Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos
Comentários dos leitores
Guilherme Lemmi (236) 08/05/2009 10h25
Guilherme Lemmi (236) 08/05/2009 10h25
"Guerra é guerra. Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém e as colinas de Golam sãos os despojos."
É esse raciocínio que impede a paz de existir na região.
26 opiniões
avalie fechar
J. R. (1269) 07/05/2009 22h00
J. R. (1269) 07/05/2009 22h00
É confirmado também que nos massacres de Sabra e Chatila navios de guerra americanos descarregavam seus canhões sobre os campos, próximos à costa. 66 opiniões
avalie fechar
" http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u562022.shtml
07/05/2009 - 15h09
Ministros árabes apelam à ONU contra assentamentos israelenses."
"Desde 1967, ano em que Israel ocupou Cisjordânia e Jerusalém Oriental, 132 assentamentos judaicos reconhecidos pelo Ministério do Interior foram construídos nesses territórios, assim como um número similar de enclaves não reconhecidos.
A legislação internacional considera todos os assentamentos construídos em território ocupado após a Guerra de 1967 como ilegais. Eles representam um sério obstáculo para a paz e a criação de um futuro Estado palestino. "
...
É uma piada mesmo !
Aqueles que deflagaram guerras contra Israel, perderam e foram humilhados aos olhos do mundo, por uma jovem nação.
Nesses 61 anos aprox. 27.000 soldados Israelenses
perderam suas vidas defendendo a nação dos que ainda desejam sua extinção.
Eles que provocaram a guerra poderiam devolver à vida a esses soldados e às suas famílias ?!
Claro que não. Então agora não venham apelar para a " diplomacia dentro da ONU ", como pretexto de se conseguir a paz.
Guerra é guerra. Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém e as colinas de Golam sãos os despojos.
A proxima tentativa dos árabes de " lançar Israel no mar ", a nação judaica ganhará mais outro feriado nacional.
Quem viver verá !!!
Esta é uma bela lição da história: Não invada terras alheias enquanto seus legítmos proprietários estiverem "vagando" pelo mundo.

...
15 opiniões
avalie fechar
sergio horikoshi (13) 07/05/2009 06h46
sergio horikoshi (13) 07/05/2009 06h46
Infelizmente, Sr. Mauro, talvez você não tenha acompanhado os posts anteriores de vários opinadores que já disseram exatamente o contrário do que você está escrevendo e baseados sim em fontes históricas. Sabra e Chatila eram campos de refugiados palestinos no Líbano, porque será que palestinos estavam refugiados no país vizinho? Porque será que tiveram que sair de seus lares? Certamente que não foi por pura vontade própria. Foi comprovado que o massacre teve conivência de Israel sim, basta os leitores buscarem informações sobre Sabra e Chatila. Houve manifestações inclusive de israelenses, que com certeza também não são a favor de massacre de pessoas inocentes. Não estou buscando distribuir ódio aos leitores e sim expressar meus pensamentos, que acreditem ou não, nunca foram a favor de massacre de pessoas inocentes como no caso do holocausto ou da faixa de Gaza. Sou contra qualquer opinião (e não pessoas) que defenda ou justifique a morte de pessoas inocentes. Aos defensores da justiça, como se auto-proclamam os países dominantes, eu diria em uma comparação mais simples, o que faríamos se a polícia em busca da justiça, para prender os assassinos, sacrificasse crianças, mulheres, idosos e pais de família? Que justiça é esta? 98 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 06/05/2009 22h59
mauro halpern (120) 06/05/2009 22h59
Informando ao sr Sergio que coloca Sabra e Chatila.
O "massacre" foi promovido pelos cristaos libaneses falangistas de Gemayel, e não por israel. Em represália a muitos atentados e matanças promovidas por partidarios do hezbollah contra gemayel e turma (alias os cristaos do libano foram roubados e dizimados em maioria).
E Israel é o culpado? Um espirra, o que esta do lado pega a gripe e o outro no outro bairro é o culpado por tudo? vamos ler as fontes antes de ficaros distribuindo ódio gratuito.
quanto a pergunta que fia...POR QUE DIABOS UM ESTADO PALESTINO NAO FOI CRIADO EM 1948 NOS TERRITÓRIOS A ISTO DESIGNADOS E SIM OCUPADOS POR JORDANIA 9JUDEIA E SAMARIA) E EGITO (GAZA). NINGUEM ME CONTRADIZ 9NAO PODE, OS FATOS SAO HISTÓRICOS) MAS CLASSIFICAM COM UMA ESTRELA.
É, A VERDADE? UMA ESTRELA. FALOU O QUE QUEREMOS, MESMO QUE MENTIRA? APLAUDIMOS E COLOCAMOS CINCO ESTRELAS.
QUEM COLOCOU UMA ESTRELA PODE PROVAR AQUI QUE O PAIS DESIGNADO PELA ONU PARA SER A PALESTINA NAO FOI CONSTITUIDO E OCUPADO PELO EGITO E JORDANIA? FOI CULPA DE ISRAEL?
ESPERO ARGUMENTOS.
37 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 05/05/2009 21h32
mauro halpern (120) 05/05/2009 21h32
Minha ultima missiva foi para o sr sergio dourado. ele questiona VAMOS VER SE CRIAM A PALESTINA COMO A ONU FEZ AO CRIAR ISRAEL EM 1948.
refrescando a memória: foi dado aos palestinos o poder de criar um estado naquela ocasiao. SE ME ENTENDEM. quem nem TENTOU montar um pais "palestina" nao foi israel que impediu, foram SEIS PAISES ARABES que entraram com uma guerra para aniquilar o estado recem criado, desobedecendo sanção da onu que todos aqui dizem ser israel o unico a negar....
24 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (120) 05/05/2009 21h25
mauro halpern (120) 05/05/2009 21h25
ué...respondendo ao missivista...como vc diz "os israelenses tem que aceitar que os palestinos nao reconheçam israel". por acaso eles reconhecem israel? irao reconhecer. Não irão MESMO, qualquer que seja a condição.
Agora esta posta MAIS UMA chance de criação de um estado palestino, aliás desde 1948 estava, mas parece que jordania e egito ocuparam as terras que seriam do ESTADO. ou estou enganado? não ocuparam a cisjordania e gaza? será? a história é tão curta? ISRAEL é que não aceitou estado palestino? israel é o agressor SEMPRE?
ahhhhh
vamos ler jornais, esta tudo disponivel na internet gente
26 opiniões
avalie fechar
A única forma de se resolver o conflito Israelo-Palestino é o seguinte:
Um Estado Judaico dentro do Estado Israelense.
Capital espiritual do Judaísmo em Jerusalém, pois foi o Rei Davi quem a fundou e não os árabes.
Tel Aviv como capital comercial, com já acontece.
Porquê ???
Desde que o filho do Imperador Romano Tito Flávio Vespasiano encarregou seu filho Tito de exterminar com a resistência dos judeus contra o poderoso Império Romano, matando, destruindo a cidade, o Templo de Herodes, sacrificando os judeus em cruzes e promovendo a diáspora judaica nos quase 2000 anos, nenhum outro povo ou raça, contribuiu para reconstruir Jerusalem.
Até 1945 Jerusalem não tinha valor pra ninguem, exceto aos judeus que a reevindicaram e choraram por ela por quase dois milênios. Seu progresso dos últimos 61 anos, deve-se a Israel.
E o que fazer então com os palestinos ???
A mesma coisa que os judeus fizeram com seus patrícios.
Recebe-los de todas as partes do mundo, resgatando-lhes a identidade e dignidade, como fizeram com 80.000 judeus-negros do Iêmen, originários da Rainha de Sabá e Salomão.
Aliás, Israel foi o único país do mundo que retirou negros do cativeiro e da miséria, não para escravisa-los, mas para torna-los livres. Iêmen e Etiópia ( os falachas ) são apenas dois exemplos.
Da mesma maneira, o mundo árabe que reevindica as terras de Israel e tem como capital espiritual Meca e Medina, deem aos seus compatriotas a mesma dignidade que Israel deu aos seus.
78 opiniões
avalie fechar
sergio horikoshi (13) 05/05/2009 20h02
sergio horikoshi (13) 05/05/2009 20h02
As vezes nós ficamos chocados com os comentários de políticos e de governantes. Mas acho que mesmo sendo representantes do povo, nem sempre representam o povo. A idéia de proibir alguém de entrar no país porque nega o holocausto, (ou nega a bíblia, ou nega Darwin) não representa o pensamento de uma nação verdadeiramente livre e laica. Deveríamos nos mostrar como um exemplo de que a liberdade de expressão é "necessária" e possível para qualquer país e não impedir, isto é perder a oportunidade de demonstrar que um povo sem liberdade é apenas escravo de seu regime.
Acho também que certo político deveria lembrar que existem nações que sempre escravisaram (colônias européias na África, Oriente Médio, Ásia e América) e países que através da força bruta impõe seu regime com todo seu poderio militar (inclusive armas de destruição em massa, armas químicas e nucleares) a todos os países do mundo, isolando aqueles países pobres que não aceitam seu domínio. Estou me referindo aos EUA com Cuba, mas a história é parecida com Israel e Palestina. Com tanta injustiça realmente "acontecendo", como impedir alguém de "não acreditar" em holocausto, em apartheid, em faixa de Gaza, em Sabra e Chatila. Aliás, é recente, mas há muita gente que não acredita e, pior, que justifica a faixa de Gaza. Será que só o presidente do Irã é que é louco!?...
58 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (370) 05/05/2009 17h10
sérgio dourado (370) 05/05/2009 17h10
O Estado de Israel parece não querer se a ver com o Direito Internacional e a História. Ao negar a existência de um estado palestino, por que não achar "normal" que os palestinos em geral, que apoiaram democraticamente o Hamas, também não refutem a existência do Estado judeu? Não acho certo que Israel negue se colocar diante da Comunidade Internacional como um Estado opressor e racista, quando obstrui a criação de um Estado soberano e autônomo da Palestina, nas mesmas condições de direito e deveres de um Estado como Israel e tantos outros que fazem a história contemporânea dos Estados Nacionais modernos. Todavia, a situação da Palestina é uma vergonha para o próprio mundo, e não acho que temos que pedir passagem para qualquer país, para fazer valer os Direitos Humanos. Nesse caso, o ideal de Justiça e de Direito precisa fazer-se valer, pois não teríamos em que acreditar em uma comunidade internacional que somente faça jus a fins particulares de algumas nações. O Estado palestino deve coexistir com o Estado judeu por via da racionalidade e do direito histórico a que os próprios judeus tiveram parte: ainda mais quando se constrói um Estado em cima da honra e integridade de outro povo, como foi o caso de Israel e a resolução 48 da ONU que instituiu o Estado judeu em pleno solo árabe-palestino da Cisjordância e Faixa de Gaza, sem não estiver incorreto. Ora, vejam o quanto é necessário a Comunidade internacional que se instaure um Estado palestino soberano,assim como foi p/ Israel 180 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 05/05/2009 17h06
João Carlos Gagliardi (2328) 05/05/2009 17h06
Ministro israelense ameaça "ação" se Irã recusar trégua nuclear...
Que ação?
Chamar o "titio" EUA, para "bater" neles?
O Irã não é árabe.
Eles são persas.
Se acham o "árabe" fanático, perto dos persas eles são como crianças de jardim de infância.
Que "trégua" nuclear é essa?
Alguns países ACHAM que outros estão preparando um arsenal nuclear e por isso devem ser impedidos, mas provas, ninguém tem de nada.
É só "achismo"...
Só porque suspeitam, podem ameaçar?
E a ONU, não fala nada?
Gostariam que dessem palpite na sua casa?
E então, a aviação israelense irá atacar as usinas de beneficiamento de urânio?
Então é melhor irem logo, já devem estar sendo instaladas, por todo o Irã, as primeiras baterias dos mísseis antiaéreos russos S-300, com um alcance de até 200 quilômetros.
Ser valente com gente quase desarmada é uma coisa, com quem tem condição de enfrentamento, será outra bem diferente...
13 opiniões
avalie fechar
jorge ferreira (3) 05/05/2009 14h06
jorge ferreira (3) 05/05/2009 14h06
R E S P E I T O . Sim as decisoes da O N U. Quando lhes interessa querem fazer valer quando nao desconcideram, nao vai ser assim que vao ter o respeito do mundo. Estao com mais uma acusaçao vergonhosa ,afinal mataram civis inresponsavelmente , quero ver se vao respeitar as decisoes da ONU. 21 opiniões
avalie fechar
jorge ferreira (3) 05/05/2009 12h38
jorge ferreira (3) 05/05/2009 12h38
Esse ministro fala sem pensar. Eles agora querem fazer o que? Agora esta mais dificil precisa ser avisado. Tregua ele vai ter que negociar com todo mundo .Nao vao continuar fazendo o que faziam a era buch acabou olhe para a realidade ontem seu chafe foi vaiado e bateram palmas . A C O R D E M . 11 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 05/05/2009 10h29
Chris Maria (319) 05/05/2009 10h29
"Os EUA estão sendo levados a exaustão, e o resto do planeta sofrerá junto", assim disse o Prezado colega Sr. MARCOS BORGES (37) 05/05/2009 09h39.
Estamos todos presos ao destino incerto dos EUA. Só de pensar que mais de 60% das reservas brasileiras estão alocadas na detenção de títulos da dívida americana, "é de causar vertigem". Hoje estamos em quarto lugar na lista dos países que sustentam a economia americana, encabeçada pela China e Japão, e na frente da Rússia.
22 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 05/05/2009 09h39
MARCOS BORGES (155) 05/05/2009 09h39
Todos apostavam as fichas de que o HAMAS não ganharia eleições, e não foi o que aconteceu entre os palestinos.
O mesmo cuidado devemos tomar com Ahmadinejad.
Caso ele ganhe as eleições do Iran, o problema se agrava.
Ficam, os Estados Unidos, com três pepinos:
A Crise financeira, a Gripe H1N1 A, e o Iran.
Os EUA estão sendo levados a exaustão, e o resto do planeta sofrerá junto.
Mesmo com a economia chinesa sustentando as exportações de todo o planeta.
30 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (231) 05/05/2009 08h42
marcos cesar fernandes (231) 05/05/2009 08h42
Nós, brasileiros, que tivemos a infelicidade de abrigarmos confortavelmente Mengele, estamos hoje, por força do grupo político que nós governa, nos aliando a um lider político que só não é pior porque já não tem como.
Esse tal Amadeinejad é tão ruim que mesmo com todo fanatismo do povo iraniano ele dificilmente se reelejerá.
Hoje no mundo ele só tem a simpatia do nosso PT (o povo brasileiro não gosta dele) e de Hugo Chavez.
No Oriente Médio a sua política desagrada a todos e mesmo para a Síria, sua aliada, ele representa um grande perigo, pois num ataque Iraniano a Israel com misseis há a possibilidade de serem abatidos sobre o solo sírio.
Fiquei feliz ao saber que esse fantasma ambulante não virá mais ao Brasil, e espero que o povo iraniano não o reeleja e que o Iran volte a ter um governo à altura de seu povo que sempre primou pela inteligência, e que o próximo presidente Iraniano venha ao Brasil e ao invés de propagar a discordia e a violência, seja mais voltado para a paz e a prosperidade dos povos.
34 opiniões
avalie fechar
jairo tavares (4) 05/05/2009 08h18
jairo tavares (4) 05/05/2009 08h18
O irã é grande parceiro comercial do Brasil, não devemos deixar que estas divergências com Israel, prejudique esta relação comercial positiva para os dois Países, além de estar em cima de uma fabulosa jazida petrolífera que também nos interessa, os Persas são conhecidamente um dos principais berços da civilização contemporânea, além disso existe uma campanha sistemática contra o presidente do Irã. 55 opiniões
avalie fechar
jorge ferreira (3) 04/05/2009 17h31
jorge ferreira (3) 04/05/2009 17h31
Qual e o mitivo desta mobilizaçao toda ? Ele e um chefe de ESTADO, afinal ja tivemos aqui chefe de estado que ja lançaram bombas atomicas e nao vi essa mobilizao. 25 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lemmi (236) 04/05/2009 12h22
Guilherme Lemmi (236) 04/05/2009 12h22
Reportagem da Folha diz: "Na tentativa de impedir a visita do presidente do Irã ao Brasil, o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) pediu na semana passada à Câmara urgência na votação do projeto de lei de sua autoria que penaliza a negação do Holocausto. "
Isso é um tremendo absurdo, espero que essa lei NUNCA seja aprovada! Negar ou não o holocausto é uma opção individual, nao se pode determinar POR LEI o que uma pessoa pode ou não acreditar, isso é fascismo!
Atençao pessoas, esta havendo uma campanha global para transformar a negaçao do holocausto em sinonimo de racismo e isso não é bem assim!
Racismo é voce depreciar o outro, incitar a violencia contra o outro, etc....
Revisionismo histórico não necessariamente significa racismo, nao caiam nessa armadilha ou estaremos cada vez mais perto do estado comandado pelo Grande Irmão, no livro 1984.
72 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 04/05/2009 12h02
João Carlos Gagliardi (2328) 04/05/2009 12h02
Corte espanhola julgará Israel por bombardeio a Gaza em 2002 ...
Essa eu quero ver no que vai dar.
Essas Cortes espanholas, já enfiaram o dedo na cara de muitos países, com estes tribunais especiais.
Normalmente agem assim, quando algum cidadão espanhol é envolvido.
Neste caso, não é isso o que está ocorrendo.
A alegação é de "Crimes contra a Humanidade".
O que é bem mais sério...
Mas, existem três complicadores:
O primeiro é a eterna proteção dos EUA ao seu aliado, em qualquer circunstância, não importando a justiça, ou se é certo ou errado. Eles apóiam.
O segundo ponto, é Israel reconhecer a autoridade da Espanha, em mover este processo.
Se nem a ONU é respeitada, porque iriam respeitar alguém?
E o terceiro complicador?
Este é mais importante de todos...
Tenho sérias dúvidas, pela forma como Israel trata os palestinos, que reconheça que a palavra "humanidade" se aplique a eles.
Quem bombardeia populações civis com fósforo branco, talvez tenha outra definição para "humanidade", não é?
22 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página