Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Violência em Gaza

Ataques israelenses na faixa de Gaza deixaram centenas de mortos. Palestinos revidam.


Mais resultados: Anteriores 57 58 59 60 61 62 63 64 65 Próximos
Comentários dos leitores
Lincoln Cid (12) 20/01/2009 17h03
Lincoln Cid (12) 20/01/2009 17h03
Na base ideológica do Nazismo estava o Nacionalismo, que a grosso modo significa um patriotismo exacerbado. Acreditavam na pureza e superioridade da raça ariana sobre as demais, assim como na necessidade de unificação dos territórios dos povos de língua alemã. E se fosse necessário aos "arianos" ter espaço para viver, julgavam ter o direito de tomar o território de raças "inferiores".
Alguém poderia agora me explicar o Movimento Sionista? É que quando vejo alguém chamar outro alguém de "nazista", fico em dúvida se a intenção é remeter à um cidadão alemão do século passado, ou à um sionista do Séc.XXI.
14 opiniões
avalie fechar
Alan Williamson (48) 20/01/2009 16h42
Alan Williamson (48) 20/01/2009 16h42
Nossa, as pessoas não conseguem mais achar desculpas para justificar o ódio que sentem pelos judeus. Ficam inventando grandes conspirações, planos de dominar o mundo, aniquilar outros povos... Não seria mais honesto se essas pessoas simplesmente falassem que odeiam os judeus por odiar, ao invés de inventarem desculpas esfarrapadas? Essa história de ataque de Israel está servindo como bode-expiatório para um bando de antissemitas se sentirem na liberdade de manifestar esse ódio. E eles sabem disso. E os judeus também sabem, pois sempre foi assim, há séculos. Meus caros, nós temos todos os argumentos racionais do mundo. Se fosse qualquer outro povo ou país do mundo com os nossos argumentos, todos aceitariam sem discussões. O que eu quero dizer é que é importante continuarmos explicando os fatos e a história para convencermos aqueles que têm dúvidas, que estão sendo manipulados pela mídia. Agora, aqueles que já vieram com opinião formada, com frases como "que falta fariam se desaparecessem", esqueçam. A ignorância os cegou. São pessoas frustradas, que buscam sentido para suas vidas vazias através desse ódio injustificável. Enquanto isso, vamos continuar vivendo nossas vidas, pregando a paz e agindo pela paz, pelo nosso direito de existir, que já nos foi negado tantas vezes. Dessas pessoas preconceituosas (e criminosas, pois no nosso querido Brasil racismo é crime), apenas precisamos de distância. Parabéns a todos os povos do Brasil que sabem viver em paz! 19 opiniões
avalie fechar
Bem ... como a guerra acabou, não faz sentido continuar-mos discutindo isso ou aquilo.
Sem dúvida alguma, os habitantes de Gaza estão em situação bem pior que antes.
Então é um bom momento, ( a exemplo da REDE RECORD no Brasil que partiu para ajudar os flagelados das chuvas em Sta.Catarina ), que as Televisões Árabes façam uma campanha semelhante, para ajudar os seu sofridos descendentes e patrícios e só assim eles poderão verdadeiramente revelar ao mundo que amam seu povo.
Alguns petrodólares, não farão falta e me parece que já há uma articulação nesse sentido de alguns príncipes árabes.
A ONU por sua vez, se quiser recuperar seu prestígio e sentido de existência deve supervisionar mais de perto as atividades da Faixa de Gaza, especialmente as lideranças do Hamas.
De tabela, lembrem-se também do sofrido continente africano e dos milhões que estão sofrendo que não tem vez nem voz.
O momento é este. Novo Presidente nos EUA e uma era que ninguém sentirá saudades.
Barak - Deriva de Baruk da língua hebraica e que significa: Bem aventurado.
Hussein - de origem árabe
Obama - de origem africana.
Nesta transição de governo da maior potência do mundo, Obama representa ao mesmo tempo a maior das esperanças ou a pior das frustrações, dependendo que como for seu governo, e embora não seja obamista...
Que Deus o abençoe !!!
Será muito bom que seu governo acerte, pois se depender-mos ter que sair da terra, não teremos mais dinheiro, as guerras consumiram tudo.
15 opiniões
avalie fechar
Marcus Strassberg (62) 20/01/2009 16h33
Marcus Strassberg (62) 20/01/2009 16h33
Sr Samy Thum, vivo em Israel, no país q o sr provavelmente chama de Palestina. Disse até q seu pai possui uma identidade da República da Palestina. Pergunto, o sr lembra qual a capital de tal República? Qual era a moeda, hino, bandeira? Quem ea o presidente ou primeiro ministro?
Vou dizer como os árabes (cristãos e muçulmanos) vivem aqui. São cidadãos exatamente como eu, com os mesmos direitos (só q nem todos têm a mesma obrigação, já q so servem no exército se quiserem). Têm seus partidos políticos (se eu não me engano, na atual Knesset, são pelo menos 10 dos 120). Escrevem em jornais, são médicos, professores e tudo mais q o sr provavelmente esqueceu desde q vive no Brasil. Existem os ricos (já andou na regiaõ da baixa Galiléia?), os pobres. Têm aqueles q entendem q Israel é um fato e têm aqueles q mesmo com a cidadania israelense, vivem pregando o fim do país.
Com relação ao famoso muro, estou ainda na dúvida se é da vergonha ou da necessidade. Sou contra principalmente nos lugares onde causaram incoveniências à população por onde passa (como em Jerusalem oriental, q ele acabou cortando uma aldeia no meio), mas por outro lado não podemos ignorar a necessidade de proteção a população de Israel.
Sr Samy Thum, Israel está longe da perfeição e o sr não precisa espalhar propaganda falsa se quiser criticá-lo. Com certeza vou até concordar com o sr em alguns casos, mas dizer q os israelenses elegem líderes q prometem matança de palestino e a não criação do estado da Palestina é lamentável e afeta sua seriedade. Diga a todos por aqui quem ganhou as eleições nos últimos anos e nos indique onde pregam morte a palestinos. Diga-nos também, quando um partido contra a criação de um estado para o povo palestino ganhou as eleições. Não esqueça de contar qual a percentagem de israelenses a favor da criação desse estado.
Sobre o involvimento do serviço secreto no assassinato do Rabin, fala sério...
38 opiniões
avalie fechar
Regina Martins (141) 20/01/2009 16h32
Regina Martins (141) 20/01/2009 16h32
Tem muito mais interesses poderosos para se disputar um pedacinho tão pequeno de terra.
Infelizmente hj no mundo não existe nenhuma liderança (nação) para acabar com aquele descalabro.
Sinceramente acho q o único objetivo de Israel é o Irã.
Como não consegue chegar lá, vai comendo pelas beiradas;pobre dos meus patrícios.
No meu pobre entender acho q o povo palestino (e não o Hamas) quer um país único para todos, mas parece q Israel não quer por causa da mistura de raças; até o cristão nascido em Israel sofre.
25 opiniões
avalie fechar
S Levy (311) 20/01/2009 16h30
S Levy (311) 20/01/2009 16h30
Gaza devia ser renomeada - 3 opções: (1) "Terra dos Inocentes, Velhos e Incapacitados" (2) "País das Crianças" (proibido entrada de adultos) (3) "Paraiso Terrestre, Desarmado e Inocente". PORÉM, QUE ENGRAÇADO, ALÍ NAS MÃOS DESSES TAIS INOCENTES TEM MAIS PODER BÉLICO DO QUE NA 2A. GUERRA! É facil ser 'soldado' usando roupas civis, esconder armas e foguetes em hospitais, prédios, crêches e escolas. Também usar civis como escudos. 20 opiniões
avalie fechar
Regina Martins (141) 20/01/2009 16h26
Regina Martins (141) 20/01/2009 16h26
A ONU é um lixo, nem sei pra que existe. 26 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 20/01/2009 16h15
Chris Maria (319) 20/01/2009 16h15
Que as lideranças sejam mais construtivas se quiserem o obter o respeito pela comunidade internacional.
Para quem ainda "não caiu a ficha" a Era Bush acabou.
26 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 20/01/2009 16h12
Chris Maria (319) 20/01/2009 16h12
Há três semanas estamos debatendo sobre a barbaridade que foi cometida em Gaza. Muitos criticaram o silêncio de Obama sobre o conflito. No entanto, em seu discurso ele deixou claro sua posição.
"Para a nação muçulmana, temos um novo caminho adiante, baseado em interesse mútuo e respeito mútuo", afirmou ele. "Para os líderes espalhados pelo mundo (), saiba que as pessoas vão julgar pelo que você pode construir e não pelo que pode destruir", disse o novo presidente dos EUA, que prometeu "dar as mãos" a todos que quiserem.
Ponto final.
27 opiniões
avalie fechar
ilana deweik (2) 20/01/2009 15h45
ilana deweik (2) 20/01/2009 15h45
sr.Diogenes Muniz
continuacao
esses jornalistas nao se incomodam de eles mesmos manipularem a opiniao publica,recitando linha a linha a licao de casa ditada pelos muculmanos.Democraticamente,ja' que jornais e revistas tem maior acesso `a populacao.Isso em vez de fazerem sua propria licao de casa e pesquisa e balancearem as informacoes e,talvez sevirem como modificadores e mediadores de opiniao a respeito dos atos de Israel e sua populacao.
Dito isto,achei seu artigo preconceituoso e conclusivo,uma vez que coloca que esse grupo misterioso de soldados- internautas(hackers)(israelenses,israelitas e afins)como ladroes se infiltram nas casas e mentes de incautos navegadores e,`a servico da mentira,manipulam e MANOBRAM(o que implica ma' fe')e (que coragem!)"balanceam"os fatos,fazendo com que esses internautas que ja' tao carecas de saber que Israel e'um estado terrorista e usurpador,assassino de mulheres,criancas e velhinhos,fiquem tontos com essas informacoes contraditorias.
Sempre acreditei que a midia tivesse o interesse de possibilitar dar voz a todos os lados de um conflito.Sinceramente,o senhor acha que e' isso que acontece?
Nao sei se posso mandar anexo,mas se tiver curiosidade,lhe mando exemplos de um outro arrastao,esse em praias nunca dantes navegadas...por alguns.obrigada.ilana
13 opiniões
avalie fechar
Douglas Marcowitch (33) 20/01/2009 15h36
Douglas Marcowitch (33) 20/01/2009 15h36
Lenni Brenner escreveu em seu livro: "Zionism in the age of dictators" , escreveu que o barão Von Maldestein, emissário do governo nazista, foi à Palestina acompanhado de Kurt Tochler, da executiva sionista alemã. para comemorar a expedição, cunharam um medalhão estampada de um lado a cruz gamada e do outro a estrela de david.
"Judeus aproveitam-se até de judeus".
VERGONHOSO!!!
26 opiniões
avalie fechar
Dan Kuper (98) 20/01/2009 15h32
Dan Kuper (98) 20/01/2009 15h32
"Aos líderes ao redor do mundo que procuram instaurar conflito, ou culpar os males de sua sociedade no Ocidente: saibam que nosso povo vai julgá-lo sobre o que você pode construir, não o que você destrói." - Obama na posse hoje. Aos que contavam com uma mudança na poliítica americana vão ter que esperar ao menos mais 8 anos. Antissionistas a única coisa que vai mudar é que daqui a 8 anos suas vozes só vão estar mais murchas. Antissimitas a única coisa que vai mudar é que daqui a 8 anos vocês terão perdido mais 8 anos. Enquanto isso vou trabalhando duro e me esforçar para que meus filhos tenham sempre a melhor educação e formação possível. 8 opiniões
avalie fechar
ilana deweik (2) 20/01/2009 15h25
ilana deweik (2) 20/01/2009 15h25
sr.Diogenes Muniz
Nem so' de misseis lancados diariamente,de escolas e mesquitas contra a populacao civil de Israel ha'ANOS,nem so'de homens-bomba explodindo onibus e shopping centers lotados de inocentes civis,em Israel,nem so'de massacres de inocentes estudantes civis em Jerusalem,nem so' de assassinatos a civis de mumbai `a argentina,num total de 41 paises atingidos e 12610 civis mortos,em nome de alah,desde 9/11,que sao feitos os ataques dos arabes muculmanos de gaza `a Israel.Como sempre,eles atuam na frente das camaras com papeis ha' muito conhecidos,forjando situacoes,modificando e manipulando a opiniao publica e,a moralidade daqueles que nao a tem como virtude essencial,enquanto que,nos bastidores,nos tuneis cavados para contrabando de armas e refugio dos "militantes", o resto da populacao,seus filhos e mulheres sao deixados para servir como bala de canhao,numa exaltacao ao divino sacrificio...do outro.
O arrastao(arraso e roubo em bando) nao e'so' cibernetico,nesse caso,mas moral tambem,uma vez que sem nenhuma contestacao coloca os israelenses como(que ironia),assassinos .
Algumas midias,que nem precisam de um grande esforco,jornalistas de "cabeca feita",ou porque nao compareceram a essa aula na faculdade ou porque
nao acreditam em ouvir todos os lados,fascinados pelo"paliwood",ou aqueles que realmente sao anti semitas,nao se incomodam eles mesmos em manipular a opiniao publica aberta ou sutilmente em vez de ,como jornalistas -ESPERO CONTINUAR NO PROXIMO MAIL
24 opiniões
avalie fechar
Marcio Guilherme (13) 20/01/2009 15h21
Marcio Guilherme (13) 20/01/2009 15h21
Em respostas ao Sr. José Frajtag ,
Veja a lista dos ataques desses grupos que lutavam pela criação do estado de Israel. Tem muitos ataques nos "desertos"...afinal arabes nao contam! Desculpe a ironia...mas sem brincadeiras...nao vejo muitas diferenças do Hamas:
****Tinha links...reenviei sem eles agora...para visualizar as paginas do ataques terroristas do Irgun vai no google ou no wikipedia em ingles e digite: irgun.
Muitos ataques em mercados! Igualzinho aos terroristas, ops, eles eram nao eram terroristas. A sua defesa nao deve ser por ai...terrorismo para criação de um novo estado foi a mesma arma usada por israel para pressionar a Inglaterra.
E a indenização dos palestinos desalojados e expulsos de suas terras nesse 60 anos de estado israelense...lancei essa pergunta e nao vi respostas dos pro-israel? Nao acham que seria justo? Para dar a paz, vcs tem que parar de humilhar o povo palestino.
Essa guerra e todas outras atividades de israel só tem produzido mais homens bombas e instabilidade. Se meu vizinho me lança uma pedra eu nao vou explodir a casa dele....levarei isso para justiça, porque é isso que um pessoa civilizada faria. Corte internacional no Hamas...ah esqueci...o hamas não é signatario de um orgão tão civilizado. Nem Israel!
15 opiniões
avalie fechar
Fabrizio Wrolli (311) 20/01/2009 15h20
Fabrizio Wrolli (311) 20/01/2009 15h20
Sr. José Nunes Rodrigues Filho,
Já escrevi aqui neste espaço (para o Sr. Marcus Strassberg) que os foguetes Qassam dos palestinos são movidos com uma mistura caseira de fertilizante (nitrato de potássio) e açúcar caramelado preparado em normais panelas de cozinha. Por quê, para acabar com tais terríveis foguetes, a polícia aduaneira israelense não impede a entrada de açúcar em Gaza? Pronto. Acabou o combustível e acabou o pesadelo. Que me conste não há plantações de cana em Gaza.
O trecho do Evangelho de São Lucas "Rei contra Rei" foi mal escolhido, Sr. Rodrigues Filho. Que tal este, no mesmo capítulo, mas que contém um dos mais belos ensinamentos de Jesus? "Porque todo o que se exalta, será humilhado; e o que se humilha será exaltado" (14:11). Cresça como pessoa humana, Sr. Rodrigues Filho, e apareça com assuntos e citações que tenham um mínimo de pertinência com o que está em jogo.
P.S. Todas as palavras proparoxítonas em português escrevem-se com acento. Todos os nomes próprios escrevem-se com inicial maiúscula. É Folhaonline e não folhaonline. Boa semana para o Sr. também.
25 opiniões
avalie fechar
celio maia (183) 20/01/2009 15h18
celio maia (183) 20/01/2009 15h18
Terminou a guerra. Não há vitorioso, aliás, venceu a estupidez humana, a bestialidade, a crueza. Toda guerra é uma derrota da humanidade. Cabe aqui lembrar que Gandhi livrou a Índia dos ingleses pregando a paz. O Irã e o Hamas proclamam vitória, mesmo com as centenas de palestinos mortos e o mar de escombros na Faixa de Gaza. O Hamas promete rearmar-se. Pelo visto não ganhou sequer experiência. Não se horroriza nem com a miséria humana que atraiu para a Faixa de Gaza. E, a despeito dos incontáveis protestos contra Israel em muitos países, falhou na tentativa de sensibilizar toda a opinião pública do mundo, ainda bastante atordoada com as dezenas de atentados e mortes de inocentes motivadas por extremistas. Aqueles que viajam sabem muito bem o porquê das inúmeras revistas por que passam em aeroportos e outros locais públicos. Cada revista é uma humilhação. Lembra de que, até prova em contrário, todos são suspeitos de ser terroristas. Enquanto perdurar tal situação jamais haverá consenso com essa classe de loucos varridos. Sim. Doidos de pedra mesmo. Foram 334 chacinados na escola de Beslan (174 eram crianças), mais de 300 mortos em chacinas e atentados em Moscou, 202 no metrô de Madrid, 52 em Londres, 200 em Bombaim, 3.000 no 11-09, para citar apenas alguns dos mais famigerados fatos ocorridos neste milênio. O que não se deve fazer NUNCA é confundir o pacato e sofrido povo palestino com esses dementes do Hamas. Queira Deus que a Palestina consiga enfim viver em paz. 18 opiniões
avalie fechar
Domenico Marinelli (12) 20/01/2009 15h03
Domenico Marinelli (12) 20/01/2009 15h03
O que que é isso sr. Frajtag. Está dizendo que as decisões da ONU que favorecem Israel são legítimas e portanto vocês as seguem, e as que condenam Israel não o são e devem ser vetadas? Eu entendí certo? 60 opiniões
avalie fechar
Henri Kara (19) 20/01/2009 15h01
Henri Kara (19) 20/01/2009 15h01
SR JOSE FRAJTAG
Seu ultimo comentario mostra como é facil ser reconhecido, basta que se de aos palestinos o mesmo direito de viver livremente, com soberania, as mesmas oportunidades , liberdade de ir e vir, ai sim teremos pasz no oriente, mas enquanto os Israelenses quiserem manter as colonias, manter as areas sitiadas, impedindo a liberdade e a soberania de um povo , não existira paz no oriente. Israel sabe que não poderá manter esta politica belicosa por muito tempo, ela custa muito cara, principalmente para seu patrão os EUA e diante da crise economica , estas despesas se fazem mais pesadas. Só uma paz , com igualdade de direitos será definitiva, Israel tem todo o direito de existir, ter fronteiras seguras, viver em paz , mas para isso deverá abrir mão de fantasias biblicas que só interessam a um numero pequeno de fanaticos, o mundo mudou e a realidade é outra, se não houver harmonia entre os povos, de nada adiantara o progresso cientifico e tecnologico, pois ele se perderá em batalhas tão estupidas como esta. Terrorismo se acaba com uma chance de vida, com liberdade de um povo, reconhecimento da igualdade , pois os menos culto9s , se tiverem oportunidade , brilharão como os atuais intelectuais, exemplo a India com todas as dificuldades fornece genios , o ser humano é igual e tem as mesmas capacidades, só precisa das mesmas oportunidades. Aplausos para os Judeus do resto do mundo que já entenderam que só existe um caminho para paz e ele não passa nem perto da Guerra.
26 opiniões
avalie fechar
Fabrizio Wrolli (311) 20/01/2009 14h38
Fabrizio Wrolli (311) 20/01/2009 14h38
Depois de um texto tão bonito e comovente e verdadeiro como o do Sr. Sami Thum é duro ter que ouvir as platitudes do Sr. Frajtag tipo "uma vez criado um estado soberano reconhecido pela ONU, acabou" . Quer dizer que as resoluções da ONU tem que ser respeitadas? Israel é o primeiro a não respeitá-las. E então? Como é que fica? Respeita e acabou? Ou desrespeita e vamos em frente? Coerência sr. Frajtag! 24 opiniões
avalie fechar
Milena Hannud (12) 20/01/2009 14h29
Milena Hannud (12) 20/01/2009 14h29
Obama acaba de fazer seu discurso: o recado está dado. 35 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4120)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 57 58 59 60 61 62 63 64 65 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página