Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Risco Nuclear

Os Estados Unidos acusam o Irã de desenvolver secretamente armas nucleares. O Irã nega, dizendo que seu programa nuclear é pacífico e visa apenas produzir eletricidade. Em entrevista a uma rede de TV americana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, diz que sue país "não precisa" de uma arma nuclear.
Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
MARCOS BORGES (155) 24/09/2009 11h24
MARCOS BORGES (155) 24/09/2009 11h24
Se Ahmadinejad vier ao Brasil, o que eu acho um desaforo, uma falta de sensibilidade muito grande de Lula ( e que vai refletir na próxima eleição no Brasil, pode ter certeza disto), quero ser o primeiro a estar com um cartaz enorme onde ele for recebido dizendo:
"Assim como Ahmadinejad quer Israel ao Mar, queremos Ahmadinejad nas profundezas do Inferno"
7 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 24/09/2009 11h05
MARCOS BORGES (155) 24/09/2009 11h05
Me enoja esta política de resultados do governo Lula, onde pouco importa com quem nos associemos.
O Brasil tem de ter o mínimo de ética, no que diz respeito ao Irã.
Ninguém está dizendo que o Irã não possa ter energia nuclear, mas este País quer bombas nucleares.
Se não fôsse assim, porque não aceita as inspeções Internacionais e acordos que possam garantir que o Urânio enriquecido seja utilizado energia ?
O Irã, claramente, não quer ser inspecionado.
Acha que tem o direito de fazer o que quiser, do ponto de vista Nuclear.
A energia Nuclear tem uma peculiaridade em relação as outras formas de obtenção de energia.
Isto vai dando razão à Israel, que não vai adiar o fim das plantas nucleares do Irã.
Nós, Brasil, estamos longe, mas Israel, Iraque, Europa, etc...estão próximos...ao alcance do poderio militar do Irã.
4 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 24/09/2009 10h01
Paulo Floriani (244) 24/09/2009 10h01
Lula não consegue disfarçar um lado sombrio de sua personalidade.Apoia Fidel Castro, um dos piores ditadores e dos mais sanguinários que o mundo já conhecer. Apoia Chaves, um ditador truculento que transformou a Venezuela no seu quintal particular. Agora vem apoiar um louco ditador, o dono do Irã. Um louco que apoia Hitler.Sim,pois negta o holocausto em que foram assassinados seis milhões de judeus.O Lula ainda apoia a ditadura comunista na China. Só falta apoiar o sanguinário ditador da Coreia do Norte.É o fim dapicada. 4 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (230) 23/09/2009 20h46
marcos cesar fernandes (230) 23/09/2009 20h46
A vida do urânio radioativo decai de forma previsível, e a cada hora milhões de kilowatts deixam de serem aproveitados por esse motivo. Num mundo os principais meios usados para gerar energia, queima de combustíveis fósseis e represamento de rios para as hidrelétriaca causam imensos problemas ambientais, nada mais sensato do que aproveitar a potencialidade do urânio, pois um dia não haverá mais urânio radioativo. O problema é a co-relação com a produção de bombas termonucleares. Um país como os EUA e a Russia até que podem te_las, mas se um país governado por um clero alucinado, como é o caso do Iran, possui-las, haverá sempre o perigo de usá-las por motivos irracionais, notadamente por motivos religiosos, já que a religião, seja ela qual for, é a maior irracionalidade que a mente humana concebeu e infelizmente a mantém.
Sou completamente a favor do uso do urânio para a geração de energia elétrica, e não só pelas potências, mas por todos os paises que necessitarem, desde que disponham de conhecimentos e recursos para tal.
A ONU poderia criar um organização plurinacional para implantar usinas atômicas onde elas fossem necessárias e se responsabilizasse por seu devido uso.
Agora, vamos falar sério: esse tal amadinejad é uma excrecência. Pobres iranianos. Quando acordarem já terão perdido muito tempo.
52 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (367) 23/09/2009 19h25
sérgio dourado (367) 23/09/2009 19h25
Chega a ser irritante essa postura de pura arrogância de um povo que se diz "eleito de Deus" e que se acha acima das leis internacionais.Israel precisa baixar a bola para não se torna um Estado pária. 15 opiniões
avalie fechar
Se os líderes iranianos fossem pessoas inteligentes fariam o seguinte:
Forneceriam combustíveis e derivados de petróleo para Israel em troca receberia energia elétrica a partir de usina atômica israelense.
Poderiam também aprender com os israelenses como extrair água potável de mar salgado - como em Askelon - desenvolver softwear, sistemas de agricultura por gotejamento, remédios, eletrônica de ponta, etc, etc,
Mas não !!! Querem guerra, guerra, guerra,... com Israel e com o mundo.
Sabe o que vai acontecer com Irã ?! o mesmo que se passa do Iraque. Quando sua população acordar haverá uma migração em massa querendo deixar o país em busca de refúgio em outros lugares.
O Irã mal acabou de sair dos teares feudais e quer colocar o dedo numa usina nuclear. Esses ayatolás estão conduzindo a nação para o caos !
O problema deles é energia ?! Será ?!
Então estão na contra mão da história, pois poderiam muito bem usar a energia solar, heólica e até mesmo geradores diezel.
Israel sabe muito bem quais suas intenções e com certeza, se nada acontecer para faze-los desistir, haverá interferência.
É somente questão dias,semanas ou talvez alguns meses.
13 opiniões
avalie fechar
Caros Senhores partidários de Israel, saibam que os senhores conseguiram, com suas atitudes, brutalidades e arrogancia, uma unanimidade contra voces. Saibam que jamais deveriam estar onde estão, e já que ai se fixaram, deveriam tratar seus vizinhos com a mesma dignidade com que forão tratados pelo o mundo ocidental, com a mesma compaixão que vemos em sua propagando holocáustica. Que aliás, é uma grande mentira mesmo, só enganam quem não conhece e não acompanha os fatos. Os senhores já eram muito ruins naquela época, agora conseguiram ser piores. Honestamente, mesmo não gostando dos senhores, desejo-lhes, uma sorte melhor do que a que deram aos oprimidos de Gaza, e região. Não fujam para cá, fiquem e lutem, já que são tão guerreiros, e possuem um verdadeiro arsenal bélico. Convem seus "simpatizantes", aqui do Brasil, eles estão loucos pra lutar. Ja´nós, queremos só sombra e agua fresca, o que o senhores também perderam, logo, logo. Não haverá uma só gota, as colinas de Golam, terão que ser devolvidas, ai, os senhores só terão agua, da chuva. Se chover. Que Alá, os guarde, e lhes ensine uma bôa lição. 9 opiniões
avalie fechar
Assir Bujato Vecch (66) 22/09/2009 15h10
Assir Bujato Vecch (66) 22/09/2009 15h10
O presidente do Iran nega o holocausto pois diz que NÃO EXISTEM PROVAS CONCRETAS QUE A SOLUÇÃO FINAL REALMENTE EXISTIU.O pior é que isso é verdade.
Não entrarei em discussão pois irão me chamar de bajulador de judeus ou nazista "enrrustido",a questão é:
"quando a guerra irá começar?"
a cada dia Iran e Israel trocam farpas,os dois teem bombas nucleares e os dois se odeiam.
TENHAM CERTEZA,A GUERRA COMEÇARÁ ANTES DO FIM DE OUTUBRO.O PROBLEMA REAL PARA NÓS:UM ERRO ESTRATÉGICO E O COMEÇO DE UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL.
abrs
3 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 22/09/2009 13h05
MARCOS BORGES (155) 22/09/2009 13h05
Dia após dia estamos acompanhando o Start de uma Guerra Anunciada.
Israel não vai se intimidar. Se o fizer, o Irã ataca.
Portanto, se o Irã adiar mais uma vez, no dia 1° de Outubro, qualquer decisão sobre sua Planta Nuclear, Israel vai atacar.
Hoje, Ahmadinejad já deu seu recado á Israel, ameaçando cortar as mãos de quem atacar o Irã.
Israel deve atacar, antes que seja tarde.
2 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (269) 22/09/2009 09h53
Sergio Lavinas (269) 22/09/2009 09h53
"iIrã diz ter produzido nova geração de centrífugas nucleares"
O presidente de lá pode até mesmo dizer que faz o que faz por causa de Alá, por causa do Alcorão.
A verdade porém é outra.
Eles tem medo de todos os vizinhos, sabem que qualquer um deles pode, duma hora para outra, atacá-los. A maioria dos povos do Oriente Médio e do Norte da Africa não vão com a cara dos iranianos, não senhor.
Ninguém, desde a antiguidade, dá as costas prá ninguém lá no Oriente Médio, muito menos pro Irã.
Pode crêr, os iranianos vão mesmo fazer a tal bombia, eles precisam dela.
Os dirigentes do Irã se enxergam donos do mundo e senhores da verdade.
1 opinião
avalie fechar
Henrique Silva (228) 22/09/2009 02h40
Henrique Silva (228) 22/09/2009 02h40
Os israelenses relembram sempre o holocausto como a pior catástrofe de seu povo (qualquer genocídio é condenável), mas o que eles fizeram e fazem comos palestinos é também um genocídio.
A ONU pegou mais da metade do território palestino e deu para os judeus (juntou todos os legítimos donos da terra -palestinos- em um lugar sem estrutura física e humana).
Agora Israel está indo longe de mais com as armas nucleares, e pelo passado que tem, provavelmente não vai exitar em usá-las contra civis.
10 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 17h11
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 17h11
AHMADINEJAD está chamando Israel para a Briga.
Inicialmente, Rússia, EUA, França e Itália vão cair fora.
Um pouco mais adiante a Rússia vai se aliar ao Irã, e tentará entrar em Israel.
A Bíblia dá uma boa visão disto.
3 opiniões
avalie fechar
Luiz Godoy (1) 21/09/2009 14h42
Luiz Godoy (1) 21/09/2009 14h42
O conceituado jornalistaNick BRASH escrevendo sobre o tema["O Espectro da Bomba decarou;"Uma barra de gelignita que pese meio kilo e o bastante para faser um homem voar em pedacos.Contudo, os estoques nucleares equivalem hoje a 4 toneladas de gelignita para cada homem, mulher e crianca na terra.; Isto constitui terrivel e excessiva capacidade destrutiva. EQUIVALE a matar um unico mosquito com 10 latas de inseticida spray . E ainda tem gente que defende o direito das nacoes a desenvouver armas nucleares. Qanta insanidade!!!!!!Mundo sem fronteiras e nacionalismo JA U utopia melhor que insanidade Quem viver vera 2 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (230) 21/09/2009 12h36
marcos cesar fernandes (230) 21/09/2009 12h36
Tudo o que se ouve em relação a Israel bombardear o Iran, ou o Iran (se já tivesse a bomba) destruir Israel é no momento jogo de palavras. Israel não tem como passar incólume sobre o espaço aéreo saudita, portanto, para atacar o Iran teria que ter a anuência deles. Uma futura bomba atômica muçulmano sobre Israel realmente acabaria com ele, mas intoxicaria meio mundo, e cidades como Aman e Damasco sofreriam os efeitos diretamente, e outras, como as da Turquia também seriam atingidas.
Para Israel destruir as instalações Iranianas hoje só mesmo contando com uma ajudinha dos russos, o que pode perfeitamente acontecer, pois ninguém sabe sobre o que coversaram Bibi e o presidente russo nesta última ida dele a Moscou.
Quando um país aceita ser governado por homens beirando a bestialidade total, como é o caso do Iran, pode-se esperar sempre o pior.
É incompreensível que um país e um povo possam odiar tanto outro, com quem sequer possuem fronteira e que não cause a este nenhum tipo de prejuízo. Porque o Iran não age como estão agindo o Egito, a Jordânia, a Turquia e outros países muçulmanos? Talvez teremos que esperar Ali Kamenei partir para o Paraiso de Allá para que o povo iraniano veja o quanto estão perdendo tempo. Se querem mesmo desenvolver um programa nuclear voltado para a geração de eletricidade, ninguém melhor do que Israel para ajudá-los. Esse clube formado por Iran, Venezuela, Bolivia, Coreia do Sul alguma outra republiqueta está totalmente fora do contexto atual.
48 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (628) 21/09/2009 12h32
eduardo de souza (628) 21/09/2009 12h32
Não disse que a 3 guerra iria começar. As manobras conjuntas de Israel e Eua podem iniciar os ataques. Não vou perder meu tempo dando adjetivos para essas duas nações. A única coisa que direi é que vocês irão acordar aquilo que esta adormecido, Mostrarão de vez a face, que tanto envergonha o espécie humano. Agora já não será apenas alguns esclarecidos que os conhece. Todo o resto do mundo irá vê-los. Talvez... Talvez. Se pedirem desculpas sinceras sobre tudo o que fizeram até hoje, pode ser que o "debate" possa ocorrer. Última chance. A saberdoria aconselha a aproveitarem essa oportunidade. Pois... Atentem as minhas palavras, não haverá lugar algum onde possam se esconderem, nem aqui, nem em outro lugar. 2 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 12h07
MARCOS BORGES (155) 21/09/2009 12h07
Certamente, Não haverá prorrogação para o ataque ao Irã, por Israel, a partir de 2 de outubro. sem opinião
avalie fechar
roberto carneiro (5) 21/09/2009 11h37
roberto carneiro (5) 21/09/2009 11h37
Israel, sozinho, não tem condições de executar um ataque aéreo decisivo contra as instalações nucleares iranianas É puro blefe, para forcar uma atitude mais dura contra o Irã por parte dos americanos. O Pentágono sabe disso, a Casa Branca, talvez. 1 opinião
avalie fechar
Sérgio Maia (10) 21/09/2009 10h46
Sérgio Maia (10) 21/09/2009 10h46
Para os desmemoriados, foram sim, os países árabes que invadiram Israel. A judéia sempre foi a terra dos judeus, que no domínio romano teve seu nome mudado para palestina. Nunca houve um povo palestino, um estado palestino, terras palestinas. O povo judeu voltou para sua terra, sempre sua. Não derrubou nenhum governo, presidente ou seja lá o que for; porque não existia a palestina como povo. Sempre foi uma mistura de árabes vindo de vários locais (cisjordânia, egito, etc) 14 opiniões
avalie fechar
Jurandir Escaleira (17) 21/09/2009 10h30
Jurandir Escaleira (17) 21/09/2009 10h30
Israel tem a tecnologia da bomba atõmica e ninguem comenta isso.O Irã insinua que quase a tem,o poderio militar dos israilenses ,com opoio dos EUA e superior aos iranianos.Foi criado e delimitado o pais de Israel em 1945 ,mas a partir daí o israilenses não param avançar, tentando aumentar seu território, o que gerou guerra com quase todos seus vizinhos(e nunca pedeu uma sequer).Isso causou a ira dos demais paises vizinhos quase todos mulçulmanos, pelo desiquilibrio de forças ,encadeado pelo grande apoio financeiro e militar dos Yanques. 3 opiniões
avalie fechar
Gabriel Pretto (11) 21/09/2009 10h13
Gabriel Pretto (11) 21/09/2009 10h13
Mas ninguém fala mais dos assentamentos de Israel? Proibidos pela ONU? Ou foram os países arábes que invadiram Israel? 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (618)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página