Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Famílias ouvem juntas a Rádio Folhinha e aprendem sobre luto e corpo humano

Podcast que estreou dia 1º tem sete episódios que explicam termos comuns entre os adultos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Catarina tem 4 anos e, embora seja assim pequenininha, ela já sabe de muitas coisas. Na escola, está aprendendo a ler. Fora de lá, andou também aprendendo assuntos importantes ao ouvir o podcast Rádio Folhinha, que entrou no ar no último dia 1º.

No episódio sobre o corpo humano, por exemplo, ficou atenta às recomendações do doutor Drauzio Varella. "Eu gostei de uma parte que ele disse que a gente tem que cuidar bem dos dentes, das bochechas, dos olhos, dos peitos, dos músculos, da testa, do cabelo, da orelha...", enumera.

0
Elvira e sua filha Catarina ouvem juntas a Rádio Folhinha - Gabriel Cabral/Folhapress

Ela conheceu o podcast por intermédio da sua mãe, Elvira, que trabalha como professora de pilates. "Comecei a ouvir logo dois de cada vez. Cada dia eu escutava dois episódios com a Catarina", lembra Elvira. Só faltam dois episódios para elas terminarem a temporada.

Elvira diz que as duas coisas de que mais gosta na Rádio Folhinha são a ideia de informar as crianças sobre o que está acontecendo no mundo, e o fato de que são sempre episódios curtos.

"Como sou fascinada por biologia, o do corpo humano para mim foi incrível. E o da conquista do espaço também. Os dois tinham uma forma muito lúdica", completa.

A Rádio Folhinha é uma série de sete episódios que explicam termos comuns entre adultos com linguagem leve e divertida.

Assim que ficou sabendo da estreia do programa, Elvira conta que ficou "muito empolgada" para mostrá-lo à filha. "Escolhi o do luto de cara, porque já perdi minha mãe e a Catarina também perdeu o avô paterno, então a gente fala sobre isso dentro de casa. Logo depois, tive a má sorte de já colocar o da guerra e violência, então ela sofreu e ficou abalada, ela é sensível."

Por conta dessa experiência, ela sugere às outras famílias que "criem roteiros" para a audição dos episódios, fazendo uma seleção ordenada de quais temas apresentar primeiro às crianças.

"O do luto eu achei um pouco triste. E fiquei com medo. O luto é que você tem uma tristeza quando uma pessoa morre e você fica muito triste", lembra Catarina.

0
A capinha da Rádio Folhinha no celular de Elvira, mãe de Catarina - Gabriel Cabral/Folhapress

O episódio que trata deste tema, aliás, também foi importante para a família da psicopedagoga Ana Clara Rocha, mãe da Luiza, de 5 anos.

"Meu sogro faleceu em dezembro e é aquilo né, não sabemos trabalhar muito bem o luto com as crianças", pensa Ana. "Por isso, quando eu ouvi o episódio do luto eu quis mostrar para ela. Acho que é o episódio mais bonito da série."

Elas estão ouvindo a Rádio Folhinha aos poucos. "Gosto porque é pra gente pequena. Gostei do que é sobre o corpo humano, porque fala como funciona o coração", diz Luiza, que gostaria que houvesse um episódio que tratasse do nariz. "De lavagem no nariz", explica.

Catarina, filha da Elvira, também tem uma sugestão de tema futuro para a Rádio Folhinha: "Eu queria que tivesse um de aprender sobre as comidas, sobre as frutas, dos animais".

​​TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.