Coleção Folha traz contos de Bram Stoker em edição bilíngue

Volume com textos do autor de Drácula chega às bancas no domingo (24/6)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao lado de Helen Chandler, Bela Lugosi interpreta Drácula em longa de 1931 - Divulgação
São Paulo

Os contos "O Convidado de Drácula" e "A Profecia da Cigana", de Bram Stoker, referência do terror fantástico de apelo popular, chegam às bancas no domingo (24/6) pela Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura.

Eles são apresentados em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, permitindo que o estudante de língua inglesa compare rapidamente o original e a tradução. O volume dá acesso ainda a uma plataforma digital, com versões em PDF e áudio.

O primeiro conto de Stoker narra os percalços que um viajante inglês enfrenta ao fazer um passeio de carruagem por uma estrada nos arredores de Munique, onde está hospedado como turista.

A trama se passa em meio a uma tempestade de neve, em uma noite de Walpurgis —data em que as forças do mal invadem nosso mundo.

"Uma Profecia Cigana", o segundo conto do volume, pode ser considerado menos sombrio e assustador. Ele trata de personagens que tentam impedir que uma profecia se torne realidade. Um homem recém-casado vai a um acampamento cigano e, ali, uma moradora lê suas mãos prevendo uma tragédia. O homem não leva a sério, mas sua mulher passa a tomar providências para evitar a profecia.

O conto que abre o volume, "O Convidado de Drácula", foi apresentado por Stoker ao seu editor como um prólogo do célebre romance; este, porém, optou por não incluí-lo no livro, pois enxergava-o como uma obra independente.

O romance gótico "Drácula", de 1897, é a obra mais conhecida do irlandês Bram Stoker, que impulsionou a disseminação do mito literário do vampiro. Para construir seu personagem, Bram Stoker inspirou-se no rei Vlad, o Empalador, da Transilvânia.

Mas a glória do personagem veio mesmo com o cinema, quando, na década de 1930, foram produzidos diversos filmes baseados no vampiro. Este ficou tão distante das características originais que, em 1992, o diretor americano Francis Ford Coppola precisou intitular sua versão "Drácula de Bram Stoker". Drácula hoje está presente em diversas mídias, como séries de TV, histórias em quadrinhos e videogames.

O autor cursou matemática, mas foi por meio de romances, contos e poesias que fez seu nome. Ele morreu em 1912 e os contos apresentados na Coleção Folha foram publicados postumamente, em 1914, editados por sua mulher, Florence Balcombe (1858-1937).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.