Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

AFE-PAQUI

Conflitos no Paquistão e Afeganistão.


Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Comentários dos leitores
sidnei rodrigues (18) 24/06/2009 12h00
sidnei rodrigues (18) 24/06/2009 12h00
Quando será que os Estados Unidos será julgado por crimes como esses, onde aviões não tripulados matam pessoas inocentes por erro de alvo. Se uma porcaria dessas errar o caminho e largar uma bomba no centro de São Paulo, por exemplo, o assunto também será de menor importância para a mídia ou alguém será julgado e condenado por crime de guerra ? Quando as flores do vizinho estão sendo pisoteadas devemos nos preocupar com o nosso próprio jardim. 9 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 24/06/2009 11h35
samuel haddad carvalho (110) 24/06/2009 11h35
Prezado Eduardo de Souza,
Primeiro gostaria de agradecer sobre seus comentários sobre minhas opiniões postadas em 20/05. Segundo, quero me desculpar por estar respondendo somente agora. Você tem toda razão! Toda vez que as potências e o "Ocidente" se metem em alguma coisa é só confusão. Vamos ver algumas: Israel x Palestinos (mais quase todos os árabes) = Interferência britânica e americana. Índia x Paquistão = interferência britânica. Coréia do Norte x Coréia do Sul = Interferência americana e soviética (com os chineses a "tiracolo"). Voltando para o Afeganistão, convém lembrar que, embora a papoula sirva pra fazer anestésicos, serve, também, pra fazer o famigerado ópio. E onde que está o grande consumo dessa droga? Isso mesmo! No "Ocidente"! Os nativos das Américas Central e do Sul mascavam as folhas da coca pra suportar a altitude. Então vieram os "ocidentais" e criaram a cocaína. Pra atender qual mercado? Isso mesmo! Do "Ocidente"! Acredito que o Afeganistão se "levantaria" economicamente produzindo a papoula para fins medicinais, pois a demanda é enorme. A exportação de tapetes e o turismo também cooperariam. Embora muita gente prefira produzir drogas. Resumindo, sempre que o "Ocidente" se intromete, parece que tudo volta contra ele mesmo, como se fosse um bumerangue. Será que a gente não conseguiria uma maneira de fazer o "Ocidente" se intrometer em Brasília? Quem sabe eles não levariam nossos políticos de uma vez por todas? Um abraço.
17 opiniões
avalie fechar
ISAIAS PEREIRA DIAS DIAS (27) 24/06/2009 11h30
ISAIAS PEREIRA DIAS DIAS (27) 24/06/2009 11h30
O presidente dos EUA em vez de recuar em suas ações genocidas - isso ele não vê... - procura desviar o foco dessas atrocidades, dando palpites sobre os acontecimentos relacionados à conturbada eleiçao do Irã, como se essa fosse mais brutal do que os massacres praticados por seu país mundo afora. Isto acontece porque a imprensa mundial colabora,dando maior divulgação a tudo o que procede da nação americana, até mesmo em cenas patéticas como aquela do já famoso 3M (Mister Mata Mosquito, ou mosca, sei lá...!) 2 opiniões
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 22/06/2009 13h29
Marcelo Moreto (248) 22/06/2009 13h29
Yazid respondia a um pergunta sobre as salvaguardas dos EUA para assumir o controle das armas paquistanesas caso grupos militantes se aproximassem disso. "Esperamos que o Exército paquistanês seja derrotado (...) Deus permita."
Triste é ver um tolo desses dizer que seu deus irá ajuda-lo a vencer uma guerra (contra o que?)! Triste ver quão tolos e cegos são estes fanáticos religiosos.
16 opiniões
avalie fechar
JOSAFÁ BATISTA PINTO (22) 22/06/2009 12h45
JOSAFÁ BATISTA PINTO (22) 22/06/2009 12h45
Ridícula a receita do nosso amigo em recomendar que grupos islâmicos se confrontam para enfraquecê-los. Que idéia mais medieval, coisa de lei da floresta. Afinal somos humanos ou o que somos. Temos cérebros ou massa cinzenta apenas. Os USA estão falidos e jamais conseguirão ganhar a guerra no Afeganistão e Iraque. Agora estão querendo colocar o mundo contra o Irã e Coréia do Norte. A única saída econômica para os USA é colocar o mundo em uma Terceira Guerra Mundial. 11 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 12/06/2009 18h30
caio bastos lucchesi (269) 12/06/2009 18h30
A estratégia ocidental há de ser alterada.Naõ adian
ta dar murros em ponta de facas,o atrazo inerente
a essas culturas é atávico.
A solução seria a desocupação imediata,alavancan
do a rivalidade entre xiitas e sunitas,estimulando
uma guerra civil,que enfraqueceria ambos os lados,
para posteriormente aliar-se a parte mais forte,con
dicionando tal ajuda a obediência de alguns critérios
básicos.
Caso contrário.naõ levantar um dedo,valendo-se do
exemplo da criatura,que colocou dois gafanhotos em
uma caixa de fósforos,e quando descuidou-se os dois fugiram.ao constatar o fato,logo veio a explica
ção: UM COMEU O OUTRO.
Assim o mundo poderia preocupar-se com outros
problemas,já que:QUANDO O BURRO NÂO QUER
BEBER,NÂO ADIANTA ASSOBIAR...
17 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 12/06/2009 17h15
João Carlos Gagliardi (2328) 12/06/2009 17h15
Agora a CIA, jura de pés juntos, que o Bin Laden está no Paquistão.
Primeiro, em 8 anos arrasam o Afeganistão.
E nem assim conseguiram acabar com os Talebans...
Pelo contrário, aquilo está virando outro Vietnã para eles.
Agora, a artilharia se volta para o Paquistão.
A desculpa, também é que tem medo que os Talebans acabem tendo acesso ao arsenal nuclear paquistanês.
Resumindo a novela, além dos EUA, não resolverem a situação, a cada dia, a coisa vai ficando ainda pior...
Só espero que achem que o Bin Laden, veio para cá.
Era só o que nos faltava...
12 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 10/06/2009 12h33
eduardo de souza (635) 10/06/2009 12h33
Paquistão culpa taleban... Poxa! toda vez é assim. Para justificar o ASSALTO a outro país a gente sempre escuta essas coisas. Israel com toda sua tecnologia culpa os mísseis caseiros para justificar o ASSALTO a Faixa de Gaza. E assim por diante. O problema é que eu tenho certeza de que não estou errado.
Na minha opinião, essas explosões são desculpas para os contínuos ataques ao Afeganistão. Ou seja: FOI MONTADO TUDO.
Para mim, quem esta por trás disto é o USA. Com sua política estúpida de controle das pessoas e dos países, para fins comerciais. RÍDICULO.
30 opiniões
avalie fechar
hildo molina (163) 27/05/2009 09h11
hildo molina (163) 27/05/2009 09h11
quando ouço sobre esses atentados, penso logo naquelas duas casas de brasília, nada pessoal.
e eles não acreditam.
4 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (440) 21/05/2009 18h15
Leon Diniz Diniz (440) 21/05/2009 18h15
O lobo perde o pêlo, mas não perde o vício. Este é o velho estilo de Dick Cheney de ser. Diferente do lobo mal do conto do Chapeuzinho Vermelho que se deita no leito da vovó para dar o golpe fatal; Cheney que no dia da posse de Obama, estava em uma cadeira de rodas, com aparência de um velhinho onofensivo e no fim de carreira, que não poderia pelo seu lastimável estado vir a ser julgado por crimes de guerras e atrocidades cometidas no seu governo, surge agora com todas as pompas e circunstâncias para atacar Obama e trazer de volta a política do medo e do terror que ele e Bush difundiram por oito anos a partir da Casa Branca.
Reconheço que na política do Oriente Médio Obama não mudou rigorosamente nada, mas isso não dá direito a Cheney de prosseguir mentindo e intimidando o povo americano ora ressuscitando o velho fantasma de Bin Laden, ora loroteando dizendo que reviu as cenas do ataque de 11/09 num Bunker sob a casa Branca. O Mundo já está careca de saber que debaixo da casa Branca só ha um velho porão com utensílios fora de uso e que o Bunker do Governo Secreto que manipula o mundo, fica bem longe de Washington. Aliás Cheney de burro não tem nada, será que ele ao insinuar que há instalações secretas sob a Casa Branca, não estaria dando uma dica, uma pista aos inimigos dos EUA para que num eventual ataque não percam o precioso tempo procurando o alvo. Toma juízo vovô Chinês, é por isso que ha muito desejo os EUA subscrito no T. P I. Porque não???
73 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 20/05/2009 14h52
eduardo de souza (635) 20/05/2009 14h52
Parabéns sr. samuel haddad carvalho, disse tudo.
Ninguém gosta de vêr outros se intrometendo nos assuntos próprios...Mas acho que o problema no Afeganistão estão nas passagens de adutoras de óleo e no plantio de papoula. A produção dessa planta bate recordes um atrás do outro, depois que o Estados Unidos se meteu lá...Então... Fica muito difícel os que tem interesses naquela região de deixarem o legítimo morador por conta dele mesmo...Entende...
12 opiniões
avalie fechar
samuel haddad carvalho (110) 20/05/2009 13h39
samuel haddad carvalho (110) 20/05/2009 13h39
Ninguém explorou de forma tão hábil - como fez Saddan Hussein - o forte sentimento tribal que existe em quase todos os países daquela região. Era só se aliar ao chefe tribal local e torná-lo parceiro, fazendo-o se sentir importante. O sentimento de lealdade entre os membros das tribos é muito forte, ainda hoje. Então o que fazem as forças armadas oficiais afegãs e dos EUA? Atiram a esmo! Matam muita gente que tem fortes vínculos tribais com sua comunidade! Como que esses "acidentes" fossem a "coisa mais normal do mundo".Então, o que fazem os chefes tribais? Retaliam apoiando o Taleban, na esperança de ver seus membros vingados! O Afeganistão é um caso muito raro de um país cuja população somente se une nos momentos de crise. Eles se une somente para expulsar invasores! E isso, no decorrer de muitos séculos. Nos breves períodos de paz, eles criam animais e cultivam drogas. Cabul? Onde fica isso? Para os membros da tribo o que interessa é onde fica sua vila ou pequena cidade. Os afegãos já expulsaram, em um passado recente, um exército muito mais forte e equipado que suas próprias forças - o exército soviético. Tá certo que receberam uma ajudazinha dos americanos e de Bin Laden. Lembram? Pois é, Bin Laden já foi amigo dos americanos. Mas acredito que mesmo sem esse apoio, os invasores seriam expulsos. Se algum dia os americanos conseguirem no Afeganistão uma "paz" igual a obtida no Iraque, será por muito pouco tempo. Em ambos os países, é só as forças externas irem embora. 38 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (370) 20/05/2009 10h15
sérgio dourado (370) 20/05/2009 10h15
A guerra é sempre um comércio, até mesmo para aqueles que pensando em destruir seus inimigos, fornecem-lhe armas. Ora, não se aventou que os próprios norte-americanos, mesmo que alguns, não poderiam estar negociando armas debaixo dos panos? Chega até ser engraçado, o afegão pega um rifle norte-americano e toma uma míssel na cabeça,aí os primeiros ficam numa boa, ganham dinherio fácil ! Ou vão me dizer que é o exército afegão é que toma conta das armas provenientes da América? Ou então o próprio governo norte-americano está defasado em seu controle de soldados e forças aliadas, o que é uma lástima para um governo que pretende acabar com esses pobres terroristas que um dia também alimentaram com suas armas e técnicas de combate contra os russos. Portanto, quem era aliado agora é terrorista. Os EUA não têm tanta competêncai quanto parecem: o que sabem é produzir armas letais e jogar em nações alheias, isso é que eles sabem fazer melhor. Já na parte humana, estão em completa defasagem quanto aos Direitos Humanos, ao jogar toneladas de bombas em território eminentemente civil. 24 opiniões
avalie fechar
osvaldo p s junior (11) 20/05/2009 09h56
osvaldo p s junior (11) 20/05/2009 09h56
As coisas no mundo devem funcionar muito bem pois só ouvimos falar de roubo de armas dentro de quartéis brasileiros. As armas são fabricadas mundo afora, recebem numeros de identificação, são vendidas, catalogadas e mesmo assim "aparecem" na mão de insurgentes, terroristas e outros! Acho que em muito disso existe a coninvencia dos governos de tais fabricantes sejam eles europeus, americanos, asiaticos ou não. Procurem os responsaveis na origem e esse trafico mundial vai acabar... 2 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 19/05/2009 09h29
eduardo de souza (635) 19/05/2009 09h29
AFEGANISTÃO
Mais de 1000 mortos em pouco tempo, com grande numero de civis entre eles...
Vai ficar pior que a chacina de GAZA...E o acompanhamento da MÍDIA segue tímida na cobertura dos fatos...Lamentável...
O USA, usa diversos argumentos sem eira nem beira...Tenta justificar o injustificável...O sr. OBAMA segue a cartilha que lhe foi ensinada ao pé da letra...Tem se mostrado o mais competente garoto de recado dos seguidores da "NOVA ORDEM MUNDIAL"...OBAMA, se quisesse combater o terrorismo apuraria melhor os acontecimetos que culminaram na derrubada das "TORRES GÊMEAS", e que de quebra, levou junto a priminha menor, outro prédio ao lado, o "World 7". Isso é o que queriam a população N. Americana, mas ele, continua recitando a cartilha que decorou...
Tomara que a "BLINDAGEM" sobre os verdadeiros acontecimetos caia por terra...
Só nos resta acompanhar com tristeza mais esse "HOLOCAUSTO", E TORCER PARA QUE A VERDADE APAREÇA.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (335)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página