Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 40 41 42 43 44 45 46 47 48 Próximos
Comentários dos leitores
paulo edson (1) 09/04/2009 16h44
paulo edson (1) 09/04/2009 16h44
Mais uma lei pra logo cair no esquecimento, como a lei da limitação da bebida.
Fumar ao volante é proibido.... Acho que nem a polícia sabe. Com tantas outras coisas mais importante para serem fiscalizadas, é mais uma atitude contraditória do governo.
Daqui a pouco tudo cai no esquecimento e volta a normal, assim como os acidentes de trânsito por embriaguez voltaram ao mesmo patamar de antes da lei.
5 opiniões
avalie fechar
Andre Davanzo (48) 09/04/2009 16h14
Andre Davanzo (48) 09/04/2009 16h14
Sergio Ferreira;
Faco de suas palavras as minhas!!!!
Perfeita analogia!!!
tenha um bom dia e espero que nossa sociedade aprenda com essa medida!!
25 opiniões
avalie fechar
OTON ALVES UCHOA (1) 09/04/2009 15h55
OTON ALVES UCHOA (1) 09/04/2009 15h55
Sou contra a lei anti-fumo, os dependentes de cigarros não devem ser considerados criminosos e banidos do convivio normal e sim considerados de certa forma doentes, deve ser oferida ajuda para os que querem parar e campanhas devem orientar dos maleficios do fumo aos que pretendem começar. Antes de dessa lei deveriamos pensar em quantas outras são criadas e não cumpridas, por exemplo a venda de cigarros a menores que acontece em todo territorio nacional independente da idade, vamos parar de ser hipócritas e pensar sobre diversos pontos e consequencias, temos ja áreas p fumantes , temos lugares proibidos p o fumo, temos leis contra a venda a menores... vamos praticar-las e vamos pensar na consequencia economica em relação a bares, casas noturnas se essa lei for aprovada, menos empregos! e pessoas que ja tem 40 - 50 anos que são de uma geração de fumo livre vão ser obrigadas a ficar em casa??? Aos que são a favor da lei e que apenas pensam no seus próprios umbigos.. o próximo passo será lei anti- alcool, lei anti- mendigo, lei anti qualquer coisa... vamos usar o potencial intelectual dado por deus a nós e vamos chegar a uma lei mais justa e consensual.. obrigado 6 opiniões
avalie fechar
Janne Ruiz (2) 09/04/2009 15h54
Janne Ruiz (2) 09/04/2009 15h54
um bom começo, mas ainda tem muito para ser feito. Gostaria que esta LEI abrangesse vítimas do fumo passivo em apartamentos. Muitas pessoas passam pela experiência desagradável de adquirir um imóvel e serem obrigados a mantê-lo com janelas fechadas porque existem vizinhos que fumam assiduamente nas janelas e sacadas e aí não tem jeito mesmo, somos obrigados a fumar o cigarro destas pessoas. A situação se agrava quando os moradores são crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada. Existem alguns condomínios americanos onde fumar é proibido inclusive dentro das residências e outros casos onde os blocos são divididos entre moradores fumantes e não fumantes,conceito que poderia começar a ser aplicado pelas construtoras do nosso país. Se já existem hotéis com alas reservadas para fumantes, por quê não nos condomínios?
Fora de casa ainda há como se contornar a situação, mas quando a fumaça invade seu lar e você fica de mãos atadas, aí sim podemos dizer que estamos totalmente vulneráveis e pior, sem nenhuma forma de amparo legal que possa nos proteger.
9 opiniões
avalie fechar
valcir jose (1) 09/04/2009 15h19
valcir jose (1) 09/04/2009 15h19
Acho que o nosso querido Governador deveria se preocupar como por exemplo "Um bando armado fez um arrastão em um prédio residencial de alto padrão na Vila Sofia, região do Campo Grande, zona sul de São Paulo, no início da noite desta quarta-feira (8). ", e parar de encher o saco de quem só quer tomar uma cervijinha e fumar um cigarrinho (sem ser o da paz) 4 opiniões
avalie fechar
MILTON REZENDE (91) 09/04/2009 14h59
MILTON REZENDE (91) 09/04/2009 14h59
AO ANDRE DAVANZO ... Em primeiro lugar acho que voce não sabe oque diz.Alienado é pessoas como voce que entra em um site onde se debate um determinado assunto e sai escrevendo besteiras como se fosse um expert em dependecias.Se voce acha que as discuções são meras aneiras, a porta da Rua é a serventia da casa. Não participe com suas oipiniões grosseiras e sem fundamentos. A democracia é a liberdade de expressão e fumantes e não fumantes merecem o respeito de todos.Se exite uma grande quantidade de bobagens escrita sobre o fumo , uma delas é esta que voce deixou como participante das opiniões . 4 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 09/04/2009 14h18
sérgio carneiro (284) 09/04/2009 14h18
São Paulo deve ter um ótimo índice de qualidade do ar, e um ótimo ensino nas escolas publicas, e um excelente serviço de saúde publica, e um baixo índice de violência, e um serviço publico de qualidade, e um ótimo saneamento, e um IDH muito próximo da Islândia ou Noruega.
Posso afirmar isto baseado em suas ultimas ações. Se o Estado considera uma vitória a aprovação da Lei que restringe o tabagismo em lugares fechados e porque não tem mais nenhum problema de maior relevância para se preocupar.
Parabéns aos paulistas seu Estado deve ser maravilhoso.
10 opiniões
avalie fechar
Isabel Ferreira (2) 09/04/2009 14h13
Isabel Ferreira (2) 09/04/2009 14h13
Semana passada eu fui assaltada há 3 quadras de um DP. Porque não há policiamento suficiente e todo marginal se sente a vontade, impune. Mas é lógico que fiscais para multar estabelecimentos que permitam que seus clientes fumem terão de sobra.
Sou fumante sim, é verdade. E também entendo que aqueles que não o são tem o direito de não serem incomodados pela nossa incoveniente fumaça. Mas será que não existem outras soluções além do banimento irrestrito ao cigarro? Será que alguém parou pra fazer a conta do quanto isso pode representar na queda de faturamento de bares e restaurantes. A partir de agora, não vou mais a restaurantes. Me sentirei melhor com meus jantarzinhos em casa, mesmo que tenha que apelar pelo delivery. Uma sociedade que restringe o direito do cidadão, que prefere excluir e proibir do que educar, não tem muito futuro.
E ah, agora eu gostaria muito de saber como é que funcionará essa distribuição de remédios para quem quer fumar. Porque eu já fui a postos de saúde atrás de reuniões de apoio ou até mesmo uma simples orientação para quem quer parar, e sempre recebi a notícia de que "não há funcionários disponíveis para este posto no momento".
4 opiniões
avalie fechar
Simone Peixoto (1) 09/04/2009 13h51
Simone Peixoto (1) 09/04/2009 13h51
Sr. Governador, sou fumante, não sou contra esta lei, pois cocordo que onde inicia-se os direitos dos outros terminam os meus e vice-versa, pois devemos respeito ao nosso próximo, acho esta lei justa, pois ela está tentando preservar o nosso bem maior " A VIDA ", porém não concordo com o tipo de sanção. Creio que a intervenção da polícia neste caso é incostitucional, pois o uso do cigarro dá cadeia e o uso de drogas ilicitas não dá nada aos usuários. Está correto????
Gostaria muito, que o senhor se preocupasse sim com a vida da população em geral, porém não são dadas as devidas importâncias a áreas de real necessidade do povo, tais como: Educação digna, Transporte, Saúde, veja só a cada enchente, são milhares de pessoas que perdem suas coisas! pessoas são assassinadas e não se encontram os criminosos! Políticos que se privilegiam da própria lei ! E A CORRUPÇÃO CADA VEZ MAIOR , COMO FICA? POR FAVOR DÊ ATENÇÃO A POPULAÇÃO COMO UM TODO.
5 opiniões
avalie fechar
marco rocha (1) 09/04/2009 13h35
marco rocha (1) 09/04/2009 13h35
gostaria de saber se o governador vai mandar fiscalizar os presos q estão nas penitenciarias para que eles não fumem. 3 opiniões
avalie fechar
Marta Romeiro (1) 09/04/2009 13h29
Marta Romeiro (1) 09/04/2009 13h29
É interessante,o cigarro polui tambem..!!!
Governador Serra e os veículos velhos sem escapamentos os caminhoes da coleta de lixo que ficam na madrugada retirando lixo,acelerando o caminhão revoltado com a vida. ISSO É POLUIR???
ONDE ESTÁ SUA FISCALIZAÇÃO?
6 opiniões
avalie fechar
Angela Moreira (1) 09/04/2009 13h18
Angela Moreira (1) 09/04/2009 13h18
Eu, como fumante, até concordaria com esta lei anti-tabagismo se realmente houvesse interesse do Estado com a saúde pública, fato este que todos nós, usuários e funcionários da rede SUS sabemos que não há. Eu acredito que o Sr.Governador está querendo fazer uma "média" e causar polêmica para ficar na midia. Se a preocupação dos governantes fosse realmente a saúde pública eles deveriam mandar cessar a produção desse produto.Agora, fala sério, fechar a Souza Cruz...é ruim hein?? Acho que o Sr. Governador deve mais é se preocupar com o uso de drogas pesadas em plena rua, com os menores infratores que atacam as pessoas em plena luz do dia ao lado muitas vezes de postos policiais sem que ninguem tome nenhuma providencia, como já estamos cansados de ver nos noticiarios. Leis como essa são feitas para o zé povinho.Quem vai fiscalizar os políticos que concordaram com ela?? 3 opiniões
avalie fechar
Lylian Concellos (1) 09/04/2009 13h03
Lylian Concellos (1) 09/04/2009 13h03
se tivesse tanta campanha e repressão assim quando comecei a fumar, certamente eu hoje não estaria viciada. 10 opiniões
avalie fechar
Mayara Clementino Campos (1) 09/04/2009 12h36
Mayara Clementino Campos (1) 09/04/2009 12h36
Eu concordo com a lei, não sou fumante, e muitas pessoas acendem o cigarro e mal fumam, ficam fazendo charminho balançando o cigarro pra lá e pra cá, já foi comprovado que a fumaça do cigarro faz mais mal a quem não é fumante.É muito desagradável estar num ambiente fechado com pessoas fumando, balada fica insuportável, tem muita gente, um calor danado, pouca ventilação e a fumaça predomina, sem contar nas pessoas que dançam com o cigarro na mão e queimam as pessoas que estão do lado.
As pessoas reclamam tanto que o governo não toma providências mais severas, não há leis mais severas, quando há todo mundo só sabe fazer polêmica, tem que começar de algum lugar, é reeducando a sociedade que as pessoas passarão a ter mais respeito pelos outros.
11 opiniões
avalie fechar
Fernando Jose Verencio (51) 09/04/2009 12h24
Fernando Jose Verencio (51) 09/04/2009 12h24
Já fui fumante e desde 1993 que não ponho mais cigarro na boca. Sei por conhecimento próprio que só tive a ganhar com isso, porém acho essa lei uma idiotice sem tamanho, existem lugares onde é lógico não se pode fuma, por exemplo em hospitais, em coletivos, sejam onibus trens ou mesmo taxi. Mas num bar noturno? isso é ser idiota, numa boate? nem se fala.
Num bar, em mesas na rua e aberto sem paredes, se tiver cobertura não pode? O gente, isso é imbecilidade. Porque o governador não põe fiscalização direta na cracolândia onde a molecada delinquente fuma crack o dia inteiro? Isso sim seria benéfico.
17 opiniões
avalie fechar
Gil Reis (3) 09/04/2009 12h20
Gil Reis (3) 09/04/2009 12h20
Creio que o Serra, como qualquer não fumante e político, pode propor, votar e aprovar leis contra os fumantes e o tabagismo, entretanto, já é hora de nós fumantes, que pagamos muito bem ao país pela condição, reagirmos.
Não sei quantos fumantes lerão este comentário, todavia, proponho que lancemos à nível nacional uma campanha contra o Serra na presidência da República para evitar que ele continue a nos perseguir.
Não importa se são poucos a ler este comentário, o importante é que cada um seja um agente multiplicador e divulgue a minha proposta.
Gostaria de ver, em todo o país, comentários, reportagens, faixas, out doors e, até muros pintados contra o Serra e sua candidatura, que ele vá ser candidato na Austrália, Indonésia ou qualquer outro lugar distante, contanto que bem longe de nós.
Meu email está disponível neste comentário, porém, se voce não é fumante vá cuidar da sua saúde, da sua vida e me deixe em paz livre dos seus comentários.
Chega de perseguição nós sustentamos a saúde
23 opiniões
avalie fechar
Sergio Ferreira (1) 09/04/2009 12h14
Sergio Ferreira (1) 09/04/2009 12h14
Nossa sociedade é mesmo Impressionante!
Nunca vi tanta bobagem sendo dita por pessoas que presumo serem cultas e inteligentes!
Meu Deus, como fica evidente que as pessoas sao cada vez mais egocentricas, e como o mau exemplo que parte de uma camada da sociedade que se diz inteligente e civilizada tenta se manter intacta às custas do bem estar coletivo!
Os comentários aqui em protesto à nova lei, estão partindo até mesmo para o ridículo!
Bom, vou ser exagerado nas comparações, somente pra deixar claro a situaçãao (que o leitor então use de discernimento):
Muitos dos prazeres que usufruímos causam resíduos: nosso alimento, bebidas e fumo tambem, oras, nao se vê por aí (pelo menos entre pessoas educadas) pessoas, cuspindo, urinando ou coisa pior em lugares públicos, e principalmente , fazendo isso atingindo outras pessoas; para tais resíduos existem lugares bem privativos, como banheiros... e ninguem acha isso uma restrição aos seus direitos!
Isso é civilidade pessoal, e somente pessoas egoístas, podem realmente argumentar algo contrário ao que está sendo, FINALMENTE, estabelecido!
Quem quiser que fume... é seu direito, mas deixe seus resíduos no seu devido lugar... Longe dos ambientes coletivos... FAÇA isso fumante, e por favor, pare de ser tao intransigente!!! ACORDA gente ignorante!!!
18 opiniões
avalie fechar
edmilson silveira (1) 09/04/2009 12h12
edmilson silveira (1) 09/04/2009 12h12
Vá trabalhar , por que é para isso que voce é pago . Não fique gastando dinheiro público com bobagens . Pegue essas pessoas que voce encaberá de ficar vigiando fumantes e coloque na rua , para combater o tráfico , a prostituição . Invista em saúde . Pois é isso que o povo quer . Ainda sonha em ser Presidente da república . Babaca ,se liga mané ! Se queria aparecer e causar polêmica , conseguiu . 10 opiniões
avalie fechar
sergio azevedo (3) 09/04/2009 12h09
sergio azevedo (3) 09/04/2009 12h09
sou fumante e concordo totalmente com essa lei,ja fiquei indignado com a falta de respeito, que muitos fumantes tem com o proximo.Mas, acredito que nosso governo, federal, esatdual e municipal, deveriam, tambem, dar atenção para a segurança da população.Um pais onde o trabalhador nao tem a certteza de voltar para sua casa no final do dia,com temor constante de assaltos, sequestros, etc. nao pode continuar.Infelizmente, qdo era jovem a ROTA, era respeitada os bandidos nao matavam por R$1,00, pois, tinham a certeza que corriam risco de morrer.Apos anos e anos, sem incentivo a educação da população, esta realidade permanece ate hoje, so que com uma diferenca, HOJE se o policial mata um bandido ele e afastado, responde processo etc....enquanto os bandidos sao protegidos pelos DIREITOS HUMANOS......Aproveitem e aprovem a pena de morte...façam uma votação vejam o que o povo acha........vcs tenham certeza o povo vivera melhor....e com o previlegio de nao ser encomodado pela fumaça do cigarro.........só a fumaçã dos caminhoes, onibus etc....rsrsrsrsrsrsrsrs 6 opiniões
avalie fechar
Gerson Abel Neto (1) 09/04/2009 12h07
Gerson Abel Neto (1) 09/04/2009 12h07
Não apoio a lei, apesar de não ser fumante. Pois não me sinto confortável com o governo se metendo na vida das pessoas em nome de uma maioria. Como toda unânimidade é burra eu não suporto a idéias de termos a cada hora uma nova lei, dizendo como deve funcionar o dia a dia das pessoas. Se não quero ter contato com cigarro, vou a igreja, ou outro lugar. Estamos descaracterizando ambientes, como bares por exemplo, onde boêmios, artistas,poetas, se reuniram durantes anos e tenho muita tristeza com este novo cenário que estamos montando, sem magia, sem mistérios, sem os erros, sem os acertos, tudo programado. Bares serão, mulheres de silicone, pessoal "saudável" que não fumam, e quando entrar a banda de blues, de rock and roll, vamos embora pois temos que acordar cedo para malhar. Nada contra ninguém, mas estamos eliminando a excitação e a mística da noite, não se pode beber, fumar e fecharam as boates. Ações que os governos tomam, ao invés de dar educação para o povo e deixar que ele tome suas decisões, de quais ambientes deve frequentar, quais vicios devem ter, que vida querem levar. Eu detesto estas imposições. Esta é minha opnião!! Eu decido o que eu quero.!!! 16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 40 41 42 43 44 45 46 47 48 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página