ChatGPT manda a real sobre a Folhinha e o futuro do jornalismo

'Os jornalistas vão acabar?', perguntamos à plataforma; questão precedeu bug na conversa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Convidamos o ChatGPT para uma conversa sobre a Folhinha e sobre jornalismo em geral. A princípio, ele "se confundiu", achando que a ideia era bater um papo sobre folhinhas, um tipo de calendário e agenda muito comum antigamente, mas meio fora de moda hoje em dia.

Quando finalmente entendeu do que se tratava, o chat contou como escreveria um bom texto para crianças, deu dicas e ficou feliz ao ser elogiado.

ChatGPT aberto na tela do computador do menino Miguel, 11 anos, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

"Os jornalistas vão acabar?" foi a última pergunta da conversa. O ChatGPT dava uma resposta otimista até que algo esquisito aconteceu, e interrompemos a conversa. Leia o resultado abaixo.

Você sabe o que é a Folhinha?

A Folhinha é uma pequena agenda que as pessoas costumam usar para escrever suas tarefas e compromissos diários. Ela pode ser uma boa maneira de manter-se organizado e lembrar-se das coisas importantes que precisa fazer.

A Folhinha é uma seção infantil do jornal Folha de S.Paulo.

Ah, sim, agora eu entendi! A Folhinha é uma seção infantil do jornal Folha de S. Paulo, um dos mais importantes jornais do Brasil. É projetada especialmente para crianças e oferece atividades divertidas e educativas, como jogos, desenhos para colorir, palavras cruzadas e reportagens sobre animais e natureza, entre outros assuntos interessantes.

É uma ótima maneira de incentivar as crianças a aprender e a desenvolver seus interesses enquanto se divertem.

Como você escreveria um texto para a Folhinha?

Se você está escrevendo um texto para a Folhinha, é importante lembrar que a seção é destinada a crianças e, portanto, o texto deve ser escrito de forma clara, acessível e divertida.

Escolha um tópico interessante e relevante para as crianças, como animais, natureza, ciência ou histórias divertidas.

Escreva de forma simples e clara, usando palavras fáceis de entender e frases curtas. Inclua imagens ou desenhos para ajudar a ilustrar o tópico e torná-lo mais atraente para as crianças.

Conclua o texto de forma positiva e animadora, incentivando as crianças a explorarem e aprenderem mais sobre o tópico.

Lembre-se de que a Folhinha é uma seção divertida e educativa, então é importante escrever um texto que seja tanto divertido quanto informativo. Seguindo essas dicas, você pode escrever um texto incrível que as crianças irão adorar.

Ótimas dicas!

Fico feliz que você tenha gostado das dicas!

O jornalismo vai acabar?

Não, o jornalismo provavelmente não vai acabar. Embora a forma como as notícias são consumidas tenha mudado com a evolução da tecnologia e a popularidade de meios digitais, a necessidade de informação precisa e confiável continuará sendo importante.

O jornalismo é uma profissão importante que ajuda a manter as pessoas informadas sobre o que está acontecendo no mundo e ajuda a moldar a opinião pública. A indústria de mídia está passando por mudanças, mas o jornalismo em si continua a ser um elemento fundamental da sociedade.

E os jornalistas? Os jornalistas vão acabar?

Não, provavelmente os jornalistas não vão acabar. Embora a indústria de mídia esteja passando por mudanças, a necessidade de NETWORK ERROR...

Colaborou Luciana Coelho

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.