Descrição de chapéu instagram Facebook

'Eu mido' ou 'eu meço'? Professor viraliza ensinando língua portuguesa

Laércio Silva de Sousa é de Teresina e dá cerca de 15 aulas por dia além dos vídeos que posta no Instagram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conjugar verbos significa resumidamente ajustar aquela ação a cada uma das pessoas que a executam: eu, tu, nós, eles etc. Parece fácil, mas a língua portuguesa é cheia de pegadinhas, e algumas vezes a conjugação vira um desafio. Por exemplo: o certo é eu "eu mido" ou "eu meço"?

Nessas horas entram em campo os professores e professoras, e um deles tem feito particular sucesso nas redes com seus vídeos tirando dúvidas como essa acima. Ele é Laércio Silva de Sousa, de 36 anos, morador de Teresina (PI), e que, junto com o amigo Rison Junior, criou a página Química 2119 há dois anos —hoje o perfil do Instagram já tem quase 500 mil seguidores.

.
Professor Laércio, que viralizou nas redes com vídeos sobre língua portuguesa - Arquivo Pessoal

Em frente a uma lousa branca, caneta tipo marcador na mão, Laércio dá dicas de língua portuguesa que vão desde diminutivos, coletivos e crase, até os populares vídeos com as tais conjugações verbais. Ele já explicou a diferença entre "em vez de" e "ao invés de", "perca" e "perda", "onde" e "aonde", e muitas outras questões sensíveis a muita gente.

Laércio tem especialização em matemática e mestrado em química —daí o nome da página no Instagram. É professor em uma escola municipal e em uma estadual, e ao todo dá cerca de 15 aulas diárias das duas disciplinas. O português ele domina por conta dos estudos para passar nos concursos que prestou.

Além do conhecimento da língua, também costuma chamar atenção dos seguidores o jeito com que Laércio escreve na lousa. "Desde pequeno tenho essa letra bonita. Minha mãe me colocou para fazer caligrafia", conta o professor.

Os vídeos rendem muita interação, com pedidos de temas dos usuários via direct, e também já engordaram a carteira de alunos particulares de Láercio, que inaugurou a Química 2119 durante a pandemia de Covid-19.

"Meus alunos estavam tendo aulas online. Comecei a fazer para ajudá-los, eles começaram a gostar, e eu e Rison criamos a página para as pessoas que não têm condição de pagar escola particular, para que elas tivessem entendimento melhor da matéria", lembra.

Entre os vídeos sobre conjugação, os mais populares são os que mostram a primeira pessoa do singular, ou seja, o "eu". E, nos comentários perplexos diante de formas às vezes surpreendentes, costuma aparecer quem questione se aqueles verbos não seriam do tipo defectivo.

"Verbo defectivo é aquele que não apresenta a conjugação completa, que não tem todas as formas. No verbo 'pular', por exemplo, eu digo 'eu pulo', 'tu pulas', eu consigo conjugar todas as pessoas. No defectivo eu não consigo", ensina Laércio.

.
Os professores Rison Junior e Laércio Sousa - Arquivo Pessoal

Existe mais de uma centena de verbos defectivos na língua portuguesa. "O verbo 'computar' é defectivo, não existe 'eu computo' nem 'tu computas', ele só vai existir na parte do plural, com nós, vós, eles. Outro verbo defectivo é 'falir'. Não existe 'eu falo'."

Laércio diz que os verbos defectivos têm a função de equiparar o português falado no Brasil equivalesse àquele falado em outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Angola. "Isso acontece no novo acordo ortográfico, para universalizar a língua", comenta.

A parte complicada disso é que não há uma regra que valha sempre para ajudar a identificar qual verbo é defectivo e qual não é. "É memorização mesmo, não tem jeito", lamenta Laércio.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.