Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Marina Silva

Marina Silva entrega cargo ao presidente Lula


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários dos leitores
Francisco José Donadel (68) 16/05/2008 09h08
Francisco José Donadel (68) 16/05/2008 09h08
O Brasil é uma União. Discursos regionalistas cheiram a separatismo. Pior ainda, demonstram interesse econômico pessoal. Em vez de pensar em "tigres asiáticos" pensemos nas onças pintadas, que viviam nessas terras antes mesmo dos aborígenes. Se as onças não têm importância para alguns, que pensem então na água e no ar, que nos são mais necessários do que dinheiro. 6 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 16/05/2008 08h11
Humberto Alves de Souza (134) 16/05/2008 08h11
Senhor censor, por favor divulgue os meus comentários.
A censura é por que meus comentários diz diz a verdade?
4 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (178) 16/05/2008 07h59
Rogério Athayde (178) 16/05/2008 07h59
É grande demais o problema do meio ambiente no Brasil, é tão sério que a Ministra Marina Silva, se viu quase que obrigada a pedir demissão do cargo. Um dos maiores problemas nessa área é que a tal "madeira" dá dinheiro, se ganha demais com o comércio de "madeiras" e onde envolve muito dinheiro fica difícil de contornar a situação dentro da legalidade que a lei do meio ambiente reza. Não sei se os srs. e sras. tem conhecimento, mas uma multa aplicada à algum tipo de crime ambiental, diz que se pode fazer 90% de abatimento ou desconto do total da multa aplicada. É só ler a tal lei dos crimes ambientais. Conheço pessoalmente a ex-Ministra Marina Silva, e sei o quanto ela lutou para colocar ordem nesse processo todo. O Brasil, esse país maravilhoso não é mais o que era antes, continua sendo explorado escancaradamente, isso pra não dizer dos contratos feitos em certas regiões sem que se passe pelo crivo do Congresso Nacional. Para uma Ministra do Meio Ambiente pedir demissão do cargo, vejam os srs o tamanho do "pepino" que ela deve ter enfrentado, talvez até pressões que aqui não podemos esclarecer, pois não sabemos o que essa mulher passou. Gostaria aqui de parabenizar o trabalho feito por essa mulher corajosa e fiel as suas obrigações, pois além de Ministra que foi é uma cidadã brasileira que lutou por um Brasil melhor. Infelizmente, as pressões externas influenciam no bom trabalho de quem quer trabalhar corretamente. Só para lembrar: "estamos bebendo água de cadáver". 10 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (410) 16/05/2008 07h27
Helena Manzione (410) 16/05/2008 07h27
Marina Silva inaugurou uma nova era para o Ministério de Meio Ambiente.
Antes dela, esse ministério era tão combativo como o das cidades; só ocupava espaço na esplanada dos ministérios.
Certa ou errada, com Marina o Brasil começou a conhecer as mais importantes preocupações que precisamos ter para não repetir o que fez o mundo com suas reservas ambientais.
A nova função do Ministério de Meio Ambiente inclui brigar com o poder econômico, que como todos sabemos é o que comanda as prioridades do país.
É inevitável que qualquer ministro sério que ocupe essa vaga tenha perfil para conseguir enfrentar a casta que lucra muito com a devastação.
Xiita ou não, o ocupante da pasta precisa ser cabeça dura, para não ceder as inevitáveis pressões do poder estabelecido.
Preservar o meio ambiente não pode significar estagnação econômica. Ao contrário de algumas argumentações nesse espaço, o Sul/Sudeste não está nada feliz com a "diferença econômica" do Norte.
A meu ver o maior desafio dessa pasta é ter a obrigação de ser criativa para, sem paradigmas, inventar formas e mecanismos para que a preservação ambiental produza lucro.
A sustentabilidade das reservas ambientais é uma história que precisa ser inventada, assim como um sistema de ensino eficiente e inclusivo.
Presidente e governo precisam estar do mesmo lado, porque se ser ministro do meio ambiente não passar de dar murro em ponta de faca, não haverá quem se interesse em pegar um abacaxi dessa monta.
1 opinião
avalie fechar
Gamarra R (111) 15/05/2008 23h05
Gamarra R (111) 15/05/2008 23h05
As "pérolas" do Sr. Minc:
Após ironizar o Governador de MT sobre o mesmo se puder, plantaria soja nos Andes, agora com outra declaração, ele diz que "o Brasil eu conheço muito mal".
3 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (41) 15/05/2008 20h35
Marilia Shiraiwa (41) 15/05/2008 20h35
Convido os leitores, a visitarem o blog Ciência em dia de Marcelo Leite, aqui na folha na seção de blogs; um espaço de discussão inteligente e melhor ainda as réplicas do moderador. Com relação ao MT nem todos concordam, (ainda bem), com as vozes de celeiro do brasil, e sua politica de expansão de fronteira agricola. Motivos para frequentar as paginas da mídia MT e o atual governo tem e muito ( o desmatamento aumentou no MT) e o INPE estava errado com uma tecnologia de ponta em tempo real?. Como diria o falar cuiabano, chega de faleiro e aloitar com o destino, MT está na Amazonia Legal, embora algumas vozes ecoem discursos contrários. O novo minsitro tem como condição sine qua non resgatar a dignidade do MMA. Se vier ao MT verá, que o que se fala é a realidade, e o discurso desenvolvimentista, praticado é falácia, esgota-se per si .
Renovo o convite ao blog de Marcelo Leite, quem sabe o que fala faz a diferença! E como faz!!
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 15/05/2008 19h44
Antonio Fouto Dias (2186) 15/05/2008 19h44
Segundo o ex-governador do Acre Jorge Viana, Mangabeira Unger pode ser o professor dos professores em se trantando de ensino, mas em questões da Anazônia ele é aluno.
Isto posto, não está previsível um conflito entre Mangabeira e o Ministro do Meio Ambiente Minc, que substituirá Marina Silva?
Não haverá conflito por se tratar de dois cuidando praticamente da mesma coisa?
Não teria sidomais viável que o PAS(Plano Amazônia Sustentável) ficasse com o ministério do meio ambiente?
São coisas para se pensar, que só o tempo dará a resposta.
7 opiniões
avalie fechar
O Carioca (629) 15/05/2008 19h30
O Carioca (629) 15/05/2008 19h30
Concordo com "Sr. Gamarra" quando ele defende o estado do Mato Grosso (MT) como uma das mais prósperas regiões do agronegócio brasileiro. Mas discordo radicalmente quando ele cita o fato de o governador do seu estado ser o maior plantador individual de soja do mundo como se isso fosse um exemplo de "bom negócio" para o país, porque definitivamente não é.
Monopólios nunca são um bom negócio, nem mesmo para o próprio "monopolista". Que o diga Olavo de Morais, o excêntrico "Olavinho", que num determinado momento tinha tudo e que hoje não tem mais nada...
3 opiniões
avalie fechar
Diogo D. (14) 15/05/2008 18h51
Diogo D. (14) 15/05/2008 18h51
A quem Tarso pensa que engana - nao se trata de apaziguar ninguem. O que a saida da Ministra prova eh que o governo e o povo brasileiro estao possuidos por uma ganancia criminosa, a ponto de levar a cabo uma destruicao tao grande que a sociedade brasileira so pode ser comparada com a Alemanha nazista pelo seu descaso em relacao a vida e pela natureza sistematica e politica da matanca. 3 opiniões
avalie fechar
Edie Meireles (22) 15/05/2008 18h51
Edie Meireles (22) 15/05/2008 18h51
A questão Amazônia vai além da política, da boa-fé, da capacidade dos tecnicos ambientais, dos ecologistas e generais, a responsabilidade Amazõnica deve ir para as mãos de quem tem uma formação empreendedora, experiência em sustentabilidade, visão humana e ambiental das partes envolvidas, ser um estratégista militar nato, um defensor da lei de segurança nacional para o território Amazônico e, por fim, ser independente de qualquer partido político, além de tratar a Amazônia como ela deve ser tratada, como única, inimitável, incomparável, incomprável, inviolável, insubstituível e indispensável. 3 opiniões
avalie fechar
José Sidney Gouvêa Lima (3) 15/05/2008 18h48
José Sidney Gouvêa Lima (3) 15/05/2008 18h48
A saída da Ministra Marina foi uma grande perda, não só para o governo, mas para nosso País. Tal atitude mostra alguém que tem um passado de lutas em defesa da Natureza a zelar. Marina não se curvou aos interesses econômicos. Enquanto, ao Lula? que saudade do Lula. Este já se foi a muito tempo como está indo a nossa floresta Amazônia. Quem ficou foi apenas o Luis Inácio.....Quem tem olhos veja. 2 opiniões
avalie fechar
Altoid Spotnitz (58) 15/05/2008 18h34
Altoid Spotnitz (58) 15/05/2008 18h34
O tal do Minc já começou a produzir idéias bestas. Será que isso também emite carbono? sem opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (2732) 15/05/2008 18h22
josé reis barata barata (2732) 15/05/2008 18h22
Bressan, ter um amigo inteligente como você é um privilégio:conhecimento,associação de idéias, isenção, lucidez, fatos;um dos melhores comentários que já li por estas plagas, que, aproveito a oportunidade para dizer, está ficando livre das pragas da insanidade partidária que quase a dizimaram.
Abraços!
75 opiniões
avalie fechar
Letácio Barros (5) 15/05/2008 16h39
Letácio Barros (5) 15/05/2008 16h39
A politicalha que se faz com a demissão mostra a incompetência de todos, seja os brasileiros e os políticos podres que nos representam. Basta ver os dados mostrados pelos satélites, a destruição é cada vez maior. Já passou da hora de impedir essa gente deplorável de morar em beira de rios e também atacar com pesadas multas os empresários que exploram os recursos, que financiam essa história de que a agricultura precisa de mais terras. Basta de mentira. O presidente de um país como o Brasil se deixa levar por uma máfia de cães selvagens. As próximas décadas cuidarão de castigar a todos nós. Abraços. 9 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (156) 15/05/2008 15h35
Antonio Carlos Bressan (156) 15/05/2008 15h35
Quando o Carlos Minc recebeu o convite para Ministro do Meio ambiente, meu primeiro pensamento foi:
Não entendo mais nada, tiraram a Marina e chamaram um antigo "ecoxiita" e "carne de pescoço" maior do que ela?
O Jorge Viana, um jovem ex-governador do Acre, com carreira política em ascendência total, preferir ser consultor de fábrica de helicóptero, do que ser ministro do governo do seu partido e do amigo Lula?
Aí, a mídia me ajudou a lembrar, que nestes 19 meses de poder, como secretário de Meio ambiente do RJ, o homem bateu todos os recordes de rapidez em licença ambiental no país e agora só recebe elogios das maiores poluidoras de todos os tempos do nosso estado como a CSN, a Petrobrás e etc. e em breve deve receber a "comenda de ouro" da poderosa Federação das Indústrias do RJ.
Esta licença ambiental aprovando em seis meses o Rima da Petrobras, deste Complexo petroquímico em Itaboraí, é uma verdadeira calamidade pública ambiental, pois a cidade ainda não tem a menor infra-estrutura para a implantação do mesmo, no qual, só durante as obras, aumentará a população em mais de 30 mil pessoas !
Compreendi então que ele é o homem certo para resolver os problema$ do Lula e dos seus amigos poderosos que optaram pelo desenvolvimento insustentável do Brasil!
Se seus colegas do MR8 mudaram da água para o vinho, porque ele não poderia mudar também e juntar-se a eles no desgoverno?
Espero, estar totalmente enganado!
O futuro nos dirá!
36 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (111) 15/05/2008 15h21
Gamarra R (111) 15/05/2008 15h21
Sr. Minc já mostrou seu preconceito contra Mato Grosso, por achar que o Estado, só por ter um governador que é o maior plantador individual de soja do mundo, está vocacionado a desmatar.
Sr. Minc demonstra em sua posse com a idéia pré-concebida que Mato Grosso desrespeita as legislações ambientais por ter como chefe de governo um empresário do agronegócio.
"Convido Carlos Minc a percorrer as áreas produtoras do nosso Estado, e checar in loco a realidade de lá. Não me incomodo em acompanhá-lo, seria um prazer. Por favor senhor Carlos, não emita comentários sobre Mato Grosso sem antes conhecer pelo menos de perto do que está falando", declarou Deputado Eliene Lima
10 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (111) 15/05/2008 15h10
Gamarra R (111) 15/05/2008 15h10
Minc disse: "Você pega o governador de MT, ele próprio o maior produtor de soja do mundo, com a Polícia na mão dele e se deixar ele planta soja até nos Andes, então não é mole".
Volto a repetir: Esta é a verdadeira preocupação das Ongs estrangeiras e do Sr. Minc:
"Se MT fosse um país, seria um tigre asiático", assim define o assessor econômico da FIEMT/MT, Carlos Vitor Timo. De acordo com os dados da FIEMT/MT, o acumulado da balança já chega a US$ 1,08 bilhão, valor 38,8% maior do que o registrado em março de 2007, contrapondo com o saldo comercial do país, que foi de apenas US$ 2,83 bilhões no mesmo período - este valor nacional é 67,5% menor em relação a 2007, ou seja, MT cresceu mais que o Brasil.
As exportações somaram US$ 1,28 bilhão, valor 37,9% maior do que os US$ 927,75 milhões acumulados em março de 2007. Esse índice é bem superior ao resultado das exportações brasileiras no mesmo período, que registraram um crescimento de apenas 13,8%.
A União Européia e a Ásia foram os principais destinos das exportações de MT, respondendo por 53,6% e 26% do total. A Holanda, que individualmente é responsável por 21,9% do total, é o maior cliente do Estado, seguido da Espanha e da China, com 10,3% e 10,2%, respectivamente. Em seguida, estão outros países da Europa. É relevante considerar a participação de 7,7% dos países do Pacto Andino e do Mercosul, que assumem a posição de 3º maior destino das vendas externas de MT, superando o Oriente Médio.
Já falou bobagem este Minc.
2 opiniões
avalie fechar
adalberto paiva (13) 15/05/2008 14h17
adalberto paiva (13) 15/05/2008 14h17
Carissimo Edivaldo Benicio (1) 15/05/2008 12h16, vc está coberto de razão moro em Brasilia + ja morei ai por perto, e tudo que vc disse na minha opinião está corretissimo, principalmente a respeito dos paises so 1o mundo. sem opinião
avalie fechar
Luiz C. Ribeiro (1) 15/05/2008 14h03
Luiz C. Ribeiro (1) 15/05/2008 14h03
Uma pena que perdemos esta grande lutadora das causas ambientais. 3 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 15/05/2008 13h53
Antonio Fouto Dias (2186) 15/05/2008 13h53
Sr. Edivaldo Benício, 15/05 - 12h16
Sempre é bom alguém da região se manifestar quando surgem assuntos como este, uma vez que se trata de quem vivencia no dia a dia os problemas pertinentes aos fatores regionais.
Creio que há um mínimo de exagero, quando o senhor fala da imagem que nós das regiões sul e sudeste fazemos em relação a Amazônia. É mais que sabido que desde o ciclo da borracha, essa região vem se desenvolvendo continuamente.
Entretanto, não sei se por todos, mas é mais que sabido que essa região carece de muita infra-estrutura e há por parte do governo, falta não só de investimentos, como de um bom projeto se sustentabilização da floresta, tornando-a economicamente viável, sem destruí-la.
Eu poderei estar falando "abobrinha" por não conhecer a região, mas creio não estar totalmente alheio a essa questão.
Um forte Abraço,
Antonio Fouto Dias - Mirassol -SP
7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (196)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página