Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleição no Irã

O Irã realiza sua eleição presidencial no próximo dia 12 de junho. O presidente Mahmoud Ahmadinejad é candidato à reeleição.


Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
Comentários dos leitores
Chris Maria (161) 13/06/2009 09h13
Muito obrigado pelas palavras !
São encorajadoras e edificantes.
Embora não seja pró-Obama, penso que ele é bem melhor que Bush e John McCain.
Minha decepção com ele é pelo fato dele se dizer cristão e apoiar certas condutas que a Bíblia reprova.
Mas esse é outro assunto para uma eventual oportunidade.
...
Com relação aos conflitos do O.M., é certo que cada um diz que tal e tal é o seu Deus.
Uma observação que gosto de fazer é que o único livro que trás a genealogia completa dos povos lá existentes é a Bíblia.
Todos nós sabemos que ela foi escrita apenas e somente pelos Hebreus.
O Cristianismo e o Islamismo só exitem por causa do Judaismo e é evidente que Deus é um só.
Mas a maior questão hoje no O.M. é sobre terras e evidentemente não há outros documentos fidedignos de crédito, tal como as narrativas Bíblicas do passado que nos revelam como foi delineado o curso de impérios e nações da antiguidade, adicionado aos conflitos familiares milenares e jogam luzes ao presente.
De Noé veio Sem vieram - entre outras raças - Assur ( os assírios ), Arã os atuais Sírios e Abraão, pai de todos hebreus, ismaelitas e midianitas.
No Livro de Isaias há uma profecia que um dia haverá uma aliança perpétua de paz entre a Assíria, Egito e Israel . Cap. 19 vers. 25
No Livro de Ezequiel também revela uma convivência pacífica com todo aquele pessoal transjordaniano. Cap. 47 ver. 21 e 22
Então a Bíblia nos dá esperança.
3 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (448) 13/06/2009 12h54
eduardo de souza (448) 13/06/2009 12h54
Deu reeleição, o povo escolheu e contra a vós do povo não se discute. O Irã legitimado, partirá para um crescimento autônomo e independente. A vitória do atual presidente esta sendo comemorado por todo o O.M.. Esperamos que o Brasil receba a visita deste nobre líder, como ele prometeu. Muitos negócios poderão ser feitos por nossa nação, troca de tecnologia, remédios, equipamentos, armas e outros mais... PARABÉNS AO POVO DO IRÃ, longa vida ao seu líder e BOA SORTE, que Deus abençoe vosso governo. 31 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 13/06/2009 10h21
João Carlos Gagliardi (2328) 13/06/2009 10h21
"Ahmadinejad se orgulha de origem simples..."
Pronto!
Era o que faltava...
Só falta agora ele falar da infância pobre, da mãe e que foi para a cidade grande, na caçamba de um caminhão...
31 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 13/06/2009 09h25
J. R. (1126) 13/06/2009 09h25
Os que desejavam a abertura do petróleo iraniano usando um fantoche chamado Musavi perderam essa rodada, mas não descansarão. Mahmoud Ahmadinejad venceu como já era esperado, pois tendo consciência de que os Aiatolás mudam de lado conforme a segurança dos seus interesses, tratou de "reequipar" o Irã. Um desesperado Musavi viu a estratégia da Ciia e Mokada ruir por terra, por acaso não supunham o apoio a Ahmadinejad dentro das mesquitas? O crescimento do Irã é inevitável, assim Israel tem que se conformar e buscar uma relação de respeito, seus dias de xerife no O.M. estão terminando, talvez sua única saída seja o erro da guerra. 56 opiniões
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (217) 12/06/2009 23h13
Sylvio L. Almeida Jr. (217) 12/06/2009 23h13
Para Tio Sam Mahmoud Ahmadinejad não é o cara... 37 opiniões
avalie fechar
Luciano Lucas (24) 12/06/2009 17h51
Luciano Lucas (24) 12/06/2009 17h51
ACHO QUE APESAR DOS PROBLEMAS, O IRÃ VAI BEM A PARTIR DA CAMINHADA DO CHEFE GERAL AO ENCONTRO DO POVÃO EM SENTIDO CONTRÁRIO, OU SEJA, DO INTERIOR P/ AS CAPITAIS ATENDENDO A MAIORIA DOS NECESSITADOS. DE RESTO ARMAHDINEJAD ESTÁ CORETÍSSIMO EM NÃO BAIXAR A PROA P/ ATENDER ESSES DESMORALIZADOS ISRAEL, EUA E UNIÃO EUROPÉIA QUE FALAM MUITO EM DESARMAMENTO E QUE O IRÃ DEVE DESISTIR DE RECURSOS DA ENERGIA NUCLEAR, ORA PARECE ATÉ CONVERSA PRÁ BOI DORMIR ESTES NÃO TEM UM SÓ PINGO DE MORAL NENHUMA P/ FALAR EM DESARMAMENTO QUEM VIVE COMO ELES ARMADOS ATÉ OS DENTES, ENTÃO NÃO SÓ O IRÃ, MAS TAMBÉM A CORÉIA E O RESTO DO MUNDO DEVEM TER OS MESMOS RECURSOS QUE ELES POSSUEM E FIM DE PAPO PORQUE ESTABELECE-SE O EQUILBRIO E PASSAM A SER RESPEITADOS COMO ELES TAMBÉM O QUEREM ATÉ PELAS SUAS IMPÁFIAS E PELOS SEUS INDIVIDUALISMOS... 9 opiniões
avalie fechar
Aos caros leitores que se derem ao trabalho de ler meus exaustivos comentários, constatarão que nunca fui a favor de Bush.
Também sou pró-sionista e pró-semita, mas também não aprovo tudo o que Israel fez e faz.
A visão que defendo é do ponto de vista Bíblico, Histórico e Profético.
Minha cosmo visão do O.M.não está presa apenas ao século XX e XXI, pois sou professor e pesquisador exaustivo dessa matéria.
A outro que diz que falei coisa que não disse, seja honesto pelo menos com sua consciência.
" Quem confessa sua ignorânica revela uma vez, quem tenta esconde-la revela diversas vezes."
Ler é fundamental !
Se não tens tempo de ler, não invente !
É feio e desonesto!
11 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (448) 12/06/2009 11h16
eduardo de souza (448) 12/06/2009 11h16
A decisão nas urnas ditará o caminho de boa parte no Oriente Médio.
Se por acaso o povo escolher a reeleição do seu presidente vai acontecer algo semellhante ao o que aconteceu na Venezuela, sustentação dos ideais.
Se por outro lado der a oposição, a abertura no Oriente Médio para os interesses da U.E e do USA estará consolidada. É muito importante o acompanhamento dos resultados dessa eleição, sem dúvida.
Torço para que o povo faça sua melhor escolha.
Vamos aguardar...
12 opiniões
avalie fechar
O Irã é um país que teve um papel importantíssimo na história antiga.
Riquezas incalculáveis na arqueologia a céu aberto e também ocultas no subsolo e que poderiam servir para um turismo cultural, levando divisas à nação.
Além de sua linda arquitetura, seus tapetes e o caviar que produzem com as ovas de peixes pescados no Mar Cáspio - ( corresponde a 90% da produção mundial e é o melhor caviar do mundo ), também possue artesãos refinados.
Basta uma olhada no youtube, somente na área de fabricação de instrumentos musicais artesanais para se ter uma idéia.
O mundo é rico por causa da pluralidade dos povos e raças com suas determinadas culturas e o Irã não pode continuar perdendo espaço no cenário internacional, por causa desses doidivanas que só pensam em provocações, ameaços e guerra.
Acredito que se houver uma mudança na cúpula da nação, mesmo com o prosseguimento de sua usina nuclear, as relações com os EUA e Israel poderão mudar.
Abas da ANP, já pediu formalmente que o Irã para de se intrometer no conflito Israelo-Palestino.
Uma parcela da comunidade árabe também anda desgostosa com Irã.
Hoje a maior autoridade no Irã é o seu supremo líder Ali Kamenei.Decide tudo!
Vamos ver se esse pessoal toma juizo e não mergulhem a nação numa dissidência política e traga o terrorismo como no Paquistão.
Chega de guerras. Basta lembrar que na guerra Irã-Iraque na década de 80, nos 8 anos morreram 1 milhão de iranianos.
A troco de que ?!
NADA x NADA = NADA !
160 opiniões
avalie fechar
J. R. (1126) 11/06/2009 22h38
J. R. (1126) 11/06/2009 22h38
A surpreendente festa democrática que acontece no Irã é senão a demonstração da pujança desse povo. Ao contrário do que os inimigos da humanidade pensam, a aparente divisão político partidária na democracia só revela a unidade e a força popular. Mousavi (o que tem cara de arabe-judeu) promete manter os programas de espaço e nuclear, assim para Israel não há nada de novo no front, seu trabalho de polícia ianque se mantém intacto. O assustado Ahmadinejad deveria se tranquilizar, pois tudo indica que a festa foi preparada para ele. O que o Irã deverá se preocupar nos próximos anos com certeza deverá ser (por incrível que pareça) o terrorismo, que já o fustiga devido a estas eleições. Muitas cabeças irão rolar, preparem o estômago ... rsrs... 23 opiniões
avalie fechar
Provera Deus que o candidato Mir Hosein Mousavi ganhe essas eleições.
Se a sua política externa e interna de governo estiver afinada com seu discurso de campanha é provável que Irã minimise sua imagem negativa ao mundo ocidental e também nas relações diplomáticas com Israel.
Caso isso venha acontecer será um alívio psicológico a todo O.M.
É provável que o governo de Israel e outras potências estejam aguardando o resultado dessas eleições, para tomar um posicionamento.
A juventude iraniana deve estar enfadada com esses discursos de velhos ayatolás e desejam ingressar de vez, no mundo moderno, de onde eles ficaram para trás desde a " Revolução Iraniana de 1979 " promovida pelo então A. Komeini.
Vamos aguardar, estou torcendo pelo melhor.
29 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (471)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página