NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  8 de novembro
  Quero tocar no Rock in Rio 3
 
 

DE ST. LOUIS, MISSOURI (EUA)

Não, não fui enviado ao Estado americano para fazer campanha para o democrata Al Gore nem para o republicano George W. Bush.

Aqui, no Estado que promete ser o fiel da balança na disputada eleição presidencial americana, minha missão era outra.

Fui enviado para saber o que diabos está acontecendo com o rock.

Vim, vi, não acreditei (ou "desacreditei", para a melhor compreensão em algumas regiões do Brasil). Mas só conto na semana que vem.

O que tenho para falar agora é que, já que estava aqui, dei um pulo até as margens do rio Mississippi, o berço do blues, do rock'n'roll.

Não custava arriscar. Fui molhar minhas mãos nas águas do lendário rio para ver se depois, como se fosse mágica, aprendia a tocar uma guitarra.

Comprovei. Não ajudou em nada. Mas sai do Mississippi com uma idéia.

Já que não toco nada, canto mal, não sou lindão e meu carisma diante de multidão é zero, também QUERO TOCAR NO ROCK IN RIO.

Se o Sting vai, se o Silvinho Blau-Blau tá garantido, se o Liminha vai levar seus convidados, por que não Lúcio e seus convidados. Aí chamaria vocês para subirem comigo na Tenda Brasil e fazer o que eles vão fazer lá: nada.



DÚVIDA

Aqui, longe umas 10 horas do Brasil, aquela saudade de casa (brincadeira!), me bateu um forte momento de reflexão. Como é que o Rock in Rio 3 pode ser o melhor festival que o Brasil já teve (REM, Neil Young, Oasis, Queens of the Stone Age, Foo Fighters, Beck) e ser o pior ao mesmo tempo (calma, não vou perfilar as razões aqui. Não caberia mais nada na coluna)?



OASIS, OBA!!!!

Show do Oasis na Filadélfia (EUA) em 1999

Esta coluna vinha cantando a bola há muito tempo. Chegou a cravar como certo há duas semanas e foi motivo de chacota pela organização do Rock in Rio: "o cara tá viajando".

Mas o festival confirmou no sábado a vinda da banda dos irmãos Gallagher. Os caras estão em grande forma, pode acreditar. Claro, é para quem gosta. Quem não vai com a cara da banda deve odiar.

Uma idéia do show que o Oasis vai trazer para o Brasil pode ser medido em breve, quando sai na Inglaterra o disco ao vivo, vídeo e DVD oficiais da famosa apresentação da banda no meio do ano, no estádio de Wembley.

Mais detalhes na próxima semana.



PAPA ROACH, OBA!!!!!

Exigência do Axl Rose, conchavo de gravadora, idéia iluminada dos organizadores (esse não é o caso mesmo), não interessa.
O anúncio do ainda desconhecido Papa Roach no Rock in Rio 3, traz ao festival cheiro de novidade. Goste-se ou não da mistura rap metal que esses californianos fazem, esse é o som mais poderoso do rock mundial na atualidade.


BRITNEY SPEARS, ELA MESMO

Parece que a bonitinha, fofa e virgem namoradinha da América, que em breve encantará os garotinhos brasileiros (hum!), foi fotografada completamente "mamada" na Alemanha.

Clique aqui para ler e ver uma das fotos sobre a noitada alemã da Britney.



U2, A POLÊMICA

Integrantes respeitáveis da imprensa musical estrangeira aprovaram.

Amigos confiáveis, de espírito independente dos melhores, acharam o máximo.

Alguns leitores pediram minha opinião. E aqui vai.

O novo disco da banda irlandesa U2 é MUITO CHATO.

E olha que eu acho a banda bacana, recomendei a todos os pulmões a turnê da banda quando vieram no Brasil. Fui voz dissonante entre esses mesmos amigos confiáveis de espírito independente, que desdenharam, porque a banda era muito "mainstream".

Agora não. O papo é que finalmente o U2 fez um disco "roqueiro", de volta às origens. Bullshit, como dizem aqui.

Mas e você? Qual a sua opinião sobre o novo disco do U2. Entre aqui nesta polêmica e dê sua avaliação!



CINEMA

Já que estou aqui, fui ver dois dos filmes mais comentados do momento.

- Bruxa de Blair 2 - Frustração, frustração. Esta continuação está para o primeiro filme, de 1999, assim como o Barão Vermelho está para os Rolling Stones. Sentiu, né? Se você desencanar do filme original, que fez história, dá para dar nota 6, por causa do final. Mas só assim. Estréia em janeiro no Brasil.



- As Panteras - É o filme mais rock'n'roll deste ano. O filme é divertidíssimo, a transposição do seriado de TV para o cinema é excelente. As panteras Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore estão deliciosas e lutam como se estivessem no "Matrix". E o melhor: estréia no Brasil no final do mês.






RESULTADO DA PROMOÇÃO

Direto e reto, os vencedores do kit "Alta Fidelidade", livro, ingresso duplo, trilha e camiseta da obra pop mais comentada da década.

Ricardo Henriques - Pernambuco

Manoel Messias Filho - Bahia

Antonio J. de Oliveira Júnior - São Paulo

Marianne Maciel - MG

Manuela Foglio - SP

Quanto à enquete dos seres humanos que você gostaria de ver abraçando a "Causa Rappa", aquela das bandas que deram o fora do Rock in Rio 3 em solidariedade ao grupo, vai continuar.

Está muito divertida. Lembra: o negócio é mandar uma lista das três bandas/artistas que você queria que abandonasse o festival. Em consideração ao Rappa. OU NÃO, o que é melhor ainda.

Vota aí. Só uma palhinha. Carlinhos Brown e Tom Zé estão liderando.



POR UM MUNDO MELHOR

"As três pessoas que eu faria de tudo para não comparecerem no Rock in Rio 3:

*Jô Soares (vai que a Globo resolvesse, a exemplo das Olimpíadas, fazer uma espécie de 'Programa do Jô no Templo do Rock'? Ia ser muito chato)

*Axl Rose (tá muito gordo; vai pisar no palco, destruir tudo, ficará preso nas ferragens, terá de ser rebocado por um guindaste, a equipe do Cidade Alerta transmitiria as imagens para todo o mundo. Seria um vexame)

*Marisa Monte (tenho medo de David Grohl ouvir a pior música de todos os tempos, 'Amor I Love You', ficar deprimido, achar que não há mais motivos para continuar vivo e seguir o exemplo do seu amigo Kurt Cobain: dar um tiro na própria cabeça, fato que me impediria de ver o Foo Fighters ao vivo)"
Fernando Guimarães

"Primeiro, gostaria que o Tianastácia (coitada da original...) abandonasse o festival. Depois, que fizesse as malas e abandonasse o país, em direção ao Cabo Canaveral. Enfim, que pegasse um ônibus espacial e abandonasse o planeta. O mundo certamente ficaria melhor."
Ricardo Bandeira


"Eu tiraria algumas atrações do Rock In Rio 3, mas por um 'mundo melhor' esses artistas poderiam fazer apresentações em várias partes do planeta, para a promoção da causa.

CARLINHOS BROWN - Faria um show na faixa de Gaza, para terminar com a guerra entre israelenses e palestinos, que se ocupariam de descarregar seu ódio apenas no artista.

STING - Show na Amazônia com participação do índio Raoni, na fronteira com a Colômbia, recebendo calorosa saudação dos guerrilheiros.

GILBERTO GIL - Para demostrar sua insatisfação com a poluição das águas, faria um show no fundo do mar, a bordo do submarino russo Kursk."
Nelson Ruggiero Junior

"Meus escolhidos pra fazerem do Rock In Rio um festival melhor são:
*Branco Mello (o man in black deixando de apenas balançar a perna conforme o ritmo da musica, sentado num banquinho, como o fez com maestria no 'Acustico MTV'? Não, ninguém merece isso...);

*Tom Zé (é muito complexo.... Se alguém conhecer uma pessoa no mundo que entenda o que esse cara faz. Gênio incompreendido...);

*Paulinho Moska (estou sem palavras... É demais...)."
Otávio Suinaga



PROMOÇÃO DA SEMANA - U-HUU!

Quem leu a coluna da semana passada ou a página de discos desta semana na Folha viu que a banda inglesa Blur lançou uma deliciosa coletânea com o caminhão de hits que fez o mundo pop mais legal nos últimos 10 anos.

A promoção da semana, que botará em sorteio cinco (5) cópias deste excelente "Blur: The Best Of", vai brincar com um assunto que rendeu a maior polêmica da música jovem lá por volta de 1995, 1996.

Quem é a banda inglesa mais legal?
Blur ou Oasis?

Os universitários ingleses liderados por Damon Albarn ou a banda dos irmãos maloqueiros Liam e Noel Gallagher?

Blur
Oasis


Vai, manda bala. Vale ainda votar em qualquer outro grupo do britpop, se você não for a fim de votar



FALA AÍ: ESPECIAL LÚCIO LEGAL

"Cara, sua coluna é demais, a partir de agora vou consulta-lá toda semana, pois é uma ótima fonte de referência pra quem gosta de uns sons meio loco!!"
Aleks Aurélio



FALA AÍ: ESPECIAL LÚCIO IMBECIL

"Ô, seu fdp, como é que vc pode escrever essas coisas sobre 'Stairway To Heaven'? Vai me dizer que Nirvana é melhor que Led Zeppelin, também????. Quando li essas arbitrariedades, quase quebrei o computador, mas eu vi que ele não tem nada a ver com isso. Eu tenho que quebrar é sua cara de babaca, metido a Deus do Rock. Você não sabe nem sequer tocar alguma coisa, como pode falar isso de clássicos como 'Smoke on the Water', 'Stairway To Heaven', entre outros. É por causa de pessoas como você que hoje nós vivemos na pior fase musical de todos os tempos."
Douglas


"Gosto muito de vc e de seus textos... Mas vamos brincar de falar sério. Ficar falando dessas bandinhas inglesas e não escrever algo mais consistente sobre os Beatles é perder tempo em vida curta. O desafio: escreva algo sobre uma banda que gravou o primeiro rock com acorde diminuto, a primeira a fazer loops e tocar uma música em um único acorde, a primeira a gravar uma composição sem acordes, mas apenas com uma linha melódica, a primeira a fazer música atonal no rock _antes de Zappa_, a inventora do videoclipe, a primeira a gravar o feedback..."
Welliton Carlos



PARADA BOA

* Demolition Doll Rods

A partir da próxima terça, a banda DDR, de Detroit, faz 9 shows no Brasil. Se você está a fim de ver um grupo com um pé no punk, outro no rockabilly e os dois no som de guitarra imunda, essa é a pedida. A banda de Danny Doll Road e das irmãs Margareth e Christine Doll Road começam a tour por Limeira, dia 14. Depois é: São Paulo-15, Curitiba-16, Maringá-17, Londrina-18, São Paulo-19 e 23, Campinas-24 e Rio-25.

* Cena indie clicada
O bar paulistano Orbital (Rua Augusta, 2.849) está emprestando suas paredes para a exposição de fotos de Eugênio Vieira, ser onipresente e atuante em qualquer evento da cena indie local. A expo indie fica no Orbital até o fim de novembro.



Até

Leia colunas anteriores
1º/11/2000 - Gil e Milton encontram Belle e Sebastian
25/10/2000 - Entrevistas com Rob Fleming e Beck; e nenhuma entrevista com os Titãs
18/10/2000 - Caetano morreu em 1968; Paul McCartney, em 1966
11/10/2000 - A polêmica dos "crássicos" (ou quando o Deep Purple derrubou o Led Zeppelin)
04/10/2000 - Existe música mais chata que "Stairway to Heaven"?


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.