Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Transposição do rio São Francisco

Bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio faz greve de fome contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco.


Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos
Comentários dos leitores
Murilo Moura Lima (3) 24/12/2007 00h31
Murilo Moura Lima (3) 24/12/2007 00h31
TERESINA / PI
Gostaria muito de saber porque interessa tanto a D. Cappio que o Nordeste continue pobre. Será que ele acha que "Deus quer" que tenhamos seca eternamente, que devamos nos resignar e mendigar a água de carros pipa (no que ele chama tão prosaicamente de "convivência com a seca")?
Seguramente isso não é o "Deus quer". Mas o que Don Cappio quer, por motivos que não consigo entender quais são, é que nós nordestinos sejamos sempre a parte subdesenvolvida, pobre e explorada da nação.
A transposição do rio São Francisco não é nada mais do que fornecer infra-estrutura para o desenvolvimento econômico do Nordeste. Ser contra a transposição do São Francisco é ser contra o desenvolvimento do Nordeste.
Surge então algumas perguntas: E a quem interessa que não sejamos desenvolvidos? A quem interessa que nossa agricultura e agroindústria não prospere? Porque insistentemente nos impedem de ter água, energia, estradas, telecomunicações e um bom sistema educacional, ou seja infra-estrutura para desenvolver nossa região?
Gostaria sinceramente que Don Cappio respondesse a essas perguntas e dissesse que interesses e que pessoas ele defende com suas atitudes. Pois seguramente não é o Nordeste que ele defende.
5 opiniões
avalie fechar
Edson Rodrigues da Silva (26) 24/12/2007 00h10
Edson Rodrigues da Silva (26) 24/12/2007 00h10
Esse bispo é um hipócrita,ou tem problemas mentais.
O governo não pode dar atenção a esse indivíduo,que só quer se aparecer, a transposição do Rio S. Francisco irá favorecer milhões de brasileiros nordestinos, e isso é que é importante.
Vá em frente Presidente!
5 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 24/12/2007 00h05
josé reis barata barata (3491) 24/12/2007 00h05
Renascer
Uma noite toda especial,
Nela não há lugar para o mal,
Aliás, é o signo do bem total,
Nenhuma outra é tão magistral!
É o marco do perdão real
Para o pecado original
De novo temos alma imortal,
Readquirimos a opção moral.
Hoje a luta é bem desigual,
Na labuta, a disputa é infernal,
O convívio chega a ser imoral,
E a honra tida por anormal.
A cada ano o ser celestial
Vê afastar-se o senso inicial.
Este, faça sua festa desigual:
Perdoe, renasça, faça seu NATAL!
26 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3491) 23/12/2007 23h56
josé reis barata barata (3491) 23/12/2007 23h56
Embora a opinião em si tenha menos valor do que o direito de tê-las e expressá-las; aquilo sem argumentos objetivos que as sustentem desaguam e perdem-se no oceano de um desvalioso subjetivismo que só alimenta intolerâncias, discórdias e paixões. 25 opiniões
avalie fechar
Evandro Loes (58) 23/12/2007 23h26
Evandro Loes (58) 23/12/2007 23h26
Parabéns ao presidente Lula por enfrentar o problema da seca com uma obra viável. Infelizmente alguns tentam denegrir, mas a transposição de águas já foi adotada com sucesso em vários outros países. O Nordeste brasileiro é muito viável, proporcionando até três colheitas por ano. A captação das águas será feita próxima ao mar, ou seja, muito perto de sumir de qualquer forma. Se a obra vai render votos, que assim seja. Ou será que alguém é ingênuo de supor qque os governantes, independente de partido, trabalham a favor do eleitorado. Se fosse o contrário, aí sim seria preocupante. Abraço a todos. Feliz Natal e Ótimo ano Novo, com as obras do São Francisco a todo vapor. 27 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1793) 23/12/2007 23h22
Rui Ruz Caputi Caputi (1793) 23/12/2007 23h22
Imagino com 4 bi e 500 quantos poços artesianos se poderia prospectar, já equipados com os dessalinizadores. Colocando a um custo médio de R$20.000,00, aplicando-se a regra de tres chego a uma quantidade astronômica de 225.000 poços artesianos. É pouco, não, estima-se que em todo o nordeste existam apenas 30.000 poços perfurados. Só iríamos multiplicar por 10 essa quantidade, isso sim eu chamo de revolução das aguas. 14 opiniões
avalie fechar
Sylvio Signoretti (20) 23/12/2007 23h11
Sylvio Signoretti (20) 23/12/2007 23h11
As coisa não acontecem por acaso.
Eu não móro próximo ao São Francisco, mas, acompanho os movimentos do governo atual. Aprendi que o mesmo não da "ponto sem nó", tudo que fazem tem no fundo algo demoniaco. O bispo disse muito bem, quando falou que o Sr. Luis Inácio mantem os menos afortunados atados a pequenos favores , e ao seu controle (do Lula).
Não conheço a obra, mas o Greenpece ja se manifestou a respeito, e temos que ouvi-lo sem dúvida.
O fator ambiental tem que ser levado muito a sério, uma obra dessa vai alterar uma infinidade de vidas, e muito mais o planeta. Mas como 2008 é ano eleitoral , uns milhões a mais não fazem mal ao partido do governo que sem dúvida tera que investir muito, principalmente dos estados mais desenvolvidos, senão eles não vão ter uma vida muito facil, como tem no nordeste onde o povo é meio devagar.
10 opiniões
avalie fechar
luiz carlos gonçalves (42) 23/12/2007 22h46
luiz carlos gonçalves (42) 23/12/2007 22h46
D.Cappio tem razão qdo diz que lula morreu. Mas, eu me pergunto qdo. ele viveu? Infelizmentenao vimos uma pessoa sequer, um só nordestino que fosse, que se sentasse ao lado do bispo para acompanha-lo na sua greve de fome.É uma lástima que esse povo viva de esmolas. Só o tempo dirá quem tem razão, se o rio São Francisco, ou, a sua transposição. 2 opiniões
avalie fechar
Milton Hashimoto (76) 23/12/2007 22h39
Milton Hashimoto (76) 23/12/2007 22h39
LONDRINA / PR
Esperto o Lula, a execução do projeto de transposição do Rio São Francisco será um poderoso angariador de votos, assim como a Bolsa Família. Este homen só pensa mesmo naquilo. 16 opiniões
avalie fechar
Simpson Bonner (174) 23/12/2007 22h26
Simpson Bonner (174) 23/12/2007 22h26
Vejo um comentario perguntando aonde estava os padres na ditadura no governo de Fhc, no governo Fhc realmente a Igreja Catolica se omitiu e muito, mas na regime militar ela que defendia os mais fracos, portanto as pessoas, tem que respeitar a historia 13 opiniões
avalie fechar
Maurício Amaral (4) 23/12/2007 22h09
Maurício Amaral (4) 23/12/2007 22h09
Caro Redator,
Dom Cappio é um homem de bem. Porém, não é o dono da verdade e quen julgará a transposição não vai ser ele e, sim a história. Se o projeto der certo e levar água para milhões de nordestinos ávidos por ela, certamente o próprio Dom Luiz se redimirá.
Atenciosamente,
Maurício Amaral
2 opiniões
avalie fechar
Edson Almeida (2) 23/12/2007 21h18
Edson Almeida (2) 23/12/2007 21h18
CURITIBA / PR
Ué!! Não vão publicar o meu comentário??? Já estão com "politicagem" neste espaço também??
A Veja já está mudando de nome... só falta a Folha ter que mudar também...
1 opinião
avalie fechar
SAO PAULO / SP
É com tristeza que leio esta reportagem, vinda de um bispo que deveria dar o exemplo de grandeza, perdão e altruísmo. 2 opiniões
avalie fechar
João Martins (1) 23/12/2007 21h14
João Martins (1) 23/12/2007 21h14
Porque o Bispo não faz uma greve de fome para precionar a igreja a apurar os inúmeros casos de pedofilia envolvendo padres da Igraja Católica?
Talvez fosse mais coerente.............
2 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos Chiodi (1) 23/12/2007 21h03
Luiz Carlos Chiodi (1) 23/12/2007 21h03
BELO HORIZONTE / MG
Veja com quem tu andas e eu direi quem tu és. A base de apóio do Lula é, José Sarney,Gedel Vieira,Jader Barbalho,Ciro Gomes,Fernando Collor,Roseana sarney,Renan calheiros,por coincidência todos apoiam este projeto, que é um verdadeiro dinheiroduto. 4 opiniões
avalie fechar
LUIZ PARAHYBA (4) 23/12/2007 21h01
LUIZ PARAHYBA (4) 23/12/2007 21h01
REALMENTE OS MOVIMENTOS SOCIAIS FORAM ABAFADOS, POIS O VELHO LULA EMPREGOU TODOS NO GOVERNO. ESSES DIAS FUI PARA UMA MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA, E PARA MINHA SATISFAÇÃO, O POVO DA MANIFESTAÇÃO NO LUGAR DE PROTESTAR FORAM OVACIONAR O VELHO LULA....REVERENDÍSSIMO D.CAPPIO, PARA COM ISSO, DEIXA O VELHO LULA TRABALHAR E DEIXA A ÁGUA CHEGAR PARA QUEM TEM SEDE. DO JEITO QUE TÁ A CNBB, NÓS SÓ VAMOS PERDER MAIS FIÉIS NO NORDESTE, ENQUANTO A IURD ESTÁ FAZENDO CISTERNAS PARA O POVO NÓS ESTAMOS BRIGANDO...ÁGUA EM ABUNDÂNCIA E BÊNÇÃO PARA O BISPO....AXÊ. 3 opiniões
avalie fechar
Oraldo Viegas viegas (12) 23/12/2007 20h55
Oraldo Viegas viegas (12) 23/12/2007 20h55
meus agradecimentos 'a Folha pela oportunidade desse espaco. meu convite a todos os usuarios para que esquecamos condenacoes levianas. caro senhor, prezada senhora, usemos o espaco, para dar nosso recado e nao para ofender. sinto-me perdedor quando comeco a ler um comentario em que aparecem gratuitos palavroes e ofensas 'a pessoas que -imagino- o ofensor nunca viu. vamos ao comentario:morando fora do Brasil, nos brasileiros temos oportunidade de contemplar o tabuleiro desse xadrez.o bispo fala com lucidez: Lula morreu. o operario, o sindicalista de ideal operario, defensor das causas dos oprimidos, nunca mais existira' nos moldes em que nasceu e viveu nas lidas operarias e se dizia defensor das classes operarias. agora, o cidadao Luiz Inacio da Silva, esta no ultimo"step" do poder: e' o Presidente da Republica.suas rodas de amigos? presidentes de outros paises, ministros e autoridades de diferentes areas do pais e de fora. e nao assustemos, estara' presidente, presidindo dentro de sua nova otica; estara' agindo em conformidade com sua etica, com os interesses de seu ideal de presidente. e nisso, nao nos enganemos, so Ele, Lula, e' capaz de saber e, talvez, nao dira' nunca. quem sabe falara' sobre tudo isso, em pratos limpos, no seu livro de memorias. bom natal para o povo brasileiro e que Deus nos a bencoe a todos em um Ano Novo de paz e sucesso. Viegas 1 opinião
avalie fechar
PAULO WILPERT (5) 23/12/2007 20h46
PAULO WILPERT (5) 23/12/2007 20h46
FLORIANOPOLIS / SC
A maioria das opiniões, aqui colocadas, são reflexos da relação de dependência que existe entre o povo e a grande mídia. A falta de informação sobre os verdadeiros interesses da transposiçõao do rio, ocultadas pelos meios de comunicação, levam à opiniões desprovidas de maior conhecimento. Apenas 4% da população que realmente precisa de água, será beneficiada com este mega projeto que na verdade estará beneficiando grandes fazendeiros do agro-negócio e muitas industrias. Além disso, da mesma forma como foi a transamazônica, esta obra vai encher os cofres das empreiteiras e fará engordar o caixa de muita gente. Será que este povo já não viu este filme antes? Como é que continuam acreditando em Papai Noel? Basta ver quem está contra e quem está a favor para saber quem será beneficiado. Apóio a luta de D. Cappio que, embora tardíamente, conseguiu ver que Lula é um capacho do Capital de quem ele aprendeu a gostar depois que assumiu o governo. Dar esmolas e cooptar os movimentos sociais foram as grandes obras deste governo que deveria ser um governo que educasse o povo para virar o jogo mas, banaliza a politica e faz a esperança aliar-se ao medo. FHC era um inimigo deglarado e Lula usou o povo, os movimentos sociais, os trabalhadores e trabalhadoras para ganhar o governo e se juntar aos poderosos. Nossa deve continuar sendo contra os poderosos. Viva D. Luiz Cappio!!! 1 opinião
avalie fechar
Ruy de Oliveira Souza (68) 23/12/2007 20h41
Ruy de Oliveira Souza (68) 23/12/2007 20h41
Esse assunto da transposição é realmente polêmico. Estou analisando as opiniões de pessoas de bem que apóiam e que são contra. Estranhamente as duas partes parecem bem convincentes em suas argumentações. Agora , chamar de esmolas os proramas sociais do governo é mostrar a verdadeira face da igreja. Eles (igeja), precisam e querem a miséria do povo. Esse bispo, mostra uma arrogância sem precedentes em suadeclaração. A sua greve de fome, com frutas e água de côco, como dito acima, lhe garantem seu status de "padim padi ciço". Parou por quê? Por quê parou?. Parafraseando a eloquência de um certo filósofo das ciências sociais e econômicas, eu também digo " A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO" 24 opiniões
avalie fechar
Nume Oliveira (1) 23/12/2007 20h35
Nume Oliveira (1) 23/12/2007 20h35
SAO PAULO / SP
Com licença. Apenas uma pergunta: Quanto custa para se fazer a " transposição"( transferêcias) do povo que habita estas áreas de seca? ...Certamente seria mais acertado e com certeza se resolveria o problema definitivamente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página