Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ministério Público Federal investiga programa de Jô Soares

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou investigar uma possível manifestação de preconceito no "Programa do Jô".


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Comentários dos leitores
Renan Candido (1) 26/11/2007 21h55
Renan Candido (1) 26/11/2007 21h55
SAO PAULO / SP
É chocante o fato de um Programa tão aclamado como o de Jô Soares ser acusado de preconceito. Sou negro como muitos nesse Brasil, e espero que qualquer forma de preconceito seja punida de forma severa. De fato é preciso analisar se realmente houve algum tipo de manifestação preconceituosa da parte de Jô Soares em seu programa, pois é difícil de crer que uma pessoa tão inteligente e experiente cometa um ato como esse. Acontece que o nosso Brasil está cheio de canalhas. Alguns usam a máscara do mau caráter abertamente e outros preferem a ocultar. Não é o fato de um homem ser inteligente, que o define como homem respeitador dos direitos coletivos. Torço para que a justiça seja feita. 34 opiniões
avalie fechar
Paulo Lima (23) 26/11/2007 21h50
Paulo Lima (23) 26/11/2007 21h50
NATAL / RN
É uma graça, parece até que o Ministério Público não tem o que fazer.Investigar o Jô, sob a acusação de preconceito, é uma asneira. Para quem não sabe, asneira é coisa de asno. Assistí ao programa citado e não vi nada que indicasse qualquer tipo de preconceito.Preconceituoso é estipular cotas para afro-brasileiros.Negro é igual a branco e vice e versa.O que precisa ser feito é melhorar as condições do povo brasileiro, especialmente na área da educação, oferecendo à todos, um aprendizado compatível com as necessidades dos brasileiros,sejam negros,brancos,indios,ou de qualquer outra raça.Com a descriminação dos afro-brasileiros ou afro-descendentes como queiram,estaremos iniciando a regulamentação do racismo.Racismo é talvez a maior vergonha da humanidade, não devemos criar condições para se ter uma classe previlegiada simplesmente porque pertence a uma raça, seja qual for a raça.Somos todos humanos,somos todos iguais perante a lei, o que precisamos é fazer cumprir a legislação. 64 opiniões
avalie fechar
Luiz Carlos Iasbeck (2) 26/11/2007 21h48
Luiz Carlos Iasbeck (2) 26/11/2007 21h48
O Jô não é tão inteligente quanto se pensa. Às vezes ele é negligente, abusado, expontâneo demais. Não há inteligencia em ser como se é, mas, sobretudo, em saber ser como se deve ser. Isso ele não sabe. Excessivamente auto-referencial, o Jô se considera o centro do mundo e submete o mundo aos seus critérios - muitas vezes imbecis, burgueses - de valoração cultural. Foi o que ele fez no programa sobre as mulheres africanas. Parabéns ao Ministério Público. É preciso coibir que formadores de opinião, como ele, desrespeitem publicamente outras culturas. Atrocidade por atrocidade, os Jesuítas fizeram pior quando chegaram ao Brasil; Busch faz igual ao Jô quando condena os costumes muçulmanos. Cada cultura tem o seu valor, sua moral, sua ética e não deve ser julgada pelos olhos de outra cultura, ainda que muito mais gorda! Precisamos desmistificar esse Jô Soares, que há muito já passou da conta e perdeu a graça. 56 opiniões
avalie fechar
Luciano Lykawka (1) 26/11/2007 21h47
Luciano Lykawka (1) 26/11/2007 21h47
NOVO HAMBURGO / RS
Na verdade, Jô Soares foi um excelente comediante. Como entrevistador deixa a desejar. Quando o convidado tem QI inferior ao dele ele mistura a entrevista com piadas nem sempre adequadas ao tema só para garantir algumas risadas da platéia. Por outro lado, se o entrevistado é culturalmente superior ou o assunto é complexo e de pouco conhecimento dele, Jô divaga demais, não permite a maioria das vezes que o convidado complete o seu raciocínio ou a explanação do assunto e, pior, procura às vezes inserir colocações piadistas sem qualquer conotação! Às vezes, parece querer mostrar ao público que sabe mais sobre o tema que o próprio profissional! E não deixa o convidado falar interferindo e interrompendo sua explanação!! Reconheço que o Jô possui excelente cultura mas o seu grau de arrogância está muito alto!! E aí começam a surgir problemas. Acho que deveria reavaliar sua postura como entrevistador! 29 opiniões
avalie fechar
andrérnica Blabla (1) 26/11/2007 21h46
andrérnica Blabla (1) 26/11/2007 21h46
SAO PAULO / SP
Querido Jurandi Jr.
Li o seu comentário e alem de dos erros de Portuges gostaria de comentar o trecho final de sua fala.
"ainda mais nem de Brasileiros Natu foi o comentário, mais sim de outro País que nem sabem o que se passa aqui no nosso querido Brasil."
Quer dizer se fosse brasileiro natu, ai seria ppreconceito, como não é então então manda "bala".
Que infeliz este seu comentário e o pior, aida perdi o meu tempo respondendo essa barbarie.
Bjus.
10 opiniões
avalie fechar
Irene Lozano (15) 26/11/2007 21h38
Irene Lozano (15) 26/11/2007 21h38
Não sou negra, as sou filha de, e concordo com o leitor Venilson Oliveira. A nossa preocupação tem que ser outra. Temos que querer igualdade educacional, financeira, independentemente de raça, cor, credo etc.
Parabéns Venilson, mesmo sendo negro, é contrário as mesquinharias.
E se houvesse realmente preconceito no programa do Jô, não seria o sucesso que é, pena ser muito tarde, senão estouraria em audiencia.
26 opiniões
avalie fechar
Duda Lima (1) 26/11/2007 21h33
Duda Lima (1) 26/11/2007 21h33
FORTALEZA / CE
Amigos, vamos refletir:
O Jô é um dos homens mais inteligentes que já vi ( Se não for o maior), por qual motivo ele estaria fazendo apologias ou sendo preconceituoso com um costume monstruoso como esse de mutilar as mulheres africanas? E mesmo que ele tivesse dito algo contra essa barbaridade, não estaria ele dando apenas sua opinião? Ou vão parar de mutilá-las por causa de um comentário? (Quem nos dera..)
Isso é uma falta de ter o que fazer! Um homem respeitado como o Jô que criou uma imagem diante o Brasil e do mundo com seu humor ( de muito bom gosto, por sinal) e com sua cultura, vai lá perder seu tempo com mensagens ou expressões preconceituosas?! Quem assiste ao programa diariamente pode comprovar a qualidade das informações e entrevistas apresentados, além de se divertir muito. Confiram para crer! Além do mais, o Jô é o único homem que vai para a cama comigo, e volta na outra noite.
( Essa foi sem graça né?)
Beijos!
49 opiniões
avalie fechar
Alessandro Sousa (1) 26/11/2007 21h32
Alessandro Sousa (1) 26/11/2007 21h32
SAO PAULO / SP
Acredito que em certos casos há uma linha tênue que separa o preconceito da indignação, e este caso não se encaixa nesta situação. Comparo esta tradição de mutilar as mulheres ao ataque de 11 de setembro. Seria preconceito chamar o 11 de setembro de barbárie? Seria um desrespeito com as tradições culturais mulçumanas que promovem a "guerra santa" contra o "mal"? Certamente que não, pois as tradições culturais devem ser respeitadas até que não atinjam o limite do respeito à dignidade alheia. 30 opiniões
avalie fechar
Carlos Meireles (5) 26/11/2007 21h25
Carlos Meireles (5) 26/11/2007 21h25
CURITIBA / PR
Pensem, associem, façam o q der na telha mas perder tempo com este programa(Jô) beira a um achincalhamento, pois afinal que tem a possibilidade de acessar um canal pago sabe que a Globo e os seus produtores copiam programas americanos para o Faustão e para Jô, o q beira uma aberração. Quem não tem coragem de trocar de canal, vai achar que este é o unico sujeito inteligente da TV, é claro q não se deve considerar outras aberrações produzidas por outros canais abertos, mas ele tem uma soberba e no fundo da alma, ele se acha o máximo. Mas também, com tantos bobinhos perdendo horas do q poderia ser um bom sono, ele tem mesmo q se achar.
Agora, vamos parar de patrulhar e o MP que procure assunto mais sério pra se "preocupar", pois ficar vigiando paródia de programa americano apresentado por alguem que tem certeza que é magro, é uma grande burrice.
Carlos Meireles
68 opiniões
avalie fechar
Kleber Freitas (1) 26/11/2007 21h24
Kleber Freitas (1) 26/11/2007 21h24
SALVADOR / BA
Minha gente pelo amor de Deus vamos relaxar um poquinho. Jô Soares é humorista e humorista tira sarro com a cara de todo mundo. Vamos rir só um poquinho, demais não senão é desespero. 20 opiniões
avalie fechar
Venilson Oliveira (2) 26/11/2007 21h16
Venilson Oliveira (2) 26/11/2007 21h16
Sou negro cadastrei para fazer esse comentário porque eu acho que o negro brasileiro esta muito mal acostumado ele gosta muito de sentir pena dele mesmo e espera que o governo faz tudo por ele e qualquer coisa ofende os que já vive ofendido.
Eu sou negro e falo para todos os negros do Brasil pare de pensar que a culpa é sempre dos outros se liga pra vida, um programa de tv como o do Jô ofendeu quem, preconceito de que ou de quem, vamos tentar brigar sim mas por todos nós Brasileiros tanto faz negro, branco, azul , amarelo educação é pra todos.
A escola pública é ruim pra todo mundo, tanto faz negro ou branco.
O preconceito não esta na cor ou costume, esta no que é pobre.
Imagine você se no Estados Unidos tal cirurgia fosse costume etaria sendo feito aqui no Brasil também e Jô estaria entrevistando as meninas que acabaram de fazer.
E todo mundo iria achar normal e seria moda.
130 opiniões
avalie fechar
denis camargo (2) 26/11/2007 21h14
denis camargo (2) 26/11/2007 21h14
SAO PAULO / SP
Eu acho que agora qualquer coisa que vc fale virou motivo de discriminação,nossa,os negros também precisam parar um pouco de hipocrisia e achar que só eles sofrem.
Ser negro não é ter que ter dó,ser negro é muito mais que isso.
Hoje já tem o dia da consciência negra,camisas,vagas em faculdade e outros motivos de orgulhos desta etnia.
Vai vc sair na rua hoje com uma camisa escrito 100% branco que vc é processado.Sem contar que não existe 100% no Brasil que é um país de miscigenados.
Já chegou a hora de parar com pensamentos libidinosos e excusos de que só o negro sofre,branco pobre também sofre preconceito.
O Jô,simplesmente fez um comentário sem maldade,colocou uma malicia em cima disso e olha só oque deu?
Já está na hora de nos preocuparmos com coisas mais importante.
52 opiniões
avalie fechar
Daniel Santos (7) 26/11/2007 21h06
Daniel Santos (7) 26/11/2007 21h06
Achei muito interessante essa reportagem,onde um cidadão culto e inteligente como o Jô é colocado ao público na análise do ministério público. Um homem que já convidou, ou deu oportunidades a diversas pessoas das mais variadas camadas sociais cor e raça, só mesmo assistindo esporádicamente o seu programa pra tirar essas conclusões ao seu respeito. A propósito cadê o Renan? 59 opiniões
avalie fechar
ricardo melao (1) 26/11/2007 21h04
ricardo melao (1) 26/11/2007 21h04
FERRAZ DE VASCONCELOS / SP
Acho que nos precisamos, avaliar melhor as coisas, nao podemos achar que so porque o sr. jo soares, fala diversas linguas, é um intelectual isso da o direito dele cometer um grande erro, diga-se de passagem nao eh a primeira vez, ei pessoal ele eh apenas um ser humano e assim como todos erra, o mais correto e se desculpar e evitar esse tipo de situaçao novamente, senao vao achar que ele pode tudo e nao eh e nem pode ser. 26 opiniões
avalie fechar
Diógenes Neto (1) 26/11/2007 20h56
Diógenes Neto (1) 26/11/2007 20h56
MOSSORO / RN
Sempre achei o Jô pernóstico. Discriminação é uma constante em suas ironias. Hoje só assisto de relance, e quando for um entrevistado que valha a pena, que não se deixe humilhar pela "superoridade" da "inteligência" do gordo! 45 opiniões
avalie fechar
Marcello Napolitano (1) 26/11/2007 20h56
Marcello Napolitano (1) 26/11/2007 20h56
SAO PAULO / SP
O Jô Soares é reconhecido pelo seu grande conhecimento, sua vasta cultura, mas também por sua enorme arrogância.
Antes de defender ou não é preciso que se saiba o que ele falou. No entanto, não me surpreende se ele ofendeu os Africanos.
15 opiniões
avalie fechar
Anselmo Pitombeira (43) 26/11/2007 20h55
Anselmo Pitombeira (43) 26/11/2007 20h55
O programa do Jô caiu muito de qualidade depois que ele foi pra Globo. A maior parte das entrevistas, ou são de atores, ou de pessoas "extravagantes", mas com pouquíssima coisa a acrescentar. Outro dia assisti algumas entrevistas dele no SBT, pelo You Tube, e percebe-se a diferença de qualidade. 11 opiniões
avalie fechar
Ramon Raules Santos (1) 26/11/2007 20h54
Ramon Raules Santos (1) 26/11/2007 20h54
JOAO PESSOA / PB
eu acho pura safadeza fazer isso c\ o pragrama do Jô, nossa justiça poderia se preucupar com outras coisas como prender os corruptos 14 opiniões
avalie fechar
Josué Navarro de Andrade (1) 26/11/2007 20h53
Josué Navarro de Andrade (1) 26/11/2007 20h53
FRANCA / SP
Muitas mulheres africanas, algumas delas conhecidas no ocidente, estão mobilizadas para combater a ablação. Acusem-nas então de preconceituosas por não quererem mais se submeter a uma imposição machista, arcaica, degradante e que causa a morte de várias adolescentes todos os anos. Defender a ablação me parece um atentado contra dos direitos das mulheres. Se Jô Soares falou contra essa prática horrível e deformante, tenho que me solidarizar com ele e com as muitas vítimas desse crime contra a integridade física e moral das mulheres. 18 opiniões
avalie fechar
GUARA / DF
Meu povo, vocês estão pensando que estão nos Estados Unidos, lá sim existe racismo. Quem sabe vocês lutam por melhores condições de ensino, para poder realmente todos buscarem a igualdade. Agora cada cultura tem suas peculiaridades, na Arábia Saudita as mulheres se vestem dos pés a cabeça de preto, e você não pode fazer um comentário positivo ou negativo, tenham um pouco de sensatez. VÃO LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE ENSINO, SAÚDE ao invés de querer se promoverem as custas dos outros. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (252)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página