Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos
Comentários dos leitores
fabio siqueira ferreira (270) 01/11/2008 11h02
fabio siqueira ferreira (270) 01/11/2008 11h02
A desfaçatez de algumas pessoas as faz pensar e agir que DEMOCRACIA É QUANDO ELAS GOVERNAM E OS OUTROS OBEDECEM E DITADURA É QUANDO OS OUTROS GOVERNAM E ELAS OBEDECEM.
Estão pressionando o Ministro José Antonio Dias Toffoli (AGU) a rever o seu parecer que bota um FIM no tema "tortura", diga-se assunto morto e amordaçado através de LEI própria.
Acredita-se na convicção jurídica, honra e dignidade pessoais do Ministro. Espera-se, ainda, o respeito à LEI ESPECÍFICA PARA O TEMA e que o Senhor José Antonio Dias Toffoli não ceda à pressões e passe para a história como um pusilânime.
A América Latina está retrocendendo politicamente para se tornar América LATRINA por culpa de alguns espertãlhões travestidos de coitadinhos.
5 opiniões
avalie fechar
edson valentim (3) 01/11/2008 10h41
edson valentim (3) 01/11/2008 10h41
torturador de ontem e de hoje tem de ser punido. 13 opiniões
avalie fechar
edson valentim (3) 01/11/2008 10h40
edson valentim (3) 01/11/2008 10h40
torturador de ontem e de hoje tem de ser punido. 11 opiniões
avalie fechar
Ralf Rickli (7) 01/11/2008 10h27
Ralf Rickli (7) 01/11/2008 10h27
Tivemos um constituinte nos anos 80 pra quê?
Em teoria nenhuma lei do país pode contradizer a Lei Maior, não é mesmo?
Então o caso está resolvido e Dilma tem razão:
depois de meses e meses de discussão, a Constituinte aprovou o texto que afirma que a tortura é inafiançável e imprescritível no país - e ponto.
Qualquer outra coisa que se diga sugnifica que temos uma Constituição só para inglês ver - e ISSO é intolerável.
Façamos valer a Constituição, JÁ e paa sempre. O resto não passa de casuísmo imoral.
31 opiniões
avalie fechar
È impossivel agregar responsabilidades olhando somente um lado da moeda. Tudo bem que um cidadão seja contra um governo, seja ele ditadura, imperio, democracia, socialista, nada haver com a desmantelação da ordem social. Como pode uma pessoa que pegou em armas, praticou assaltos contra seus semelhantes exigir reparos da Nação? Agora nós devemos condecorar quem decidiu a seu julgamento fazer justiça com as proprias mãos praticando crimes agredindo cidadãos com os mesmos direitos? Guerrilheiro não merece um tostão merece cadeia. Quem foi mais terrorista, o ditador ou o guerrilheiro? A população sofreu com os dois, ambos agrediram o povo, muitas das restrições ocorridas na nossa vida na época somente ocorreram devido a ação da guerrilha armada e sustentada por crimes organizados que agora querem ser previlegiados. É o fim da Justiça neste país. 27 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (182) 01/11/2008 09h55
Haremhab Hassan (182) 01/11/2008 09h55
Terrorismo também não é "imprescritível e crime de lesa-pátria"?Como desejam anular a anistia, que seja para ambos, tanto "algozes", como "revolucionários", que de outrora democratas não tinham nada, pegaram em armas e cometeram crimes hediondos, inclusive tortura e esquartejamento do "filho do mateiro do araguaia, para servir de exemplo aos moradores de determinado vilarejo"(episódio este que a esquerda brasileira esconde à todo custo, ainda existem testemunhas vivas desta monstruosidade), lutaram pela implantação do comunismo, nos moldes de Cuba, onde a democracia inexiste, não é "Estela"? 16 opiniões
avalie fechar
Espero que o Presidente da Comissão de Anistia, que fala em cumprimento da Lei, determine a revisão da Decisão do meu processo de anistia nº2003.01.18577, cujo deferimento parcial não levou na devida conta os documentos de prova emitidos pela empresa em que trabalhei, contrariando, assim, o que determina o Art. 8º das DCT da Carta Magna de 1988. Espero que ele faça JUSTIÇA 23 opiniões
avalie fechar
J. R. (1228) 01/11/2008 09h19
J. R. (1228) 01/11/2008 09h19
-Dilma afirma que crimes de tortura são imprescritíveis- Porquê só tortura é imprescritível? Atentados terroristas também o são, pois matam e mutilam. Clientes de bancos vítimas de balas perdidas ou explosões em assaltos, por exemplo, que até hoje não foram beneficiados pelas indenizações porque não fazem jogo político. 48 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 31/10/2008 20h35
roberto diaz zanetti (278) 31/10/2008 20h35
Prezados Senhores;
Eu concordo com a insignificancia do Tarso Genro. Que os torturadores sejam punidos. Mas eu acho que também quem explodiu, tipo Dirceu, quem peou em armas, Genoino(pero no mucho, segundo os militares) ou quem armou emboscada, planejou roubos e implantou o medo na população tipo Dilma Roussef, sejam também presos. OPA! O PT acabou. Acho que nem o Tarso sobra nessa.
Vamos apoiar que os militares e os petistas sejam presos, assim podemos também retomar a aposentadoria aviltante que é paga a esses senhores que mataram inocentes e meros soldados que estavam prestando seu serviço militar.
18 opiniões
avalie fechar
Joao Duarte (15) 31/10/2008 18h03
Joao Duarte (15) 31/10/2008 18h03
Quero ver todo tipo de ladrao e torturadores na cadeia seja o crime feito ontem ou a 30 anos atras e isso que o povo brasileiro gostaria de ter "JUSTICA" se ele veste farda ou nao pouco importa bandido e na cadeia. 7 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 31/10/2008 17h44
samuel haddad carvalho (110) 31/10/2008 17h44
É difícil aceitar que tanta gente aqui, a meu ver, muito civilizada, seja contra que nossa História seja reescrita! Não defendo nenhum tipo de criminoso seja de esquerda ou de direita. Não existem assassinos bons ou maus, só existem assassinos. Se muitos consideram que o país enfrentava uma guerra, concordo que os gentes da segurança que mataram respondendo a tiros estavam somente se defendendo e não devem nada a ninguém, porém achar que aquele agente que - se escondendo atrás de uma farda ou de um cargo elevado - colocou todo seu sadismo sobre gente indefesa, deva ser simplesmente ignorado já ofende qualquer pessoa com um mínimo de senso de justiça. É muito simples: basta se colocar no lugar daquela família que até hoje aguarda os restos mortais de um parente para, no mínimo, dar a ele um enterro decente. Talvez as inúmeras coisas muito erradas em todos os níveis do governo possa realmente, não dar a ele "condições morais" para falar sobre esse assunto, não esqueçamos que até hoje, independente de qual partido político já esteve no poder, sempre ouvimos e ouviremos esses mesmos tipos de notícias. Talvez deveríamos ter instituições fortes o suficiente para colocar na cadeia qualquer membro dos poderes da República independentemente de qual partido ou ideologia estiver no poder. Mas, enquanto não tivermos no governo pessoas que realmente estejam interessadas no bem geral da sociedade e não em somente se perpetuar no poder, vamos ao menos dar um pouco de paz àquelas famílias. 25 opiniões
avalie fechar
Edinei Machado (22) 31/10/2008 14h40
Edinei Machado (22) 31/10/2008 14h40
O ministro COMUNISTA, desocupado, inconsequente e incompetente Tarso Genro é preocupadíssimo em fazer "justiça". Vejam só:
Com cerca de 50000 MIL ASSASSINATOS por ano no Brasil, o ministro desocupado quer DESARMAR a POPULAÇÃO civil. Algo perpretado apenas pela GESTAPO NAZISTA, por ocasião da II Guerra, mas o ministro DESOCUPADO quer copiar no Brasil, mesmo contrariando a vontade popular que o derrotou num sonoro NÃO durante o referendo sobre o desarmamento.O INCOMPETENTE Ministro deve imaginar que os bandidos também, tomados por um repentino arrependimento entregarão suas armas... Ou ele quer copiar os NAZISTAS 100%, desarmar o povo e implantar a DITADURA SOCIALISTA.
O Ministro DESOCUPADO quer punir "torturadores":
O Ministro então, deveria por exemplo, começar fazendo o dever de casa;
Destituir a ministra comunista-guerrilheira Dilma, e puní-la por seus assaltos a banco, e práticas de terrorismo juntamente com seu comparsa Carlos Minc. Mandar prender o FRANKLIN Martins, e o Gabeira por SEQUESTRO.Prender o DIRCEU por ataque terrorista, o GENOINO... Será que tudo isto também não é crime imprescritível e de tortura ?
Avisar o Chefe dele(LULA), que o FIDEL não é ÍDOLO: Ele é TORTURADOR,ASSASSINO,DITADOR, e que por mais de 50 ANOS aterrorizou o povo cubano com cerca de 70000 MIL assassinatos sumários de PRESOS POLÍTICOS.Deveria aproveitar que o Sr. Lula está na ilha-prisão, e mandar o recado ao idolatrado; com um Ministro e um governo assim, não precisamos mais de inimigos.
28 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 31/10/2008 12h55
Rogerio Rocha (660) 31/10/2008 12h55
O ministro da (in)justiça perdeu mais uma grande oportunidade de ficar calado.
Se ele quer realmente reviver o passado, então que a lei seja igual para todos e não apenas para os militares.
Assim, teríamos a "cumpanhêra" Stela (Dilma Roussef) e vários outros, talvez até ele mesmo, integrantes da ptzada no rol de acusados.
Esta fixação no passado esconde algo e provavelmente ele está pretendendo alguma coisa a mais com esta absurda caça às bruxas.
Talvez pleitear alguma indenização....
Enfim, este senhor dá mais uma vez mostras de que não está e nunca esteve preparado para o cargo que ocupa.
15 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 31/10/2008 09h13
LUIZ PAULO PETRONI (183) 31/10/2008 09h13
O SR. MINISTRO TARSO GENRO, ACUSA OS MILITARES QUE NOS DEFENDERAM, DE LESA-PÁTRIA. LESA-PÁTRIA COMETE O GOVERNO AO QUAL ELE PERTENCE, QUE MONTOU A MAIOR MAQUINA DE CORRUPÇÃO JA VISTA NESTE PAIS, E QUE NINGUEM FOI PUNIDO ATÉ AGORA, SÓ BLA BLA BLA BLA. APROVEITANDO, O TAL FUNDO SOBERANO, É PARA NÃO TER QUE TROCAR REAIS POR DOLARES, QUE APARECEM EM MALAS, CUECAS, BONÉS E OUTROS QUE TAIS. LA FORA É SÓ PEGAR EM DOLARES, DE ONGS AGORA VÃO ABRIR EMPRESAS DE FUNDO DE QUINTAL EM QUALQUER PARAISO FISCAL PARA PEGAREM EMPRESTIMOS A FUNDO PERTIDO. ISSO SIM É CRIME DE LESA-PÁTRIA. BOM DIA. 48 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2238) 30/10/2008 07h53
AGUINALDO VENANCIO (2238) 30/10/2008 07h53
ENQUANTO MILHOES ESTÃO JOGADOS Á ARENA COM OS LEOES, QUE TÊM QUE TRABALHAR E ENCARAR AS BARABARIDADES DIARIAS, ALGUNS PRIVILEGIADOS, QUE TOMARAM UNS "CASCUDOS" OU ALGUMAS, BORRACHADAS NO BUM-BUM E PASSARAM TEMPORADAS FORA DO BRASIL VOLTARAM, E AGORA COMO BEBES CHOROES PEDEM INDENIZAÇÕES MILIANÁRIAS Á UNIAO....
NAO QUESTIONO A NECESSIDADE DE APURAR OS EXCESSOS, E PUNIR AQUELES QUE EXTRAPOLARAM
POREM, INDENIUZAÇÕES MILINÁRIAS, É OUTRA ABERRAÇÃO NACIONAL....
TEM GENTE FICANDO BILINÁRIA COM ESSA NOVA
"FARRA DO BOI"
VAMOS RESPEITAR OS LIMITES E O BOM SENSO...
OU VAMOS TRABALHAR!
15 opiniões
avalie fechar
LUIZ PAULO PETRONI (183) 28/10/2008 10h34
LUIZ PAULO PETRONI (183) 28/10/2008 10h34
O MINISTRO PAULO VANNUCHI, DEVERIA DEIXAR O GOVERNO JÁ. DIREITOS HUMANOS NO BRASIL É SÓ PARA QUEM NÃO MERECE. O GENERAL USTRA, NADA MAIS FEZ DOQUE DEFENDER O BRASIL DOS GUERRILHEIROS COMUNISTAS QUE QUERIAM TOMAR O GOVERNO NA FORÇA. COMO TODA AÇÃO GERA UMA REAÇÃO, O PAU COMEU E ÊLES PERDERAM. AGORA, RECEBEM INDENIZAÇÕES MILHONARIAS,A CUSTA DO HERARIO PUBLICO, GENTE QUE NUNCA FEZ NADA PELO BRASIL SÓ PAPO FURADO. TEM GENTE AI RECEBENDO MILHIONARIAS APOSENTADORIAS COMO PERSEGUIDO POLITICO. PARA OS QUE ELES MATARAM NADA NEM DIREITOS HUMANOS. PORTANTO MINISTROS É UM FAVOR O SR. PEGAR O CHAPÉU E CAIR FORA . 60 opiniões
avalie fechar
Ana Paula Pessoa de Lima (1) 27/10/2008 01h44
Ana Paula Pessoa de Lima (1) 27/10/2008 01h44
REALMENTE QUERIA ENTENDER COMO TANTOS CRIMES NUNCA FORAM JULGADOS...MAS ACREDITO QUE ESSA LEI NÃO TEM VALOR NO TRIBUNAL INTERNACIONAL...ENTÃO PQ FICAR PEDINDO JUSTIÇA AQUI...JÁ NÃO SE FOI CORRER PARA ONDE SE PODE SER OUVIDO...ANISTIA...RSRRSS SÓ FALTA AGORA O BRASIL CRIAR A ANISTIA PARA OS PARENTES DAS VIRIMAS ...OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE...ESSES NOSSOS POLITICOS SÓ GOVERNAM EM BENEFICIO PROPRIO...QUERIA VER SE ESTARIAM LÁ SE SUA FUNÇÃO FOSSE FILANTROPICA....QUE PAIS É ESSE ? COMO DIZIA RENATO RUSSO...É A P...DO BRASIL....QUE VERGONHA SEMPRE ACREDITEI NA JUSTIÇA ...SE NADA SE PODE SER FEITO AQUI , QUE SEJA FEITO LÁ FORA ...UM ABRAÇO 7 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (603) 25/10/2008 11h04
Mauricio Anadrade (603) 25/10/2008 11h04
Enquanto muitos paises da América Latina já processaram e condenaram os militares que cometeram crime contra a humanidade, neste país que pretende chamar-se de democrático, engatinhamos rumo a uma discussão infindável e infundável sobre a possibilidade ou não de prender este assassinos. 35 opiniões
avalie fechar
Mauricio Anadrade (603) 25/10/2008 11h01
Mauricio Anadrade (603) 25/10/2008 11h01
O regime militar, ao meu ver, foi um dos, senão o pior, momentos da nossa historia. Todos aqueles que tinham um ideal de democrácia e liberdade eram simplesmente poresos e, não raras vezes, mortos sumariamente. Hoje, ainda padecemos das crueldades sofridas naquele tempo. A democrácia é algo ainda distante, vivemos ainda numa cruel ditadura, qual seja, a da exclusão e da injustiça. 35 opiniões
avalie fechar
Penso que crimes sempre devem ser julgados e punidos. Se alguns militares promoveram torturas e reduziram o Brasil à babárie, eles que paguem e da forma mais exemplar: financeiramente. Não joguemos o problema para o Estado pois na sequência, quem realmente paga pelos atos daqueles seremos nós.Mas, a lei, ora a lei!!!! 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página