Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Arquivos da ditadura

Disputa entre Dilma e Amorim emperra abertura de arquivos


Mais resultados: Anteriores 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Próximos
Comentários dos leitores
João Alexandre (24) 17/11/2008 10h38
João Alexandre (24) 17/11/2008 10h38
Falar que Jango era comunista é injusto, um absurdo, isso é mais do que sabido. Jango era do PTB, pergunto: O PTB era comunista? Jango foi o homem de confiança de Getúlio Vargas, a ele lhe foi dada a carta testamento.
Depois tratando-se de IBAD e IPES as ações reformistas de Jango foram bloqueadas, a comunicação no país foi muito bem trabalhada repercutindo até hoje essa idéia de "COMUNISTA". Os livros dos anos 70 retratam como Revolução de 64 e não como Golpe Militar inconstitucional. Fato que até hoje fala-se em Revolução de forma equivocada. Depois falam que Jango renunciou, pois vejam bem:
No momento em que Auro de Moura Andrade decreta a vacância da Presidência da República, Jango estava em Território Nacional no RS. Jango esperou consolidar-se o Golpe Militar inconstitucional para depois partir para o exílio. Não iria manchar sua biografía com derramamento de sangue como Brizola sugeria.
Sugiro que leiam o Livro A conquista do Estado Novo de René Dreifus que fala sobre IBAD e IPES, lá é possível saber tudo sobre a manipulação da comunicação que foi perfeitamente construída para manchar a Imagem de João Goulart. Constam também financiamentos com Capital Norte-Americano para eleger a oposição de Jango no congresso e bloqueá-lo.
Para os que se dizem Nacionalistas procurem saber o que era a lei de Remessa de Lucros que Jango queria implementar. As mesmas que os Estados Unidos aplicam.
A reforma agrária até hoje é discutida, lembren-se que naquela época 70% da população morava no meio Rural contra 30% que moravam nas cidades. Hoje por falta de interesse as Ligas Camponesas ganharam uma nova versão chamada de SEM TERRAS. Hoje por esta mesma causa as periferias estão sufocando as cidades, trazendo com ela a violência urbana, falta de educação, problemas de drogas levando os Governos a não terem mais controlo sobre seus estados, municípios e país.
A reforma agrária seria aplicada nos mesmos modelos que os Estados Unidos o fizeram para desenvolver seu país.
O que aqui postei transcende ideologias, acho que as forças armadas são muito importantes hoje, mas temos que parar de defender aqueles militares específicos de 64 até o final da ditadura. Se muitos aqui tentam lembrar dos militares que morreram por atentados, lembrem-se que toda ação tem uma reação. Isso acontece ao interromper o processo democrático no país, juntamente com a tomada inconstitucional e vergonhosa de poder.
Jango era muito mais do que Esquerda e Direita, ele transcendia essas barreiras ideológicas, era um homem de paz que lutou com transparência por um Brasil mais justo.
Então vamos refletir com fundamentos ates de chamar Jango de Comunista, porque essa não cola.
66 opiniões
avalie fechar
Norival Riesz Scaglione (78) 17/11/2008 09h40
Norival Riesz Scaglione (78) 17/11/2008 09h40
Vendo que todos aqueles que entraram com pedido de indenização, eu também vou estudar um processo contra a União, pois à época da Ditadura militar, não podia falar ou fazer qualquer coisa, pois por perto sempre havia um agente do SNI infiltrado nos observando para relatar aos seus superiores o que falavamos ou faziamos. Algum Advogado especialista se habilita? 7 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Riul (31) 17/11/2008 01h30
Rodrigo Riul (31) 17/11/2008 01h30
A grande questão que aparece aqui é "qual a extensão da lei da anistia?", ou melhor "o que deve ser anistiado?".
Pessoalmente acredito que devam ser anistiados aqueles que foram perseguidos por simplesmente expressarem suas opiniões, aqueles que foram torturados por simplesmente não concordarem com a ditadura. Penso nos músicos (Vandré me vem a cabeça), nos cartunistas (Henfil), nos políticos (aqueles que não mataram ninguém, só cometeram o pecado de falar). A ditadura militar não perseguia apenas guerrilheiros armados, sequestradores e assaltantes. A ditadura perseguia pessoas que escreviam, discursavam, falavam, expressavam suas opiniões a respeito do país e da forma como o governo era conduzido.
Acredito que pessoas que sequestraram e mataram durante a ditadura deveriam ser julgadas por isso. Da mesma forma, acredito que a pr[opria ditadura deva ser julgada pelo crime maior de derrubar um governante eleito democraticamente (João Goulart foi eleito vice-presidente) e reescrever as leis à margem das intituições democráticas.
Torturar e matar são crimes adicionais que os militares cometeram e devem ser julgados por isso, mas acima de tudo alguém tem que ter a coragem de assumir que a ditadura militar foi um governo ilegal.
Minhas opiniões políticas são diferentes das do ex-presidente João Goulart, e diferesntes das opiniões do presidente Lula, mas eu nunca poderia apoiar um golpe contra qualquer um deles. Meu golpe é o voto.
24 opiniões
avalie fechar
Carlos Sé (29) 16/11/2008 21h44
Carlos Sé (29) 16/11/2008 21h44
Eu não entendo como é possível uma simples comissão de anistia decidir quem recebe e quem não recebe.
Se não estou enganado quem legisla é o legislativo, quem decide sobre assuntos jurídicos é o judiciário.
O executivo através de MPs, vez ou outra, se intromete nesses assuntos, o que é ruim, porém constitucional, agora uma comissãozinha se sobrepor aos poderes legislativo, judiciário e executivo, concedendo indenizações é um pouco demais, no meu entender é inconstitucional.
Mas como neste país não é sério, tudo é possível.
17 opiniões
avalie fechar
Infelizmente, até depois de morto a esquerda continua dando prejuízos ao Brasil. Ainda bem q muitos nem o corpo apareceu... sugar a nação este é o lema imposto pelos parasitas. Brasil Acima de Tudo, Ame-o ou Deixe-o. 18 opiniões
avalie fechar
vilma de Oliveira Hernandes (2) 16/11/2008 06h02
vilma de Oliveira Hernandes (2) 16/11/2008 06h02
A violência contra Goulart foi também contra todosa os brasileiros. O que se seguiu todos sabemos.Todos nós deveríamos ser indenizados. 11 opiniões
avalie fechar
Élcio Nogueira (2) 16/11/2008 06h01
Élcio Nogueira (2) 16/11/2008 06h01
A anistia é necessária e um resgate histórico. Faz parte da história do Brasil que quer se redimir dos excessos cometidos. Há ministros, entretanto, que não viveram aquele momento histórico e nunca participaram ativamente daquele momento e que sempre estiveram seguros e protegidos dos excessos por diversos motivos. Agora, se colocam como paladinos e porta-vozes dos que pretendem ser os responsáveis pelo resgate das desigualdade históricas deste país. Acreditam estarem contribuindo para o resgate, mas mantém, de fato, um falso sistema atual de resgate dos desiguais, através, principalmente, de um sistema educacional falho e baseado apenas em números e resultados. Não haverá anistia para aqueles que estão sendo enganados por este falso sistema, que nós coloca em situação precária tecnologicamente frente a países como a índia, por exemplo. É preciso resgatar o país de suas mazelas do passado, mas não podemos ser hipócritas e cínicos, fingindo estar dando condições básicas de educação a milhares de indivíduos, que estarão despreparados para enfrentar a realidade de um mundo cada dia mais complexo e globalizado. Será que os responsáveis deste faz de contas, que concedem anistia à entidades filantrópicas que se encontram sob suspeita, poderão ser anistiados de alguma forma no futuro? 13 opiniões
avalie fechar
Renata Hograefe (1) 16/11/2008 00h21
Renata Hograefe (1) 16/11/2008 00h21
Conceder anistia e uma indenização a Jango é o mínimo que o Estado poderia fazer para reparar uma das muitas atrocidades cometidas pela Ditadura que se instaurou com o golpe de 64. Criticar a decisão judicial alegando ser um absurdo desenterrar uma história que se passou há 40 anos é ter uma visão limitada da realidade. Essa história não está enterrada e, muito menos, esclarecida. Centenas de famílias ainda lutam pela abertura dos arquivos da Ditadura para, simplesmente, conseguirem fazer um enterro simbólico de parentes desaparecidos e, legalmente, resolver questões judiciais pendentes até o dia de hoje. Portanto, não há que se falar em história enterrada. Além disso, alegar que as pessoas envolvidas já não estão presentes é, no mínimo, ingênuo. Não foram só dos perseguidos políticos que os direitos fundamentais foram arrancados sem direito de defesa, os de suas famílias também. É inacreditável ver que depois de tantos choros de "Marias e Clarices" e de tanta espera "pelo irmão do Henfil", há pessoas que avalizam o governo totalitário dos militares por este ter afastado a "ameaça" do Comunismo e se resignam perante as torturas e o genocídio cometidos. Taí ai, a "ameaça" se foi, mas a custa do que, ou melhor, de quem? Que essa decisão sirva de precedente para que as famílias que foram dizimadas nesta época consigam, finalmente, que o Estado pague parte dessa dívida. 33 opiniões
avalie fechar
Rogerio Lustosa Bastos (24) 15/11/2008 23h57
Rogerio Lustosa Bastos (24) 15/11/2008 23h57
Sou plenamento a favor de tal medida. Os militares, em 64, com o apoio dos USA - daqueles tempos- fizeram um golpe de Estado; perseguiram um presidente brasileiro que estava constitucionalmente amparado. Este presidente, que era Jango, optou por nao resistir e foi "queimado" mais pelas suas virtudes do que pelos seus erros. Agora,é o mínimo que se pode fazer. Ponto para o Estado Brasileiro. Parabéns povo brasileiro! Viva a democracia! 33 opiniões
avalie fechar
Raul Felix (1) 15/11/2008 23h04
Raul Felix (1) 15/11/2008 23h04
É um absurdo. Um país como o nosso não pode gastar mais de meio milhão de reais para reparar possíveis erros do passado... Será que realmente Goulart e outros anistiados mereciam indenizacões? Não sou a favor do militarismo, sou a favor do progesso do Brasil. 26 opiniões
avalie fechar
javano reis (104) 15/11/2008 22h56
javano reis (104) 15/11/2008 22h56
MINHA SUGESTÃO:
Em minha opinião, os chamados "generais" que tomaram o poder sucessivamente, entre 1964 e 1986, devem ser retirados da relação de presidentes da república brasileira.
Não tem cabimento dar o título de presidente a meros usurpadores da funçao presidencial.
Jamais tiveram a aquiescência da cidadania - que só se manifesta pelo escrutínio da votação popular - e nem respaldo da constituição, perante a qual são rebeldes.
Portanto, urge a retirada desses nomes da relação dos nossos presidentes da república.
34 opiniões
avalie fechar
JOSE MARIO TRAVESSA (2) 15/11/2008 22h52
JOSE MARIO TRAVESSA (2) 15/11/2008 22h52
É UMA VERGONHA PARA A NAÇÃO, POIS MINHA MÃE, PENSIONISTA DO GOVERNO DO ESTADO HA 23 ANOS, ESPERA ATÉ HOJE A BOA VONTADE DOS JUIZES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO E DO IPESP PARA PODER RECEBER UM POUCO DO SALARIO DE MEU SAUDOSO PAI. DETALHE: ELA ESTA COM 86 ANOS E EM ESTADO TERMINAL DE DOENÇA, E NEM ASSIM OS ENGRAVATADOS DE SÃO PAULO E OUTRAS ESFERAS DO GOVERNO CRIAM CORAGEM PARA LIBERAR O DINHEIRO QUE É DELA, GARANTIDO POR LEI. 26 opiniões
avalie fechar
javano reis (104) 15/11/2008 22h49
javano reis (104) 15/11/2008 22h49
Para nós, para as gerações mais recentes, causa-nos
espanto e verdadeiro asco que um Presidente pudesse ser usurpado de sua função pública. Ainda mais pela ação criminosa de uma turba de militares dinsubordinados e dissolutos. Mas, por mais que nos cause nojo, este fato aconteceu.
Agora faz-se justica a um grande homem ultrajado, não só pela vergonhosa usurpação de seu cargo, mas pela campanha descarada de difamação que ainda movem contra sua memória.
Fez-se justiça.
Saudações ao Presidente João Goulart!
24 opiniões
avalie fechar
MARCIO CARNEIRO (1) 15/11/2008 22h38
MARCIO CARNEIRO (1) 15/11/2008 22h38
É um absurdo o Governo ficar fazendo politicagem, concedendo anistia, quando os fatos históricos já passam de cinquenta anos!!!!! O contribuinte de hoje, que tá cada vez mais pobre, que sofre quando precisa utilizar alguns serviço público, seja de saúde, educação, segurança!!! Basta de ficar comprando todas as entidades classistas: já comprou a UNE c/ aquela história de indenização e outras verbas, já comprou os sem-terra, agora os janguistas! E os boatos de compra de terra no Pará, em São Paulo, ninguem vai investigar isso não? A imprensa também já se vendeu? Chega de politicagem!!!!!!!!! 15 opiniões
avalie fechar
guilherme accioly (1) 15/11/2008 21h53
guilherme accioly (1) 15/11/2008 21h53
Do jeito que os conservadores, defensores dos interesses burgueses falam parece que o Jango era um monstro que iria destruir o pais e por isso o Exército teve que entrar em ação pra salvar o povo por meio de uma ditarura assassina 13 opiniões
avalie fechar
Fabio Marazzi (5) 15/11/2008 21h49
Fabio Marazzi (5) 15/11/2008 21h49
Palhaçada !!!! Quanto mesmo as famílias do acidente da Gol e da TAM ganharam de indenização mesmo? O cidadão comum não tem direito a 600 Mil de indenização, já os políticos (que sempre macharam a imagem deste país) sim.
Muito fácil mamar na teta do governo. Cadê as indenizações pras famílias dos desaparecidos na ditadura?
BRASIL TENHO VERGONHA DE VC!!!!!!!!!!!
17 opiniões
avalie fechar
José Mendes (20) 15/11/2008 21h29
José Mendes (20) 15/11/2008 21h29
Corretíssima a anistia para João Goulart, Carlos Lamarca e tantos outros que a DITADURA perseguiu, com conivência de certa parcela da população, os mesmos que agora se insurgem contra. Esses são os verdadeiros culpados pelo motivos dessas indenizações. 35 opiniões
avalie fechar
Rui Manfredi Oliveira (5) 15/11/2008 21h11
Rui Manfredi Oliveira (5) 15/11/2008 21h11
Perseguição política?
Considero-me perseguido por todos os governos que se sucederam por toda minha vida.
Sempre paguei meus impostos e fui maltrado pois o Governo nunca me atendeu a contento e sempre fui obrigado a complementar pelo meu bolso a parte do contrato que lhe competia cumprir...
A ameaça é contínua e permaneço ameaçado...
Também quero "o meu"!!!
16 opiniões
avalie fechar
João Alexandre (24) 15/11/2008 21h10
João Alexandre (24) 15/11/2008 21h10
Acho mais do que justo, eu não entendo como ainda pessoas hipócritas insitem em falar que Jango era Comunista. Vamos rever a história da vergonha e genocídio que foi a ditadura no Brasil e na A. Latina. Gostaria de saber o que o essas pessoas fariam se fosse condenado ao Exílio e tirassem todos teus bens. Gostaria de saber se torturassem seu filho de 15 anos...como vc se sentiria? Vamos parar de taxar Jango de Comunista porque isso ele jamais foi...é mais do que sabido. Quem acha que Jango foi comunista é pq foi contaminado pela versão dos vitoriosos que matou e torturou. Jango queria fazer as mesmas reformas que tempos atráz desenvolveram os Estados Unidos. Jango jamais abandonou seu povo, o presidente não reagiu para evitar um derramamento maior de Sangue, porém não foi suficiente. É bom lembrar que naquela época os Estados Unidos estavam na nossa costa de prontidão para dar suporte militar com a Operação BorotherSun caso existisse resistência. No que este país avançou com a ditadura? Me digam? Portanto é mais do que sabido que Jango Jamais foi comunista, isso é algo que todos sabem, pasmem os que acham que ele era comunista. É bom lerem bastantes livros sobre história e demais que tratem do assunto. Vou pedir a essas pessoas que não sejam Hipócitas e mudem de livro, pois os de história dos anos 70 estão ultrapassados, eles tratam de uma Revolução Militar, isso foi é um Golpe Covarde. Sobre ainda falarem que Jango era comunista, só me basta rir de quem acha isso. Assunto mais do que esclarecido, quem achar diferente é porque não leu nada sobre história, talvéz esteja acostumado com "estorinhas" mas História não. 35 opiniões
avalie fechar
Edison Ferreira (9) 15/11/2008 20h32
Edison Ferreira (9) 15/11/2008 20h32
Contribuinte, veja para onde está indo o dinheiro dos impostos pagos, e não vote errado de novo!! 28 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (952)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página