Você sabe como e por quem foi criada a ordem do alfabeto?

Escritor Caetano W. Galindo participa da seção Um Adulto Responde da Folhinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você está lendo esse texto sem a ajuda de um adulto, é porque já foi alfabetizado —ou seja, em algum momento da sua vida, na escola, professores ensinaram a você tudo sobre leitura e escrita.

Pois esse nome, "alfabetização", tem relação direta com o alfabeto, que é o conjunto de letras do nosso sistema de escrita e, essa semana, despertou a curiosidade de Gael, leitor da Folhinha. Para ajudar a responder à pergunta dele, convidamos o professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo.

MONTEIRO LOBATO, SP, BRASIL, 16-08-2018: Alunos da Creche Escola Narizinho Arrebitado no Reino das Águas Claras, em Monteiro Lobato, mostram como aprendem o alfabeto - Rafael Hupsel/Folhapress

Doutor em linguística pela Universidade de São Paulo, ele acaba de lançar "Latim em Pó: Um Passeio Pela Formação do Nosso Português" (Companhia das Letras, 232 páginas, R$ 59,90), em que conta o caminho que a língua portuguesa percorreu até chegar ao que conhecemos hoje.

Mande você também suas perguntas para a seção Um Adulto Responde da Folhinha —basta escrever para folhinha@grupofolha.com.br que procuraremos um especialista naquele tema e traremos a resposta.

Quem inventou a ordem do alfabeto?

Gael, 10 anos

Olha, Gael, essa é uma pergunta excelente. A ordem do alfabeto é dessas coisas tão presentes na nossa vida que pouca gente acaba se perguntando o motivo de ela ser como é. Parabéns pela curiosidade.

O alfabeto que a gente usa pra escrever português, inglês e uma quantidade imensa de outras línguas se chama alfabeto latino. Quem criou essas letras, como você até pode imaginar, foram os romanos, que falavam uma língua chamada latim, que é nada menos que a origem do nosso português!

É verdade que outras línguas do mundo que são escritas com esse alfabeto têm também suas diferenças, mais ou menos como a gente tem a cedilha, por exemplo. Mas a base do sistema latino continua a mesma, e a ordem das letras nessas várias línguas muda pouco.

(Eu nem precisava ter dito isso, mas estou imaginando que você vai gostar de saber.)

Só que os romanos não foram os inventores nem do alfabeto nem da ordem. Eles na verdade adaptaram as letras que os gregos já usavam antes deles. Mexeram no desenho de quase todas elas, jogaram umas fora e criaram outras. Mas a ordem em que eles colocavam as letras não mudou muito, não.

Aliás, sabe que a gente pode chamar o alfabeto de "abecê", né? De tanto que a ordem das primeiras letras é importante. Pois os gregos também faziam isso, e usavam o nome das duas primeiras letras deles que eram, veja só, "alfa" e "beta": ou seja, alfabeto!

Mas, pra coisa ficar ainda mais divertida, os gregos também não foram os inventores nem do alfabeto (que tem uma história muito antiga) nem da ordem que a gente conhece.

Parece que as primeiras pessoas que colocaram as letras numa ordem que já era mais ou menos a nossa foram os habitantes de uma cidade chamada Ugarite, que ficava na atual Síria. A gente desenterrou umas tabuletas de barro de mais de 3.000 anos de idade em que a ordem das letras já é bem parecida com a nossa.

E foi com eles que os gregos aprenderam a ordem que, depois, foi sendo adaptada aos pouquinhos até chegar a Roma e, depois, até chegar a você.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.