Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Caso Madeleine

O casal McCann foi declarado oficialmente suspeito pela polícia de Portugal do desaparecimento da menina britânica Madeleine.
Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33
Comentários dos leitores
Diane Cravo (3) 12/09/2007 13h44
Diane Cravo (3) 12/09/2007 13h44
O que parece mais óbvio é que infelizmente essa menina realmente teve uma morte acidental, e acho muito viável que tenha sido como o colega propôs: causada poruma dose alta de calmante. Há também a possibilidade, ainda que pequena, de somente um dos pais serem "responsáveis" por essa morte, pois sem que o outro conjuge tenha conhecimento fica mais fácil de se esconder. 8 opiniões
avalie fechar
rejane ribeiro (1) 12/09/2007 13h36
rejane ribeiro (1) 12/09/2007 13h36
eu fico triste por tratar-se de uma crianca indefesa, talvez os pais tenham sim participado desse crime barbaro. Mas um dia vao acertar as contas com Deus. Mesmo q tenha sido um acidente, eles sendo os culpados, devem pagar por um crime. Filho e tudo nesse mundo.Que pais maldosos!! 5 opiniões
avalie fechar
Acompanhei o caso desde o início, e aparentemente o que seria impossível, pareçe ser o mais( e cruel) perto da solução deste caso. A participação dos pais.
Que foi uma morte acidental, não tenho dúvidas. Uma aplicação de calmante para que a menina continua-se dormindo, só que em doses mais elevadas, no que acarretou em uma parada cardíaca. Com Medo de ser incriminada, presa e perder para sempre a guarda das outras crianças, começou, aí, este buraco que não tem fim. Infelizmente tudo isto é real. Um pesadelo para os pais, mesmo sendo culpados, passam pelos piores dias que um ser humano possa passar. Não cometeram o suicídio justamente pelos outros dois filhos.
31 opiniões
avalie fechar
Daniel Pinto (3) 12/09/2007 10h03
Daniel Pinto (3) 12/09/2007 10h03
Sim cair cabelo é normal... Mas cair cabelo na mala (bagageira) de um carro passa a ser menos normal... Encontrar esses cabelo na mala de um carro, por baixo da cobertura e junto da roda suplente então não é nada normal... ainda por cima cabelo numa quantidade razoável.. 23 opiniões
avalie fechar
Ana Cristina (9) 12/09/2007 09h32
Ana Cristina (9) 12/09/2007 09h32
Não acredito que eles tenham mantido o corpo guardado por muito tempo, por isso não precisariam de "frezzer" ou "formol", como comentado pela leitora abaixo. Se a morte foi acidental, eles não teriam tido esse sangue frio todo para manter a filha congelada, onde já se viu?
Se foram eles, assim que a menina morreu eles devem ter enterrado em algum lugar. Não acredito que a mãe tenha jogado no rio também. Se bem que se tiverem assassinado a filha e fizeram esse alarde todo (ainda por cima obtendo lucro a custas dela) poderiam ser capazes de fazer qualquer coisa. Só a polícia pra saber mesmo.
Ah outra coisa: encontrar fio de cabelo no carro não é prova de assassinato, fios de cabelo meu, por exemplo, caem às centenas ao dia.
29 opiniões
avalie fechar
J M (2) 12/09/2007 04h27
J M (2) 12/09/2007 04h27
Cada vem busca nesta história o que quer encontrar. Com raras excepções nadad disto tem que ver com a verdade. O público se divide não tanto entre quem acredita na inocência dos pais, quem duvida e quem tem a certeza da culpa. Se dive isso sim entre quem quer que os pais sejam inocentes, quem quer que os pais sejam culpados, quem quer que a polícia seja culpada, quem quer que os portugueses sejam culpados, quem quer que os ingleses sejam culpados, quem quer que os media sejam culpados. Esta é a função do ponto de vista mediático, disponibilizar para a audiência uma "novela da vida" em que cada um possa vomitar as suas emoções, masturbar a sua irracionalidade e defecar os seus ódios. Mas há pessoas que são obrigadas a trabalhar de verdade no caso com todo este excremento á volta. Essas pessoas são os policias portugueses. O governo de portugal só deveria fazer uma coisa para bem do seu auto-respeito, cortar o pessoal dedicado a investigação a uma decima parte da actual. Que nao se decobre os culpados, paciencia, isso as vezes acontece, mas por uma questao de prioridades existem seguramente outros casos mais importantes que investigar. 2 opiniões
avalie fechar
ADRIANO A BRUNO (30) 12/09/2007 01h59
ADRIANO A BRUNO (30) 12/09/2007 01h59
Certamente, à luz dos holofotes do mundo todo, a polícia portuguesa não se arriscaria em ser leviana e tornar-se desacreditada se, ao declarar oficialmente suspeitos os pais da menina, não tivesse indícios suficientes para tanto.
Deve, no entanto, ser lembrado que eles somente poderão ser considerados culpados após julgamento da Justiça portuguesas. Até lá são meramente suspeitos.
Também não concordo com alguns comentários depreciativos sobre a polícia portuguesa. Parecem os mais sérios nessa história toda. Quando forem compará-la à polícia inglesa, que evidentemente tem muito mais recursos, homens e tradição, lembrem-se do imbróglio do caso do brasileiro Jean Charles...
Quem sabe se essa repercussão toda não acabe ajudando as associações que ajudam na localização de crianças desaparecidas. Ali perto, na África, o tráfico de jovens continua, impune. Esses jovens seqüestrados e vendidos como escravos esperam manchetes sensacionalistas e comoção do resto da humanidade para serem encontrados e salvos.
46 opiniões
avalie fechar
Angela BR (19) 11/09/2007 23h19
Angela BR (19) 11/09/2007 23h19
Partindo do princípio que os pais deixaram as crianßas sozinhas, na minha opiniao, isso já basta para dar-lhes a culpa. Nao sou ninguém para julgar, mas acredito que a polícia conseguiu reunir provas mais que suficientes para incriminar os pais.
E tenho que concordar com o comentário que lí aqui que fala à respeito da importância dada ao caso. Quantas crianßas no Brasil (e no resto do mundo) sao sequestradas todos os dias? Quantas crianßas sao assassinadas pelos próprios pais? Infelizmente, Maddie nao foi a primeira, e nem será a última, pois o homem cada dia que passa se torna menos humano e mais bicho (nao animal, mas sim bicho!!!), capaz de coisas inacreditáveis. Lembram daquele bebê que foi encontrado boiando em um rio, amarrado dentro de um saco de lixo, no inicio do ano passado?
Essas coisas nao säo privilégios (?!?) de brasileiros.
Que mäe é essa, que tem sua filha desaparecida, e nao consegue derrubar uma lágrima? Só porque ela é inglesa? Acha educaßäo...
Muito triste essa história toda.
16 opiniões
avalie fechar
Daniel Pinto (3) 11/09/2007 20h07
Daniel Pinto (3) 11/09/2007 20h07
Enquanto português tenho lido aqui algumas críticas a nossa polícia... sei que nem sempre têm a atitude mais correcta e nem sempre acertam mas neste caso deram mais atenção a este caso do que a todas as crianças desaparecidas nos últimos anos... alguém disse aí que os pais para serem culpados precisa de se encontrar o corpo... isso não é verdade... é possível condenar alguém por homicídio com base em provas apenas circunstanciais... 30 opiniões
avalie fechar
Sueli Cunha (3) 11/09/2007 18h30
Sueli Cunha (3) 11/09/2007 18h30
NATAL / RN
Para manter um corpo conservado precisariam de frizer,já que seria presiso no mínimo formol para conservar sem gelo.teriam.de todo mido um cúmplice.Vamos esperar pelos resultados finais.
gplef
19 opiniões
avalie fechar
thiago mattos (4) 11/09/2007 17h30
thiago mattos (4) 11/09/2007 17h30
SAO PAULO / SP
Quanta leviandade pessoal. Li alguns comentários e me entristece ler tantas opiniões sem embasamento. Se escrevem só para externar a opinião deveriam escolher um caso menos polêmico. Eu concordo com aqueles que questionam a atenção que esta sendo dada a este caso. Realmente temos muitos problemas com nossas crianças e deveríamos dar mais atenção a isto. Quanto as opiniões dos colegas, não vamos julgar aqueles que nem conhecemos só porque nos parece mais conveniente. Não conhecemos a família, as condições socioeconômicas e quem está por trás das matérias que estão sendo divulgadas. Vamos ler e procurar refletir antes de aceitar qualquer opinião.

Abraço a todos.
40 opiniões
avalie fechar
Maria Dirce Cordeiro (71) 11/09/2007 15h26
Maria Dirce Cordeiro (71) 11/09/2007 15h26
Infelizmente esse caso esta resolvido,O mundo gostaria que não fosse essa notícia; o do assassinato da menina pelos próprios pais.Todos os poderes legais de portugal, não iria coloca-los como suspeitos se não houvesse evidências.O mundo espera o veredícto final dessa triste história.Imagino como todo judiciário portugues esta tabalhando sobre pressão, inclusive dos ingleses que adorariam que a menina aparecesse para acabar com os portugueses.Mas, infelizmente a gente ja sabe o desfecho, hoje saiu nos jornais que acharam cabelos da menina no porta mala do carro usado pelos pais.Que esses montros seja perdoados pelo que fizeram. 38 opiniões
avalie fechar
Duarte Marcel Costa (2) 11/09/2007 14h35
Duarte Marcel Costa (2) 11/09/2007 14h35
Completando... mas se realmente fizeram isso com uma criança, não só por ser com uma criança, como com qualquer ser humano que seja, merecem arcar com as conseqüências e sofrerem duras penas. 9 opiniões
avalie fechar
Rosi Nara (1) 11/09/2007 13h47
Rosi Nara (1) 11/09/2007 13h47
PORTO ALEGRE / RS
Este caso pode não me surpreender no resultado final visto que:
- Pais que viajam para outro país em férias deixariam seus filhos que não falam a lingua nativa sozinhos dormindo em um resort sem acompanhantes responsáveis?
- A Excessiva exposição na mídia desde o começo comprova que há uma campanha muito grande, pois quantas crianças desaparecidas sequer os pais conseguem 10% do que chegaram esse casal?
- Se há vestígios de DNA no carro, no quarto, na roupa, porque só agora são anunciados?
- Ninguém alugou esse carro entre os dias do sequestro e o aluguel de fato pelos pais da Madeleine? Porque esse fato não é dito na mídia?
- O Vaticano concedeu em sua página detalhes deste possível sequestro, mas porque estando ainda não resolvido, já foi retirado da página internet? Eles possuem maiores detalhes?
- Alguém viu em algum momento na mídia pais desesperados implorando a devolução da criança? Mães Latino-Americanas certamente fariam estragos emocionais frente a um canal de televisão.
Quase acredito que por um descuido essa criança veio a passar muito mal, e a quem procuraram pedindo ajuda, possa ter "resolvido" o problema... São pessoas com uma cultura muito diferente da minha .. eu não duvidaria que os pais são 100% responsáveis por tudo isso que está ocorrendo.
E penso que eles não teriam outra saída se tivessem cometido um erro mais grave em outro país, a não ser apelar como sequestro.
Arriscariam perder mais 2 crianças?Enfim...lamentavelmente tudo isso é fato.
23 opiniões
avalie fechar
luis filipe neiva (3) 11/09/2007 13h29
luis filipe neiva (3) 11/09/2007 13h29
SAO PAULO / SP
quanto ao senhor s berkut , ele e um verdadeiro IGNORANTE , "ele diz qm morou no pis iberico" tenho duvidas se ele já saiu da cidade dele,outra coisa qd se fala PERCEBER em portugal no sentido q "vossa senhoria" esta querendo dizer é como qd se pergunta aqui "entendes-te?" para uma pessoa no sentido de saber se a mesma entendeu o q lhe foi explicado,dito,mostrado etc.
quanto a policia temos de ver q eles tem trabalhado sobre uma pressão internacional monstruosa , são jornais e tvs inglesas,portuguesas,a midia toda em cima,sites,os pais de maddie os criticando,a policia inglesa sempre prepotente achando q eles ñ fazem o trabalho direito(como alias todo britanico,americano entre outros é com os latinos) toda hora alguem querendo explicações ñ é facil tbm,e eles lá tem trabalhado tem mostrado esforço,colocaram mais de 200 agentes nesse caso,tem trabalhado noite e dia,ouviram,procuraram..........
quanto ao facto de tamanho alarde , ELA E INGLESA,FILHA DE MEDICOS,TEM OLHOS CLAROS,E SUDICTA DE VOSSA MAJESTADE À RAINHA E OS PAIS FIZERAM UMA CAMPANHA TÃO GRANDE , CONSEGUIRAM TANTO DINHEIRO Q PÕEM INVEJA ATE EM BILL GATTES" , ñ q ela coitadinha ñ mereça ñ é isso, mas e se ela fosse de africa , da america latina, do oriente medio sera q seria a mesma coisa? ate os desaparecidos das listas de portugal tiveram de ficar em segundo plano, e nenhum jogador ou escritora se pós a fazer campanha para eles nem para as mães da sé......outra coisa sr berkut eu sim sou PORTUGUES!!
29 opiniões
avalie fechar
luis filipe neiva (3) 11/09/2007 13h06
luis filipe neiva (3) 11/09/2007 13h06
SAO PAULO / SP
para completar a lista de provas do sr ludwig ai vão mais algumas q acabaram de chegar:
12-fios de cabelo da menina foram encontrados no porta-malas do carro dos pais dela;
13-fluidos corporais foram encontrados no porta-malas do veiculo;
14-gravações de conversas telefonicas entre eles e amigos;
15-troca de email´s q foram interseptadas;
16-contradições nos depoimentos deles e de amigos deles;
17-semelhança entre o pai e o individuo visto saindo com um cobertor q tinha algo enrolado captado pela cameras de vigilancia do hotel;
18-uma q pouca gente comenta mas q vazou , o pai de maddie estava sem fazer a barba naquele dia qd estava jantando , apos o acontecimento sua barba estava feita;
Em resposta ao sr duarte sobre ñ haver sangramento por ser uma possivel morte por excesso de sedativos há mais q um tipo de morte nesse caso:
1-ela pode ter tido convulsões e mordido a lingua ou labios e sangrado;
2-pode ter havido uma hemorragia interna por algum motivo;
3-pode ñ ter sangrado qd morreu mas o carro foi alugado 25 dias apos ela desaparecer então foi do cadaver dela q saiu o sangue,alias, ñ se falou em sangue no carro e sim em fluidos corporais,e cabelos,q são desde sangue ate outros;
4-ela pode ter se machucado ao desmaiar ou os pais podem no desespero ter feito uma traqueotomia para ela voltar a respirar ou ate mesmo a machucado no desespero para salva-la
24 opiniões
avalie fechar
Duarte Marcel Costa (2) 11/09/2007 11h22
Duarte Marcel Costa (2) 11/09/2007 11h22
Concordo com o S. Berkut, a polícia portuguesa está querendo incriminar os pais da garota, SUSPEITOS não são CULPADOS ainda existem diferenças nessas duas palavras, e para eles (polícia portuguesa) os pais da garota já são totalmente culpados pelo desaparecimento. Falam sobre a mancha de sangue encontrado no porta-malas do carro, mas, se foi óbito por alta dosagem de calmantes, de onde teria surgido o sangue? Os pais dela são médicos, saberiam como estancar o sangue e não deixar rastros. Em minha opinião é muito precipitada a conclusão da polícia portuguesa, assim como de algumas pessoas que acompanham o caso. Creio eu que a polícia portuguesa será incapaz de solucionar esse caso sem ajuda de outras “forças”. Não acredito que os próprios pais seriam capazes de fazer isso com seus filhos. 25 opiniões
avalie fechar
ludwig osten (62) 11/09/2007 11h16
ludwig osten (62) 11/09/2007 11h16
SAO PAULO / SP
só para deixar claro , ñ sou a favor do uso de tortura nem de pressão psicologica de policia alguma , só estava querendo dizer ao sr berkut q esse tipo de metodo ñ é exclusivo da pj, e nem q foram eles q o inventaram por falar nisso sera q o sr ja]á leu rota 66??????????sabe o q é não sabe???????? ja foi alguma vez tentar saber qts casos estão arquivados???????????? ñ ????????????? incrivel ñ deve ter nenhum!!!!!! e o q se passou e se passa nas salas de interrogatorio ....................eu acho q é tudo ficção o q dizem q lá acontece não é verdade não!!!!!!!! tudo mentira!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e a africa q fala ingles,como eles estão bem de vida!!!!!!!!! e a q fala frances então , e um verdadeiro paraiso,eles ate almoçam tomando champagne!!!!!!!!! a america espanhola então nem se fala,e um luxo ñ precisa ir longe basta atravessar a ponte da amizade para ver como eles vivem bem!!!!!!!!!!!!! já sei o sr vai me dar o exemplo do CANADA,EUA,AUSTRALIA tenha santa paciencia meu senhor vá ler primeiro a historia desses e vc vai descobrir qual foi a diferença na colonização deles e pq eles conseguiram ser o q são hoje!!!!!!!!! 12 opiniões
avalie fechar
ludwig osten (62) 11/09/2007 10h52
ludwig osten (62) 11/09/2007 10h52
SAO PAULO / SP
ou o senhor S.berkut e incapacitado de entender alguma coisa ou então ele é um ditador de palavras sem nenhum conhecimento de fatos,em primeiro lugar caro senhor eu ñ sou portugues pois só na sua cabeça q um portugues poderia se chamar ludwig,e osten e uma cidade na alemanha onde nasci,em segundo lugar o caso q vc AGORA esta se referindo é ainda pior pois a policia portuguesa realmente deu uma PRENSA nessa mãe mas isso foi a 4 anos ela era portuguesa e a criança foi encontrada viva , pois a mãe depois da PRENSA sofrida informou o local onde a filha estava , inclusive correndo risco de vida,alias modo usado tbm aqui e em outro paises,ou o sr acha q isso e exclusivo da pj??????, e só por falar nisso , vc diz q eles são incopetentes mas faz 3 meses q eles estão atras da criança e dos culpados,qt tempo faz q desapareceu CARLINHOS?????????acho q mais de trinta anos não é?????????? e outra coisa,são as provas q estão levando a policia em direção ao casal , não e a policia q esta levando o casal para as provas,talvez seja melhor o sr. primeiro se informar sobre o q esta acontecendo direito para depois começar a criticar e ficar faltando com o respeito para com qm esta trabalhando de facto e não lendo colunas incompletas de informações distorcidas,talvcez o sr seja um daqueles q se sente menor q os outros por falar uma lingua latina e ter de dizer q foi pedro alvares cabral q descobriu sua terra , pois então olhe para historia dos q ñ falam sua lingua e vc vai ver a sorte q teve 19 opiniões
avalie fechar
Mayara Ferreira Itacaramby (1) 11/09/2007 10h09
Mayara Ferreira Itacaramby (1) 11/09/2007 10h09
SAO PAULO / SP
Esse caso tem tido uma repercussão tão grande, que eu não sei se é necessário tanto furor. Pais que deixam crianças pequenas sozinhas e ainda negam o serviço de babá oferecido, são responsáveis pelo o que acontece com seus filhos. Sim, é muito triste saber que a criança pode ter sido assassinada pelos próprios pais. Mas mais triste é nós brasileiros esquecermos quantas crianças brasileiras são sequestradas e mortas todos os anos, para não se falar todos os dias no Brasil. E outra coisa, quem somos nós para falarmos da polícia alheia?

P.s.: Gostaria de saber quantas criançs pobres teriam o mesmo tratamento/ repercussão que esse caso tem recebido.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (658)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página