Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Marina Silva

Marina Silva entrega cargo ao presidente Lula


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Comentários dos leitores
Francisco José Donadel (68) 14/05/2008 20h42
Francisco José Donadel (68) 14/05/2008 20h42
É lamentável que a ministra tenha cedido às pressões governistas que atendem aos interesses econômicos. Sua atitude estava sendo heróica. Quem perdeu com isso? A Amazônia, o Brasil, o Planeta e as futuras gerações. Quem ganhou? Os inconseqüentes e inescrupulosos que estão no poder e à sua sombra. 5 opiniões
avalie fechar
O Carioca (629) 14/05/2008 18h45
O Carioca (629) 14/05/2008 18h45
A ministra Marina Silva era um agente de governos estrangeiros. Agia para buscar holofotes lá fora ao invés de se interessar pelos problemas reais da população das matas.
Nas matas, a população não tem aceso a nada: saúde, alimentação, transportes, etc. São umas caricaturas deixadas lá para inglês ver quando percorre os rios naqueles barcos coloridos. Marina Silva nunca fez nada de concreto para o povo do seu meio, não melhorou a vida deles em nada.
Há como compatibilizar meio-ambiente com desenvolvimento sustentável, mas é preciso ter capacidade e altíssimo nível intelectual para levar um trabalho desses adiante. Talvez seja por este motivo que o presidente Lula tenha dado essa incumbência a Mangabeira Hunger, um gênio de Harvard.
A ministra Marina Silva tem um intelecto modesto, limitado, não pode se comparar com uma inteligência tão superior como a de Hunger.
Foi excelente essa troca para o país, porque Carlos Minc é muito mais preparado do que Marina Silva e saberá tocar uma política que não agrida o meio-ambiente, mas que permita desenvolvimento sustentável naquela região.
Está mais do que na hora de se colocar um freio naqueles espiões de governos estrangeiros que fazem parte do Greenpeace!
24 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 18h15
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 18h15
A garra do Gamarra!
Solidarizo-me com ela no que tange, só e somente só, à revoltante promiscuidade do governo com as ONG- "Organizações Nacionais da Gatunagem".
Não-governamental!Não sendo governo:é governada.A vida e tudo nela é antinômico; a antinomia é o processo evolutivo precursor da verdade;como na matemática, demonstrando-se que uma proposição é falsa, a proposição inversa é verdadeira e vice-versa.Não sendo governo, não há que nutrir-se de impostos do corruptível erário.
O aconchego das ONG ao governo, no caso pátrio, é indecente afronta à Lei de Licitações e Contratos;não fosse,mais ainda, atentatória aos princípios que devem reger a Administração Pública.
Legal, não é.Legítimo, menos ainda.Levo até as raias da racionalidade e não encontro argumentos que sustentem a transferência de recursos públicos para que uma entidade estranha aos quadros governamentais realize obras e serviços (não é possível realizar algo que não possa ser incluído em "obras e serviços") que possam se antepor ou questionar os caminhos governamentais.E mais importante, sem qualquer escolha transparente, pública e legalmente pré-estabelecida, perfeitamente definida como o exige a legalidade administrativa.
Escândalo administrativo!Ofende ao mais tênue e ingênuo bom senso.
Coloquem-se as ONGs como grupos político-sociais organizados integralmente apartados do Estado e justificar-se-iam plenamente, independente da posição que se coloquem; da idéia que defendam; e do vigor racional que usem.
78 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 18h10
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 18h10
Editar uma opinião e não editar outra, seja do mesmo participante ou não, é direcionar a opinão alheia;é querer forjar um conjunto.
POderiam , por menos e para parecer mais honesto, deixar mais evidente esta prepotente e esdrúxula faculdade de censura em um meio de comunicação.
Não resolve publicar esta indignação e permanecer censurando nos ocultos meandros procedimentais.
39 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 17h57
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 17h57
Affaire ONG está diretamente vinculado ao tema, portanto, qual o problema? 74 opiniões
avalie fechar
Mario Ricardo Guadagnin (1) 14/05/2008 17h27
Mario Ricardo Guadagnin (1) 14/05/2008 17h27
CRICIUMA / SC
Concordo com Marcelo Leite ao afirmar que o Governo Lula não merecia a Ministra Marina Silva. É uma pena que na balança entre a relação Eco-Eco (Ecologia-Economia) o prato mais importante seja o lado Econômico que atropela questões ambientais. O próprio PAS em paralelo ao PAC, por exemplo, trás em seu bojo a liberação de linhas de crédito para quemantes cometeu crimes ambientais ao desmatar a Amazonia-Não seria isto mais um dos Paradoxos do Governo LULA DA SILVA 7 opiniões
avalie fechar
é uma pena assistir a um combatente ferrenho pró ecologia aceitar candidamente o cargo de ministro no governo que está marcado como um dos mais prejudiciais às causas ecológicas,será trucidado como a marina o foi,e ainda terá que se explicar por atitude tão bizarra e contraditória. 1 opinião
avalie fechar
Paulo Moreira (2) 14/05/2008 17h12
Paulo Moreira (2) 14/05/2008 17h12
Sou da região da Amazônia Legal, e posso garantir que com a Marina Silva as coisas só pioraram. Familias passando fome, ong´s usando e abusando do dinheiro público. Preservar é necessário mais o país precisa tb desenvolver, e esta maneira é o equilibrio de desenvolvimento e preservação, o povo do sul e sudeste, acham q está caro a cesta básica e ficaria mais caro se aqui não produzi-se alimentos. paramos de ser hipocritas o Brasil precisa produzir para q todos brasileiros possam ter um país digno de se viver como é o Estados Unidos e a União Européia, q coincidentemente manda as ongs dizer vcs não podem produzir aqui, mas aonde está as florestas deste povo??? Abramos os olhos e a mente só assim deixaremos de ser um país colônia. 7 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 16h26
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 16h26
Vejam só, a bancada ruralista está festejando a saída de Marina Silva.
Isto só vem comprovar uma coisa, o governo está cedendo, sem medidas, aos interesses de empresários; o que creio que isto significa que o poder econômico fala mais alto do que o político-administrativo.
Na bancada ruralista são só comemorações, teve até deputado que disse que Lula marcou um gol com a saída de Marina, só que esqueceu de dizer se foi gol a favor ou contra.
Chama a atenção o que Ronaldo Caiado afirmou, após a manifestação de satisfação com sua saída, "é uma das poucas pessoas do governo que tem posição", por qual motivo teria concluído sua fala com essa colocação?
Bem o que vemos diante dessa bancada, é que agora julgam não encontrar obstáculos para desmatar à vontade e por conta da produção de alimentos destruir definitivamente com a floresta amazônica.
7 opiniões
avalie fechar
Elisabeth Kitamura (1) 14/05/2008 16h16
Elisabeth Kitamura (1) 14/05/2008 16h16
A saída da ministra Marina Silva representa um posicionamento do atual governo a favor da mentalidade desenvolvimentista na Amazônia. Aquela mesma do período militar. Infelizmente estamos perdendo mais uma chance para construir um mundo melhor. Elisabeth Kimie Kitamura 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 16h08
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 16h08
Caro Manoel de Melo, 14/05 - 12h18
O senhor conhece os lençois maranhenses?
Pois é daquela forma que a região amazônica pode ficar se a floresta amazônica for extinta. É mais que sabido de que o solo da Amazônia é um solo arenoso e que a utilização daquela área perenemente para a agricultura, poderá transformá-la num imenso deserto.
Creio que não importa o que os outros países ou povos fizeram em termos de destruição ambiental, o que interessa é que nós temos uma floresta que se derrubada só trará prejuiso, além de contribuir imensamente para o superaquecimento global.
A eliminação das florestas do planeta, contribuirá definitivamente para a eliminação da vida e isso deve e muito, ser levado em conta.
Se há formas para um manejo sustentável nessa região, porque então o governo não convoca peritos nos assuntos que envolvem floresta, desmatamento, estudo da região, tipo de solo e elaboram um projeto ou planejamento de produtividade assim como as atividades que podem ser desenvolvidas na região? Creio que seria o mais correto, considerando-se que as dimensões continentais do Brasil, possuem terras mais que suficientes para uma satisfatória produção agropecuária.
Um forte Abraço,
Antonio Fouto Dias - Mirassol -S
6 opiniões
avalie fechar
Itamara Brum (1) 14/05/2008 15h59
Itamara Brum (1) 14/05/2008 15h59
PORTO ALEGRE / RS
Revoltante a saída da Ministra, mas esse sentimento se configura não por ela, mas pelo governo ter agido de forma a tornar indigna a sua presença no governo. Demonstra a falta de comprometimento estatal com as políticas verdadeiras de preservação, assim como o desequilíbrio de valores: econômico e meio ambiente. Essa notícia é chocante para o mundo, num momento em que crescem os desastres naturais por falta de políticas sérias, sai de cena uma importante mentora e executora dessas políticas. 5 opiniões
avalie fechar
Alessandra Mahé (4) 14/05/2008 15h23
Alessandra Mahé (4) 14/05/2008 15h23
BELO HORIZONTE / MG
A Ministra fará falta! Certo que essa atitude reflete o desinteresse e o distanciamento do país em construir práticas que considere a somatória economia + meio ambiente, dentro de uma perspectiva racional. Até quando nós, "Estado brasileiro" vamos tratar a nossa Amazônia como coisa negociável? Seus recursos não são moeda de troca como no passado! Com indignação e sem nenhum fervor político digo que a Ministra trabalhou muito, ou melhor, o quanto permitiram, para não retrocedermos. Chega! Até quando vamos participar do confronto daquilo que é posto para a Amazônia com aquilo que sua realidade reflete! Sua 'vocação florestal' é pura mitologia que surgiu na era colonial por aqueles que exploraram a região no intuito de registrar à Metrópole o quanto de riquezas tem para explorar. Essa concepção mercadológica, economicista persiste até hoje como vimos esta semana! Há uma realidade não mostrada. Há um modo de viver peculiar na e da floresta. Há um paradigma que devemos respeitar, nesse país de diferenças regionais. A Amazônia tem suas características e a manutenção desse contexto dependerá, por um lado, do poder do Estado com políticas públicas ambientais que possam estabelecer realmente reais processos de proteção da floresta; e por outro de desmistificar condutas exploratórias de uma minoria ignorante que a considera auto-regenerativa.
Também desabafo!
16 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1337) 14/05/2008 15h20
Rui Ruz Caputi Caputi (1337) 14/05/2008 15h20
Penso que como compatriotas que somos, não deveríamos nos esquivar de servir ao país, por mais desafiador que isso possa parecer.
Entendo que o governo que aí está é do Presidente Lula, mas o país que aí está é de todos nós, receberemos seus reflexos, tenha sido ele bom ou ruim para a sociedadade.
Por isso, e ainda mais falando-se de meio ambiente a questão partidária deveria ser ignorada. Oque está em discussão nisso tudo, é a amazonia, sua preservação, mas também o desenvolvimento sustentado para os brasileiros que lá tem seu domicilio.
4 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1337) 14/05/2008 15h20
Rui Ruz Caputi Caputi (1337) 14/05/2008 15h20
Penso que como compatriotas que somos, não deveríamos nos esquivar de servir ao país, por mais desafiador que isso possa parecer.
Entendo que o governo que aí está é do Presidente Lula, mas o país que aí está é de todos nós, receberemos seus reflexos, tenha sido ele bom ou ruim para a sociedadade.
Por isso, e ainda mais falando-se de meio ambiente a questão partidária deveria ser ignorada. Oque está em discussão nisso tudo, é a amazonia, sua preservação, mas também o desenvolvimento sustentado para os brasileiros que lá tem seu domicilio.
4 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 15h00
Antonio Fouto Dias (2186) 14/05/2008 15h00
Caro Julio Cesar, 14/05 - 10h10
Concordo plenamente om seu ponto de vista, inclusive havia pensado em registrar um comentário da mesma forma.
Entretanto, como estão os partidos políticos, creio que o PSOL seria a melhor opção, por se tratar de um partido ainda não corrompido e que, ela juntamente com HELOISA HELENA, teriam muito a dar de contribuição ao País.
4 opiniões
avalie fechar
Otacílio Graciano Heerdt (1) 14/05/2008 14h44
Otacílio Graciano Heerdt (1) 14/05/2008 14h44
Perdemos todos nós pois a "Nossa Amazônia", que insistentemente está sendo agredida, não recebe a devida atenção a muito tempo, tinha ela uma defensora ferrenha que por diversas tentativas tento preserva-lá mesmo sob os desmandos dos defensores do crescimento e desenvolvimento a qualquer custo, para plantar cana-de-açúcar na amazônia ou construir algumas hidrelétricas. Um absurdo! Mas isso vai mudar, novo ministro vai assumir e como sempre vai ficar por isso mesmo. E da-lhe Dilma na próxima eleição. E o povo? Que vá comprar Oxigênio no mercado. Pois aceitamos todos esse desmandos. 1 opinião
avalie fechar
Gaspar Faria Jr. (105) 14/05/2008 14h34
Gaspar Faria Jr. (105) 14/05/2008 14h34
Que bonito. Matérias na BBC, New York Times, Herald Tribune e etc. falando sobre a demissão da ministra do meio ambiente brasileira por falta de apoio político. Como é bom viver num "país sério". 6 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 14h32
josé reis barata barata (2732) 14/05/2008 14h32
Gaspar, "Negócio da China, sempre soube que significa um négócio a preço vil e retorno mais vil ainda!
Talvez dai a afirmação.Será?
75 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (410) 14/05/2008 13h37
Helena Manzione (410) 14/05/2008 13h37
O desmatamento da amazônia existe porque tem quem pague pela madeira extraída.
Tem quem ganhe fortunas nessa intermediação. É contra o lob desses que Marina não levou a queda de braço.
Se uma empresa tem uma frota de caminhões altamente poluentes, adianta penalizar apenas o motorista do caminhão? Não.
É preciso penalizar o dono da frota que não faz a manutenção dos veículos.
O desmatamento precisa ser severamente penalizado em todas as pontas>>>o sujeito que corta a árvore, o madeireiro e o atravessador. Mas só isso não basta. Ao se conhecer o destino da madeira, deve-se denunciar o receptador.
É aí que o Brasil poderia se aproveitar da grande atenção que o mundo tem sobre nossas causas ambientais, demonstrando e comprovando mundialmente que não temos interesse em devastar a amazônia.
Aí é que vem o problema: será que não "queremos" mesmo a devastação da amazônia?
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (196)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página