Superman, que completa 85 anos, já vestiu regata branca e calça em vez do uniforme

Conheça curiosidades sobre o alienígena que escapa à tendência os heróis 'realistas' e violentos com sua integridade inabalável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Superman, o alienígena Kal-El que foi mandado ainda bebê para a Terra, está completando 85 anos nos quadrinhos, e 90 anos de invenção. Ele surgiu em 1933, mas foi só em 1938 que os autores conseguiram publicar a história como tirinha de jornal e apresentar ao mundo Kal-El (esse era o nome do Superman antes de virar herói).

Na trama, o pai de Kal-El, o cientista Jor-El, toma a decisão de mandar o bebê pelo espaço pouco antes que seu planeta natal, Krypton, explodisse. Aqui, sua nave foi encontrada por um casal de fazendeiros da pequena cidade Smallville, Jonathan e Martha Kent, que adotaram a criança e a batizaram de Clark Kent.

O ator Christopher Reeve em cena do filme 'Superman', 1978 - Divulgação

"Muita gente brinca sobre a 'cueca por cima da calça' do uniforme do Superman", comenta Jota Silvestre, jornalista especializado em cultura pop. "A verdade é que os criadores dele se inspiraram na fantasia dos levantadores de peso que se apresentavam no circo naquela época: um macacão bem justo para destacar os músculos, e um calção por cima."

Outra coisa que Jota conta é que, por mais que todo mundo saiba que a única fraqueza do Superman é a kryptonita, um mineral verde do seu planeta natal que pode até matá-lo, pouca gente conhece os outros tipos de kryptonita, que provocam efeitos bizarros, entre elas a vermelha (causa diferentes mutações, desde mudar a personalidade para o mal até criar braços a mais), a dourada (envelhecimento), e a prateada (alucinações).

Um Superman de resina e porcelana exposto na Feira de Brinquedos de Nuremberg, em 2019; nesta versão, ele já aparece com o uniforme renovado, e a 'cueca' integrada a tudo - AFP

Leia mais coisas legais sobre os 85 anos de Superman na entrevista abaixo.

É verdade que o Super-Homem nasceu primeiro como um vilão?

Sim. A primeira vez que ele apareceu foi num fanzine chamado Science Fiction, em 1933. Era um morador de rua que recebeu injeção com material de um meteoro, ganhou poderes mentais e começou a controlar as pessoas. Mas não era um quadrinho, e sim um conto escrito por Jerry Siegel e ilustrado por Joe Shuster, os criadores do Superman.

Nos quadrinhos ele estreou na revista Action Comics 1, em 1938, como o herói que conhecemos hoje.

Os criadores dele reescreveram a história várias vezes até ela ser aceita por uma editora. A gente sabe o que mudava em cada uma dessas versões?

Eles fizeram algumas versões. Numa delas, Superman vestia uma camiseta regata branca e calça em vez de uniforme. Em outra, era uma criança da Terra de um futuro distante, que foi enviada por seu pai ao presente e ganhou superforça.

A maior mudança que eles tiveram que fazer foi no formato. As histórias foram criadas como tiras de jornal, mas tiveram que ser remontadas para caber nas páginas da revista.

Ele virou um sucesso já no lançamento. Por que você acha que ele foi tão popular?

Este sucesso foi uma surpresa para todo mundo, até para os donos da editora, a National Publications (antigo nome da DC Comics). Os estudiosos dizem que os criadores souberam captar o espírito do seu tempo, ou seja, o que estava "bombando" naquela época.

Uma dessas coisas era a ficção científica, que fazia sucesso com heróis como Buck Rogers e Flash Gordon. A outra é mais triste: a sociedade dos Estados Unidos ainda sofria com a fome e o desemprego por causa da crise econômica de 1929. De repente, aparece um ser superior que parecia resolver todos os problemas que as pessoas comuns não conseguiam lidar. Isso fez com que Superman caísse no gosto popular.

Você acha que ele é popular até hoje ou algo mudou com o passar dos anos?

Ele ainda é bastante popular. Qualquer adulto ou criança no mundo logo se lembra do Superman quando vê o símbolo do "S" dentro da figura de cinco pontas.

Mas isso não quer dizer que ele seja o preferido dos fãs atuais de quadrinhos. Muitos valores que representam o Superman —verdade, justiça, bondade, ser infalível— não têm tanto apelo no mundo de hoje.

Isso ficou mais acentuado após os anos 1980, quando os super-heróis passaram a ser mais "realistas" e violentos. Alguns roteiristas até tentaram "encaixar" o Superman nesta tendência, mas não funcionou muito bem.

Conte uma curiosidade que quase ninguém conhece sobre o Superman, por favor.

Já reparou que muitos personagens do entorno do Superman têm nome e sobrenome que começam com a letra "L"? Veja alguns: o vilão Lex Luthor e sua irmã, Lena Luthor; a amada Lois Lane; duas namoradas do passado, Lana Lang e Lori Lemaris; e Linda Lee, nome terráqueo de uma antiga versão da Supergirl.

O nome disso é aliteração, uma figura de linguagem que repete o som de uma consoante em duas palavras seguidas. O mais curioso é que antigamente o nome verdadeiro do Superman era Kal-L (e não Kal-El como é hoje). Ninguém nunca soube explicar essa mania dos criadores do Superman pela letra "L".

Do que você mais gosta nele?

O fato de ele ter mantido sua essência mesmo depois de tantos anos e das muitas transformações que sofreu. Superman é um cara íntegro em qualquer situação. Ele poderia facilmente usar seus poderes para dominar a Terra e se tornar um tirano, mas em vez disso prefere ajudar as pessoas.

Para mim, os valores que ele carrega —bondade, retidão de caráter, empatia— são universais, mesmo que não estejam muito na moda hoje em dia.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.