|
Reprodução
|
|
Selma,
interpretada por Laura Cardoso, em cena de "Através
da Janela"
|
RODRIGO DIONISIO
da Folha Online
Escrever sobre "Através da Janela", segundo longa-metragem da diretora Tata
Amaral, sem cair em alegações sobre incesto e maternidade ou, pior, revelar
o segredo do filme é tarefa espinhosa. No topo, na espuma da trama criada
por Tata, Jean-Claude Bernardet e Fernando Bonassi, tudo é claro, direto
e sem muito meio-termo; é assistir ao filme para ir "sacando" a história.
Isto posto, e para não terminar esta crítica em um parágrafo, vale pegar
o mote deixado pela própria diretora em material distribuído para a imprensa
antes da exibição de seu novo filme. O texto diz: "'Através da Janela' nasceu
da necessidade de aprofundar o trabalho de pesquisa _iniciado em 'Um Céu
de Estrelas'_ sobre a estrutura trágica, sobretudo, explorar as situações-limite
que levam os personagens a ações irreversíveis".
E o que vem a ser esse aprofundamento? Bom, "Um Céu de Estrelas" era triller,
soco no estômago, tudo rápido, direto, desesperado, no ritmo dos dois amantes
separados que protagonizavam o filme, "assistido" e desenvolvido do ponto
de vista da casa, do espaço físico envolvendo a trama.
Em "Através da Janela", o desenlace é lento, arrastado até, a câmera percorre
espaços descritiva, "literária", tudo se desenrolando sob a visão da enfermeira
sexagenária, da mãe, que sabe e vê o que o público sabe e vê, e só. Nessa
linha, de soco no estômago, Tata foi ao palavrão contido, ao xingamento
entre-dentes.
Mais sutil? Sem dúvida. Mas também menos contundente.
Resta aqui uma dica sobre o trabalho da diretora e sobre seus dois filmes:
as personagens principais dos trabalhos, Dalva em "Um Céu de Estrelas" e
Selma em "Através da Janela", começam suas sagas diante de espelhos, e têm
suas tragetórias pontuadas por eles. Enfim, cabe, como está escrito
no início, ao espectador assistir e "sacar" a história.
Leia a crítica
da trilha sonora do filme
Saiba mais a respeito
do debate sobre 'Através da Janela'
Veja
a agenda
|
|
|
|