrão é ladrão, assassino é assassino, corrupto é corrupto, e na lei brasileira todos são inocentes. 28 opiniões
avalie fechar
Oswaldo Lemos (3) 06/11/2008 18h54
Oswaldo Lemos (3) 06/11/2008 18h54
O ministro Tarso Genro tem toda razão quando diz que tem um grupo querendo sua saída do Ministério.
É um grupo formado por 180 milhões de brasileiros!
26 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 06/11/2008 17h47
Rogerio Rocha (660) 06/11/2008 17h47
Reportagem da FSP: "Tarso insinua que há grupos interessados na sua saída do governo".
O que é isto sr. ministro? Não estamos interessados não!. Nós exigimos a sua saida do governo. Afinal de contas neste cargo e em qualquer outro cargo público o sr. deveria zelar pelos interesses do Brasil não pelos interesses do sr. e de seus cupinchas.
Faça um grande favor ao Brasil. Saia do governo e pare com estas idéias revanchistas!
E uma máxima do direito: Nenhuma lei pode retroagir a data anterior a sua promulgação (não sei se o termo está correto pq não sou advogado) e a constituição foi posterior à lei da anistia e às torturas. Aliás, os seus "cumpanhêros" que sequestraram pessoas também podem e devem ser chamados de torturadores -o sequestro em sí já implica em tortura psicológica para a vítima- e como tal também deveriam ser tratados caso este seu casuísmo algum dia ocorra.
O sr. está se revelando mais sinistro e menos ministro....
25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página