Quando a inteligência artificial vai dominar o mundo?, pergunta criança na Folhinha

Quem responde é o médico Olavo Amaral, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e autor de artigos sobre novos modelos de IA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que o ChatGPT e outras tecnologias similares apareceram, muito tem se falado sobre quando talvez elas poderão substituir profissões. Ou mesmo quando elas vão acabar com o hábito de estudar para a prova e fazer trabalhos originais na escola, já que, pelo que já foi dito, daria para "colar" para sempre e nunca mais ter que pensar.

Isso tudo levantou dúvidas em adultos e também em crianças, como Elena, 9 anos, que mandou uma pergunta para a Folhinha.

Imagem mostra um robô segurando um ovo. À frente, algumas coisas explodem saindo de uma frigideira
Ilustração feita por inteligência artificial do sistema DALL-E - DALL-E

Para respondê-la, pedimos a ajuda de Olavo Amaral, que é médico, professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), autor de "Dicionário de Línguas Imaginárias" (Alfaguara) e de artigos sobre novos modelos de inteligência artificial e como eles colocam a humanidade em questão.

Se você também tem uma pergunta sem solução é só mandá-la para folhinha@grupofolha.com.br, que procuraremos um especialista para respondê-la.

Quando a inteligência artificial vai dominar o mundo?

Elena, 9 anos

Olá, Elena.

Sua pergunta é bem difícil de responder, mas também é muito importante.

Como ninguém pode prever o futuro, não podemos saber quando a inteligência artificial vai dominar o mundo —e nem se isso vai mesmo acontecer. Os especialistas discutem bastante sobre isso, e suas opiniões são muito diversas.

Uma pergunta que vem antes dessa é quando a inteligência artificial estaria avançada a ponto de poder dominar o mundo —o que significaria sair do controle dos seres humanos. Para isso acontecer, ela teria de ser melhor do que nós em muitas habilidades, atingindo o que os cientistas costumam chamar de "inteligência artificial geral".

Essa pergunta é tão importante que em 2022 um instituto realizou uma pesquisa com mais de 700 cientistas perguntando quando eles achavam que a inteligência artificial chegaria ao nível humano. As opiniões variaram bastante, mas a média das respostas apontava para 2059.

Dito isso, várias pessoas têm encurtado suas previsões por conta do aparecimento de modelos de inteligência artificial como o ChatGPT, que conseguem desempenhar tarefas muito diversas. Alguns pesquisadores, aliás, já se perguntam se eles não deveriam ser considerados uma forma inicial de inteligência artificial geral.

É claro que eles ainda ficam bem atrás dos humanos em muitos quesitos —mas também fazem algumas coisas melhor do que nós. Como as duas formas de "inteligência" são muito diferentes, sempre vai ser difícil compará-las entre si.

Com isso tudo, parece provável que alguma forma de inteligência artificial com capacidades comparáveis às dos seres humanos apareça nas próximas décadas. Mas ainda não temos como saber se ela vai ter qualquer intenção de dominar o mundo.

Os modelos atuais, por exemplo, não parecem ter muitas vontades próprias, além do que pedimos para eles fazerem. Mas isso pode mudar no futuro, o que faz com que muita gente esteja preocupada com formas de inteligência artificial que possam fazer mal à humanidade.

Recentemente, houve um abaixo-assinado pedindo uma pausa no desenvolvimento de modelos mais poderosos de inteligência artificial, para podermos criar formas melhores de controlar esses riscos. E cada vez mais gente acha que essa é uma das grandes prioridades da humanidade no século 21.

Mas, por enquanto, ainda são os humanos que estão no controle do processo. Isso quer dizer que se e quando uma inteligência artificial pode tentar dominar o mundo são perguntas cuja resposta depende das nossas escolhas.

Fico feliz que você também esteja preocupada, e espero que você possa ajudar essa causa no futuro!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.