Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Risco Nuclear

Os Estados Unidos acusam o Irã de desenvolver secretamente armas nucleares. O Irã nega, dizendo que seu programa nuclear é pacífico e visa apenas produzir eletricidade. Em entrevista a uma rede de TV americana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, diz que sue país "não precisa" de uma arma nuclear.
Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos
Comentários dos leitores
Ademir Mota Paes (38) 21/09/2009 10h05
Ademir Mota Paes (38) 21/09/2009 10h05
Ao que tudo indica, o Estado de Israel nas pessoas de seus representantes legais querem fazer com os palestinos o queria fazer com os Judeus, ou seja extermina-los da face da terra. É como está escrito na biblia daquele servo que teve uma dívida perdoada pelo rei e ao sair da presença do rei e ver uma pessoa que lhe devia o agrediu querendo receber o que lhe era devido. Sou contra o antisemitismo e contra o que Israel vem fazendo contra o povo palestino; Ao fazer o que estão fazendo levam muita gente a pensar que Hitler tinha razão no que pregava, o que é um absurdo, mas é melhor os israelenses/judeus repensarem seus conceitos. 3 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 09h39
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 09h39
Sou a favor da PAZ, mas contra o meio-termo.
Se a Comunidade Internacional arrastar mais dois a seis meses a decisão com o Irã, o risco se torna ainda maior de uma guerra de grandes proporções no Oriente Médio.
Israel tem seus erros, mas sempre age de maneira firme, sem rodeios, evitando o pior para seu povo, descendentes que são de sobreviventes do Holocausto.
Ahmadinejad é um criminoso.
Além disto não aceita que tenha havido o Holocausto.
E ainda quer ver Israel "Riscado do Mapa".
São palavras dele...não são as minhas.
Sendo assim, Israel tem o direito legítimo de se defender, atacando o Irã, em suas bases nucleares.
Estaremos sendo covardes se não apoiarmos Israel.
Depois não adianta lamentar o ocorrido.
5 opiniões
avalie fechar
O Irã não faz parte do mundo árabe. São os antigos Elamitas que depois passaram a se chamar Persas. Históricamente - excetuando-se Xerxes, Artaxerxes, Assuero e Dario - todos da época pós cativeiro Baiblônico- sempre esteve disposto a destruir Israel.
Israel está tentando esgotar todos os meios diplomáticos, pois esses ayatolás consideram que sua destruição está relacionada uma vitória de Alá ( o Deus deles ).
Não faz o menor sentido nesses 61 anos do novo Israel, terem promovido um desenvolvimento impar no O.M. e que difere de todos os países árabes, pois apesar de tudo o que acontece lá dentro, há liberdade de expressão e manifestações religiosas e até políticas dentro do Parlamento Israelense.
A nação está fraguimentada por interesses de tudo quanto é tipo de ideologias internas e interferências internacionais de nações que não conseguem resolver seus próprios problemas.
Israel é o único país no mundo que vem sendo ameaçado de extinção e isso perante conselho de nações e autoridades do mundo inteiro e niguem toma providência efetiva.
Qual a opção que resta ?!
Se Israel baixar a guarda será engolido pelos seus inimigos, pois até hoje não aceitam sua existência e está mais que provado que as guerras e conflitos pós 1948 partiram do mundo árabe.
O tempo está se esgotando e o Irã não vai mudar sua posição o que resta para Israel é usar novamente o elemento surpreza e destruir de vez as instalações nucleares "retardando " esse assunto por décadas à frente.
4 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (228) 20/09/2009 21h20
Henrique Silva (228) 20/09/2009 21h20
Eu vejo muita gente aqui que parece ganhar dinheiro criticando o PT.
Quando alguém do partido faz besteira os oposicionistas nem fazem questão de criticar a pessoa, pois critica o partido como um todo. Mas quando alguém do PSDB ou DEM fazem coisas pior ninguém fala nada (ou, no máximo critica a pessoa, não toca no partido).
Está na hora da galera entender que partido representa uma idéia. Por exemplo:
O DEM representa o neoliberalismo de uma forma bem escancarada.
O PSDB o neoliberalismo mais light.
O PT um link entre idéias socialistas e capitalistas (social-democracia).
O PC de B o comunismo.
O PMDB já foi o símbolo da resistência da ditadura (mas hoje não tem bandeira).
Qualquer um pode entrar em qualquer partido e é bom que a sociedade civil participe da política de seu país. Mas querer atacar o partido por maus exemplos de alguns é uma generalização arriscada. É melhor até para a oposição ter mais educação com o governo, pois dizer que o governo não presta é dizer que a redução do desemprego não presta, redução da pobreza não presta, redução das desigualdades sociais não presta, redução da dívida pública não presta, aumento do crescimento econômico não presta, aumento das reservas internacionais não presta, aumento da escolaridade do brasileiro não presta, aumento da credibilidade do país no exterior não presta, etc,etc,etc...
Se o governo fala e faz algumas besteiras é inegável, mas com relação ao nosso país como um todo ele está muito melhor agora.
4 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (228) 20/09/2009 14h10
Henrique Silva (228) 20/09/2009 14h10
A questão do oriente médio é complexa e multifatorial. O Brasil sabidamente não se intervém nem opina sobre esse assunto.
Lá é assim: se você é amigo de um é inimigo de outro!
É melhor dar uma de desentendido para não jogar mais faísca naquele barril de pólvora.
1 opinião
avalie fechar
J. R. (1256) 20/09/2009 14h00
J. R. (1256) 20/09/2009 14h00
Sr. Domingos Aparecido, como faço para entrar em contato com o Sheik e me inscrever? Tem taxa? Já tenho passaporte atualizado. Caso o Sr. queira ir junto pago sua passagem. Grato pela dica. 5 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (628) 20/09/2009 12h27
eduardo de souza (628) 20/09/2009 12h27
Domingos, qual a diferença em um dizer que esse é o caminho, e o outro falar, não! É esse o caminho. Nenhuma! São apenas palavras, só isso. A fé, Domingos, acompanha o indivíduo humano desde o princípio do pensamento, é por isso que entendemos quando falamos, Deus é um só para todos, Deus domingos, é a fé que sentimos. Nas palavras são apenas formas de ilustrar as coisas. Nosso cérebro só consegue fixar algo se assemelhar-mos com o que é possivel se imaginar. É por isso que dizemos, Deus fez o Homem a sua semelhança, para imaginarmos algo além da capacidade (Deus), pegamos aquilo que entendemos como maior(homem) e asemelhamos.
As discusões sobre política, conflitos de terras, divisas economicas e etc, jamais devem ser levadas ao patamar da ideologia religiosa, arquétipas ou não. Esse toque serve para todos os que colocam as soluções dos problemas de convívio de uma sociedade, misturando-os com religião. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, só passa a ser assim quando "o homem" força para esse fim. À Deus o que é de Deus, à Cesar, o que é de Cesar, já dizia o ditado.
4 opiniões
avalie fechar
Domingos Aparecido (170) 20/09/2009 11h35
Domingos Aparecido (170) 20/09/2009 11h35
GUERRA SEM FIM!
O grupo islâmico radical Al Shabab fez um convite aos jovens somalis no exílio e aos guerrilheiros estrangeiros para que se unam à jihad (guerra santa) contra o Governo Federal de Transição da Somália, apoiado pela comunidade internacional.
Sheikh Abdikarim Mahad, o líder do Al Shabab em Baidoa, cidade a 240 quilômetros da capital Mogadíscio, pediu a todos os "jihadistas internacionais" que viajem à Somália para ajudar os fundamentalistas locais em sua luta contra "os infiéis".
"Chamamos todos os nossos irmãos combatentes no mundo para que venham em nossa ajuda e possamos nos vingar dos Estados Unidos e dos ocidentais interessados na região", disse Mahad numa entrevista coletiva. A hora que esse povo tiver a bomba atômica (Irã) e os ingredientes para a guerra bacteriológica nas mãos, será o ARMAGEDOM. Só existe dois caminhos: Céu ou inferno. Eu já decidi: "Meu alvo é conhecer a Cristo e fazê-lo conhecido". Está escrito: "Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes" (Rm 12.12). Maranatha.
5 opiniões
avalie fechar
Sra. Mozart (1) 20/09/2009 11h34
Sra. Mozart (1) 20/09/2009 11h34
Por que o Brasil se absteu de votar nesta resolução de repressão ao armamento nuclear de Israel?? E por que a União Européia está a favor de Israel?? É triste ver como Israel e os Estados Unidos fazem o que querem, acusam outros países menos influentes, após tantas guerras e ocupações ilegais, ilegítimas. Obviamente Israel possui armas nucleares e deveria ser inspecionado por órgãos internacionais, assim como os Estados Unidos. 3 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (628) 19/09/2009 23h17
eduardo de souza (628) 19/09/2009 23h17
Israel nunca assina tratado nenhum, assinar não sabe, mas assassinar entende bastante. Quero ver como ficará sua posição agora que foi discutido inspeção de armas nucleares pelos orgão competentes. Como ser humano não me agrada em nada esse tipo de arma, mas... já que quem tem não quer abrir mão deste dispositivo, o melhor é todos terem. É tétrico e hilário ao mesmo tempo. 5 opiniões
avalie fechar
Flavio Botelho (18) 18/09/2009 18h10
Flavio Botelho (18) 18/09/2009 18h10
O único "país" do Oriente Médio que realmente instabiliza a região é Israel. Somente este procura a guerra em toda a região. Me diga, para haver paz, os paises da região teriam que procurar a diplomacia entre os seus vizinhos. Então, o que faz Israel em meio aos seus: Siria, Libano, Palestina e Egito. Israel procura a paz? Então, porque possuir uma bomba de destruição em massa? Seria para mostrar sua paz, ou para mostrar o sangue da guerra? (431 crianças mortas sem motivo) 12 opiniões
avalie fechar
Ricardo Perrone (60) 18/09/2009 16h49
Ricardo Perrone (60) 18/09/2009 16h49
Todos deveriam se lembrar que quem inventou a Bomba Atômica foi uma "Democracia", chamada EUA. Por que então temer um sistema teocrático islâmico? Os EUA já provaram na história que são capazes de lançar uma bomba atômica. O Irã até o momento não deu essa prova. Ao mesmo tempo, quem exige um desarmamento também deveria se desarmar! Afinal de contas, ninguém sustenta um custo bilionário de manutenção de um arsenal nuclear, se não for para se defender ou mesmo atacar um dia. 19 opiniões
avalie fechar
Paulo Martins Martins (41) 18/09/2009 16h45
Paulo Martins Martins (41) 18/09/2009 16h45
Essa história de bombas, armas atômicas, etc. na verdade esconde a "grande hipocrisia". As potencias e os fortes se acham no direito de escrever a sua história a seu modo e impô-la ao resto e assim é também com as armas atômicas. Os fortes já a possuem, os fracos querem tê-las até por medo dos fortes e por aí vai. Se houvesse verdade, transparência, as coisas seriam mais fáceis.... mas é assim mesmo.
Quando o Irã põe o dedo na "ferida histórica" do hococausto é uma grita geral pelo lado dos mais fortes, dos que "escrevem a história" e isso sinceramente faz pensar: será que houve mesmo o tal holocausto? E o holocausto da escravidão? e o Holocausto de Hiroxima e Nagasaki? e holocausto da África.......? Quantos holocaustos, heim? e porque só o do povo judeu é tão "lembrado"?
Estranho, né?
11 opiniões
avalie fechar
adalberto divino (2) 18/09/2009 16h18
adalberto divino (2) 18/09/2009 16h18
Quanto a Israel e todos os países que possuem armas atômicas , eu afirmo que não tem a menor credibilidade diante de qualquer grupo humano para definir quem pode ou não ter esse tipo de armas . Ou todos podem ou niguém pode . Quem garante que os judeus não exterminaram outros povos ? Massacres já fazem diáriamente. Eu acho que todo invasor de terra deve ser tratado com ostilidades. As terras são dos palestinos. Não é porque não tem padrinhos ricos na europa e américa que não possam se defender e lutar pelo que de fato lhes pertencem. Quanto ao direito de se espandir? venham para o brasil e filiem se ao mst. srsrs 7 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 18/09/2009 14h24
Guilherme Lemmi (236) 18/09/2009 14h24
"Israel não vai cooperar com nenhum ponto dessa resolução que só quer reforçar hostilidades políticas e linhas divisórias dentro do Oriente Médio"
Interessante, se o Irã fizesse uma declaração assim seria repreendido imediatamente, possivelmente com uma 'intervençao' da ONU. No entanto, com Israel sabemos que tudo acaba em pizza. Assim como em outros assuntos, basta Israel dizer que nao vai cooperar para que a ONU bote o rabo entre as pernas e murmure "hm, ta bom entao, desculpa ai qualquer coisa".
Interessante tambem como qualquer questão que é contraria aos interesses sionistas ja é logo taxada por Israel como uma 'hostilidade contra o povo de Israel, que ja sofreu tanto nas maos da humanidade', etc etc...
17 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 18/09/2009 14h17
Guilherme Lemmi (236) 18/09/2009 14h17
Sr. Cohen diz que "Israel nunca usará uma arma nuclear pra exterminar nenhuma nação árabe ou mulçumana. Não posso dizer o mesmo do Irã."
poxa, quanta certeza heim...voce deve ser parte da cupula do MOSSAD pra ter tanta certeza assim...quanto ao Irã, acreditar que ele usa a tecnologia nuclear para fins pacificos é uma questao de fé, assim como acreditar que Israel nao usara as suas armas atomicas contra os outros países.
7 opiniões
avalie fechar
Wilson Cohen (23) 18/09/2009 01h20
Wilson Cohen (23) 18/09/2009 01h20
"Haverá guerra e rumores de guerra". Irã e Israel são duas nações com história e um passado do qual todas as nações ocidentais receberam alguma coisa. O Irã caminha pra contruir sua bomba. É pra isso que constrói misseis de médio e longo alcance como o Shahab II. Então, o tempo passa mas a comunidade ocidental não parende. Israel já bombardeou reatores do Iraque e da Síria. Israel nunca usará uma arma nuclear pra exterminar nenhuma nação árabe ou mulçumana. Não posso dizer o mesmo do Irã. Aqueles Aiatolás malucos estão determinados a destruir Israel. Não acredito no discurso do Irã de desenvolvimento de energia nuclear para fins pacíficos, mas eles estão conseguindo ganhar tempo e nenhuma sanção da terra vai pará-los. 10 opiniões
avalie fechar
Luis Antonio Aragão (44) 16/09/2009 14h39
Luis Antonio Aragão (44) 16/09/2009 14h39
Quem sãoo[ os inimigos Eduardo?O Irão é que não é.Quanto ao tamanho do país não importa,o que mais substancia uma nação é seu povo:sua história;sua importância no desenvolvimento da humanidade.Estamos falando de "IMPÉRIO PERSA",e não do ex colonizado EUA e da nossa república tupiniquim sem opinião
avalie fechar
evandro pav (1) 14/09/2009 17h47
evandro pav (1) 14/09/2009 17h47
Se queres a paz, prepara-te para a guerra.
Somente com uma capacidade nuclear esmagadora, será possível impor limites aos paises com regimes instaveis ou extremistas. Imagine se os paises africanos tivessem armas nucleares ....
sem opinião
avalie fechar
José Alberto (356) 14/09/2009 17h03
José Alberto (356) 14/09/2009 17h03
Vamos prestar atenção, quando o tal de g9 chamou o iluminado para uma conversa nesses oito anos ,nunca,o governo do IRÂ, um pais muito menor do que o nosso BRASIL, já convocaram ele para uma reunião, mas o homem tem carater e é respeitado no meio internacional e o iluminado me parece mais o bobo da corte, não toma uma atitude dura e qq coisa já se arreganha, tai disso é bom tirarmos uma lição... sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (618)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página