Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Gripe suína

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Segundo o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene podem ser adotados para evitar a gripe suína, como cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies e não compartilhar objetos de uso pessoal.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Osame Kinouchi (4) 13/11/2009 11h07
Osame Kinouchi (4) 13/11/2009 11h07
Por que a Folha não atualiza os dados do Mapa da Gripe com os dados do boletim epidemiologico do MS de outubro de 2009 e continua a apresentar os dados de setembro de 2009? Autocensura ou acordo com o MS?
MS, cade o link para o boletim epidemiologico de 19 de outubro de 2009?
4 opiniões
avalie fechar
Glória Araújo (59) 12/11/2009 23h34
Glória Araújo (59) 12/11/2009 23h34
Podem ter certeza,se não tiver antiviral-tamiflu,relenza para vender nas farmacias COM RECEITA, ninquem consegue tomar se tiver com gripe A. Passei nestes dias muito aperto,com febre maior que 38º,dores pelo corpo,sintomas nasais,fui atendida em PS particular que tinha antiviral,inclusive tenho convenio médico,e, fui medicada com de analgesicos na veia,tiraram um r-x torax e me despacharam para casa.Só não tomei tramal EV porque me recusei, fiquei so com os 2 analgesicos na veia.Ninguem me receitaria o tamiflu.oque eles queriam é me colocar para dormir: as 48 horas preconizadas para o antiviral se esgotaram.
Mais uma vez,tive sorte não sei que virose eu tive.IMAGINEM SO NA REDE PUBLICA o atendimento.
Que todos se posicionem firmes, para termos antivirais nas farmacias e vacinas.
Estou preocupada com os jovens e crianças,são os mais afetados. Vamos pedir,exigir,convocar a todos para que MS libere os antivirais e traga as vacinas. A rede particular de clinicas de vacinas tb devem estar aptas a vacinação em tempo habil.
NÃO DEIXEM CHEGAR PARA ÚLTIMA HORA. O PODER PUBLICO TEM QUE AJUDAR. JUSTIÇA,CIDADANIA,DEMOCRACIA NA SAUDE.
A POPULAÇÃO TEM DIREITO.
PORQUE A ROCHE VENDEU ANTIVIRAIS PARA OUTROS PAISES NA REDE PARTICULAR E NÃO VENDEU PARA O BRASIL? PORQUE? É A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.
3 opiniões
avalie fechar
eugenio araujo (89) 12/11/2009 22h12
eugenio araujo (89) 12/11/2009 22h12
E agora MS como e que fica seu protocolo, A OMS recomendou o uso de anti-virais (Tamiflu) para pessoas saudaveis. basta ter febre alta por 3 dias. A criterio medico. Ressalto A CRITERIO MEDICO. O protocolo do Temporão diz que se nao enquadrar em seu protocolo , a prescrição medica deve ser validada pela autoridade de saude local. Que absurdo, um médico nao tem autonomia para receitar, ou seja, estudo 6 anos + residencia, etc , para que? O MS nao confia , precisa que a "Autoridade de Saude local" que tem a chave do cofre onde esta guardado Tamiflu de seu aval. So no Brasil, isto acontece. Sequestra o remedio das farmacias, estatiza, e vem com esta conversa fiada, dizendo que nao fez nada disso. Voltou a repetir 1/3 das mortes do mundo estão no Brasil. Isto é exemplo de competencia e excelencia em tratamento para os brasileiros????Quando o Ministerio Publico vai investigar esta sucessão de erros???
Quanto as vacinas paises da Europa e EEUU, estão administrando a população, ainda não vi a OMS publicar norma que determinar quem deve ou nao ser vacinado, esta a criterio de cada pais. No Brasil é diferente, os gestores da saude, provavelmente, não tem condições técnicas de determinar os grupos a serem vacinados.
7 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 12/11/2009 21h59
marcio B. (96) 12/11/2009 21h59
A OMS é uma piada de mau-gosto, orgão doutrinador comandado por ditadorezinhos volúveis e sempre favorecendo alguém em nome da saúde das pessoas de todo o mundo. A grande verdade é que não temos a menor idéia do real perigo da gripe A e é claro que a OMS tb não tem idéia. Só querem como sempre, controlar-nos 7 opiniões
avalie fechar
sergio yuzo (12) 12/11/2009 16h37
sergio yuzo (12) 12/11/2009 16h37
olhem o que saiu hoje dia 12 de novembro de 2009
A diretora do departamento de gripe da Organização Mundial da Saúde (OMS) Nikki Shindo recomendou nesta quinta-feira que sejam receitados antivirais aos pacientes que apresentarem sintomas da gripe A sem esperar pelos resultados de laboratório. "O vírus já está circulando, logo, não é preciso esperar os resultados epidemiológicos. Se os médicos detectam que há sintomas de gripe, recomendamos que diretamente receitem antivirais", afirmou Nikki.
A diretora médica explicou que o controle epidemiológico estava justificado em meses anteriores, mas que agora, com a pandemia tão estendida, não é mais preciso. "Agora o que devemos fazer é um tratamento cedo, que se mostrou muito efetivo. Assim que os sintomas forem detectados, é preciso tratar com antivirais, e os casos de doença severa ou de morte se reduzirão, como já foi comprovado", disse.
E no Brasil continua a restrição enquanto nos países do hemisfério norte , aos primeiros sintomas eles indicam o tamiflu.
Nunca mais votarei nesses que estão nesse governo atual e ainda vou fazer campanha contra!! País do apagão , do mensalão, da corrupção, da lei de Gerson ,País que come mortadela e arrota peru. MInistro da saúde vê se aprende com os paìses europeus e com os Estados Unidos e com o Japão !!! E que a folha não me cale !! E mais uma coisa, porque no Brasil tudo tem que ser diferente, até o padrão de tomadas é único em todo mundo, juntamente com esse protocolo burro da gripe
5 opiniões
avalie fechar
Augusto Pestana (52) 12/11/2009 12h43
Augusto Pestana (52) 12/11/2009 12h43
A verdade sempre aparece,abaixo comentario de um conhecido infectologista.
Os médicos envolvidos no tratamento de casos graves em unidades de cuidados intensivos transmitiram à OMS que «pessoas chegaram demasiado tarde e mesmo as técnicas mais modernas não puderam salvar as suas vidas».
Segundo estes médicos, «tudo poderia ter sido diferente se tivesse havido consumo de antivirais».
Ecomo o apagao mentiras nao se sustentam para sempre e outra que o MS vai causar serao as mortes por falta de vacinas ,porque so teremos 18 milhoes de doses,nao vao comprar mais nada ,porque simplesmente os paises sedrio ja compraram o estoque por 2 anos.
Nao esqueçam, voto na companheirada nunca mais.
4 opiniões
avalie fechar
Cristina Dias (125) 12/11/2009 10h51
Cristina Dias (125) 12/11/2009 10h51
Últimos dados da gripe: 924902 infectados (comprovados por exame) e 7487 mortes no mundo... Lembrem-se que estamos na folga porque é primavera... Foi só começar o outono nos EUA que eles assumiram novamente a primeira colocação com 1744 mortes... O Brasil está em segundo com 1405 mortes... Agora é hora de nos previnirmos para a segunda onda... Vamos esperar que as pessoas estejam mais conscientes e façam isto... 3 opiniões
avalie fechar
cristina pereira (47) 11/11/2009 16h00
cristina pereira (47) 11/11/2009 16h00
Temos um tempo precioso para salvar o máximo de vidas possivel na 2 onda da gripe. Mudando o calendário escolar, liberando o remédio nas farmácias, colocando propagandas eficientes na tv. Temos claramente o exemplo do susto que outros países estão passando, não existe mais grupo de risco, qualquer um pode ter a evolução do AH1N1. É lamentável, assustador, e preocupante, e o que mais me assusta é que quando o "cerco apertar", muitas autoridades dirão que não sabiam de nada.
Enfim vivo no país do APAGÃO, apagão de responsabilidades, apagão do respeito, apagão da democracia, apagão da ética e da moralidade. Passar quatro horas sem luz, não é nada já que estamos a tanto tempo vivendo no escuro...
7 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 11/11/2009 10h38
Ministério da Saúde (198) 11/11/2009 10h38
Antônio Santos,
É importante esclarecer que o Ministério da Saúde mantém um estoque de Tamiflu desde a Gripe Aviária. Além disso, a instituição adquiriu ainda mais estoques do medicamento para garantir a distribuição para todas as pessoas que devessem ser tratadas com ele.
Sobre a disponibilidade de Tamiflu nas farmácias, a questão não depende do governo, já que não houve a proibição da venda. A empresa fabricante é quem dirá se haverá suprimento do estoque nos estabelecimentos comerciais.
Estamos à disposição.
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Santos (73) 10/11/2009 22h49
Antonio Santos (73) 10/11/2009 22h49
Familiares dos óbitos pela Gripe H1N1,

É a vocês que me dirijo para pedir PERDÃO por ter ajudado, com o meu voto, a colocar no comando da Adminsitração Pública Federal Brasileira essa turma.
Sei que errei, mas podem ter certeza de que eles JAMAIS verão meu voto.
Nada explica o fato de o BRASIL ser o ÚNICO país do mundo em que o LABORATÓRIO, por ter de atender a demanda do Governo (que não fez o dever de casa e foi estocando o remédio, apesar dos ALERTAS feito pela OMS de que a gripe suína poderia ocorrer), não consegue suprir a demanda das farmácias.
Em 2010, por ser ano eleitora, vai ter TAMIFLU adoidado nas farmácias, pois não podem correr o risco de arriscar perder o poder com esse número elevadíssimo de mortes.
O engraçado será o discurso do governo, que neste ano dizia que não se poderia tomar o Tamiflu a qualquer momento, pois isso poderia causar resitência no vírus.
Em 2010, como vai haver TAMIFLU nas farmácias, ninguém do governo vai voltar que essa ladainha.
Ou seja, em 2010 o vírus não poderá sofrer mutação...
Perdo-me mais uma vez familiares dos óbitos provocados pela Gripe H1N1!
Tivesse o Governo feito o dever de casa e ter ido acumulando o remédio ao longo do tempo, haveria remédio tanto à disposição do Governo, quanto nas farmácias para quem pudesse comprar.
Ou seja, o Governo teria estoque suficiente para atender aos mais necessitados e quem tivesse condições poderia comprar nas farmácias.
Mas o meu voto eles JAMAIS verão...
LAMENTÁVEL!
18 opiniões
avalie fechar
Giulia Schucht (8) 10/11/2009 00h59
Giulia Schucht (8) 10/11/2009 00h59
Gostaria de saber se uma pessoa com febre repentina superior a 38º, tosse e dor em articulações deve tomar tamiflu? Eu sei que em outros países, como EUA, Inglaterra e Chile se da o remédio em casos assim, e no Brasil, é caso de Tamiflu, Ministério da Saúde? 1 opinião
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 12h27
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 12h27
Eugênio Araújo,
Primeiros sintomas realmente não é a mesma coisa que sintomas graves. Inclusive, em relação à Influenza A (H1N1), a maioria das pessoas com os sintomas da gripe não evoluem para um agravamento. Esclarecemos, ainda, que não cabe ao Ministério da Saúde dar informações sobre a distribuição do Tamiflu nos outros países. Estamos à disposição.
6 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 12h07
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 12h07
Carmem Santos,
Parte das doses da vacina contra a Influenza A (H1N1) será produzida pelo Instituto Butantan. Outra parte será comprada pronta para uso. Elas estarão disponíveis no primeiro semestre de 2010.
Em relação ao Tamiflu, o Ministério da Saúde não o escondeu da população. Há quantidade suficiente para atender a quem dele precisar, independentemente da classe social.
Estamos à disposição.
3 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 11h38
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 11h38
Paulo Penteado,
Você está correto: ao sinal de qualquer sintoma de gripe, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que seja feita uma avaliação. Entretanto, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já disse que o uso do Tamiflu não é recomendado para pessoas com sintomas leves ou sem fatores de risco. Estamos à disposição.
4 opiniões
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 10h47
Ministério da Saúde (198) 09/11/2009 10h47
Paulo Penteado,
1) A população alvo para a vacinação contra a Influenza A (H1N1) será determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
2) As clínicas particulares poderão negociar a compra da vacina diretamente com os laboratórios fabricantes.
Estamos à disposição.
3 opiniões
avalie fechar
Mauricio F Beltran (14) 08/11/2009 10h32
Mauricio F Beltran (14) 08/11/2009 10h32
A mídia realmente está ofuscando o que ocorre no mundo, e no Brasil também.
Acompanhem no meu blog:
www.mauricio.beltran.nom.br/blog
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Canazar (38) 07/11/2009 21h47
Luiz Canazar (38) 07/11/2009 21h47
Afora este fórum, não há mais quase nada na mídia nacional informando sobre o avanço da pandemia no Hemisfério Norte. Infelizmente, a situação é mais grave do que era de se esperar. Há rumores de que o vírus sofreu uma mutação, o que está se disseminando na Ucrânia é de um tipo diferente do H1N1. Parece que a vacina não imuniza, o país está importando lotes e mais lotes emergenciais de Tamiflu. 6 opiniões
avalie fechar
eugenio araujo (89) 07/11/2009 15h21
eugenio araujo (89) 07/11/2009 15h21
Onde esta a investigação criminal sobre o "protocolo" do MS. No Brasil concentra 1/3 das mortes por H1N1 que ocorreram no mundo. Tem coisa errada, obviamente. Onde está o Ministerio Publico Federal???
O MS poderia explicar de onde tirou a conclusão que primeiros sintomas é igual sintomas graves?????
Por que o fabricante do Tamiflu não adotou o procedimento de retirada do Tamiflu das farmacias também nos outros paises?????
Este MS tem que dar muita explicação.
Quando ocorre um acidente ha investigação. Esta quantidade de mortes no Brasil (1/3 do mundo), esta fora totalmente do padrao comum que vem ocorrendo em outros paises. Isto tem que ser apurado.
9 opiniões
avalie fechar
carmem santos (49) 07/11/2009 13h15
carmem santos (49) 07/11/2009 13h15
É UM ABSURDO OS GOVERNANTES DE TODO O MUNDO NÃO TOMAR PROVIDÊNCIA DE FRICAR LOGO ESSA VARCINA, ACHO QUE ELES QUEREM ESPERAR MORRER 20 MILHÕES COMO ACONTECEU UM 1918.....PAREM COM ISSO ESTAMOS EVOLUIDOS NO MUNDO, PESSOAS ESTÃO MORRENDO E NÃO FAZEM NADA....O MINISTRO DA SAÚDE DO BRASIL ELE FEZ ESCONDEU O REMÉDIO DO POVO, APENAS TEM DIREITO OS RICOS, TEMOS MAIS DE 12 MIL CONTAMINADOS E MAIS DE 1.OOO MORTOS ELE ESCONDE TUDO ISSO, NÃO É FÁCIL VER UMA PESSOA QUE TINHA A VIDA TODA PELA FRENTE, MORRER COM UMA GRIPE......ACORDA POVO ESSE GOVERNO ESTAR MATANDO OS POBRE COM A GRIPE....ESSE TAL DE LULA SÓ PASSEIA GASTANDO O DINHEIRO DO PAIS ISSO ME REVOLTA....TENHO NOJO DESSES ENERGUMINOS..... sem opinião
avalie fechar
Paulo Penteado (71) 06/11/2009 16h03
Paulo Penteado (71) 06/11/2009 16h03
Ao Ministério da Saúde. Não é verdade que vocês seguem o protocolo da Organização Mundial de Saúde. Ela recomenda o uso de antiviral nas primeiras 48 horas de infecção, E SEM VINCULAÇÃO A PRETENSOS GRUPOS DE RISCO (sim, pretensos mesmo, porque metade dos mortos não pertencem a nenhum grupo de risco; logo, qualquer um pode morrer pela doença, se não tratado nas primeiras 48 horas com tamiflu ou relenza). Quem desaoutoriza a afirmação de que o Brasil segue a OMS é a própria folha de são paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u629209.shtml). Por fim, gostaria de lembrar que NO MUNDO INTEIRO SÃO TODOS OS CASOS DE GRIPE TRATADOS COM ANTIVIRAL, só no Brasil e na Venezuela que não. Aliás, em pleno verão, os casos estão aumentando, e muito, por aqui. Em São Paulo e Praia Grande, conforme recentemente noticiado pela folha, escolas suspenderam as aulas por novos surtos. CUIDADO: ao menor sinal de gripe suína, procure o Hospital, não acredite - como muitos fazem, principalmente pela desinformação oficial - que a gripe acabou. 14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página