Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
josé variani variani (206) 14/10/2009 18h01
josé variani variani (206) 14/10/2009 18h01
Henrique Silva, só tem um porém: Números não consertam a cegueira do preconceito. 1 opinião
avalie fechar
Geraldo Buss (373) 14/10/2009 17h52
Geraldo Buss (373) 14/10/2009 17h52
Um homem que constrói ao término da obra fica olhando para ela e deixa de viver. O homem que planta sempre colhe e sempre trabalha para que sua plantação continue sempre produzindo. Já li algo parecido com isso em algum lugar mas vejo que se adapta e muito bem a situação que estamos vivendo - este governo que diz ter um projeto só esta colhendo o que os outros governos plantaram nos anos anteriores mesmo durante a época dos militares . Collor que diz que votará em Dilma porque o seu "inimigo-amigo de coração e de festas" -sr Lula disse que ela seria a candidata dele para ser sua sucessora na presidência - plantou a maioria das coisas que hoje o Brasil desfruta - O que é que realmente o sr. LULA plantou ? Talvez daqui alguns anos a gente venha a saber , mas sempre há e deve haver uma continuidade entre o governo que sai e o governo que entra. Agora ficar dizendo que nenhum outro fez nada pelo Brasil é o extra cúmulo da arrogância e ignorância deste sr. Lula. Este senhor deve estar com enorme insônia em ver que o sr. Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz e ele sr. Lula nem sequer foi mencionado. Até o Georges Busch filho foi e o sr. Lula não - e dizem que este é o "CARA" !!!! 3 opiniões
avalie fechar
Larissa Haack (6) 14/10/2009 17h49
Larissa Haack (6) 14/10/2009 17h49
Teve ou tem? Eis a questão... sem opinião
avalie fechar
Juscelino Abreu (63) 14/10/2009 17h39
Juscelino Abreu (63) 14/10/2009 17h39
Concordo com o Lulla. Tivemos (temos), sim, dirigentes de duas caras... "Aquele" que antes dizia que o Plano Real era eleitoreiro, que tinha que ser detonado, que dizia que Maluf perto de Sarney era um "trombadinha" e hj o defende c/unhas e dentes ao ponto de dizer que Sarney não é uma pessoa comum, que malhava o Collor e há bem pouco tempo o recebeu no Planalto "à noite" para parabenizá-lo pela defesa que fez de Sarney no "embate" com Pedro SImon e por aí vai... sem opinião
avalie fechar
paulo FERNANDES (38) 14/10/2009 17h14
paulo FERNANDES (38) 14/10/2009 17h14
Sergio Dourado,
concordo com voce em parte. Dizer que o Rio S Francisco atende a parte dos caciques e latifundiários e até mesmo ao investimento estrangeiro, penalizando o mini agricultor. Agora, falar em cisterna, é um absurdo e demontra que voce não conhece o nordeste sem chuvas. Como vou captar agua para cisternas se não tem chuvas??
A solução é o rio s francisco, grandes barragens e irrigação para o pequeno e mini agricultor, sem deixar de lado o agronegócio, grande gerador de tributos, renda e empregos.
NO mais, é uma boa gestão pública dos recursos arrecaddos do contribuinte.
sem opinião
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (234) 14/10/2009 17h14
Leucio Da Mota Barbosa (234) 14/10/2009 17h14
O presidente Lula esta realizndo o sonho de milhões de brasileiros terem uma vida melhor , imaginem a quantidade de emprego que será gerado , no grande número de empresas agropecuarias que se instalarão na região , aonde a água do rio São francisco será distribuida , através dos canais do rio São Francisco.
Agora o povo nordestino , irá mostrar toda sua pujança e teremos um Brasil economicamente mais equilibrado .
4 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (359) 14/10/2009 16h45
sérgio dourado (359) 14/10/2009 16h45
Ao Lula só falta dizer que é Moisés..As características da transposição somente atendem aos grandes latifundiários e aos projetos político-pessoais de alguns velhos caciques da política nacional-nordestina,já que o problema da seca e do irrigamento do Nordeste,bem que poderia ser reduzido ou até dizimado,pela simples colocação de cisternas de captação de água nas terras daquela região:que além de se gastar muito menos,ainda teria um retorno social mais amplo.Ao que se sabe,o governo quer espetacularizar a situação e montar algo que só existe na cabeça de megalomaníacos.Primeiro,o rio está praticamente morto,poluído aos montes:a "população" -já que se fala somente em grandes agricultores e criadores de camarão - terá tratamento de água da vazão desviada,ou receberá o mesmo esgoto que está no rio?Se o problema é a "falta de água",por que não colocar cisternas,um sistema que barato e sabidamente eficiente a médio prazo?Portanto,pra que ligar uma rede de esgoto a um povoado que poderia ser muito bem beneficiado com obras muito menos "eleitoreiras",baratas e eficientes?O governo tem a obrigação de despoluir o rio São Francisco,seja com transposição ou não,pois é um dever do Estado garantir a qualidade de suas águas,tanto pra preservação ambiental quanto para o abastecimento da população.Mas como no Brasil ainda convivemos com parâmetros sanitários da época da peste negra,ficamos poluindo rios e tratando de problemas sérios,com bravatas políticas.Quando mudaremos isso?Nas eleições. 14 opiniões
avalie fechar
Valter Souza (74) 14/10/2009 16h42
Valter Souza (74) 14/10/2009 16h42
Ihhh la vem as viúvas de FHC falar que o Lula ta colhendo o que o FHC plantou!! Deve ser por isso que tudo em São Paulo é précario pois estão a 16 anos só plantando!!! kkkkkkkkkk 1 opinião
avalie fechar
Antunes Keystone (5) 14/10/2009 16h11
Antunes Keystone (5) 14/10/2009 16h11
Hei!!
Duas caras quero minha restituição!!!
Não quero mais bancar o Bolsa Familia, Bolsa Miséria, Bolsa PT, Bolsa MST.
Basta sou o Brasil que produz, e não recebe nada, o Lula quer hollofotes.
Basta de demagogia.
Fora cambada de incompetentes!!
sem opinião
avalie fechar
jose cesta (220) 14/10/2009 16h08
jose cesta (220) 14/10/2009 16h08
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira a falta de empenho de ex-governantes em revitalizar o rio São Francisco."
SINCERAMENTE, ME DESCULPEM OS lulistas MAS NOSSO "CARA" TEM UM GRANDE COMPLEXO DE INFERIORIDADE, SÓ SABE CRITICAR OS OUTROS.
SERÁ QUE ELE TEM MEDO????
16 opiniões
avalie fechar
paulo FERNANDES (38) 14/10/2009 16h01
paulo FERNANDES (38) 14/10/2009 16h01
sempre a mesma coisa: comparação com o governo de FHC. Os petistas não se conformam que um governo deu continuidade ao outro. E assim será para o proximo governante, eleito nas proximas eleiçoes.
O que estamos colhendo agora, foi plantado no passado. Será que com um pouqinho de inteligencia não dá para entender ???
Chega de ranço!!!
11 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (218) 14/10/2009 15h49
Henrique Silva (218) 14/10/2009 15h49
Quer comparar FHC X LULA?
FHC: desemprego 13,5%, crédito 13%PIB, reservas internacionais 18Bi, dívida de 67% do PIB, média de crescimento 2,2%, salário mínimo R$200,00 (U$75), privatização da vale do rio doce, venda de dois terços das ações da Petrobrás além de outras privatizações em massa.
LULA: desemprego 8,0%, crédito 46%PIB, reservas internacionais mais de 200Bi, dívida de 44%PIB, média de crescimento 4,1%, salário mínimo R$465,00(U$257)..
Se você quiser pesquisar outros números pode pesquisar, mas se tiver medo de se desapontar com o governo tucano é melhor você ficar criticando o PT e fechar o olho para a realidade.
Quero ressaltar que todo governo erra e o nosso erra também (é inocência pensar diferente), mas que o país está melhor isso é notório aqui e no exterior.
12 opiniões
avalie fechar
Fernando Fenerich (103) 14/10/2009 15h43
Fernando Fenerich (103) 14/10/2009 15h43
Lulla é um pião ridículo que não sabe o que fala. 9 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (670) 14/10/2009 15h42
Saulo Mundim Lenza (670) 14/10/2009 15h42
Se levarmos em consideração o que o presidente Lula fala, desde o descobrimento nenhum pesidente fez nada para o Brasil.
Só ele fez, os outros nada fizeram.
Ele se julga o cara.
Eu também acho que ele é o cara, mas o cara de pau. Nada mais.
3 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (373) 14/10/2009 15h42
Geraldo Buss (373) 14/10/2009 15h42
Na realidade temos que concordar com o sr. Lula - muitos senão todos os políticos tem DUAS CARAS - inclusive ele - a cara que usa ao falar com povão e a cara que usa para festejar com seus amigos na distribuição do "lucro" (ele usou esta palavra!") - A cara do hipócrita ques está no palanque e a cara do bandido que divide o dinheiro público entre seus assessores....Pela primeira vez , sr. Lula está certo . É só lembrar de seus antigos inimigos políticos e hoje eternos bajuladores e puxa sacos - Sarney, Renan, Collor, Roseana, Michel Temer, e a lista é interminável. 2 opiniões
avalie fechar
julio de jesus angelo (1) 14/10/2009 15h33
julio de jesus angelo (1) 14/10/2009 15h33
sobre a transposiçao do velho Chico, nao sei porque criticar tanto assim este bispo que mais pra frente sera considerado um heroi. se der alguma enchente as agua levarao tudo e de quem sera a culpa sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (766) 14/10/2009 15h27
Bolinha da Lulu (766) 14/10/2009 15h27
Infelizmente o pessoal não sabe o que pode ocorrer com a transposição.
O problema é que a retirada de água do Rio São Francisco, pode prejudicar a lavoura da irrigação pela diminuição do volume da água. Que solucionará a região por onde terá a água do São Francisco, sim solucionará. A questão a que custo para o São Francisco.
Ninguém tem uma noção precisa do que poderá ocorrer. Nos EUA um dos rios divididos para irrigar as plantações de uva onde se produz vinho na California levou o leito original do rio a secar alterando apenas o deserto daqui para lá.
Isso pode ocorrer no São francisco. Pois alterará o sistemas da chuvas da região.
O que o Bispo desejava era a revitalização dos afluentes do São Francisco que assim permitiria a manutenção do volume da água do rio, reduzindo a influência do sistema que retira água do rio.
A região da seca que o Rio avançará deverá ter sucesso, pois o solo nordestino é rico em húmus tendo problema de sais de alumínio, porém com meios de serem solucionados sem adubagem. Colocando água na região ela deverá prosperar.
A única dúvida que fica é o que ocorrerá com o restante do Rio até a sua foz.
1 opinião
avalie fechar
Will Carvalho (61) 14/10/2009 15h13
Will Carvalho (61) 14/10/2009 15h13
É verdade, tivemos muitos governantes duas caras... Mas governante multi-caras, só o da cachaça!!! 7 opiniões
avalie fechar
Fábio Sant´Anna (172) 14/10/2009 14h58
Fábio Sant´Anna (172) 14/10/2009 14h58
A começar pelo Sr.Presidente LULA,que já mostrou dezenas de caras ao povo brasileiro,sem esquecer
de COLLOR e SARNEY,seus agora "AMIGOS DE IN_
FÂNCIA"!!!!!!
2 opiniões
avalie fechar
clara leonor vaz guimaraes (19) 14/10/2009 14h42
clara leonor vaz guimaraes (19) 14/10/2009 14h42
Pior do que os de duas caras é o descarado que impõe uma obra questinavel,sem comprovações objetivas, claras e trransparencia da sua pertinencia e adequação e se acha o bom.Sem duvida esta obra atende os anseios dos mais chegados ao Presidente. O grupo que forma o coronelato corrupto nordestino que manteve, mantem e mantera a população do local na miséria e ignorancia.Quem defende Sarney,Renan, beija mão de Jader Barbalho e alisa Temer só pode ser um mau carater, ou sem carater, ou um ignorante as ultimas consequencias. Esta obra com certeza no futuro sera mais um problema para o meio ambiente, mas os canalhas amigos do Lula estarão mais ricos como convem aos lideres da Ditadura da Corrupção que foi instaurada no Brasil. Nunca antes se viu tanta corrupção em todos os niveis da administração publica. Liberaram geral a corrupção com uma ajuda especial do Poder Judiciario que se curva perante os politicos e empresarios corruptos, criando inciveis mecanismos para impedir que os mesmos sejam punidos. Sobra a vergonha de ser brasileiro. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página