Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximos
Comentários dos leitores
javano reis (107) 19/01/2010 09h49
javano reis (107) 19/01/2010 09h49
DO comunicado conjunto EUA-Haiti:"a longa história de amizade entre os povos do Haiti e dos Estados Unidos e seu respeito mútuo pela respectiva soberania; "
Essa dá vontade de rir!! Imagino o cinismo pessoal necessário para apor a assinatura numa coisa dessas.
Os Estados Unidos ocuparam o Haiti de 1915 a 1941, sustentaram a ditadura do Papa Doc, sequestraram o único presidente eleito Bertrand Aristides...
Em 1915, o então secretário de estado Robert Lansing afirmava sobre os haitianos:
Têm "uma tendência inerente à vida selvagem e uma incapacidade física de civilização"...
Uma longa estória de respeito e amizade...
4 opiniões
avalie fechar
Regina Martins (141) 19/01/2010 09h18
Regina Martins (141) 19/01/2010 09h18
Ajuda médica está demorando.
Realmente em situações extemas como a do Haiti, onde há milhares e milhares de pessoas q não morreram mas estão em situação gravíssima de saúde (fraturas, grandes escoriações), porta aberta para infecções, os mortos com certeza aumentarão.
Fico pensando, nossa.... quanta disputa para saber quem irá coordenar tudo, bla bla bla para saber se precisa mais ou menos de soldados, encontro/conferência para saber o q fazer com o Haiti.
Necessidades báscias e emergenciais > água, comida e apoio médico; o resto se conversa depois.
Estabilizando esses tres fatores, fica muito mais fácil pensar em ajudas maiores.
O povo haitiano tem pressa.
O povo haitiano tem sede, fome e precisa sarar suas feridas.
7 opiniões
avalie fechar
Pedro Neto (31) 19/01/2010 09h05
Pedro Neto (31) 19/01/2010 09h05
Prezado senhor Antonio Guerra:
Apesar de ter a sua pobreza, o Brasil já faz parte do G20, portanto já é uma das nações mais ricas do mundo e tem por obrigação compor as ações de ajuda globais (FMI, Haiti, etc.).
Mas quantos bilhões de dólares mesmo que vamos gastar com a Copa do Mundo e as Olimpíadas ou a compra dos caças para a Força Aérea?
Os EUA enviarão para o Haiti inicialmente US$ 100 milhões, a União Européia enviará perto de EUR$ 500 milhões ou US$ 750 milhões, tornando nossa participação em doação muito pequena.
Como país subdesenvolvido nos acostumamos muito a pedir, agora nação rica e emergente, temos que seguir o exemplo dos países ricos e aprender a dar.
Pois são países ricos não só pelo trabalho, mas pelo caráter de seu povo, sempre solidário com o próximo, e não somente com os seus.
7 opiniões
avalie fechar
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 19/01/2010 08h59
ROBERTO WILLIAM BANGOIM (80) 19/01/2010 08h59
Não falta bondade nos EUA, porém a história apresenta a versãoverdadeira de que no fim uma base militar dos EUA estará sendo providenciada. tudo pelo carater de ajuda. Um país anarquico como o HAITI não resta dúvida que precisam de um IMPERADOR que outrora ignorou a miseria daquele povo abandonado. Aqui repriso um ditado de alguém que nao lembro do nome, que diz: "assim como os rios se convergem para os mares, as virtudes para os interesses"" . Serve para as pessoas , serve para as naçoes.. O interesse do Brasil não é diferente. O mundo é assim. EUA dono do quintal..deixou até entáo o BRASIL FIEL depositário. Agora quer de volta a posse. O BRASIL uma naçao emergente querendo seu espaço de influente no continente afrontando o grandão. é normal e deve ser enfrentado uma vez que fez a opçao de conquistar o espaço. Agora, se quiserem permanecer no cantinho , adormecido como sempre esteve é só optar por intelectuais de salão e se alinhar aos interesses alheios contra a soberania e influência na região. Lembrando que sermos influentes na região é defender nossa soberania também.. fica aqui uma questícula para elocubraçao matinal. Pelo menos os IANQUES já perceberam isso... 8 opiniões
avalie fechar
marco sanches (1) 19/01/2010 08h52
marco sanches (1) 19/01/2010 08h52
pronto os americanos estão assumindo o Haiti , agora vamos começar a ver homens bombas creolos 11 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (272) 19/01/2010 08h37
Sergio Lavinas (272) 19/01/2010 08h37
"Leia a íntegra de comunicado conjunto dos governos de Haiti e EUA"
Importante seria o Brasil sair, mais que depressa, do Haiti.
Os haitianso não querem os brasileiros por lá, nem para ajudar.
Eles querem é ser protetorado dos EUA.
Nada podemos fazer.
3 opiniões
avalie fechar
João Junior Gomes (64) 19/01/2010 07h36
João Junior Gomes (64) 19/01/2010 07h36
Reconhecendo:
a longa história de amizade entre os povos do Haiti e dos Estados Unidos e seu respeito mútuo pela respectiva soberania.
O Presidente Preval, ante a situação de extrema necessidade na qual se encontra o povo haitiano, ve-se obrigado a fazer um PACTO. Quem conhece a historia do Haiti e alguma coisa dos EUA, sabe bem o historico de amizade da relação e como os EUA sempre respeitou a soberania daquele pais, e de todos os outros que ele ocupou e vem ocupando.
Ah, sim! Esse pacto deve ter sido assinado numa encruzilhada.
4 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 19/01/2010 07h30
eduardo de souza (635) 19/01/2010 07h30
"um país integralmente sujeito a terremotos" desde quando o Haiti é berço de terremotos?
Quer um gráfico sobre terremotos... Irã, três de grande magnitude. Afeganistão, um de grande magnitude, Turquia, um. Todos em áreas de conflito e de interesse.
Mais recente e sem grande magintude, Venezuela, Argentina.... O Eua jogou 2 tipos de bombas nucleares no Japão (teve a de Próton também, apenas um teste, como eles mesmo falaram).
"O fim, justificam os meios".... Será?
Quero ver quando a humanidade estiver em vias de quase extinção se alguém terá coragem de dizer essa frase.
83 opiniões
avalie fechar
Antonio Goulart (1) 19/01/2010 03h41
Antonio Goulart (1) 19/01/2010 03h41
Não deveria, mas ainda me impressiono com as imbecilidades e com falta de respeito e sensibilidade de alguns em situações extremas, dramáticas como esta em que estão vivendo o povo do Haiti, que mesmo antes do terremoto já comoveria qualquer pessoa como um mínimo de razão, de compaixão e com amor ao próximo, tal é a pobreza daquele país, agora então, depois desta catástrofe, mais se justifica qualquer ajuda, de qualquer país. Pagamos anualmente 300 bilhões aos banqueiros por uma divida que não fizemos e qual já pagamos varias vezes, e nenhum ignorante deste fica indignado. De maneira burra generaliza-se o políticos como responsável por todas as mazelas, mas jamais se questiona aquele que corrompe o político, o verdadeiro dono do poder.
Estivéssemos nos submetido a um terremoto desta magnitude, gostaríamos de receber ajuda e solidariedade dos demais países? Feliz daqueles que podem ajudar. O Brasil pode e deve ajudar, é um dever humanitário, é um compromisso com a humanidade.
20 opiniões
avalie fechar
sandro luis (1) 19/01/2010 03h23
sandro luis (1) 19/01/2010 03h23
Acontecimentos preditos para os nossos dias
A BÍBLIA predisse que o Reino de Deus trará paz e felicidade permanentes à Terra. (Daniel 2:44) Na oração do Pai-Nosso, Jesus ensinou seus discípulos a orar: "Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra." (Mateus 6:10) Na notável profecia de Jesus aos seus discípulos no monte das Oliveiras, ele predisse situações e acontecimentos específicos que ocorreriam pouco antes da vinda desse Reino. Juntos, esses acontecimentos compõem o sinal que seria bem evidente a todos os observadores sinceros. Quantos dos aspectos desse sinal descritos a seguir você tem visto?
*** w08 1/10 p. 7 Acontecimentos preditos para os nossos dias ***
Grandes terremotos. Jesus disse: "Haverá grandes terremotos." (Lucas 21:11) Se acha que hoje mais pessoas do que nunca estão sendo afetadas por terremotos, você tem razão. "De repente, observamos um rápido aumento na atividade sísmica global", observou o sismólogo indiano R. K. Chadha em 2007. "Ninguém sabe por quê." Além disso, o crescimento acelerado da população em regiões propensas a terremotos aumentou o número de mortos nessas calamidades. O terremoto que atingiu o oceano Índico em 2004 e o tsunami que veio logo depois fizeram daquele ano "o mais mortífero em quase 500 anos de terremotos" e "o segundo mais fatal de que se tem registro", de acordo com o Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA.
1 opinião
avalie fechar
flavio petry (21) 19/01/2010 01h09
flavio petry (21) 19/01/2010 01h09
Acho extremamente politiqueira essa posição do Pres.Lula em insistir numa ajuda aquém de nossa capacidade economica ao Haiti. Tantas aparições e telefonemas aos EUA... penso que, se as tropas brasileiras conseguissem por ordem no caos social em que a população haitiana se debate, nossa ajuda estaria de ótimo tamanho. Tantos noticiários a respeito e nenhum já há um temporão tratando da nossa saude publica, do caos instalado nos nossos hospitais, postos de saude, etc. Quando muito vejo noticiado alguma personalidade se tratando de cancer num hospital tipo Sirio-Libanes, Albert Sabin, algum tratamento novo de transplante de medula sei lá aonde, mas do povão brasileiro...um silêncio tenebroso! Se alguém quiser experimentar o atendimento, tenha uma cólica renal, procure o SAMU 192 ou se dirija a um PS e seja atendido prontamente. Posteriormente, marque uma consulta com encaminhamento a um urologista e aguarde o agendamento, tratamento e etc. Você não morrerá de cólicas, mas sentirá quanto tempo levará para expelir o cálculo. Então, você pensará mais do que duas vezes se esses US$ 19mi não farão falta para nós, brasileiros. Feliz 2010 e que não se arrependa durante, pelo menos, quatro anos pela sua opção ao apertar o botão verde e escutar aquele piriri-piriri no proximo 15 de novembro... 6 opiniões
avalie fechar
Rafael Claudio (12) 19/01/2010 00h49
Rafael Claudio (12) 19/01/2010 00h49
Sem querer fazer comparações de dimensões, mas de atitudes: ontem minha cidade, São José do Rio Preto, passou por uma de suas piores enchentes (um problema crônico) e os estragos estão estimados em R$ 40 milhões e tivemos 2 fatalidades, aldo que considero inaceitável.
No entanto, não vi nenhuma atitude enérgica por parte de nossos políticos, onde estão eu me perguntou?
A cidade é assolada por essas enchentes toda chuva mais forte, mas ontem a cidade demonstrou que precisa mais do que nunca por ajuda.
Mas o problema é que ajudar uma cidade comum não dá audiência nem na imprensa nacional imagina na mundial, mas eis os fatos, temos um governo que se preocupa mais em ajudar outros do que nós brasileiros, tudo fruto de interesse e não altruísmo verdadeiro.
ANTES que me critiquem, não disse para não ajudar os Haitianos (acho que aquele povo sofrido precisa de toda ajuda possível) mas pelo, não, eu clamo, ajudem também os brasileiros.
Todo verão brasileiros morrem em enchentes e deslizamentos e ninguém faz nada.
Veja bem, SJ Rio Preto não possui pessoas em áreas de risco, logo não houve desabrigados, mas é um problema crônico que ninguém dá a mínima.
Alô Lula, Dilma, Pac, Serra.
AJUDA, brasileiro também é gente. mesmo não dando ibope.
Desculpem-me pelo desabafo.
7 opiniões
avalie fechar
Emerson Aguiar (1) 19/01/2010 00h10
Emerson Aguiar (1) 19/01/2010 00h10
O importante é ajudar a quem precisa!
Força Aérea
Brasil!
4 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 19/01/2010 00h08
celio maia (183) 19/01/2010 00h08
"Missão da ONU no Haiti "não pode cuidar de tudo", diz Lula a Obama".
Lula tem razão. O caos no Haiti é extremo. A carência é total: água tratada, alimentação, higiene, moradia, emprego, educação, segurança etc. Se antes do terremoto já precisavam de ajuda, agora então, só ajuda, ajuda, ajuda ... muita ajuda é tudo de que eles necessitam. .
Tragédias como essa não deveriam acontecer nunca mais. Quantos não morreram esperando um resgate que não veio?
Quando for o momento de reconstruir as edificações será a hora de se exigir o cumprimento de normas antissísmicas, posto que não há como criar zonas de exclusão em um país integralmente sujeito a terremotos.
14 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (161) 18/01/2010 23h40
Edivaldo Cardoso (161) 18/01/2010 23h40
Sra/Srta Chris Maria,faço questão de parabeniza-la pelo comentario,pequeno na extensão e grandiozo na mensagem,nada a acrescentar a não ser elogios,ainda bem que existe pessoas que pensam como a senhora. 18 opiniões
avalie fechar
Pedro Nunes (77) 18/01/2010 23h39
Pedro Nunes (77) 18/01/2010 23h39
Pois é, uma tremenda tragédia e até comentário anti-semita aparece por aqui, o mais interessante é que nas reportagens das televisões brasileiras os herois que estavam dentro do Super Mercado buscando sobreviventes, e por pouco não se tornam vítimas, eram bombeiros da Pensilvania e de Los Angeles, os números das brigadas e as suas origens estavam escritos nos elmos, temos também muitos herois brasileiros por lá, canadenses, franceses, ingleses, alemães e, evidentemente, uma grande armada americana, a situação é de CAUS total e no CAUS a turba é incontrolável, o que justifica que a ajuda humanitária seja controlada e administrada militarmente, ninguém no mundo teria tal efetivo em prontidão quanto os americanos, neste caso, ainda bem que existem os americanos e que sua armada não serve apenas para fazer guerras, estivessem os Haitianos aguardando a ajuda de alguns países subdesenvolvidos dirigidos por falastrões teríamos por lá 2.000.000 de canibais mortos de sede. 4 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (161) 18/01/2010 23h30
Edivaldo Cardoso (161) 18/01/2010 23h30
Sr Ze Vitrola,não e do meu feitio xingar ninguem,como o senhor pede em seu comentario.Mesmo porque,o Senhor proprio ja se xingou.O Sr fala dos outros,diz que estão por fora,que nada sabem,mas pelo visto o senhor demonstra saber menos ainda.Procure se informar melhor,procure saber por exemplo quanto o governo ja liberou para Angra,São Luiz e demais cidades flageladas,inclusive as do sul do país.Não vou nem adentrar na questão do Haiti,pois é preciso ter um grau de conhecimento bom,cultura elevada,espirito cristão e altruista para entender um pouco as mais frágeis questões globais.Quanto as bombas atomicas,foram o maior flagelo até hoje causado pela imbecilidade humana. Não importa se varios cientistas trabalharam nela,importa é o ser desprezivel que a produziu e o ser demoniaco que mandou joga-la sobre cidadãos indefesos,crianças,mulheres e até pessoas hospitalizadas.Procure estudar mais querido Ze Vitrola,vai se surpreender ao saber que embora a guerra ainda continuava,na pratica ja estava ganha,só faltava discutir os termos condicionais,porem,para não haver condição e tambem para mostrar ao mundo o seu poder belico,optou-se em mandar jogar as duas bombas.Como eu ja disse,não é do meu feitio xingar ninguem,nem mesmo os imbecis,que rogam por isso,resta me apenas lamentar,meu caro Zé. 21 opiniões
avalie fechar
Marcio Leite (65) 18/01/2010 23h26
Marcio Leite (65) 18/01/2010 23h26
Estou inconformado com o que está acontecendo no Haiti. É um forte sentimento de querer ajudar essas pessoas que eu nunca tinha experimentado. Não quero perder esta oportunidade de evolucionar como ser humano. 18 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (63) 18/01/2010 23h14
antonio guerra (63) 18/01/2010 23h14
Caro senhor Adão Ribeiro,
Que bom que existem pessoas com seu discernimento. Com sua licença, faço minhas as suas palavras...
sem opinião
avalie fechar
antonio guerra (63) 18/01/2010 23h10
antonio guerra (63) 18/01/2010 23h10
Ao senhor Pedro Neto,
se o senhor está habituado a pagar calado seus altos impostos, não é problema meu.
Não sei nem vou perder tempo calculando o preço que eu, apenas eu paguei pela ajuda ao Haiti. Mas o senhor há de convir que é um preço alto, comparado com o que países ricos mandaram... se o senhor concordar, vou pessoalmente buscar,não 14 centavos, mas o cálculo de TODOS OS IMPOSTOS QUE EU PAGUEI no decorrer do ano.
Agora, mandar meu número de conta para o senhor, não mando não... Peça ao Palocci, ele deve descobrir. Não descobriu a do caseiro?????
Em tempo: aqui em minha cidade, também houveram desmoronamentos. Pude ajudar muitas pessoas de minha região. E ainda mandei muita coisa para Angra. Não se compara ao dinheiro que o seu presidente mandou para o Haiti, mas o dinheiro que mandei era MEU, e com esse sim, posso fazer o que eu quiser, pois não foi conseguido com suor alheio.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página