NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
   
 
 

Oi Magaly, tudo bem?

Eu adoro sua coluna e adoraria ter um trabalho como o seu, pois sou viciado em radio(especialmente fm). Não sei se você já falou sobre o dial FM de Campinas mas aí vai:

Como você pode ver Campinas não tem nenhuma rádio rock, e pouco se pode destacar. A Morena FM tem uma programação interessante, mas que não agrada o meu gosto musical. A líder Cidade é uma rádio popularesca horrível e muito brega, e ainda não inova em nada (o destaque da programação é a programação romântica com locutores gemendo). Os 87,7 mhz são uma frequência desperdiçada, se limitando a levar no rádio o som do SBT. As rádios Transamérica (mudou recentemente de pop para hits, um horror!), Band e Manchete se dizem de Campinas, mas transmissores e nem estúdios são aqui. A Jovem Pan tem somente o estúdio em Campinas. A outra rádio jovem, a Educadora, tem uma boa plástica, mas as músicas são fraquinhas, na mesma pasmaceira de sempre... mas pode-se destacar os programas On The Rocks (único programa de rock de Campinas) e Azaração (debates sobre sexo na madrugada, discutidos de forma aberta, interessante apesar de repetitivo e nada didático), ambos apresentados por Rony Viana.

Existem ainda várias outras rádios na região, mas tem uma que chama a atenção: 89 fm (não é a rádio rock de São Paulo, apesar da coincidência planejada). É da cidade de Amparo, e chega com sinal fraco em Campinas. Tem uma programação nada comercial repleta de rock antigo, misturada com rock mais contemporâneo e pitadas de pop rock. Toca raridades e bandas desconhecidas. Virou uma espécie de rádio cult de Campinas. Os problemas são os locutores terríveis e o transmissor, que além de pouco potente, vive saindo do ar, e às vezes fica até uma semana fora. A rádio é feita de forma amadora e dificilmente vai progredir. Se você quiser dar uma olhada, eles possuem um site simples (www.guiadeamparo.com/89fm). Espero que você leia com atenção meu e-mail, e se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre as rádios da região campineira me pergunte, que eu terei prazer em responder.


Carlos Eduardo de Moura
Campinas (SP)









| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.