Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz 'Noites de Cabíria', um clássico de Federico Fellini

Quinto volume da coleção chega às bancas no domingo (26)

Cena do filme 'Noites de Cabíria', de Federico Fellini - Divulgação
Cristiane Martins
São Paulo

"Noites de Cabíria", clássico do cineasta Federico Fellini, apresenta a melancolia e esperança quase infantis de uma prostituta que sonha em se livrar da crueldade que a cerca. O filme é apresentado ao leitor no quinto volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, que chega às bancas em 26 de agosto.

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa em preto e branco retrata a sociedade italiana em meio às graves consequências da Segunda Guerra Mundial, da qual a Itália saiu derrotada.

Fellini, morto em 1993 aos 73 anos, viveu cinco décadas com a atriz Giulietta Masina (1921-1994), protagonista de "Noites de Cabíria" e símbolo da cinematografia felliniana, marcada por transitar entre o real e o onírico.

No longa de 1957, ela vive uma prostituta da periferia de Roma que, em suas andanças pela noite da cidade, depara-se com figuras e situações tanto trágicas quanto cômicas. Há uma sucessão de fracassos e decepções.

Mas a personagem, que rendeu a Giulietta Masina um prêmio no Festival de Cannes, não desiste de seus sonhos e custa a acreditar na perversidade intencional das pessoas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.