Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Militares/Providência

Comente ação dos militares no morro da Providência que terminou com três jovens mortos.


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Luís Machado da Silva (16) 19/06/2008 15h11
Luís Machado da Silva (16) 19/06/2008 15h11
Vamos deixar de jogar para a platéia. Não se faz justiça pressionado pelo clamor da opinião pública. Os militares que entregaram os rapazes a traficantes, estavam em serviço. Portanto têm de ser julgados pela justiça militar. O Poder Judiciário tem de deixar de meter nas ações administrativas do Poder Executivo, se não, não haverá independência entre os Poderes da República. Ao receber Ação Judicial sobre coisa que não é de sua alçada, dever mandar arquivá-la, de plano. Já o Poder Executivo ao sofrer intromissão indevida do Poder Juciário, deve fazer ouvido de mercador, não acatando tais intromissões. 2 opiniões
avalie fechar
Cezar Andrade (6) 19/06/2008 14h50
Cezar Andrade (6) 19/06/2008 14h50
De toda a crise do assassinato dos tres jovens , o unico ponto em que não paira duvidas é na absoluta necessidade de punição do tenente que comandou o processo ,Já com relação a retirada do Exercito do morro seria mais uma dos incentivos à falta de autoridade que campeia a galope pelo país e que é responsavel direto pelas milhares de mortes, sequestros , estupros etc..., senão vejamos , a que me consta quem matou os rapazes , que diga-se de passagem eram pessoas com pasagem policial , o que os afasta em muito do adjetivo " crianças " usado pelo Lula em sua referencia aos mesmos ,foram traficantes , de onde se pergunta , qual seria a razão desse odio mortal entre pessoas de uma mesma classe social ?
Por tudo isso junto-me aos milhões de brasileiros que pedem para o exercito não ceder , para mais uma vez nao se tornar bode expiatorio daqueles que não sabem conviver com regras de extratificação social e cidadania .
7 opiniões
avalie fechar
Leonardo A. Innocente (3) 19/06/2008 14h48
Leonardo A. Innocente (3) 19/06/2008 14h48
"Vigia, Guarda ou Operário de obras públicas" não é, decididamente, função de militares! Quanto aos três mortos, pelo menos dois deles, apesar da pouca idade, tinham registros criminais: tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma, e se sobrou um terceiro,a frase esclarece: "Diga-me com quem andas e te direi quem és"! Pela interpretação das "linhas tortas", há males que vêm prá bem! (-3). Culpar a PE pelo assassinato ocorrido é acinte! Nunca se culpa o Governo pela sua omissão nas questões de Segurança Pública, nem se indenizam vítimas de assaltantes, estupradores, sequestradores,etc... pessoas de bem, à mercê dos criminosos, pela incompetência do Estado, dos políticos demagogos, que até com o povão,em época de eleições pratica o "toma-lá, dá-cá"! Pessoas com "aspones" de condutas duvidosas, barganheiros de "situações criminosas", entre a Ordem e a Bagunça. Se a situação de morte era tão certa no outro morro, só pode ser porque lá, como cá, o submundo do crime têm seu Governo paralelo e "cuidam"à sua moda, "dos seus territórios" ante a mudez, a surdez e a cegueira dos (i)responsáveis legais! "A ferida criticando o leproso" é a antítese da contra-milícia, contra-polícia, contra-FA, e o silêncio às "Bocas do Barão" e outras tantas... E os "assassinos" do morro devem estar achando graça dessa "imunidade" adquirida com a transferência de responsabilidade da autoria das mortes dos três, e tanta celeuma na "abominável" ação da PE, com direito à indenização com dinheiro público! 9 opiniões
avalie fechar
marcio gleison (7) 19/06/2008 14h25
marcio gleison (7) 19/06/2008 14h25
RIO DE JANEIRO / RJ
elza soares cardoso em primeiro lugar nao eran traficantes eran jovens de uma comunidade pobre vindo de um baile talves se fossen jovens brancos de classe media alta chegando em casa no seu luchuoso apartamento nao terian sido mortos nao acha 11 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (123) 19/06/2008 12h56
Rodrigo Marcato (123) 19/06/2008 12h56
Caro Luis Duraes,
A obediência devida a superiores não pode ser utilizada como justificativa para crimes. Este argumento foi por terra quando do julgamento dos criminosos de guerra nazistas depois da Segunda Guerra Mundial, onde vários deles alegaram apenas obedecer ordens superiores para exterminar judeus, comunistas, ciganos, poloneses e quem mais eles considerassem indignos de viver. Assim foi montada a máquina de extermínio mais eficiente da história. Já pensou se eles se safassem dizendo que estavam recebendo ordens? Isso não é mais aceito por nenhuma corporação militar decente. Fora as objeções de ordem moral que cada um possa ter como indivíduo.
Todos os envolvidos devem ser devidamente encontrados e responsabilizados de acordo com a sua participação no caso.
29 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h39
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h39
NUNCA PENSEI QUE OUVIRIA TAMANHA PATAQUADA!!!
"O presidente Lula classificou ontem o episódio no morro da Providência como "abominável" e disse que o Estado tem de reparar as famílias dos "rapazes".. (ASPAS MINHAS).
EXÉRCITO BRASILEIRO!
É ISSO AÍ! DEIXE O MORRO!
O POVO DO RIO QUE PEDIU O EXÉRCITO NAS RUAS NÃO PRECISA SER ATENDIDO NÃO! AQUI QUEM MANDA, JÁ DEU PARA VR QUEM É!!!
NÃO É JUSTO QUE NOSSOS SOLDADOS MORRAM EM CONFRONTO COM TRAFICANTES, POIS ELES É QUE "DITAM AS NORMAS" AOS GOVERNOS!
OUTRA COISA:
NÃO ATENDAM QUANDO PEDIREM, QUANDO "IMPLORAREM" QUE O EXÉRCITO VOLTE ÀS RUAS DO MEU AMADO RIO!
DEIXE QUE "ELES NEGOCIEM" COM OS TRAFICANTES, POIS JÁ PROVARAM QUE NÃO TÊM @#)(#% PARA ENFRENTÁ-LOS E RETRIBUIR AO ORDEIRO POVO BRASILEIRO COM A PAZ E A SEGURANÇA TÃO BEM PAGA E NÃO ATENDIDA!
QUE TIPO DE "GOVENO" É ESTE?
46 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h29
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h29
SEU LULA...
VOCÊ DISSE QUE: O ESTADO DEVE REPARAÇÃO À FAMÍLIA DAS "VITIMAS"... DOS "JOVENS" TRAFICANTES ASSASSINADOS...
EU PERGUNTO, SEU PRESIDENTE:
E AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DE DROGAS?
O ESTADO NÃO LHES DEVE NADA?
DEVE E É NABABESCAMENTE PAGO PARA RETRIBUIR EM SEGURANÇA ÀS FAMÍLIAS E PARA PERSEGUIR OS CRIMINOSOS QUE VICIAM SEUS FILHOS, OU NÃO?
CHEGA!
AGORA "SER POBRE" É DESCULPA E JUSTIFICA OS MAIS BÁRBAROS CRIMES?
COMO É QUE HÁ GENTE POBRE QUE NÃO É BANDIDA, SENHOR PRESIDENTE!
HÁ GENTE DE CLASSE MÉDIA E UM POUQUINHO MELHOR, PORQUE LUTOU , TRABALHOU, SE SACRIFICOU PARA ASCENDER NA VIDA.
ALIÁS, PARECE QUE HOJE, NÃO PRECISA SE ESFORÇAR , PORQUE QUANTO MENOS SE TRABALHA, MAS SE RECEBE DO GOVERNO, FINANCIADO PELO DINHEIRO DE QUEM TRABALHA E SE SACRIFICA!
VAMOS ACABAR COM ESTA DEMAGOGIA BARATA DE "POBREZINHO DO BANDIDO". TENHA CORAGEM DE "TIRAR" DE QUEM REALMENTE TEM MAIS!
É FÁCIL "ESCORCHAR" QUEM NÃO PODE SE DEFENDER!!!
ISTO SE CHAMA VELHACARIA E COVARDIA!!!
OS BANQUEIROS, POR EXEMPLO!!
E O IR DOS EMPRESÁRIOS?
POR QUE O SENHOR "POUPA" OS GRANDES E TIRA TUDO DOS "MÉDIOS"???
NÃO HA CORAGEM PAR TIRAR DOS GRANDES?
NÃO VENHA MAIS COM ESTA ESTÓRIA DE "POBREZINHOS" DO COMANDO VERMELHO, NÃO!
POBREZINHO É O NOSSO POBRE E HUMILHADO POVO, QUE É OBRIGADO A VIVER SOB ESTE TIPO DE "COMANDO"...
59 opiniões
avalie fechar
O Carioca (493) 19/06/2008 12h24
O Carioca (493) 19/06/2008 12h24
Democracia em país do terceiro mundo dá nisso: baderna geral! 12 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h08
Elza Miranda Cardoso (102) 19/06/2008 12h08
PRESTEM ATENÇÃO NAS "DECLARAÇÕES":"...assessor do senador Marcelo Crivella negociou com traficantes do morro da Providência uma espécie de política de não-agressão". " ....não haveria qualquer tipo de retaliação, desde que não fossem incomodados."
"A reunião, no dia 5 de novembro, foi monitorada todo o tempo, segundo o Exército, por "seis elementos pertencentes à facção criminosa Comando Vermelho, que domina o tráfico de drogas na comunidade". "De acordo com o documento, "dirigiu-se aos elementos que mobiliavam [sic] a "Boca do Barão" para que fosse autorizado o deslocamento dos visitantes na rua Bento Teixeira..." "...a comitiva foi observada por um olheiro em uma guarita, usada como ponto de observação para as ruas de acesso ao morro."
"pediu a um dos oficiais ..inteirar-se do esquema de segurança e acertar detalhes de relacionamento com os traficantes locais" "
GENTE,
QUANDO FOI QUE SE IMAGINOU UMA IGNOMINIA DESTAS, O GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL SE "RENDEREM A TRAFICANTES!!!", ACHAM "NATURAL" NEGOCIAR COM CRIMINOSOS???CONFESAM AO POVO TOTAL DESCASO E IMPOTÊNCIA PARA RESOLVER AÇÃO DE CRIMINOSOS QUE HOJE M A N D A M, D E T E R M I N A M E FAZEM "EXIGÊNCIAS" AOS GOVENOS, EM VEZ DE LEVAR BALAÇO!
OU NÓS FICAMOS TOTALMENTE MALUCOS E IDIOTAS, OU TEM ALGO DE MUITO ERRADO EM TUDO ISSO!
CUIDADO, CARIOCA, COM SEU FUTURO GOVERNADOR...
DESDE QUANDO UM GOVERNO SÉRIO E RESPONSÁVEL COMPACTUA COM FATOS DESTA NATUREZA, RELATADOS "TÃO SINGELAMENTE"???
VOTEM NULO!
21 opiniões
avalie fechar
Daniel Figueredo (13) 19/06/2008 12h01
Daniel Figueredo (13) 19/06/2008 12h01
Essa noticia prova o estreito contato de políticos e dirigentes de diversas "IGREJAS" ao tráfico de drogas. E depois esses senhores "PASTORES" aparecem nas suas Igrejas falando de verdade, justiça e de fazer o bem. Qual o bem que essas igrejas fazem ao Brasil? Como e possível que se negocie com o tráfico? Como e que vamos controlar o tráfico de drogas no Rio sim políticos como senhor Crivela negociam com os meliantes? 7 opiniões
avalie fechar
marcio gleison (7) 19/06/2008 12h00
marcio gleison (7) 19/06/2008 12h00
RIO DE JANEIRO / RJ
estava eu observando alguns comentarios sobre o caso dos homens mortos no morro da mineira e nao pude deixar de perceber que em alguns casos que certas pessoas estao mais preocupadas com instituiçao (forças armadas)do que com o sofrimento que as vitimas passaram ora me da entender que a maioria das pessoas que aqui comentan se quer ja subiu uma favela carioca é muito facil dar uma opniao atras de um pc quando vc nao vive a realidade dos outros moro numa favela do rio de janeiro (vila cruseiro) e sei muito do que se passa nao quero atacar a intituiçao(exercito) pois a atitude de um ou mais membros nao vale a crussificaçao de toda entidade mas pra vc que mora em seu belo apartamento tem teve de plasma carro de 60mil na garagem é facil diser que todos abordados em porta de favela é bandido ladrao ou assaltante pois vc vive do meio para o topo da sociedade quantas vesez eu mesmo chegando do trabalho de madrugada era abordado e ridicularizado por homens fardados antes de chegar em casa, e sei bem que se eu sou confundido com bandido é porque moro na favela e se em uma dessas abordagens me matam por engano mesmo vendo minha documentaçao, logo vao diser que eu era traficante vao colocar uma arma sobre meu corpo morto e toda imprença vai diser morreu mais um traficante nao vai adiantar meus parentes diser que nao quen sao eles pra contrariar com o resto que praticamente queren nosso exterminio por isso eu digo se vc quer falar de minpelo menos procura saber quem sou eu. 8 opiniões
avalie fechar
JOSE ROBERTO ABI SABES (1) 19/06/2008 11h30
JOSE ROBERTO ABI SABES (1) 19/06/2008 11h30
SAO PAULO / SP
Esse jogo político não resolve em nada a situação dos morros do Rio de Janeiro, Amazonia e outros cantos desse Brasil, só colabora para manchar a única instituição ainda digna desse país.
Aos comandantes de todas as unidades desse país:
"ordem absurda não se cumpre" chega de dizer amém a tudo o que eses politicos querem, observe a Constituição antes de sair por aí fazendo serviço que nã lhes compete segundo a Constituição, esse serviço só pode ser cumprido lá no Haiti, lá sim o Exército é reconhecido mundialmente pelo belo serviço que presta, e vejam, não é nada diferente do que seria aqui, a diferença está no jogo político, aqui eles querem queimar a imagem do Exército e das Forças armadas como um todo desde o fim da ditadura, e os politicos são na maioria os mesmos que fizeram a Constituição tirando o poder de polícia das Forças Armadas. Onde já se viu Força Armada sem poder de polícia, só nesse país.
Quantas vezes membros da polícia usou erradamente o poder de polícia que lhes cabe e nem por isso deixaram de executar serviços de polícia. Esse caso dos jovens tem que ser apurado sim, porém não devemos tirar o Exército da operação ao qual foi escalado menospreando sua capacidade de atuação. Foi um caso isolado como qualquer outro que membros da polícia repete quase todos os dias. Acho que a presença do Exército está incomodando muita gente que tem outros interesses.
19 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (123) 19/06/2008 11h18
Rodrigo Marcato (123) 19/06/2008 11h18
Cara Karoline,
Sua frase me causa espanto:
"Um militar de apenas 25 anos levar nas costas 3 mortes de garotos que algo deviam, caso contrário não teriam sido mortos."
Quer dizer então que todo mundo que morre assassinado deve alguma coisa? Faça-me o favor, seja um pouco mais sensata. Eles até podiam não ser inocentes, mas no caso quem é? Os militares que entregaram os três para os traficantes? Os traficantes? Até parece que só bandido é assassinado, nenhum trabalhador leva bala à toa na rua. A gente mora no Brasil, não na Finlândia ou no Japão.
Isso é no mínimo injusto com todas as pessoas pobres que são constantemente ameaçadas e massacradas por estes facínoras nas favelas pelo Brasil afora.
15 opiniões
avalie fechar
SALTO / SP
É o que dá religião se misturando com política.
Será que o carioca não aprendeu com o desastre das duas daministrações do Garotinho e da Rosinha no governo estadual?
Vão querer repetir a dose no âmbito municipal?
Acorda!!!!!! Ainda dá tempo!!!!!!
11 opiniões
avalie fechar
Eveildo Gomes (16) 19/06/2008 10h57
Eveildo Gomes (16) 19/06/2008 10h57
Agora deixei de entender qual é o papel da PM-RJ ,do Exercito Brasileiro, dos politicos, da IURD e do trafico.
Alguem pode me explicar?
Se é que alguem sabe.
2 opiniões
avalie fechar
Aparecida Lourdes Leite (5) 19/06/2008 10h54
Aparecida Lourdes Leite (5) 19/06/2008 10h54
CORUMBA / MS
Moro bem longe do RJ- em Corumba/MS , mas estou indignada com tantas injustiças... tudo bem que o exército agiu errado desobedecendo a ordem do superior entregando os rapazes para grupo rival, mas agora pergunto SERÁ que só os militares tem CULPA e os traficantes aonde entra nessa ? vão sair impune? vão crucificar só o tenente ... que o que estou entendendo que a carreira dele a vida dele foi meramente estragada e os culpados mesmo vão mais uma vez continuar solto destruindo familias e mais familias neste mundão afora , é uma pena "ISTO é nosso BRASIL, onde inocentes paga pelos culpados. E os destruidores de familia continuam solto..... 8 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (164) 19/06/2008 10h44
Geraldo Buss (164) 19/06/2008 10h44
Se este documento que mostra as negociações dos assessores do senador Marcelo Crivella com os traficantes do morro realmente for verdadeiro -(realmente acredito que deva ser) - vemos o estado do Rio de Janeiro e o governo federal totalmente conivente com o crime organizado. Não são os militares que entregaram os tres jovens aos traficantes rivais que devem ser processados, cassados e condenados mas sim os que mandam neste país( ou melhor que deveriam mandar neste país pois parece que são submissos ou parte deste time)- Temos a Bolívia que veio e desapropriou as instalações da Petrobrás e nosso governo disse Amém- seja feita a sua vontade. A argentina veio e bloqueou a venda do trigo para o Brasil e o nosso governo disse Amém. Vem o novo presidente eleito do Paraguai e disse que quer um reajuste no preço da energia elétrica que vende para o Brasil por causa da Itaipu onde o Paraguai não colocou um centavo. Vem uma reunião de países que possuem comunidades indígenas e fazem um documento que dão a terra aos indígenas que podem se separar do Brasil e o nosso governo diz AMEM. Agora vem esta negociação com os traficantes no morro e os assessores do senador fazem acôrdo de mútua e feliz vizinhança. Quando alguns elementos do exército erram e quebram o acôrdo -desde o presidente até a juíza querem o exército multado e fora do morro. Vergonha abominável! 10 opiniões
avalie fechar
Marcelo Martinez (1) 19/06/2008 10h41
Marcelo Martinez (1) 19/06/2008 10h41
JAU / SP
Quando cavalos subiam as rapas, a segurança publica da minha comunidade era bem melhor ! 1 opinião
avalie fechar
Luis Duraes (34) 19/06/2008 10h40
Luis Duraes (34) 19/06/2008 10h40
Quanta bobagem em relacao ao assunto ! Quem entregou os tres rapazes para o trafico foi o Tenente e ele deve ser julgado por isso e pronto. O resto da tropa cumpria ordens do oficial que comandava a operacao. Mas, o mais importante de tudo: quem apertou o gatilho foram os traficantes ! E esses estao livres e soltos por ai acabando com a vida dos jovens com a porcaria da droga que eles vendem. Portanto, vamos parar de discussao filosofica sobre o tema e exigir a prisao de quem matou os rapazes e parar de ficar indignado com o erro de um oficial do Exercito. Quando mataram o Tim Lopes levou pouco tempo para prenderem o Elias Maluco. E agora ! 4 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (212) 19/06/2008 10h39
Paulo Floriani (212) 19/06/2008 10h39
É uma prova de que o Exército não é solução para os problemas do Brasil... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (432)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página