Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Próximos
Comentários dos leitores
Celso Lira (1) 08/05/2009 20h11
Celso Lira (1) 08/05/2009 20h11
O Brasil é um pais cheio de problemas, na saúde, na educação, na segurança, nossos políticos demoram, demoram, demoram e continuam demorando. Mas nunca é tarde para se fazer a coisa certa.
Parabéns, eis que enfim, uma coisa certa;
O projeto deveria oferecer um tratamento ao viciado em cigarro, já que ele também é uma vitima.
8 opiniões
avalie fechar
Gustavo Lunelli (3) 08/05/2009 15h36
Gustavo Lunelli (3) 08/05/2009 15h36
Excelente exemplo!! Depois de toda a europa ja ter feito a lei anti fumo não foi nada inédito.
Agora falta:
- acabar com a palhaçada no congresso;
- criar uma lei anti corrupção (isso ninguém tem coragem);
- Lei para melhorar o ensino público (afinal de contas só gente burra precisa de sindicato)
- Lei para melhorar a saude pública;
mais 500 anos e nós chegamos lá!
9 opiniões
avalie fechar
Vanessa Lamerinha (1) 08/05/2009 14h19
Vanessa Lamerinha (1) 08/05/2009 14h19
Eu acredito que todos tem liberdade, onde começa a sua acaba a minha.
Creio que deveriam estar dos dois lados, locais para fumantes e não fumantes.
Não deveriam proibir o fumo em determinados locais, mas sim ter o fumódromo.
Primeiro que não vão conseguir fazer o pessoal para de fumar e alguns bares irão parar de ser frequentados.
Não critique quem fuma, pois cada um tem o direito de gostar do que quer sem prejudicar o próximo, por isso deveriam ver os dois lados.
12 opiniões
avalie fechar
marcos moura (2) 08/05/2009 09h40
marcos moura (2) 08/05/2009 09h40
Essa lei realmente é coisa de País que não tem problema para resolver.
Os hospitais estão maravilhosos, o ensino é coisa de primeiro mundo, as nossas crianças estão todas bem educadas, não existe crime em nossa cidade, não existe fome, não existe mendigos nas ruas, ninguem usa drogas, não existe tráfico, todos os politicos são honestos, somente o cidadão fumante não pode fumar no bar após um dia cheio de trabalho, tomarei minha cerveja pagarei por ela e fumarei meu cigarro la do,outro lado da rua e pagarei imposto pelo meu cigarro.
Parabens para vocêis, realmente não há nada mais para fazer nessa cidade!
Marcos de Moura
23 opiniões
avalie fechar
Edson Araujo (1) 08/05/2009 09h35
Edson Araujo (1) 08/05/2009 09h35
Apenas para rememorar os prováveis conhecimentos jurídicos dos Srs. representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), A LEI NÃO É INCONSTITUCIONAL, visto que nossa Constituição garante DIREITOS IGUAIS A TODOS OS CIDADÃOS, ou seja, o direito de uma das partes termina quando se inicia o direito da outra. Dessa forma, ninguém é obrigado a respirar a fumaça emitida pelo cigarro de fumantes ou contrair doenças em razão do prazer de outras pessoas.
Quanto a alegação de que não cabe ao Estado regular o fumo, realmente não cabe, mas É FUNÇÃO SIM E OBRIGAÇÃO DO ESTADO, CUIDAR DA SAÚDE DOS CIDADÃO (DE TODOS), sendo a VIDA (isto também consta da Constituição), um bem MAIOR e como tal deve ser protegida pelo Estado, muito mais do que os supostos "prejuízos dos associados dessas entidades".
11 opiniões
avalie fechar
Marina Boschini (4) 08/05/2009 04h25
Marina Boschini (4) 08/05/2009 04h25
Se a pessoa quer fumar o problema é dela, mas de maneira nenhuma ela pode me obrigar a respirar sua fumaça. Enquanto ao pessoal que diz que bares são pra fumar e descontrair, eu definitivamente não vou a um bar para ficar respirando fumaça e terminar fedendo cigarro. A Lei é uma boa iniciativa, mas deveria permitir os fumódromos; já que querem se matar, por que não deixá-los fazê-lo? 18 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1741) 07/05/2009 20h57
Carlos Lobitsky (1741) 07/05/2009 20h57
Eu, não fumo, mas minha esposa fuma.
A Lei do Serra é identica a ele, não FUNCIONA.
48 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (236) 07/05/2009 20h29
sergio barbosa (236) 07/05/2009 20h29
Ô governador vamos com coisa mais útil..cadê a redução dos seua em MÉDIA 18 % DE ICMS SOBRE TUDO QUE CONSUMO. ah SÓ PRA OS AMIGOS DO ESPAÇO AQUI VEREM: O ICMS DA GASOLINA É DE 35 % . PODE? será que o espaço tem coragem de por isso no ar? duvido 9 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (236) 07/05/2009 20h25
sergio barbosa (236) 07/05/2009 20h25
RIDÍCULO a imprensa paulista, abrir espaço pra o governador , no circo armado pra anunciar essa lei. Pior: os ""meios" de propaganda do candidato que quer passar a perna no Aécio, o deixaram por minutos e minutos a fio no ar, lendo estatística...coisa feia sô....... 3 opiniões
avalie fechar
Marcelo Lôbo (1) 07/05/2009 17h44
Marcelo Lôbo (1) 07/05/2009 17h44
Não sou fumante, e nem quero ser advogado do diabo, mas, creio que quem deve se preocupar em proibir ou não o cigarro em estabelecimentos fechados, como bares, restaurantes, é o proprietário do estabelecimento, e não o governo, já que não existe nenhuma legislação proibindo a venda desse produto. E se o Estado não proibi a venda, consequentemente não poderia se manifestar sobre qualquer efeito decorrente dessa liberação.
Contudo, pense num absurdo, e ele acontece no Brasil!!!!
7 opiniões
avalie fechar
Alexandre Marques (12) 07/05/2009 16h33
Alexandre Marques (12) 07/05/2009 16h33
Restrições ao fumo?! OK, sou fumante e concordo com várias medidas. Fumar em ambientes fechados realmente deve ser proibido. Eu só acho que BAR, PUB, BOATE e etc. não são lugares, digamos assim, para monges frequentarem. As pessoas vão para esses lugares para se divertir, paquerar, beber e o fumo sempre esteve presente sem causar grandes transtornos. Penso que, a rigidez destas medidas deveria também ser aplicada ao consumo exagerado de bebidas alcoolicas. Se estamos copiando tudo do exterior, porque não copiar a duríssima legislação americana relativa ao motorista embriagado? Por que se permite esta propalação desenfreada do consumo de álcool? Porque não se aumentar os impostos das bebidas também? O fumo prejudica a saúde, sem dúvidas. E as mortes diárias causadas por motoristas bêbados?! A "lei seca" não pegou. E nem precisa pegar, basta colocar na cadeia o infrator e ponto. Basta ser rígido neste assunto também... 21 opiniões
avalie fechar
Henrique Zecchin (1) 07/05/2009 16h26
Henrique Zecchin (1) 07/05/2009 16h26
Pq não agem com o mesmo rigor contra traficantes e usuários de drogas ilícitas? O Serra perdeu meu voto por essa palhaçada - aliás, so votava nele para não votar no PT. Não gosto de comunista mesmo. Agora anulo o voto mesmo. 7 opiniões
avalie fechar
José Luiz Pizzo (22) 07/05/2009 16h09
José Luiz Pizzo (22) 07/05/2009 16h09
Concordo com a proibição do fumo em ambientes fechados, mas convenhamos.... um cigarro aceso na atmosfera de São Paulo é mesma coisa que uma gota no oceano. Seria muito mais útil controlar as emissões dos veículos à diesel (os maiores poluidores), exigindo da Petrobrás a produção de um diesel mais refinado. Reparem como na Europa e nos Estados Unidos o diesel não tem esse terrível e asfixiante cheiro. 7 opiniões
avalie fechar
joão pedro pagotto (98) 07/05/2009 16h00
joão pedro pagotto (98) 07/05/2009 16h00
se voces entrarem em um baR em são paulo, vão encontrar um aviso baseado em lei proibindo fumar. 6 opiniões
avalie fechar
Alessandra Di Sessa (1) 07/05/2009 15h26
Alessandra Di Sessa (1) 07/05/2009 15h26
Concordo com a lei quando da proibição do fumo em ambientes fechados.
Trabalho em uma repartição pública com duas pessoas que fumam dentro da sala e que ficam 'ofendidas' quando ligamos o ventilador para 'espantar' a fumaça.
Acho isso uma grande falta de EDUCAÇÃO!
Espero que essa fiscalização se estenda aos órgãos municipais.
11 opiniões
avalie fechar
Carlos Fontoura (1) 07/05/2009 15h15
Carlos Fontoura (1) 07/05/2009 15h15
A lei estende a lugares fechados exclusivos para fumantes. Fumantes não se incomodam em partilhar fumaça ou se retirar a lugares impregnados de nicotina. Então, qual é o problema? Os bares fechados passarão a perder clientes e não terão brecha para que saiam dessa sem prejuízo. Perseguição essa a fumantes e a empresários?
Por outro lado um benefício enorme aos não fumantes que não terão mais que incomodar com a fumaça tragada e maligna da mesa ao lado. Incomodar-se ou mesmo incomodar os fumantes que terão de se organizar para não ferir a lei. Veja que muitas vezes ao entrar num local, o fumante não se incomoda de fumar lá dentro ao sentir-se livre pra isso. A liberdade é denunciada por mal cheiro, outros fumantes aspirando... E agora o mau cheiro supostamente sai de cena junto esses inspiradores da fumaça. Entra em cena, então, a fiscalização prometida(terá que valer!) e a organização dos fumantes, ao pensarem que saciar a vontade será permitida somente lá fora!
9 opiniões
avalie fechar
jose silva da (7) 07/05/2009 15h10
jose silva da (7) 07/05/2009 15h10
o certo e separar os ambientes.. neste bar e permitido fumar e em outro nao ai cada consumidor vai onde quizer.. se formos tirar tudo que faz mal a saude fica dificil.. pois vejamos moto faz mal pra saude e fhc autorizou as mesmas andarem no corredor... agua contaminada de praia faz mal e ningume vigia a entreda de banhistas... aviao cai e mata quem não esta no aviao.. e ate hoje nenguem proibiu voos governo quer aparecer 9 opiniões
avalie fechar
Igor Bignardi (1) 07/05/2009 14h14
Igor Bignardi (1) 07/05/2009 14h14
O conceito "fumo passivo" e a lei Paulista foram feitas para forçar o fumante a parar de fumar. Isto fica muito claro na proibição de fumódromos e fumo em locais abertos (tipo varandas). Mais ainda dentro de garagens - forma ardil para evitar fumo nos shoppings. Garagens, para serem seguras para os não-fumantes só poderiam ter bicicletas e carros elétricos
O código de Obras da Cidade prevê regras de ventilação que raramente foram respeitadas, por isso a aprovação da 'maioria'. Poucos sabem, no entanto, que o pior da lei são essas proibições que afetam unica e exclusivamente aos fumantes.
Abandonar um vício não é fácil, nem sempre basta ter força de vontade e em alguns casos é físicamente doloroso. Proibir o ato de fumar, apenas, lembra coisa de outra época, da qual me lembro bem. De uma época em que tudo passava por uma censura e ainda diziam que era pelo bem da população, pela ordem e pela segurança da Nação.
8 opiniões
avalie fechar
Pasquale Giudice (1) 07/05/2009 13h58
Pasquale Giudice (1) 07/05/2009 13h58
É muito fácil transferir para o dono dos estabelecimentos a responsabilidade que seria dos orgãos fiscalizadores, como fiscalizar um restaurante por ex. de cem ou duzentas mesas pelo proprietario, saber quem está fumando ou não. Eu quando fumante acenderia um cigarro naturalmente mesmo sabendo da proibição, e esperaria alguem pedir que eu apagasse o cigarro, então não é justo que o proprietário do estabelecimento seja punido, pois muitos vão acender o cigarro e esperar pela advertencia, porem não é sempre que o dono do estabelecimento estará presente ao ato. 8 opiniões
avalie fechar
Carlos Neves (6) 07/05/2009 13h20
Carlos Neves (6) 07/05/2009 13h20
Enquanto minitro e já perseguidor de fumantes, embora estes não lhe tenham dado poder ele chamou para si a responsabilidade de "persegui-los". Quando candidato a governador por são paulo, ele não deixou claro que perseguiria os fumantes ou que em nome dos não fumantes tomaria ações contra os fumantes, ou ainda sequer dispensou os votos destes fumantes, a quem perseguiria em seu mandato. Ora se é um governo para todos deverá ser um governo para os fumantes também e não faze-los, ou torna-los excluidos. Até aqui todos contribuem e tem deveres para com este estado da mesma forma. Não estou julgando aqui a convivência de fumantes e não fumantes, só me atenho a um ato de perseguição e de hipocresia em não assumir em campanha o que será para todos ou as diferentes formas que haverá de assumir. Quando em futura campanha politica para presidente do brasil, ele deixará claro que as atitudes tomadas hoje no estado de são paulo, ele estenderá para o brasil. Que seus objetivos pessoais "perseguições aos fumantes" se estenderá por todo o país e que não lhe interessa votos dos fumantes, pois estará governando para os não fumantes e os fumantes seráo tratados como exclusos. E ainda os fumantes deste pais em 2010 veão mesmo o Governador José Serra como o homem ideal para conduzir seus destinos. E se outras tantas perseguições pessoais ainda se escondem por tráz do candidato até que se tornem efetivamente governo deste pais.... 26 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página