Descrição de chapéu Livros

Livros inéditos compilam seleção de contos infantis e ensaios de Otavio Frias Filho

Títulos póstumos do jornalista têm previsão de lançamento no primeiro semestre do ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cena se repetiu durante algumas festas de fim de ano na praia de Carneiros, no litoral de Pernambuco. Enquanto adultos conversavam em outro cômodo da casa, Otavio Frias Filho se cercava de crianças na sala.

Ali, rodeado de meninos e meninas que iam dos primeiros anos de vida ao início da adolescência, ele discutia a Revolução Russa, falava sobre a existência de Deus e narrava passagens da “Odisseia” e de peças de Shakespeare.

“Era como um ímã, as crianças ficavam fascinadas com ele”, diz a editora Fernanda Diamant, viúva do jornalista, que foi diretor de Redação da Folha entre 1984 e 2018, quando morreu aos 61 anos, vítima de um câncer.

Otavio Frias Filho conta histórias para crianças durante férias na praia de Carneiros, em Pernambuco, em janeiro de 2016
Otavio Frias Filho conta histórias para crianças durante férias na praia de Carneiros, em Pernambuco, em janeiro de 2016 - Fernanda Diamant/Arquivo Pessoal

Cinco dessas narrativas que ele costumava adaptar foram ditadas por Otavio a Fernanda enquanto estava internado no hospital, em São Paulo. Elas agora serão lançadas em um livro infantojuvenil póstumo.

“Histórias para Pensar” deve chegar às livrarias no primeiro semestre do ano que vem, pela editora Ubu, e se soma a outros títulos do autor para esse público —“Livro da 1ª Vez” (Cosac Naify) e contos em antologias como “Vice-Versa ao Contrário”, “O Livro dos Medos” e “Papai Noel, um Velhinho de Muitos Nomes”, lançadas pela Companhia das Letras.

No livro novo, um dos textos reconta a vida de Sidarta Gautama, o primeiro buda. Os outros adaptam “Romeu e Julieta” (Shakespeare), “A Vida É Sonho” (Calderón de la Barca), “O Capote”(Gógol) e a parábola bíblica do filho pródigo (leia a íntegra aqui).

Todos seguem um formato parecido, que busca sintetizar o texto, mas sem tratar a criança como incapaz nem perder do horizonte o impacto da versão original.

Além disso, são acompanhados de um comentário, que reproduz conversas do jornalista com as crianças ao fim de cada sessão.

Também em 2021, deve ser lançado “O Livro dos Livros”, que compila ensaios escritos por Otavio ao longo dos anos. É o caso do prefácio sobre Arthur Miller, do posfácio sobre Janet Malcolm, de artigos sobre Carlos Lacerda e Elizabeth Bishop, de resenhas publicadas nas revistas Quatro Cinco Um e Piauí e de colunas feitas para a Ilustríssima.

Os textos e a ordem deles nesse livro, que sairá pela Companhia das Letras, foram escolhidos pelo autor.

*

‘Queda Livre’ ganha versão em ebook

A Companhia das Letras lança nesta sexta (21) versão em ebook de “Queda Livre”, coletânea de ensaios publicada por Otavio Frias Filho em 2003. “O livro já nasceu como um clássico do jornalismo literário em língua portuguesa”, diz Matinas Suzuki Jr., editor da coleção Jornalismo Literário. O capítulo “Viagem ao Mapiá”, sobre viagem à Amazônia para conhecer o Santo Daime, terá acesso gratuito até este domingo (23). O livro digital completo custa R$ 39,90.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.