Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ministério Público Federal investiga programa de Jô Soares

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou investigar uma possível manifestação de preconceito no "Programa do Jô".


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Comentários dos leitores
alfredo villalba (1) 27/11/2007 02h47
alfredo villalba (1) 27/11/2007 02h47
CURITIBA / PR
ai ai...! EU, pessoalmente, não gosto do programa do Jô porque as vezes ele peca de inconveniente e debocha dos convidados porém, nesta oportunidade não vi uma atitude rascista nem debochada da sua parte; aliás foi com muito bom gosto que comentou algumas fotos e o relato do convidado. Pode, no meu entender, ser chocante para algumas pessoas mas, não poderiamos dizer que flatou o respeito da cultura daquele país. Ninguém está obrigado a concordar com costumes que podem-nos parecer esquisitos no entanto SIM devemos tolerá-los. Eu não acho que possa proseguir essa investigação do MP. É uma questão muito pequena para o MP perder seu tempo (princípio de Economia Administrativa) mas, o caso da menor presa no Pará numa cela junto com mais de vinte homens, sofrendo td tipo de vexames é estarrecedor, vergonhoso e sim acontece no nosso país. Seria deste tipo de fatos que a Justiça brasileira deveria nos proteger...!
Uma vez mais, no Programa do Jô, não teve em momento algum nenhuma manifestação rascista.
Grato
Prof. Alfredo Villalba
sem opinião
avalie fechar
Rodrigo Riul (30) 27/11/2007 02h25
Rodrigo Riul (30) 27/11/2007 02h25
Eu moro nos Estados Unidos. Aqui, algumas vezes, termos corriqueiros como "Black Market" (ou "Mercado Negro") algumas vezes geram protestos por poderem ser interpretados como racistas. Outro dia eu conversei (em termos puramente tecnicos) com uma pessoa sobre o contexto historico do final da escravidao no Brasil e fui aconselhado a nao tocar mais nesse assunto. Eu sou contra qualuer preconceito, mas essa onda politicamente correta que comecou por aqui e esta chegando no Brasil esta passando dos limites. Chamar um anao de "verticalmente desfavorecido" ou coisa parecida, como fazem aqui, na minha opiniao ofende ainda mais os anoes.
Voltando ao Jo. Eu nao assisti a entrevista, mas se o tema era promover o fim da mutilacao das meninas na Africa, a ideia geral eh muito mais importante que qualquer comentario sobre o cabelo das africanas. Na soma dos efeitos, ele teria feito muito mais bem com o assunto que mal com a piada.
As pessoas tem todo o direito de protestar contra a piada, mas nao eh o que interessa. Focar no piada ao inves de focar na mutilacao eh ridiculo e estupido e nao ajuda ninguem.
sem opinião
avalie fechar
kathyane matos (1) 27/11/2007 02h19
kathyane matos (1) 27/11/2007 02h19
RIO BRANCO / AC
Acho verdadeiramente que o MPF, tem coisas mais importantes para avaliar. Como por exemplo o caso das mulheres que são mantidas presas, em celas juntas com homens.
Estar certo que o apresentador Jô Soares deve sim ter comentado algo sobre as mulheres Africanas, mais creio que foi sem intensão alguma de criticar ou descrimina-las pela sua cultura.
5 opiniões
avalie fechar
Pedro O.S.C.F. (1) 27/11/2007 02h16
Pedro O.S.C.F. (1) 27/11/2007 02h16
RIO DE JANEIRO / RJ
Racista sou eu que outro dia recusei um cafezinho! sem opinião
avalie fechar
T. Morimoto (327) 27/11/2007 02h13
T. Morimoto (327) 27/11/2007 02h13
Acho uma atrocidade cometer tais violências contra meninas, seja qual for a raça delas. Acho que os direitos humanos, que tanto alarde fazem contra policiais que maltratam assassinos, estupradores, sequestradores, etc., deviam lutar contra essas malvadezas, que ninguém merece. O programa do JO foi ótimo, não ví racismo nenhum, ví apenas informação que pode ser útil para salvar futuras vítimas dessas violências, como cortar o clítoris. O Ministério Público, devia também informar, fazer coro com o JO, e pedir providências contra essas violências, isso sim. 81 opiniões
avalie fechar
Caio Pecci (9) 27/11/2007 02h03
Caio Pecci (9) 27/11/2007 02h03
SAO PAULO / SP
QUANTA GENTE CONFUNDINDO AS COISAS:
1)O MINISTÉRIO PUBLICO ESTÁ APURANDO UMA DENÚNCIA. É OBRIGAÇÃO DO MP(NÃO TEM SENTIDO DIZER: DEVERIA SE PREOCUPAR COM OS PROBLEMAS DO BRASIL) O MP TEM QUE APURAR.
2) VOCÊ PODE COMENTAR O QUE QUISER, MAS EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO ABERTA, DEVE RESPONDER PELOS ABUSOS COMETIDOS. NESSE CASO, CLARAMENTE TANTO O JÔ QUANTO O ENTREVISTADO ESTAVAM IRONIZANDO E EXPONDO PESSOAS QUE TEM OS SEUS COSTUMES E DEVEM SIM SER RESPEITADAS.
PRESTEM MAIS ATENÇÃO A ESSENCIA E NÃO A SUPERFICIALIDADE DOS ASSUNTOS.
EU PESSOALMENTE NÃO GOSTO DA ARROGANCIA DO JO. ELE SE ACHA UM SABE TUDO, E EFETIVAMENTE NÃO O É. FALA MUITA BOBAGEM.
2 opiniões
avalie fechar
alex rodrigues (1) 27/11/2007 02h03
alex rodrigues (1) 27/11/2007 02h03
SANTA MARIA / DF
olha só como são as pessoas quando querem se aparecer, eu assiste este programa sou negro e não vi nada de mais, nem um tipo de pre conceito da parte do JO, o que aconteceu neste programa foi nestes paises sitados as mulheres arruma seus cabelo como forma de mostrar se era casada souteira ou viúva mas tinha tipos de pentiados que realmente parecia sim o orgao sexual das mulheres. Esse pessoal que entrou com esse processo contro o programa do jo na verdade so que aparecer nada mais.. sem opinião
avalie fechar
Allan Paparotti (1) 27/11/2007 01h54
Allan Paparotti (1) 27/11/2007 01h54
SAO PAULO / SP
Encarei esta reportagem com estado de normalidade, porque esta é só mais uma pequena amostra da incoerência de nossas leis e até de nossa cultuta. A mesma liberdade democrática que nos permite postar aqui, que permitiu ao Jô fazer um comentário sobre determinada cultura, permite também esse tipo de "denuncia". Agora não é preciso muito conhecimento pra enxergar que "pimenta nos olhos dos outros é refresco", não é mesmo? Lamentável que o foco de preocupação de algumas pessoas seja a merito apenas de divulgação pessoal. Isso mesmo! Ter o "bonitinho nome lá", como "os caras" que processaram o Programa do Jô, então vamos discutir a senssura não? Qualquer um tem a liberdade de "comentar" sobre o que quiser, em um país que encontramos divertidas caricaturas e imagens "bizarras" publicas até do nosso presidente, como alguem acha que essa atitude será apoiada, ou correta, repito, lamentável. Para qualquer um de vocês que não tem o que fazer, quer status? Então vai ver se consegue fazer com que menores de idade ou que seja até os 16 anos(como na propria lei trabalhista) não possam "trabalhar" vendendo a sua imagem, seu corpo. Garanto que vai dar o que falar! Porque outra coisa lamentavél, são crianças vendendo o corpo, vivendo a base de Alfaçe e água e gentilmente recebem o nome de MODELO! Viu? Assunto pra discutir é o que não falta, não vem querer estragar umas das poucas coisas que presta em noso sistema de televisão. sem opinião
avalie fechar
Caio Pecci (9) 27/11/2007 01h46
Caio Pecci (9) 27/11/2007 01h46
SAO PAULO / SP
Assisti ao video.
Um absurdo a falata de respeito.
Não acho que o Jô seja preconceituoso mas na necessidade de fazer piada e ser engraçado( ha um exagero nesse sentido), faltou claramente com respeito àquela pessoas que estavam aparecendo nas fotos.
Honestamente me senti muito mal durante a entrevista. Aqueles dois seres "superiores" zombando de costumes, certamente milenares(mesmo que não sejam), diferentes dos nossos, mas digno de respeito.
Ele deveria se desculpar publicamente.
1 opinião
avalie fechar
Caio Figueiredo (4) 27/11/2007 01h42
Caio Figueiredo (4) 27/11/2007 01h42
De vez em quando vejo o programa do Jô Soares porque às vezes tem alguma entrevista interessante, apesar de achar o apresentador um pouco chato e meio dono da verdade. Porém, o que estão querendo fazer é ridículo. A volta da censura neste país? Sacha Baron Cohen e o pessoal do Saturday Night Live já estariam presos por aqui! 13 opiniões
avalie fechar
Marcio Nakamura (1) 27/11/2007 01h35
Marcio Nakamura (1) 27/11/2007 01h35
SAO PAULO / SP
Eu assisti o referido programa e o revi pelo youtube e não vi nada de preconceituoso nos comentários do apresentador!
Talvez seja este o motivo do Ministério Público não querer informar qual trecho é o responsável por todo esse balbúrdio!
2 opiniões
avalie fechar
Gilberto Spinieli (1) 27/11/2007 01h30
Gilberto Spinieli (1) 27/11/2007 01h30
FRANCA / SP
É um absurdo o MP ter sobre investigação um programa conceituado e que é na minha opinião o melhor programa jornalístico,informativo e humorístico,talvez esteja aqui uma faze de censura na TV brasileira,acho mais preconceituoso programa exibido por outros programas que ridiculariza o homossexualismo mais que na verdade é um humor e todos gostam ..obrigado sem opinião
avalie fechar
Raimunda Bentes (2) 27/11/2007 00h38
Raimunda Bentes (2) 27/11/2007 00h38
BELEM / PA
Faz tempo que deixei de ver o Jô. É por demias preconceituoso e pernórtico. Sorte dele que ela grava o programa e não vai ao vivo. Encoberto e ´saudado´ por seus (suas ) pares ele reafirma e acentua todos os preconceitos existentes na sociedade. Aliás, não só ele smas Chico Anísio, aquele cara que fazia o video show e o sai de baixo.São tenebrosos - para dizer o mínimo. NOssa TV e´nada, nada educativa. É bom rever todas as concessões e colocar regulemento ético. No dia seguinte do quadro ´painho´ do Chico Anísio, quase todas as crianças negras não queriam ir à escola. Fazer humor às custas do sofrimento objetivo e psíquico dos outros é ganhar dinheiro às custas do preconceito e racismo. Ouvi dizer que o programa onde o Jô que entrevistou o Edson Gomes não foi ao ar . Não sei se foi verdade, mas se foi, alguém sabe dizer por que? Caramba! Praticamemte todos/as os/as humoristas ganha, dinheiro às da dor dos outros. É bom que surja essa discussão, pois os caras (e as caras mulheres) não ´se tocam´ sobre o mal que eles fazem nas crianças, mulhres, negros/as objeto de suas ´gracinhas´. Naõ salvem o ´Veríssimo´(machista prá caramba) cujo pai ( autor do tão sensível Olhai os Lírios do Campo ) certa vez, indagado sobre a questão do racismo anti-negro disse, algo similar a isso: " (...) não existe racismo no Brasil; o negro reconhece seu lugar" . É mole ou quer mais? 1 opinião
avalie fechar
Willian Aparecido Martins (61) 27/11/2007 00h20
Willian Aparecido Martins (61) 27/11/2007 00h20
Eu assisti a entrevista exibida pela Rede Globo de Televisão e sinceramente eu não vi nada de preconceituoso, na minha humilde opinião, essa investigação é inaceitável e espero que a TV Globo defenda seus ideais e seus funcionários, pois, o Programa do JÔ é um programa jornalistico e ao mesmo tempo humoristico, e não tem nenhum programa humoristico nesse país, que não tire uma onda com alguma coisa, mas nesse caso ele não foi preconceituoso.E acho que o MP deveria se preocupar mais com essa rapaziada que anda por ai tendo preconceito e muitas vezes até agridem as pessoas, sendo por razão racial, social ou moral. 87 opiniões
avalie fechar
Carlos Ramos (2) 27/11/2007 00h10
Carlos Ramos (2) 27/11/2007 00h10
na verdade essas comunidades negras já tem o preconceito na vei, nao se pode questionar um
tipo de pratica ou de etinia que eles já se pronunciam como as pessoas querem ver o mal
tudo isso não passa de um mal entendido o Jô já
mais usaria o programa dele para fazer uso de assuntos
preconceituosos.
sem opinião
avalie fechar
luno garcia (5) 26/11/2007 23h55
luno garcia (5) 26/11/2007 23h55
SAO PAULO / SP
AS DENÚNCIAS QUE DEVEM SER APURADAS PELO M.P.QUE SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES SEREM FEITAS PARA A SOCIEDADE, SAO ESSAS INÚMERAS BARBARIDADES PROPORCIONADAS POR POLÍTICOS QUANTO AO DESVIO DO DINHEIRO PÚBLICO, E QUE PASSAM COMO DESAPERCEBIDAS PELO PROPRIO MINISTÉRIO DEMONSTRANDO ASSIM ESSA GRANDE VERGONHA NACIONAL. 1 opinião
avalie fechar
POCOS DE CALDAS / MG
O M.Público está cumprindo seu papel.Se foi ofensivo ou não são os outros quinhentos. sem opinião
avalie fechar
noberto da silva (3) 26/11/2007 23h23
noberto da silva (3) 26/11/2007 23h23
ARAPONGAS / PR
É um grande absurdo este Ministério Público. Não tem um jeito menos ridículo de se aparecer? Não se caracterizou racismo. Ele não disse que tinha nojo, asco, ou coisa parecida. Ele simplesmente ironizou um costume que é absurdo para nossa cultura brasileira. Mas apelar para MP, me parece que é exibicionismo de gente que não tem o que fazer. 128 opiniões
avalie fechar
Carlos Meireles (5) 26/11/2007 23h16
Carlos Meireles (5) 26/11/2007 23h16
CURITIBA / PR
Bem, as vezes passamos dos limites e confundimos tudo, o q será q estamos discutindo ou a respeito do q estamos comentando? de cor? de credo? raça? mas não somos todos terraqueos? Oras, a importancia do fato está em se saber, se o apresentador sabe ou não, que algumas tribos, acho q africanas, se utilizam de costume cruel e desumano contra as suas mulheres. Imaginemos que algumas pessoas acham a vaca um animal sagrado, nós, brasileiros adoramos um churrasquinho, as vezes de comemos até de gato "desaparecido". aí, pergunto de novo, o que pensam os Hindus a nosso respeito? De resto, posso afirmar que as nossas questões editadas neste forum se equivocam e até banalizam o assunto. O Brasil tem problemas sérios com a Educação, com a Saúde e Sugurança Pública. Somos uma nação onde negros, brancos, pardos e indios padecem na miséria, discutir, brigar ou se indignar por causa de vagas em universidade, não é relevante no momento, o que precisamos é discutir a melhor maneira de todos os brasileiros receberem condignamente o tratamento de cidadãos e se orgulharem do País que temos e q devemos deixar para os nossos filhos e netos.
Carlos Meireles
43 opiniões
avalie fechar
dario franco (12) 26/11/2007 23h10
dario franco (12) 26/11/2007 23h10
Embolaram o meio de campo os que se indignaram com a ação do MPF. Esqueceram que a notíca sobre a investigação do progrma do Jô, e que é a base desses comentários, informa: "As entidades que levaram a denúncia ao MPF acusam o programa de desrespeito a comunidades negras." Ora, garotada, se alguém reclama um direito, o MPF não pode cruzar os braços. Se houve ou não desrespeito, ninguém melhor do que MPF para denunciar, ou não. Concordam? E então? Ficar vendo o "Programa do Jô" pode tornar aguda a idotia. Eu deixei de assisti-lo por sugestão do meu analista. Em tempo, não sou do MPF. 50 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (252)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página