Folha realiza sessão gratuita de filme espanhol sobre tabus sexuais

'Kiki - Os Segredos do Desejo' será exibido na terça (16), no Ciclo Cinema e Psicanálise

São Paulo

​A Folha promove na terça-feira (16) uma sessão especial da comédia espanhola Kiki — Os Segredos do Desejo”, no MIS (Museu da Imagem e do Som). Realizado em uma parceria do museu com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e apoio do jornal, o evento integra a temporada 2019 do Ciclo Cinema e Psicanálise. Os primeiros filmes tratam de temas ligados à sexualidade.

Após a exibição, a psicanalista Cecilia Orsini e a jornalista da Folha Fernanda Mena farão um debate, em que discutirão os aspectos psicológicos e cinematográficos do longa. A mediação ficará por conta da diretora de cultura e comunidade da SBPSP, Luciana Saddi.

O filme apresenta cinco histórias de amor e sexo, todas passadas em Madri. Ao longo das narrativas, tabus como voyeurismo, sexo grupal e sadomasoquismo, são tratados de forma romântica e leve.

O tema que orienta o atual ciclo de filmes é o ensaio “O Mal-Estar na Civilização”, de Freud (1856-1939). Na obra, o autor afirma que o progresso civilizatório humano exige renunciar à agressividade e à sexualidade, o que tornaria o homem refém de um sentimento de culpa inconsciente e de um constante mal-estar.

A sessão é gratuita e acontecerá a partir das 19h, no MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa). Para participar, é necessário comparecer à bilheteria do museu com uma hora de antecedência para retirar o ingresso. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.