Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Governo Obama

O democrata Barack Obama é o primeiro presidente negro e o 44º da história dos Estados Unidos. Ele sucede o republicano George W. Bush, que deixou a Casa Branca com nível de rejeição recorde depois de se envolver em duas guerras e de viabilizar o início da crise financeira global.


Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos
Comentários dos leitores
célio sousa (260) 17/03/2009 00h52
célio sousa (260) 17/03/2009 00h52
Esse vice, Dick Cheney, foi um dos grandes incentivadores para a invasão ao Iraque. Como os antigos generais romanos, que faziam seu oráculo para saberem se teriam sucesso nas batalhas, o vice Cheny previu em seu "oráculo" que os soldados americanos seriam "recepcionados com música pelos iraquianos"... Paul Wolfowitz, o subsecretário de Defesa fez também o seu "oráculo" afirmando que os soldados seriam "recebidos com flores em Bagdá"... Com assessores desse nível Bush tinha tudo para ser o pior presidente da história dos Estados Unidos. Não somente o pior, mas também o mais azarado. Pegou o país sem déficit e em paz o e logo de cara teve o azar do 11 de Setembro. E o entregou a Obama em guerra e com recessão. Mas, valeu. Os evangélicos fanáticos que elegeram Bush possivelmente serão mais pragmáticos para o futuro. 66 opiniões
avalie fechar
J. R. (1267) 16/03/2009 13h29
J. R. (1267) 16/03/2009 13h29
Os Estados Unidos foram os responsáveis por manter Fidel Castro no poder durante tanto tempo. O embargo comercial só serviu para provar aos cubanos que os EUA realmente são um tirano capitalista. Se não houvesse o embargo, Fidel teria caído desde a muito tempo. Os EUA para manter sua união precisam de inimigos externos nem que sejam fabricados, como é o caso de Bin Laden e Sadam Russein. Fidel Castro, Hugo Chavez, Kim Jong-il vieram pelas mãos do destino (lei de Murphy). Ora, o país mais democrático do mundo instituiu ditaduras em toda a américa central e do sul nas décadas de 60 e 70 para vigiar melhor o quintal. Hoje, infelizmente Tio Sam é um viciado; em petróleo, diga-se de passagem, por isso só tem olhos para Israel, Arábia Saudita, Iraque, Irã, Afeganistão (passagem) e Paquistão (idem). Até a insignificante Geórgia e a Ucrânia se tornaram de importância extrema. Enquanto Hugo Chavez fornecer para os Estados Unidos, nada acontecerá, pois o suprimento ao viciado não pode parar. 35 opiniões
avalie fechar
Júlio Vassão (1) 16/03/2009 11h49
Júlio Vassão (1) 16/03/2009 11h49
É com extrema indignação que ainda vejo comentários desse tipo por aqui. Formadores de opinião, intelectuais, oposição... Não sou partidário, acompanho política do meu computador e da sala de minha casa e uma coisa não admito, que a oposição ao governo Lula ou que a situação do atual governo tecem críticas quanto à inteligência moral ou ética, quanto às maneiras de governar ou de se promover diante a população... Chega a ser hilário as propagandas, as entrevistas, os questionamentos, a guerra de poder, o lobby como queiram... Quem paga por esse circo armado, um picadeiro com palhaçadas sem graça alguma? Ora, o povo! Só que cada povo tem o governo que merece não é mesmo? Infelizmente não vejo nenhum movimento formado (talvez exista mas não divulgado como deveria) seja da imprensa ou dos nossos "formadores de opinião" e intelectuais que tanto cultivam a demagogia quanto aos benefícios, salários, bonificações, horas extraordinárias, recessos remunerados, auxílios, milhares de assessores de nossos governantes... Tem gente que acha que é um direito adquirido, que fizeram por merecer... É tão somente a política do me ajuda que te ajudo... Vou terminando por aqui, acabei por lembrar de uma música da Legião Urbana...
Mais do Mesmo, até quando meus caros? Até quando?
12 opiniões
avalie fechar
Daniel Borges (9) 16/03/2009 08h46
Daniel Borges (9) 16/03/2009 08h46
Senhor Moderador, é a segunda vez!
Senhores deste fórum,
É interessante ver que SEU presidente (não posso considerá-lo com o pronome NOSSO porque jamais votei nele) vai aos EUA, senta-se com o recém-eleito presidente, e pede a ele que tenha considerações para com países declarados seus inimigos. Queria ser um neurônio na cabeça de Obama para saber o que ele deve ter pensado quando Lula pediu a ele para ser "parceiro" (ou nos termos mais apropriados para o nível dele, "cumpanhêros") de insanos como Chavez, Lugo, Correa e Morales. Obama deve ter dado uma gargalhada bem gostosa por dentro. Só faltou ele pedir que os EUA cedessem treinamento militar às FARC. Senhores, me provem o contrário, mas seria eu o alienado desta história toda? Somente eu acho um absurdo o que Lula e seus companheiros Chavez, Morales, Correia e Lugo fazem com seus respectivos países e povos? Será que somente eu acho que pôr um fim à democracia, através da ignorância popular, é um absurdo? Até quando testemunharemos o retrocesso da América Latina calados? Até quando testemunharemos calados a iniquidade política que assola este país? Senhores, se eu estiver errado, desconsiderem esse comentário. Se estiver certo, alguém por favor poderia me dar o telefone da academia que treinou Lee Harvey Oswald? Assim daria umas voltinhas pela América Latina.
32 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/03/2009 22h17
João Carlos Gagliardi (2328) 15/03/2009 22h17
"Lula pede a Obama aproximação com Cuba, Venezuela e Bolívia..."
O que será que lula quis dizer com "aproximação"?
Andar de mãozinhas dadas?
Fazer carinho, trocar sorrisos?
Justamente com estas repuliquetas, ditaduras populistas tropicais?
Tanto a Venezuela como a Bolívia, tem um esporte em comum:
"Lançamento de embaixador americano à distância..."
Qualquer coisa errada que aconteça nestes países, os EUA pagam a conta e o embaixador deles, é expulso.
E Cuba? Aquela pobre ilha e seu idoso ditador, qual o problema?
Existem 90.000 problemas....
Esse é o número de mortos, opositores de Fidel, a maioria em "paredóns"...
Uma verdadeira democracia, não pode e não deve compactuar com gente assim.
Não se deve ter qualquer tipo de relação, com quem massacra ou tira a liberdade do próprio povo.
É imoral, e profundamente indecente.
Lula, não tem a menor ideia do que estas palavras signifiquem.
Se soubesse, não pediria nenhuma aproximação à Obama...
3 opiniões
avalie fechar
S Levy (311) 15/03/2009 21h48
S Levy (311) 15/03/2009 21h48
É muito, mas muito mesmo, triste de ver nosso presidente e seus ministros badalando, seguindo os rumos e se curvando diante de paises tais como Venezuela, Cuba, Bolivia, cujos líderes estão em plena contramão de tudo que é civilizado, moderno, ético e digno. Mais uma manifestação esdruxula do Chavez, imitando e muito mal o Morales. Esses presidentes de opereta controlam suas populações ignorantes e iletradas pela força, chantagem, ameaças. Seus chavões continuam sendo "latifundarios, opressores, burgueses, dominadores". Quase cem anos depois da revolução bolchevista, comprovadamente assassina, falida, inútil, jogando a URSS e a China nas trevas da idadade média, temos uns retardados tentando imitá-la. O tempo das ditaduras, de qualquer natureza, já era; quem quer as aplicar o faz por interesses proprios de enriquecimento a custa da classe média 'burguesa', os ricos pouco se lixam, simplesmente pegam suas foirtunas e se mandam para outros climas. Enquanto isso as populaçoes continuam na miseria. Constatamos isso aqui mesmo, onde nossos congressistas e politicos vivem se auto-beneficiando, recebendo salarios e beneficios absurdos, enquanto o presidente compra votos na base de infinitos tipos de bolsas: familia, cafe da manhã, escola, preguiça, parasita. O 1o.mundo está anos-luz a nossa frente e nos estamos recuando a passos de gigante. 'CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE'. 10 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 15/03/2009 21h25
Alcides Emanuelli (2014) 15/03/2009 21h25
Nosso Presidente pede para os Estados Unidos entender determinadas Ditaduras na America do Sul, e aceitar a violencia de uma Ditadura para com seu povo.
Sem argumentos, sem critérios um tomada de decisão de nosso Presidente.
Primeiro Sr. Luiz Inacio, em lugar nenhum da humanidade onde existe duas pessoas uma não pode não deve explorar a outra e se esse tipo de atitude acontece, deve ser coibido, assim as tres ditaduras citadas pelo Sr. são vergonhosas.
Segundo Sr. Luiz Inacio, os ditadores desses Países estão sempre justificando seus atos e fatos e dizendo que eles são o povo e o confisco, o roubo praticados por eles contra empresas, empresários é justo porque é para repartir para todos, dar para os Índios.
Sempre tem uma justificativa para a existencia de ditaduras e tem trouxas que acreditam nas justificativas e ainda se dão ao tempo de defender as mesmas.
Não gosto dos Americanos, o Obana é um Santo, mas tem que mostrar seus bons interesses para a paz mundial, mas aceitar terroristas, ditaduras que escondem o terrorismo isso nunca ele vai fazer.
Jamais vai fazer isso porque é uma pessoa inteligente, tem uma missão a cumprir que é tentar a paz na humanidade e nunca vamos conseguir a paz com sistemas totalitarios e regimes de escravidão que é a pratica de ditaduras.
Se eu fosse o Obama eu diria ao Sr. Luiz Inacio, porque o Sr. não aconselha a eles a fazerem eleições, sem seus continuismo, abrirem suas prisões para seus presos politicos, e pararem de impor a força.
14 opiniões
avalie fechar
Ignacio Godoy Couto (32) 15/03/2009 17h39
Ignacio Godoy Couto (32) 15/03/2009 17h39
A soberba norte-americana continua em alta, mesmo com seu presidente negro ostentado como um símbolo de avanço. Mesmo mergulhados no fosso de sua própria incompetência, que contamina o mundo e arrebenta todo um sistema, o governo Obama ainda se acha no direito de julgar e desqualificar o governo brasileiro, e outros. Os EUA realmente evidenciam ser uma distorsão negativa no cenário mundial atual, e a situação só piora com a corrupção explícita levada à casa branca por Obama e sua gangue. Pois que o governo brasileiro continue a defender-se da contaminação vinda dos ex-ricos, porque é o que nós brasileiros precisamos para continuar a crescer. 35 opiniões
avalie fechar
Fabio Soares (1) 15/03/2009 14h35
Fabio Soares (1) 15/03/2009 14h35
Fortalecer as relações entre países é sempre uma boa opção, principalmente agora c/ a crise mundial e quando o país em questão é o E.U.A, porém neste momento não é a principal medida o Lula fazer uma "visitinha" para o Obama; enquanto o mesmo estuda possibilidades para tentar amenisar a situação em seu país o nosso querido presidente faz "visitinhas" e seus "coleguinhas" deputados,senadores e por aí vai estão estudando possibilidades... sim... possibilidades para corrigirem seus salários p/ aproximadade R$ 30.000 (Eu sinceramente até agora não vi o Brasil tomar nenhuma medida p/ estimular seu crédito) 1 opinião
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 15/03/2009 06h53
caio bastos lucchesi (269) 15/03/2009 06h53
Na reunião havida com o presidente Obama,o Brasil
perdeu outra oportunidade de obter vantagens,quan
do o ´´nosso guia´´,constitucionalmente comprome
tido a defender os nossos interesses,contaminado
pelo ranço ideológico e ânsia de notariedade,limita-
se a prestigiar seus ´´amiguinhos´´,Fidel,Chaves,e
Evo Morales.
2 opiniões
avalie fechar
José Alberto (360) 14/03/2009 22h24
José Alberto (360) 14/03/2009 22h24
Gente alguem sabe o que o rei charles veio fazer no BRASIL em tempo de crise, acredito que veio ver se tira algum mais desse governinho (dinheiro publico) para a coroa, e não nos apoiar para entrar na ue, lula acorda.... 9 opiniões
avalie fechar
José Alberto (360) 14/03/2009 22h22
José Alberto (360) 14/03/2009 22h22
BAI MAY, LULA ESSE NOME TE LEMBRA ALGUMA COISA,IRAQUE LEMBRA , pois é assim que nós brasileiros somos para os americanos....NADA.... 5 opiniões
avalie fechar
J. R. (1267) 14/03/2009 21h39
J. R. (1267) 14/03/2009 21h39
Bem, vamos à vaca fria, temos que registrar esta. Obama e Lula com suas piadas jocosas, deixam escapar os recados nas entrelinhas ... Aviso aos navegantes: >> Ora, então começa por onde? Fica a dúvida no ar entreguista de quem começa a provar o mel do poder. 24 opiniões
avalie fechar
Clovis Cardoso (1) 14/03/2009 18h37
Clovis Cardoso (1) 14/03/2009 18h37
Realmente, é brincadeira. Um país que cobra o que cobra de IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO até em insumos necessários como equipamentos médicos, por exemplo, não pode falar de ninguém. Alías, toda a cadeia de impostos recaí sobre o valor FOB + SEGURO + FRETE. Eu gostaria de saber por que pagamos impostos sobre o frete? Isso é um absurdo. Sem contar que o retorno que obtemos desses impostos não dá para enxergar. 1 opinião
avalie fechar
Carlos Gonçalves (434) 14/03/2009 15h15
Carlos Gonçalves (434) 14/03/2009 15h15
Por que será que todas as vezes que um novo presidente dos EUA´toma posse o governo brasileiro tem de ir lá beijar os pés dele? Passar relatório de que quem manda neste país somos nós. Não acredito, sou cético ao extremo. Boneco de fantoche, marionetes, laranja, é isso que sinto quando vejo essa subserviência toda. 2 opiniões
avalie fechar
Douglas Rezende (2) 14/03/2009 14h20
Douglas Rezende (2) 14/03/2009 14h20
No caso do Iphone, citado pelo João Carlos, não existe protecionismo por parte do governo brasileiro. O protecionismo ocorreria se existisse no Brasil um grupo de empresas capazes de produzir produtos similares ao Iphone: o que não é verdade.
A importação de máquinas e equipamentos usados também precisa ser olhada com cuidado. Como já são bens obsoletos, não existe transferência de tecnologia e torna o produto brasileiro mais caro: a produtividade é menor e exige um número maior de manutenções (pelo desgaste natural), o que representa um aumento significativo nas importações de serviços.
Além disso, a sobretaxa imposta pelo governo americano ocorre apenas sobre o etanol produzido no Brasil. Se o mesmo etanol de cana-de-açúcar for produzido na Europa, não terá nenhuma sobretaxa. Isso sim é protecionismo!
sem opinião
avalie fechar
sydney zucchini (73) 14/03/2009 14h10
sydney zucchini (73) 14/03/2009 14h10
Para quem critica o "imperialismo americano", aqui vai uma sugestão: vamos torcer para que o próximo "imperio" seja o chinês, com toda sua tolerância e racionalidade. Aí sim, o mundo vai ser uma "maravilha"..... 2 opiniões
avalie fechar
jose miranda (4) 14/03/2009 13h52
jose miranda (4) 14/03/2009 13h52
Acredito que o Presidente Lula terá sucesso nas conversações com seu colega Obam. Lula não é bobo, nunca foi e jamais será; É preciso, e isso Lula sabe fazer, que o brasil seja respeitado la fora. Jamais um Presidente do Brasil teve tanta credibilidade no exterior, como Lula tem tido. Há que reconhecer a capacidade de nosso Presidente. Parabens Lula!. Vá em frente. Não ligue para seus opositores que tantos anos tiveram o poder nas mãos e nada fizeram pelo País. Acreditemos em nós mesmos. Jamais sejamos submissos. Somos os maiores da America ltina, e voce é o lider deste continente. 4 opiniões
avalie fechar
Leyanie Neves (21) 14/03/2009 09h55
Leyanie Neves (21) 14/03/2009 09h55
Concordo com o João Carlos . Nosso país explora as taxas de importação e outros produtos de multinacionais, onde 70% no mínimo são impostos. E depois, o presidente com seu complexo de ex-colonizado, critica outros países por protecionismo. O pior de tudo que no nosso continentem temos outros três chefes de estado que além de populistas e extremistas fazem coro contra qualquer medida que o nosso país queira aderir para crescer e vencer a crise. 14 opiniões
avalie fechar
Sérgio A. de Oliveira (1) 14/03/2009 08h35
Sérgio A. de Oliveira (1) 14/03/2009 08h35
Mais uma vez o governo americano quer demonstrar ao mundo que a partir do momento em que o seu imperialimso corre risco, a exemplo do potencial de crescimento e destaque no mundo que Brasil, China, Russia, Índia possuem, há inclusive previsões de que estes venham a ser países muito importantes no cenário econômico mundial, os EUA procuram criar formar de fazer com que estes não comprometam o seu império, para isso é mais fácil criticar, condenar e tentar fazer com que a opinião mundial se volte contra esses países. Há sim necessidade de sermos mais duros com eles, não pelo protecionismo da nossa indústria, mas para que também, as nossas indústrias tenham a mesma oportunidade e volume de negócios que as empresas americanas têm, pois do contrário sempre estaremos perdendo e sempre estaremos como países colonos. Acredito não ser esta a intenção. O governo brasileiro deve explorar com mais afinco os interesses do Brasil, pois só assim, com a expansão comércial e a busca pela igualdade nas negociações é que seremos respeitados e admirados lá fora. Não queremos, acredito, ser vistos apenas como o país do carnaval, da mulher pelada e do futebol. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 41 42 43 44 45 46 47 48 49 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página