Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Marina Silva

Marina Silva entrega cargo ao presidente Lula


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários dos leitores
O Carioca (629) 19/05/2008 17h44
O Carioca (629) 19/05/2008 17h44
Não adianta insistir. O Sr. Antonio Fouto simplesmente não consegue escrever "Harvard" e pronto! Deixem-no à vontade para escrever da forma que melhor lhe convier, nós entenderemos o que ele estará querendo dizer... 13 opiniões
avalie fechar
O Carioca (629) 19/05/2008 17h15
O Carioca (629) 19/05/2008 17h15
O "Financial Times" só fez confirmar o que eu já havia dito num 'post' publicado no dia seguinte à saída da ministra.
Ela não foi eficiente enquanto esteve à frente do Ministério. Ao contrário, acirrou os ânimos dos agropecuaristas com seu estilo 'xiita' e criou uma espécie 'contracultura' ambiental.
Na verdade, com seu estilo ela colocou na 'marginalidade' aqueles que já estavam caminhando para a legalidade.
Não teve competência suficiente para fazer o seu trabalho, e por isso, já foi tarde!
24 opiniões
avalie fechar
Marina contrariou muita gente, porque não se rendeu aos imperativos econômicos e tampouco passou por cima das leis ambientais em nome de políticas de desenvolvimento!
Por isso ela foi considerada por muitos como "uma pedra no sapato" nos planos de crescimento econômico do Governo.
17 opiniões
avalie fechar
marcilon brigido (129) 19/05/2008 09h41
marcilon brigido (129) 19/05/2008 09h41
Se diz por ai "tudo que começa mal, termina mal. No caso desse Carlos Minc, a situação é ainda mais grave, porque ele nem começou e já "começou" mal: declarações desastrosas sobre o rei soja de que ele vai plantar soja até nos Andes. É claro que é uma declaração de quem não tem o que falar, embora lá pelas bandas do Mato Grosso se plante soja até à beira do asfalto às margens das rodovias. É so passar por lá pra conferir; Diz que vai sugerir que o EB cuide de reservas florestais. Deve estar doido ou não entende nada de Legislação, ou as duas coisas. Foi arrogante, sim. Primeiro a declarar que não ia aceitar cargo, depois que vai impor ao presidente Lula. Ele não conhece, não é só o Brasil, muito menos a Amazônia, mas não conhece principalmente o presidente. Deveria ler sua biografia. De todo modo, para o bem de todos, incluive da Amazônia, devria ser revisto a indicaçao desse senhor para ministro do Meio Ambiente. Ainda há tempo.
Quero parabenizar uma excelente observação sobre a Amazonia feita por um leitor, apenas dizer que por lápso ele inverteu o nome do saboroso peixe Tucunaré, que pode ser degustado frito ou em calderada. Acrescentar que Amazônia não é só o pulmão do mundo, é a região mais bela do mundo, que podia ter ser sido indicado como a oitava marivilha, com todo respeito ao Cristo Redentor, e aos cariocas. Fato que faria parte do planeta querer conhecer e preservar a Pororoca, a Vitória Régia, o Pantanal e outras belezas naturais da regiao.
24 opiniões
avalie fechar
Ruben Jerke (2) 19/05/2008 02h22
Ruben Jerke (2) 19/05/2008 02h22
A Marina, como Fidel, já foi tarde!
O Minc, parece nao passar de um ecologista de escritorio. Os brasileiros daqui (Sinop-MT)enfrentaram desafios que os brasileiros do sudeste e sul nao imaginam - Sim, nós tbm somos brasileiros e nao bandidos como temos sido tratados pelo governo federal.
S/ o desmatamento anunciado pela Marina, pq a Folha nao dedica igual espaço p/ dizer que o relatório por ela divulgado (INPE e outros) era falso?
Pq não comentam que as areas produtivas daqui tem 20% a 80% de reserva da mata nativa? Pq a grande quant de projetos de preservação que aqui existem nao sao divulgados?
Qual a reserva de São Paulo, RJ e Minas p/ Mata Atlantica?
Ou o Paraná, RS ou SC, qual a reserva de cada sitiozinho?
Esse 1 milhao de habitantes da regiao norte do MT que deve fazer? Larguar tudo aqui e ir p/ favelas de SP e RJ?
Pq nao tiramos os campos de laranja e cana de SP p/ reflorestar a Mata Atlantica? Em 10 anos essas areas estariam recuperadas...
O mesmo vale p comun. intern. tão "preocupada" com a amazônia. Pq EUA nao desapropia as faz. de soja e milho p/ reflorestar as florestas deles?
Essa floresta velha que está aqui, absorve apenas 4 ton/carb/ano, enquanto uma recem plantada, absorve 10 ton/ano. Entao, se o sudeste e sul brasileiro replantar 20% de suas areas, e os EUA e Europa fizerem o mesmo, a absorção de carbono será consideravelmente maior do que é hj pela floresta amazonica.
E p/ finalizar, as prop. daqui,em sua imensa maioria, tem 80% de reserva.
20 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (111) 18/05/2008 22h14
Gamarra R (111) 18/05/2008 22h14
GOSTEI DESSA: "Carlos Minc é um homem apto até para vir a substituir Lula no futuro!" Adorei sua "piada" hahahahaha. Rosana Chonchol, conta outra. 2 opiniões
avalie fechar
Dilma /Estela guerrilheira,derrubou Marina.Minc não tem a força que PENSA que tem ,nem CONHECIMENTO .Dilma vai levar este tb ao chão.Só quem pode derrubar a guerrilheira é a PF.mas esta, infelizmente está se deixando manchar por Yarso Genro e nunca mais conseguirá ser respeitad internacionalmente,pena. 3 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 17h33
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 17h33
Caríssimo Lobitsky, 18/05 - 13h43
A Amazônia é conhecida como "Pulmão do Mundo" e pelo que esse rótulo leva, deixam de ser considerados alguns aspéctos, como o desmatamento sem medidas, em praticamente todos os países, cujo resultado fez com que essa região tivesse a maior reserva florestal da Terra.
É mais que sabido de que os estados que compõem essa região, querem ver implementado o desenvolvimento e para isso, não restam dúvidas que há necessidade de desmatamento, uma vez que todo o território da região até pouco tempo era constituída de pura mata.
Entretanto, mesmo com a interferência de outros países, tentando influenciar no gerenciamento da região amazônica, é o Brasil que deve saber o que e como fazer o seu desenvolvimento.
A partir daí, creio haver mais do que necessidade de um estudo minucioso de toda a região, suas matas, suas riquesas e principalmente seu tipo de solo, para posteriormente elaborar um projeto ou planejamento sobre o que se deve manter intacto e o que se deve desmatar e até mesmo reflorestar, enfim, a concretização de uma completa política de desenvolvimento para a região Amazõnica brasileira e isto, nenhum governante se preocupa em fazer.
A idéia do ministro Minc em entregar aos militares o controle de fiscalização dessa região, creio que é positiva, uma vez que os mesmos possuem equipamentos necessários, enquanto que o Ibama é carente inclusive de recursos humanos.
O PAC não é programa de desenvolvimento.
Um forte Abraço,
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio França (142) 18/05/2008 15h57
Luiz Antonio França (142) 18/05/2008 15h57
Depois das declarações da Sr. Dilma,, não acredito mais nela.
Suas preteções politicas para o futuro ficaram abaladas, lamentável parecia ser pessôa séria !
7 opiniões
avalie fechar
Maria de Mello Mello (3) 18/05/2008 13h57
Maria de Mello Mello (3) 18/05/2008 13h57
SAO PAULO / SP
Ta na cara que Marina virou a casaca.A fama lhe subiu a cabeça.Claro que ela esta ao lado das ONG internacionais.É tão ingenua que não percebe que a estão usando descaradamente.É uma pena! 14 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1697) 18/05/2008 13h43
Carlos Lobitsky (1697) 18/05/2008 13h43
Eu prefiro a politica desenvolvimentista do PAC, que apesar das criticas, ao seu andamento esta indo muito bem, pois não esta deixando portas abertas para a corrupção, razão da arrogância dos CORRUPTOS DE PLANTÃO, e que nada entendem.
Pois Marina Silva, pessoa competente séria, honesta tinha como defeito não compreender a necessidade da convivência do homem com o meio ambiente.
Defeito dos ambientalistas, identicos em SP, querem que o "HOMEMEM" SE EXPLODA.
O "Homem é o objetivo de tudo".
Tirar milhares, ou milhões de familias como Serra e seu sequito querem, é desumano e insano.
O ideal é fazer identico ao sr.Minc, projetos viaveis, abrindo a viabilização do projeto atraves de exigências de investimentos em reflorestamentos, psicultura, e demais necessidades de cada região.
Não é correto, deixar desemprego, apagão, miséria, fome, para ter um excelente meio ambiente, para os Extrangeiros.
Eles EUA, EUROPA, acabaram com suas florestas, acabaram com seu patrimonio de meio ambiente, e com que moral nos cobram a amazonia.
É roubo e é crime.
Vamos lá sr.Minc, estamos com o sr.pois o Brasil é um País de todos, mas todos nós brasileiros, e de mais ninguem.
175 opiniões
avalie fechar
Muitos aqui falam sobre a amazônia sem conhecer a população local e como funciona a economia local. Dos cercas de 25 milhões de habitantes da região, 40% são extrativista, vivem exclusivamente do que a natureza oferece, sem política de retorno, o restante comercializa e exploram.
Para freiar essa DESTRUIÇÃO temos que criar políticas de subsistência renovavel, temos que garantir o básico e ao mesmo tempo educar os mais jovens quanto a importância do ecosistema da região. Não adianta proibir, demarcar, incentivar ONGs e Grupos religiosos. Ao povo da amazônia não se fala em propriedade, não se cerca e diz: "é meu". As cidades da região não possui inflaestrutura, cartórios, segurança... em fim, não possue a presença do ESTADO. tudo é difícil. O Brasil precisa extruturar uma política específica para região OUVINDO O POVO LOCAL, SUAS LIDERANÇAS, ETC. Não se pode ditar regras na região SEM CONHECER. Não funciona, e se funcionar dá morte. Será que é tão difícil entender. A região está se transformando em uma COLÔNIA, onde o mundo está de olho. A continuar com essa política a região vai virar um GUIRRILHA. O o norte do Maranhão e o Pará, por exemplo, não existe mais FLORESTA, no Pará são pouquissimas ilhas floretais. A SUGESTÃO É DIVIDIR O PARÁ EM TRÊS ESTADOS, DE FORMA A ISOLAR O QUE É FLORESTA E O QUE JÁ PODE SER CULTIVADO, O QUE NA PRÁTICA JÁ ESTÁ ACONTECENDO. Temos que assumir e incluir com POLÍTICAS PÚBLICAS, todas as cidades da região.
2 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (81) 18/05/2008 13h00
Rubens Junior Moreno Rubio (81) 18/05/2008 13h00
meu ponto de colocação desta data , é o seguinte ou ocupamos de vez a amazonia, ou vamos perder para o resto do mundo, é simples nos estados unidos, se ensina, que O PRINFA, que é o tratado , diz que a AMAZONIA, é do mundo, o GORBACHEV, uma vez disse que só os brasileirosa pensam que a amazonia é deles, agora no TIMES, e na BBC, pergunta-se de quem é a amazonia, é preciso ocupar urgente, temos apenas 20 mil soldados na area, um grande general no comando, conheçedor da area e dos problemas, com um equipamento obsoleto, tanto em termo de radares, quanto de aviões, quanto de armamento, ou seja eles ocupam aqui quando quiserem, acorda brasil, essa onde de ambientalista (que é tudo gay), quer nos vender para os estrangeiros 7 opiniões
avalie fechar
Cláudio Matias Gomes (2) 18/05/2008 12h59
Cláudio Matias Gomes (2) 18/05/2008 12h59
Felismente, uma idéia brilhante do futuro Ministro do Meio Ambiente: Empregar as FA na preservação da amazônia! Agora, alem de preservar a floresta, que tal expulsar o bando de gringos que estão roubando descaradamente plantas e correlatos, patenteando estes produtos genuinamente Brasileiros e oferecendo ao uindo a preços exorbitantes? 3 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 12h25
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 12h25
Caro Humberto Alves, 18/05 - 10h58

Quanto a produção de alimentos em Mato Grosso em relação à São Paulo, creio que não é necessário ir tão longe, considerando-se a diferença de dimenções.
Entretanto, em breve, qualquer estado estará produzindo mais alimentos do que São Paulo, pois por aqui o que só se vê é a expansão da
cana-de-açúcar.
Abraços,
Antonio Fouto Dias - Mirassol - SP
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 11h58
Antonio Fouto Dias (2186) 18/05/2008 11h58
Caro Eduardo Velasco, 18/05 - 06h41
Muito grato pela observação.
Eu percebi o equívoco somente quando lí meu comentário publicado, e preferi não comunicar em forma de errata, pois quando fiz isso, me disseram que a emenda é pior que o soneto.
Mesmo assim, sempre é bom alguém "dar um toque" para que estejamos mais atentos, principalmente ao digitar nomes.
Foi mesmo falta de atenção porque com hardware, estamos em contato constante e no entanto Hardward somente quando nos referimos à Universidade. Grato.
Um forte Abraço,
Antonio Fouto Dias - Mirassol - SP
2 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 18/05/2008 10h58
Humberto Alves de Souza (134) 18/05/2008 10h58
O nosso Kennedy Alencar ainda admite a construção de Hidrelétricas só porque vai benefiar diretamente a Região Sudeste e os sudestinos. Que comentário hipócrita!
O que vai beneficiar a Região Norte não pode.
O que vai beneficiar a Região Sudeste pode!
Ora, vai com tantas falácias às favas...
O Norte tem o mesmo direito de si desenvolver como qualquer região do Brasil. Tem 25 milhões de habitantes que precisam de um melhor IDH.
Os estrangeiros não querem a integração da Região Norte porque o Brasil pode se transformar numa potência mundial.
Os sudestinos não querem o desenvolvimento da Região Norte, com medo de perder a hegemonia econômica do Brasil.
O Mato Grosso já ultrapassou São Paulo na pordução de grãos.
18 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 18/05/2008 08h50
Humberto Alves de Souza (134) 18/05/2008 08h50
No UOL, na seção "Análise" do jornalista Kennedy Alencar" do dia 18-05-08, O jornalista diz que "Marina deixou para pedir demissão, somente quando da presença de 26 jornalistas da Inglaterra e da Chanceler Angela Merkel da Alemanha."
Isto vem comprovar o quanto a Ex-ministra marina estava entrosada os os interesses estrangeiros, em detrimento ao desenvolvimento do Brasil.
Ela se juntou ao coro de vozes que querem engessar o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. (Os sudestinos e os estrangeiros), Os estrangeiros com medo do Brasil se tornar uma potência e os sudestinos de perder a hegemonia econômica do Brasil.
10 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (269) 18/05/2008 06h41
Eduardo Velasco (269) 18/05/2008 06h41
NÃO TOMEI AS DORES DO COLEGA, MAS IA FAZENDO AS CORREÇÕES DAS IMPRECISÕES, DOS ERROS E DA CONSISTÈNCIA LÓGICA QUANDO EIS QUE O PRÓPRIO O FEZ. POUPOU-ME E O TECLADO (NÃO O DE PIANO). VALEU!

Prezado Antonio Fouto Dias,
Desculpe-me por corrigi-lo, mas não é "Hardware" e sim Universidade HARVARD. Ok?! O que você escreveu é a parte física de um computador.
E outra coisa o Sr. Jorge Viana estava falando sobre o Mangabeira Hunger e não sobre o Minc.
Mais atenção com os seus comentários.
Um abraço!
6 opiniões
avalie fechar
Bruno Costa (2) 17/05/2008 19h04
Bruno Costa (2) 17/05/2008 19h04
RIO DE JANEIRO / RJ
Prezado Antonio Fouto Dias,
Desculpe-me por corrigi-lo, mas não é "Hardware" e sim Universidade HARVARD. Ok?! O que você escreveu é a parte física de um computador.
E outra coisa o Sr. Jorge Viana estava falando sobre o Mangabeira Hunger e não sobre o Minc.
Mais atenção com os seus comentários.
Um abraço!
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (196)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página