Descrição de chapéu matemática

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas tem 99,9% de municípios inscritos

Número de escolas participantes também é recorde; 18,5 milhões de alunos farão prova da primeira fase em junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece todos os anos desde 2005, bateu dois recordes agora em 2024. A competição, que é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem na sua 19ª edição o maior número de escolas participantes (56.513 instituições) e de cidades inscritas (5.564). Isso significa que alunos de 99,9% dos municípios brasileiros farão parte da OBMEP.

Ao todo, 18,5 milhões de estudantes matriculados do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio vão participar da olimpíada, que é a maior competição científica do país. "Vinte anos depois de termos iniciado a OBMEP, ela continua crescendo", diz o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, que também é colunista da Folha.

Medalhas distribuídas na premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em Florianópolis no dia 5 de junho de 2023 - Marcella Franco/Folhapress

O instituto é parceiro da Folhinha com os Desafios de Matemática, publicados há um ano todas as semanas, nas edições online e impressa.

Antes disso, na edição do ano passado, a competição teve 55,3 mil escolas participantes, e 5.563 cidades inscritas, alcançando 99,8% dos municípios brasileiros. No total, mais de 18,3 milhões de alunos participaram da 1ª fase da competição. Na 17ª edição, em 2022, 54.488 escolas fizeram o cadastro e 18,1 milhões de alunos participaram.

Neste ano, as provas da olimpíada serão aplicadas em 4 de junho (1ª fase) e 19 de outubro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 20 de dezembro. Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados com medalha nacional de ouro, prata ou bronze garantem seu ingresso no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), que oferece aulas avançadas em matemática e uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas premiados.

Desde o ano passado, o Impa decidiu estimular ainda mais a participação dos estudantes e criou também a premiação para alunos com melhor desempenho estadual. Com isso, agora em 2024, pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas.

A ideia da OBMEP, de acordo com seus criadores, é estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos, e promover a inclusão social por meio do conhecimento. A competição acontece com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e do Ministério da Educação (MEC).

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.