'Como as pessoas começaram a existir?', pergunta criança na seção Um Adulto Responde

Cientista apresenta a Árvore da Vida, que leva da origem de tudo aos primatas e pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em novembro do ano passado, o mundo atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes.

Um dado importante sobre este índice é que, embora às vezes imaginemos que esse tanto de gente está espalhadinho por igual, há uma grande parte do planeta em que a população está diminuindo, envelhecendo e se reproduzindo pouco, enquanto em outros lugares a população cresce muito e concentra muitos jovens.

Homem passa diante de pôster que simboliza a evolução da espécie humana, em Tóquio (Japão), em 2008 - REUTERS/Michael Caronna

À parte essas particularidades locais, é legal destacar que, ao longo dos últimos 50 anos, houve avanços importantes. A expectativa média de vida global, por exemplo, cresceu de 57,6 para 73,4 ao ano, e a mortalidade infantil caiu de 93,4 a cada mil nascidos vivos para 26,7.

Agora que sabemos qual o cenário atual do planeta Terra em relação aos seus moradores, que tal viajar no tempo e descobrir mais sobre como isso tudo começou?

A pergunta de hoje sugere essa reflexão e, para respondê-la, chamamos o professor doutor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo). Ele é autor do livro "Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil" (editora Peirópolis, R$ 130, 364 páginas).

Mande suas perguntas para a seção Um Adulto Responde da Folhinha —basta escrever para folhinha@grupofolha.com.br com sua dúvida que procuraremos um especialista naquele tema e traremos a resposta.

Como as pessoas começaram a existir?

João C., 5 anos

João, as pessoas, assim como todos os outros seres vivos, começaram a existir há muito tempo. As espécies de bichos, plantas, fungos e bactérias existem porque a vida surgiu na Terra há bilhões de anos.

E, se tem uma coisa que a vida saber fazer, é dar origem a novas espécies. Ela faz isso para sobreviver, para continuar existindo. Sem novas espécies a vida logo desapareceria da Terra.

Como uma árvore que cresce a partir de uma pequena semente, e dela nascem milhares de ramos ao longo do tempo, e desses ramos milhões de flores e frutos, também assim aconteceu com a vida.

Olhe para o desenho abaixo. Ele representa a árvore da vida. De pequenos organismos que nasceram nos oceanos primitivos, a vida multiplicou o número de espécies, vivas ou que já foram extintas, como os dinossauros. Bactérias, plantas, medusas, peixes, girafas e pessoas: todos nasceram dessa única árvore.

.
Árvore da vida contida no livro 'O Brasil dos Dinossauros' (editora Marte) - Divulgação

Coloque seu dedo sobre a origem da vida e siga pelos ramos até chegar ao homenzinho barbudo no topo da árvore. Ele é o Charles Darwin, o cientista que ajudou a entender o mistério de como as pessoas começaram a existir. Pelo caminho, você aprenderá o nome de vários ancestrais pelos quais a vida existiu antes de chegar às pessoas.

Perto do final você passará pelos primatas, o ramo que deu origem às espécies de humanos como nós.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.