Descrição de chapéu Flip

Cientista Stuart Firestein cancela participação na Flip 2019

Autor será substituído pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, que lança 'O Oráculo da Noite'

O biólogo Stuart Firestein, professor da Universidade Columbia, nos EUA
O biólogo Stuart Firestein, professor da Universidade Colúmbia, nos EUA - Divulgação
 
São Paulo

O biólogo e pesquisador da neurociência Stuart Firestein cancelou, por motivos de saúde, sua participação na próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que vai de 10 a 14 de julho. A notícia foi divulgada na tarde desta quinta-feira (4) pela organização do evento literário.

Firestein teria uma mesa só para si no sábado (13), às 19h. Chefe do departamento de ciências biológicas da Universidade Colúmbia, em Nova York, ele lidera um laboratório de pesquisa que investiga o sistema olfativo dos animais vertebrados. O cientista publica no Brasil o livro "Ignorância" (Companhia das Letras).

Ele será substituído pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, que acaba de lançar "O Oráculo da Noite" (Companhia das Letras). Ribeiro, que é fundador do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cria uma narrativa sobre a ciência e os sonhos —tentando responder não só o que são e para que servem, mas como extrair sentido deles.

“Que privilégio é, para o Brasil, ter um cientista e escritor como Sidarta Ribeiro. E, ainda por cima, trabalhando em uma universidade pública. É com alegria que o recebemos nesta edição da Flip para falar sobre seu livro novo, que trata de um assunto tão relevante, e para, num sentido mais amplo, nos contar sobre o estado das ciências e da pesquisa no país hoje”, afirma Fernanda Diamant, curadora da festa literária.

0
Sidarta Ribeiro, neurocientista e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - Jardiel Carvalho/Folhapress

Ribeiro recorre não só aos debates mais recentes da biologia molecular e da neurofisiologia, mas também a informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias. Ele mostra a importância dos sonhos para civilizações antigas, desde o Egito e a Grécia, até as culturas ameríndias.

Saiba como trocar ingressos

Os ingressos para a mesa 18, que agora terá Sidarta Ribeiro no lugar de Stuart Firestein, continuam válidos. Quem não tiver mais interesse em vê-la pode solicitar a devolução do pagamento até 13/7. Para isso, é preciso enviar um email para suporte@byinti.com com o assunto “Flip - Mesa 18 – Cancelamento” e indicar o CPF utilizado na compra. O estorno será feito de imediato e em 48 horas poderá ser visto na fatura do cartão de crédito. Quem utilizou dinheiro ou cartão de débito para o pagamento também deve escrever para o mesmo endereço de email.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.