Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos
Comentários dos leitores
Marcelo Freitas (3) 24/05/2009 01h12
Marcelo Freitas (3) 24/05/2009 01h12
Governo quer, Governo quer, Governo quer...
Quer arranjar dedo duro para mais uma vez "furar os olhos" do brasileiro. Não sou fumante, mas como sempre estão criando mais uma lei que não vai "acontecer".
O governo já foi "dedurado" e ninguém, nunca, em tempo algum doi CONDENADO por nada.
Para aparelhar a Receita Federal para fiscalizar e achacar o cidadão eles têm competência. Mas para promover uma boa educação, boa saúde, segurança, desarmar a marginália, NINGUÉM SE MEXE... É o fim mesmo...!!!
4 opiniões
avalie fechar
Uma vez que a Lei Antifumo se basiea em estudos profundos a respeito dos males causado pelo consumo do tabaco, o governo deveria criminalizar o cultivo, a industrialização e a comercialização dos derivados do fumo.
Por quê não faz?
Não faz porque é hipócrita e sabe que não pode renunciar a carga tributária que chega aos seus cofres.
Não o faz porque sabe que muitos são os fumantes sempre dispostos a consumir tabaco e. com isso, contribuir com a arrecadação tributária do governo.
Se houvesse qualquer resquicio de preocupação do governo com saúde da população ele, o governo, proibiria o cultivo e a industrialização do tabaco.
Fecharia a Souza Cruz. Por que ele não proibe tal atividade industrial?
A preocupação com a saúde serve apenas de pano de fundo para enfumaçar a hipocrisia por trás da decisão.
11 opiniões
avalie fechar
Péricles Wysoski (2) 24/05/2009 00h40
Péricles Wysoski (2) 24/05/2009 00h40
É democracia e direito a liberdade está virando coisa do passado no Brasil e mais ainda no Estado de São Paulo. Sou fumante, creio que ainda tenha algum direito nesse estado e pais, pois pago os mesmos impostos dos não-fumantes.
Sempre respeitei as placas de proibido fumar em diversos lugares que frequento e trabalho.
O Serra diz que não existe lei seca anti fumo; porém acabar com os fumódromos que penso eu na minha total ignorancia, que seja só frequentado por fumantes, da pra entender?
Penso que numa real democracia, se é que existe cabe ao dono do estabelecimento identificar na entrada se ali o fumo é liberado ou não, e cabe ao frequentador/cliente frequentar este local ou não.
Agora "ferrar" os fumantes é facil; espero pelo dia, que um governante me proteja dos bandidos, dos corruptos, dos conchavos, dos desvios de verbas publicas (que nós arcamos com mais de 4 meses de salário) e por ai vai.. das alianças escusas para se manter no poder; pra isso tem alguém ai?
8 opiniões
avalie fechar
Aos poucos o Tucano vão mostrando a verdadeira função do bico que ostenta. Deduragem ou Bicudagem? Pouco importa, mas a sugestão do governo demonstra o verdadeiro espirito Tucano.
Será que quando alegou sofrer perseguição política o então estudante José Serra, dedurou alguém para poder sair do país?
Entre os fumantes serrar é compartilhar o cigarro de alguém. Quem serra é o serrão. Será que o Serra compartilhou alguma informação com os que ele alegava persegui-lo?
Já imaginaram o Serra presidente da república com essa idéia de estímulo a dediragem? Com certeza teremos um estado policialesco. Termos a versão TUPININQUIM da GESTAPO. Jornais estampando:
- Filho dedura o pai fumante;
- Irmão não fumante dedura o irmão fumante.
Enquanto isso o Tucano voa... voa e voa.
26 opiniões
avalie fechar
Maria Izabel Tonelli (1) 23/05/2009 23h59
Maria Izabel Tonelli (1) 23/05/2009 23h59
Concordo com a lei "antifumo" mas, é no mínimo ridícula e até bizarra esta criminalização do tabaco quando todos sabemos que em bares, restaurantes e casas noturnas, o álcool e as drogas são adquiridos sem restrições ou punições. Que tal estimular o "dedo-duro" em relação aos traficantes e estabelecimentos que vendem bebidas a menores?
Atentem para as propagandas de bebidas alcoólicas onde aparece apenas uma aviso para "beber com moderação". Que país é este???
14 opiniões
avalie fechar
Elenilda Nóbrega (3) 23/05/2009 23h52
Elenilda Nóbrega (3) 23/05/2009 23h52
Naõ fumo, mas o direito de um termina quando começa o do outro,porém seu serra vem agora com uma proibição desta prá dizer que é bonzinho só porque vai ter eleição, e olha quem logo ele prejudica o povo fumante,cadê que ele faz alguma coisa com a souza cruz que desde 1903 vem matando o povo,ganhe prá presidente seu serra e prove que é um politico corajoso e proiba a fabricação de produtos de tabaco aí sim eu voltarei aqui para elogiar você,porque mexer com pobres fumantes é muito fácil agora com os oligopolios vou pagar prá ver, porque voçês só criam lei para prejudicar o povo, como foi a lei do desarmamento do cidadão que esta a merce dos bandidos armados,crie coragem ja que não conseguem desarmar os bandidos e eles custam mais de R$1000.00 por mês para o governo,crie uma lei para amputar as maos de bandido e deem a ele uma pensão de R$465.00 p/mes ai eles nâo poderiam mas puxar o gatilho de arma nenhuma,vou parar de falar bobagens porque eu sei que rato nâo bota o pescoço na boca de gato. 10 opiniões
avalie fechar
Carlos Lima (35) 23/05/2009 23h38
Carlos Lima (35) 23/05/2009 23h38
Fico feliz com a Lei, eu não sou fumante e não é pelo de fato vcs pagarem o IPI elevado que nós não fumantes venhamos a ser prejudicados fumando por tabela, os fumantes não respeitam os não fumantes, fumam em locais fechados e ainda jogam as fumaças para os lados na cara de quem esta ali passando.
Qualquer tipo de poluição que afete o meu pulmão sou contra, inclusive de veiculos etc... É preciso começar a mudar as leis para que possamos ter uma vida mais saudavel.
10 opiniões
avalie fechar
Erika Rodrigues de Paula (6) 23/05/2009 23h16
Erika Rodrigues de Paula (6) 23/05/2009 23h16
Será que o nosso "querido" presidente Lula vai apagar a cigarrilha dele quando estiver em algum ambiente de uso coletivo em São Paulo?
Será que os bares das favelas também vão contar com ''dedos duros'' e serão autuados?
Estamos no Brasil, né. As leis não valem pra todos.
Não sejam ingênuos. O governo não está preocupadinho com sua saúde, querido leitor, mas sim com o gasto anual que ele tem que arcar.
lei ridícula!
11 opiniões
avalie fechar
Flavio Eggers (9) 23/05/2009 23h04
Flavio Eggers (9) 23/05/2009 23h04
Gostaria de lembrar ao nobre governador que a prática da "deduragem", também conhecida como DELAÇÃO, foi muito popular em regimes de governo que nos trazem tristes lembranças. Não sou fumante, mas defendo o direito dos que são e dos donos dos estabelecimentos. Quem não quiser inalar a fumaça alheia que procure estabelecimentos que não permitam o fumo. 10 opiniões
avalie fechar
Lucas Infante (7) 23/05/2009 22h36
Lucas Infante (7) 23/05/2009 22h36
Sou fumante e não concordo com a punição. Para punir nós, fumantes, que pagamos o IPI da geladeira nova da tia Sonia, o fogão novo da prima Joana e etc, estamos sempre prontos não é??
Porque o Sr. Serra não faz a mesma coisa e coloca um dedo duro desses pra fiscalizar o trabalho DELES??? O Querido presidente ao qual todos amam também poderia fazer o mesmo !!!!!
Daria meu voto à todos esses incompetentes aos quais temos de entitular de políticos por uma ação como essas.
Atenciosamente,
Lucas Infante.
27 opiniões
avalie fechar
maria ferreira (1) 22/05/2009 08h47
maria ferreira (1) 22/05/2009 08h47
Parabéns ao governador Serra, nunca fui fumente ativo, mas passivo sou há muitos anos , porque na escola onde trabalho os fumantes não se importam com os não fumantes. Agora é lei e espero que seja cumprida! 23 opiniões
avalie fechar
ulisses ribeiro truzzi (51) 17/05/2009 12h26
ulisses ribeiro truzzi (51) 17/05/2009 12h26
o serra está certo,meu pai morreu devido ao cigarro e penso que se alguém quer fumar,que fume em sua casa. 29 opiniões
avalie fechar
Antonio Solraca (10) 14/05/2009 11h44
Antonio Solraca (10) 14/05/2009 11h44
A Ministra em questão é a que mais falta nas atuações do Tribunal, portanto, será que tem total conheçimentos dos fatos que ocorrem no país? Recentemente foi assaltada e pelo jeito nenhuma providência foi tomada em relação a crimes e assaltos. 18 opiniões
avalie fechar
Freddy Grandke (231) 13/05/2009 11h48
Freddy Grandke (231) 13/05/2009 11h48
Eu gosteria de fazer uma sugestão aos que comentam essa notícia e que se posicionam contra a lei. Vocês são fumantes? Se forem, abstenham-se de comentários. E se não forem comentem vendo o lado dos fumantes passivos. Parabéns ao STF pela decisão. 13 opiniões
avalie fechar
Andre J. Ferreira (1) 13/05/2009 10h19
Andre J. Ferreira (1) 13/05/2009 10h19
Tudo é uma questão de bom senso!!!! Parei de fumar há uma semana, pois, percebi que gastei muito dinheiro para me prejudicar e prejudicar os demais que estavam ao meu redor. Eu sempre me policiei ao máximo para nunca fumar em ambientes fechados (exceto balada) e próximo de pessoas e crianças de têm o direito de respirar um ar puro sim. Eu, fumante como era, detestava o cheiro de cigarro e principalmente do cinzeiro. Falo por mim e acho que tomei a melhor decisão de toda minha vida. Não é fácil, mas sou maior que tudo isso. Em relação à balada, citada anteriormente, julgo que as pessoas frequentadoras do local, em sua extrema maioria, eram fumantes como eu. Agora que não fumo, vou evitar esse ambiente. Simplesmente para não ter nenhum tipo de lembrança ou recaída e não pelas pessoas que lá frequentam. Cigarro não presta, todos sabemos! Mas todos têm o direito de escolherem o melhor para si, livres de julgamento, mas com muito bom senso. 11 opiniões
avalie fechar
Fernando Dias (1) 12/05/2009 17h29
Fernando Dias (1) 12/05/2009 17h29
Ninguém abre mão do imposto que a indústria tabagista paga. Essa lei é hipócrita e, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, provavelmente será enviada uma liminar para que seja retirada. Se é pra fazer, faz direito. 13 opiniões
avalie fechar
João Rodrigues (1) 12/05/2009 14h32
João Rodrigues (1) 12/05/2009 14h32
Realmente como em tudo neste Brasil criam-se leis que nada mais são que tratamentos paleativos, por que não se busca a origem do problema , ou seja, a produção de cigarros e o marketing envolvido para vende-los. Passe próximo a alguma balada e você vai ver menores de idade consumindo bebidas alcoolicas antes de entrar, dizem eles que é para entrar ligado e que lá dentro é muito caro. Tudo começa nesta idade, bebida barata, cigarro barato e aí crack barato e assim vamos indo. Aí ninguém toca não é verdade. Tenho uma sugestão , cigarro a R$ 50,00 o maço, e olha que eu sou fumante, a diferença que deve ser de IPI obviamente vai direto para tratar os doentes comprovadamente vítimas das substâncias que o cigarro contém. De outro forma podem criar a Lei que quizerem pois não vão evitar os dependentes de satisfazer sua abstinência. Para protege-los sempre vai existir um advogado. Matar e roubar também é crime e veja quanto tempo um assasino passa na cadeia ou um ladrão. Um programa gratuito para tratamento de dependentes ninguém fala. Voces já viram quanto custo parar de fumar? E melhor continuar, mesmo porque , isso não vai diminuir o custo da meu Plano de Saúde !!!!! Serra e Srs.(Se é que assim posso chama-los) Deputados eu gostaria de saber o que está por traz desta Lei rídicula ?? 11 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (284) 12/05/2009 05h50
sérgio carneiro (284) 12/05/2009 05h50
Plagiando um pouco de Reinaldo Azevedo, senão o maior e melhor articulista político.

"Opiniões são como intestinos, cada um tem o seu.e dele deveria fazer melhor uso."
13 opiniões
avalie fechar
Luciano Pires (120) 09/05/2009 20h34
Luciano Pires (120) 09/05/2009 20h34
FINALMENTE! PARABÉNS GOVERNADOR SERRA. Eu confesso que não sou simpático ao seu partido, mas quero cumprimentá-lo e tbm a todos os deputados, principalmente do PSDB, que encabeçaram essa aprovação. Já basta de ser obrigado a se matar junto com aqueles que não estão nem aí p a sua própria saúde. FUMANTES SÃO MAL EDUCADOS, NÃO RESPEITAM QUE NÃO FUMA. Acendem cigarro numa escada rolante e solta a fumaça na cara de quem estiver logo atrás, deixando os nossos cabelos e roupas fétidas, além de nos mandarem gratuitamente um passaporte para termos um câncer no pulmão ,laringe etc etc etc.
É uma falta de respeito total, não escolhem lugar p lançar a sua fumaça tóxica e fétida. Não respeitam nem as crianças, inclusive bebês.
PARABÉNS NOVAMENTE GOVERNADOR SERRA. UMA PENA QUE SOMENTE QUASE NO FINAL DE SEU MANDATO O SR RESOLVEU FAZER ALGO DE EXTREMAMENTE ÚTIL PARA A POPULAÇÃO DECENTE, QUE PREZA POR SUA SAÚDE E DE BONS HÁBITOS DE SP. E tem mais, deveria ter uma lei que proibisse pessoas doentes provenientes do cigarro, serem tratadas no serviço público. SE SABEM DO MAL QUE O MALDITO CIGARRO PROVOCA E MESMO ASSIM FUMAM DELIBERADAMENTE, ENTÃO QUE ARQUEM COM SUAS RESPONSABILIDADES.
70 opiniões
avalie fechar
Leonardo Santos (1) 09/05/2009 13h22
Leonardo Santos (1) 09/05/2009 13h22
Estou muito feliz com esta lei. Agora posso frequentar bares, restaurantes e voltarei a frequentar mais baladas justamente por não ter pessoas fumando ao meu lado e voltar para casa com cheiro de cigarro por toda a roupa e cabelos. 29 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 36 37 38 39 40 41 42 43 44 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página