Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 25/02/2009 17h36
João Carlos Gagliardi (2328) 25/02/2009 17h36
Funai demitiu antropólogos por protestos durante a ditadura...
Essa é uma daquelas matérias ambíguas, que sempre me deixam em dúvida.
Antes de qualquer coisa, ditadura?
Que ditadura?
Falam por acaso daquele ato que impediu que escalada comunista destruísse a democracia no Brasil.
Se não fosse aquele corajoso ato que impedisse os terroristas (hoje alguns em altos postos deste governo...) assumirem o poder, hoje nosso país não seria uma das maiores economias do mundo.
Aqueles antropólogos demitidos do texto, já estavam a serviço das antecessoras das ONGs internacionais que patrocinaram a criação de uma nação indígena dentro da nação brasileira, chamada: Raposa Serra do Sol.
Os militares daquela época, não estavam errados. Eles apenas tiveram uma antevisão do que estava a caminho.
Brasileiros entreguistas comprometendo um pedaço rico da nação.
Outras nações, já patentearam vários produtos da nossa selva.
ONGs estrangeiras estão por todos os lados na Amazônia.
Nossas fronteiras naquela região são distantes, inóspitas e difíceis de serem guardadas.
Vira e mexe na ONU, se fala em resguardar o "Pulmão do Mundo".
Estejam certos, que uma possível intervenção internacional, para "resguardar" esse "Patrimônio da Humanidade", não é delírio.
Jogar a opinião pública contra as Forças Armadas é fácil, mas eu gostaria de saber, quem mais pode proteger aquele pedaço da nossa terra, e que pertence a nossa gente, que todos querem, além deles...
Pensem nisso.
13 opiniões
avalie fechar
Marcelino Ferreira (3) 22/02/2009 13h41
Marcelino Ferreira (3) 22/02/2009 13h41
"Será que quem seqüestrou o embaixador norte-americano e o prendeu dizendo, todo dia, que ia matá-lo não cometeu ato de tortura da mesma forma, igualmente condenável?"
"Se for para julgar quem torturou, vamos julgar todos, inclusive muitos que estão na cúpula do governo hoje e tem até ministro de Estado"
"tortura é reprovável em qualquer situação" e emendou: "Existe uma lei de anistia e a única forma de se punir os militares que praticaram estes atos de tortura, que considero reprováveis, é anular a lei, porque o outro lado também cometeu atos hediondos, em diversas ocasiões, que precisam ser julgados da mesma forma."
se entendem que é preciso "lamber as feridas, que procurem as suas também, entre os que assaltaram e mataram inocentes, seqüestraram embaixadores e outros diplomatas e praticaram atos de terrorismo matando civis".
esta palavras do general-de- Exército da reserva Gilberto Barbosa de Figueiredo que na minha opinião fala tudo........
NUM PAIS DEMOCRATICO OS DIREITOS E DEVERES DEVEM SER IGUAIS PARA TODOS.........
13 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h39
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h39
Os militares assumem a doutrina de Segurança Nacional e desenvolvem um projeto alternativo ao conceito de democracia política da época que passara pela tentativa de derrubar Getúlio Vargas e impedia a posse de Juscelino na eleição de 55, bem como tentativas de golpes menores durante o seu próprio governo. Mais tarde a consumação do golpe passara a ter João Goulart como o próximo alvo ao impedir sua posse que a constituição lhe garantia.
A influência Norte-Americana foi muito marcante no Brasil que estava e está incluído pelos Estados Unidos na doutrina do Destino Manifesto, onde a máxima trata da expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano: "Desde o Ártico até a América do Sul, este é o destino de nossa raça e nada pode detê-la". E ainda é complementada pela afirmação: "A América para os americanos"
Jango pretendia reformar a face do capitalismo brasileiro diminuindo as desigualdades sociais dando-lhe um aspecto mais humano e menos selvagem, entre seus aliados, muitas vezes seus objetivos eram confundidos com a intenção de acabar com o Capitalismo, outras tantas de não pretender acabar com o capitalismo, tinha que compor sua estratégia de ação lutando ainda contra o desconforto pessoal de ser o Presidente rico de um país pobre. O presidente não menosprezava a influência da igreja, a Jango cabia convencer a alta hierarquia católica que as reformas sociais que pretendia, iriam estabelecer no Brasil os princípios de justiça que o próprio cristianismo pregava
8 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h31
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h31
Informações sobre as reais causas que levaram a deposição de Goulart até hoje, pouco divulgadas nos meios de comunicação são omitidas ou já foram esquecidas pelo tempo, deixando este importante episódio histórico, em escala de "pouca importância" se comparadas às diversas situações que o Brasil vive hoje.
A ditadura passou, porém suas feridas ainda não cicatrizaram, estas refletem em parte, a real situação do Brasil hoje, fazendo-nos esquecer do passado e das ideologias culturais e políticas nas quais os indivíduos lutavam dando a verdadeira importância aos seus líderes políticos.
Jango era Cristão, e como tal não era Comunista. Jango era um Capitalista Nacionalista. Sobre o pensamento de preservar o Brasil da ameaça comunista, com origem no auge da Guerra Fria e a partir da Revolução Cubana, o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais - IPES ao longo de seus dois primeiros anos soube trabalhar o inconsciente da Sociedade Brasileira de forma a dar sustentação ao Golpe que seria concretizado em Março de 1964.
A renúncia de JQ é um elo que levou da fundação da Escola Superior de Guerra ao Golpe de 64. Na volta dos militares brasileiros da Segunda Guerra Mundial vieram imbuídos do projeto Norte Americano de Democracia vinda do marco da Guerra Fria.
Continua...
6 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h24
João Alexandre (24) 13/02/2009 15h24
Roberto Diaz:
Não é autoritarismo não, e não entendo pq o Sr. fala de Lula aqui, o assunto é Jango. Primeiro eu sou apaixonado pela História e não pela (Estória) mal contada por "aqueles" militares da época, fato que hoje se estuda Jango como uma simples passagem nas escolas. O s livros dos anos 70 retratam "A revolução de 1964" e não um (Golpe Militar) como o foi. É necessário resgatar sim a imagem do Presidente João Goulart. Este resgate a memória política junto com a imagem do presidente João Goulart provém de uma constatação óbvia. A história é feita por vitoriosos, eles dão sua versão que acaba prevalecendo como verdade absoluta com um agravante do pós 64:
Os meios de comunicação estiveram entre a cruz e a baioneta, praticamente tutelados pelos generais depois da edição do AI-5.
Durante quase 20 anos eles varreram os líderes civis diante do golpe. Só a partir de 85 passaram a ter espaço na mídia, mas durante muitos anos foram ignorados e desconhecidos pelas gerações que surgiram.
No caso de Jango a situação é mais dramática, porque não teve oportunidades que os outros alcançaram, a de retornar a seu espaço político que lhe foi violentamente tomado.
Existem muitas rasuras em sua biografia, feitas seguramente pelos seus adversários políticos. É preciso restabelecer para a história toda a verdade, as futuras gerações precisam entender que Jango foi um homem de visão fato que hoje não é reconhecido.
Continua...
4 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 11/02/2009 14h47
roberto diaz zanetti (278) 11/02/2009 14h47
continuando.
Pois ninguém é o salvador da pátria ou o Deus supremo na Terra. É o povo com sua cultura e conhecimento que fará esse país mudar, nunca um homem. O que pode existir é um homem que sabia ver com acuidade e dicernimento essas mudanças na população e implementá-las.
A Revolução comunista na Russia, só foi possível por inúmeras consequências, mas era principalmente pela opressão que o povo sentia pela Guerra, pelo absolutismo Monarquico, pelas mudanças que vinham acontecendo na Europa e por que o partido Melchevique, que era oposição aos bolcheviques, que mesmo tendo tomado o poder em março de 1917, e ter estupidamente continuado com a guerra, sem dinheiro, sem armamento, sem frota, sem condições, permitiu que os bolcheviques encontrassem a brecha para dar outor golpe de estado e implantar o comunismo. E mesmo assim o último foco de resitencia acredito que caiu em 24, permitindo assim o começo da administração como um todo. E no momento que em 91 os comunistas tentarm voltar ao poder, o povo com Ieltsin conseguiram reverter e fazer cair definitivamente o sistema anterior. Apesar qeu hoje fica dificil dizer que o regime sovietico não esta presenta na administração, mas dizem se democratico.
sem opinião
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 11/02/2009 14h36
roberto diaz zanetti (278) 11/02/2009 14h36
Prezado senhor João Alexandre;
Presumo que o senhor não tenha notado o seu autoritarismo. Uma coisa que o senhor abomina e tem em larga escala. Consigo compreender a sua frustração por tantos anos e agora encontra guarida em suas prerrogativas. Apesar das várias informações desencontradas, pois se confunde muito propaganda com fatos e o governo lulla esta cheio disso, não vejo por que tanta arrogancia por algo que já passou e não existe mais. Caso realmente o Lulla venha a deixar o governo em 2011, poderemos dizer que o caudilhismo federal terminou, pois era contra isso que a UDN lutava e se sentia frustrada como o senhor por não ter o poder. Não acho que Jango foi tudo isso que fala, já Vargas foi realmente um estadista, pois pensou no futuro. E Jango não era ingenuo, assim ele sabia os risco de suas afirmações, esperava que não dessem o golpe. Ele achou que a UDN não teria peito ou cacife para dar o golpe. Calculou mal e dançou. Eu apoio que a Viuva receba a pensão, pois lhe toamram o poder que não devia, mas ele ajudou que isso acontecesse. Aculpa disso não é só dele, é de Vargas que se perpetuou no poder, é de Janio que quis dar um golpe e foi golpeado. Foi da republica velha que manteve o poder por muitos anos deixando grupos e interesses de fora do estado. Para mim os comunistas eram arma de manobra, as vezes a favor as vezes contra, tudo dependia do interesse, nunca da necessidade do povo. Assim meu caro ainda falas das agruras da paixão e não da razão.
sem opinião
avalie fechar
João Alexandre (24) 09/02/2009 15h57
João Alexandre (24) 09/02/2009 15h57
Toda ação têm uma reação, quem deu o Golpe que fique calado agora. Se eles lamentam as poucas baixas destes militares da época é porque obviamente o processo democrático foi interrompido, e como pretexto para tal foi "Ameaça Comunista no Brasil" com direito a publicação de anúncios anônimos pelo próprio IPES/IBAD, mentindo sobre Jango e o Comunismo, falando de escritórios Russos no país e um monte de balela. É obvio que toda reação deve ter uma reação, interrompeu covardemente o processo democrático era obvio que iria ter troco. Pena que foram poucos. Depois...são estas mesmas grandes empresas conservadoras de ontem, apoiadoras e financiadoras do IPES/IBAD Para munir o país de Propaganda Ideológica a serviço do Golpe e financiar campanhas politicas que hoje pagam alto o preço de não ter apoiado a visão da reforma agrária naquela época. Ja que falamos de ação e reação, a reação veio com umaumento de periferia, sufocamento das cidades e violência. Lembrando que naquela épocas tinhamos 70% da população em meio Rural contra 30% em meios Urbanos. . As, reformas seríam nos mesmos moldes que os Estados Unidos desenvolveram seu pais ao lado de suas ferrovias, no Brasil seria ao lado das principais rodovias. Pois é...toda ação, têm uma reação. Jango Comunista?...hmmmm...ta bom...sei sei. 3 opiniões
avalie fechar
Tito Oliv (152) 09/02/2009 10h51
Tito Oliv (152) 09/02/2009 10h51
o que FHC e SERRA fizeram foi o maior confisco da história na poupança do trabalhador brasileiro, daquela poupança forçada no INSS: cortou em pelo menos 30% as aposentadorias, levou de 35 para até 45 anos de contribuição a espera e ainda instituiu pedágio de 2 anos pelo menos. E ainda deixou a previdência falida, 3 opiniões
avalie fechar
Bernardo Nazareth (33) 08/02/2009 14h21
Bernardo Nazareth (33) 08/02/2009 14h21
Parabéns à Comissão de Anistia por ter, mais uma vez, feito Justiça.
É um absurdo dizer que Jango era "comunista". Primeiro porque não era contra a propriedade privada; Segundo porque não falava em acabar com o Estado.
A Reforma agrária, decretada por Jango semanas antes do Golpe, era uma reforma burguesa, que instituia várias propriedades privadas no lugar dos latifúndios, em beira de rodovias, próximos à nascentes de água, etc, desapropriando-os para fins de reforma agrária, e não falava em propriedade coletiva ou estatal da terra.
Jango queria perimitir o voto do analfabeto e dos soldados, cabos e sargentos, que, por coisas do destino, não podiam votar...engraçada essa proibição né?...rsrs. E que, por fim, não aceitava as ordens de nenhum dos dois impérios e, muito menos, da burguesia nacional.
1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 06/02/2009 16h03
João Carlos Gagliardi (2328) 06/02/2009 16h03
Governo vai lançar site com arquivos do extinto SNI?
Muito interessante.
Por que não citaram o tamanho, do acervo? Será que algumas informações que não interessem a certos grupos, não vão desaparecer?
O mais interessante, vai ficar escondido, a ficha dos "anjinhos injustiçados", não poderá ser acessada.
Que pena.
4 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 03/02/2009 13h42
João Alexandre (24) 03/02/2009 13h42
Ok Ok...ta bom...Jango era comunista, os Nore Americanos chegam aqui e na America Latina nos Explorando e agente abre as pernas para eles. Bacana...que mais? aaaaa sim...alguem falou ai fez uma comparação com Vargas e FHC, achei bacana a parte de de FHC sobre que teve "Peito Aberto para privatizações"...kkkkk Muito bem...bacana tudo isso. Realmente são "Posts de conteúdo" Vcs são os donos da verdade. Aqui na America e no Brasil não se matou não, sempre foi Disneilandia então. A operação Brother Sun foi algo parecido a Colombo trazendo espelhos para nós em troca de ouro. Bacana então...vcs sabem tudo...ME FAÇAM O FAVOR E NEM SE APRESENTEM AQUI. Deveriam ter vergonha...Para fazer PAPELÃO, e escrever coisas sem nexo melhor nem se apresentem. Jango comunista..hmmm sei sei...ta bom. 5 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 26/01/2009 17h21
Luís da Velosa (1570) 26/01/2009 17h21
Sem dúvida a ciencia muito que evoluiu. Mas, nossas mesnte estagnaram. Para que eu quero saber se o meu nome estava inscrito mas fichas do DOPS? Agora, se eu tivesse sido torturado, minha família despedacada, meu filho morto, aí eu procuraria o Estado-Juiz e levaria a efeito as necessidades. Afora isso, nao me interessam. 1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 10h32
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 10h32
Procuradoria vai denunciar militares por sequestros durante ditadura? - 1ª consideração:
Pronto! Graças a ações como essa, que idiotas como nosso ministro da justiça, acabam colocando o país em situação constrangedora diante do mundo.
"2 militantes de esquerda desapareceram em 1980 ao entrar no Brasil"
Não vi ninguém perguntar qual era o motivo da viagem deles. Que intenções eles tinham ao vir para cá?
Era algum picnic das esquerdas?
Talvez roubar algum banquinho?
Explodir um quartel?
Isso para os cínicos não importa...
Para essas pessoas, Tortura - Não pode!
Mas, Terrorismo - Pode!!!
Ah! Como é mesmo que o Tarso Genro chama "Terrorismo"? Ele chama de "Resistência Armada"...
Nesse caso, poderíamos então chamar tortura de "fortes medidas de convencimento"? Que tal?
Não é aceitável, colocar apenas um lado no banco dos réus. Se querem reabrir os arquivos daquela época, que escancarem TUDO, não apenas ao que interessa à esta velha esquerda rançosa, falida e praticamente extinta no mundo todo.
18 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 10h32
João Carlos Gagliardi (2328) 22/01/2009 10h32
Procuradoria vai denunciar militares por sequestros durante ditadura? - 2ª consideração:
Esse negócio de chamar àqueles anos onde o Brasil foi atacado por um comunismo rasteiro patrocinado por Cuba, a mesma ilhota ditatorial que hoje todos os demagogos populistas sul americanos veneram, como ditadura, é um absurdo!!!
Ditadura mesmo é a de Cuba, querem os números?
Segundo dados da Câmara Ibero-Americana de Comércio / Stanford Research Institute. Entre de 1959 a 2004, foram:
56.212 fuzilados no "paredón";
1.163 assassinados extrajudicialmente;
1.081 presos politicos mortos no cárcere por maus-tratos, falta de assistência médica ou causas naturais;
77.824 mortos ou desaparecidos em tentativas de fuga pelo mar;
*
Total: 136.288 cubanos mortos pela ditadura cubana.
*
No Brasil, naqueles anos de luta para impedir que as "bestas fera" tomassem o poder e arrazassem a democracia, morrerram cerca de 400 terroristas e algo pouco superior também entre as Forças de Segurança.
Tomara que não precisemos passar por tudo aquilo de novo...
18 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1570) 13/01/2009 19h57
Luís da Velosa (1570) 13/01/2009 19h57
Agora, com essa decisão "luminosa", "alumiada", a morte nos calabouços de tortura continuarão. sem opinião
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2004) 13/01/2009 19h13
Alcides Emanuelli (2004) 13/01/2009 19h13
Meus parabens João Alexandre, pelo que escreveu de um grande brasileiro e João Goulart é esse Senhor de todos os brasileiros.
Ninguem amou essa terra como ele, ninguem sofreu tanto para ver um povo livre das amarras da burocracia corrupta da Aristocracia como ele, ninguem lutou por igualdade e liberdade para seu povo o povo brasileiro como ele.
Mas como Getulio eles covardemente o assassinaram, e impune e com o poder nas mãos levaram nossa patria a isso ai, a essa convulsão social, a essa violencia toda que nos deparamos hoje em dia.
Mas porque será meu Deus que um Estado tão caro, tão grande em numero de funcionários, esta ausente e desconhece totalmente suas funções e obrigações!
São perguntas sem resposatas, porque as respostas não podem existir, eles querem nos calar ou nos matar tambem como querem assassinar a Nação brasileira.
Talvez um dia vamos encontrar alguem que não deixe existir amarras para nós, onde nos liberte de tanta violencia e destruição.
Talvez um dia quando menos possamos esperar o Brasil vai acordar para uma realidade de amor e paz entre seus cidadões e todos juntos vamos construir nossa Patria, nossa terra será nossa e não será mais destruida, todos terão direitos e obrigações e não precisarão mais legislar por interesses dos grupos corporativista que tanto mal fazem a Nação e que um dia Mataram Getulio Vargas e João Goulart.
17 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 15/12/2008 14h23
João Alexandre (24) 15/12/2008 14h23
Rodrigo falou tudo!!! 2 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Ricardo (4) 09/12/2008 13h25
Rodrigo Ricardo (4) 09/12/2008 13h25
Jango sempre foi visado pelas forças da opressão e do atraso devido à sua lealdade ao Presidente Vargas. Nunca é demais lembrar que horas antes de sacrificar sua vida pelo Brasil, Vargas entregou a Jango, lacrada num envelope, a Carta-Testamento, lembrando Jango de que os inimigos do Brasil estavam no encalço de ambos: "vai Jango, que depois de mim, será atrás de ti que eles irão."
Tragicamente, a obsessão assassina da UDN e seus asseclas ficou no encalço de Goulart durante os 22 anos seguintes, até conseguirem completar o "serviço" iniciado em 24 de agosto de 1954.
5 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Ricardo (4) 09/12/2008 13h21
Rodrigo Ricardo (4) 09/12/2008 13h21
Sérgio Carneiro, me diga, QUANDO FOI que Getúlio Vargas e João Goulart propuseram "o fim da burguesia e da propriedade privada" ??? Eles NUNCA propuseram tal coisa!!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página