Covas condena ataques a Fernanda Montenegro, chamada de mentirosa

Prefeito chamou falas de diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, apoiador de Bolsonaro, de 'desrespeito'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, condenou ataques feitos pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, à atriz Fernanda Montenegro.

A fala aconteceu nesta terça-feira (24) em entrevista coletiva sobre o Festival Mário de Andrade, ocorrida na prefeitura.

O prefeito Bruno Covas - Jardiel Carvalho/Folhapress

Alvim, apoiador de Jair Bolsonaro, escreveu em rede social sentir “desprezo” por Fernanda e a acusou de “mentirosa”. As críticas foram motivadas por um ensaio fotográfico da revista Quatro Cinco Um, que mostra a atriz vestida de bruxa numa fogueira de livros.

“A ‘intocável’ Fernanda Montenegro faz uma foto pra capa de uma revista esquerdista vestida de bruxa”, escreveu Alvim. “Na entrevista, vilipendia a religião da maioria do povo, através de falas carregadas de preconceito e ignorância. Essa foto é ecoada por quase toda a classe artística como sendo um retrato fiel de nosso tempo, em postagens que difamam violentamente o nosso presidente.”

Covas chamou a fala de Alvim de “desrespeito”, que se agrava com o fato de ser direcionado a uma mulher idosa, “uma atriz que representa o país no mundo inteiro”, disse.

“A gente vive um momento em que as pessoas colocam as posições políticas como definidoras de caráter. É triste isso”, disse Covas.

“Nós vamos poder aproveitar o que já estava marcado há muito tempo [o Festival Mário de Andrade] para poder fazer um ato de desagravo [em favor da] Fernanda Montenegro”, disse Covas.

Mais incisiva foi a reação de Ciro Gomes, que chamou Alvim de "vagabundo, medíocre, picareta". “Lave a boca para falar de Fernanda Montenegro.”

Também chamado de Virada do Livro, o Festival Mário de Andrade terá 150 atividades gratuitas e ocorre de 4 a 6 de outubro na capital paulista.

Fernanda Montenegro lança o seu livro de memórias, “Prólogo, Ato, Epílogo”, no último dia do festival, no Theatro Municipal, e conversa sobre a sua carreira com a jornalista Marta Góes.

Outro destaque do festival relembra a última Bienal do Livro do Rio de Janeiro, quando o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, do PRB, enviou fiscais à feira literária para recolher livros com temática LGBT. Na programação paulistana, uma feira de livros vai ocorrer na região entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, com diferentes editoras —entre elas, algumas com iniciativas voltadas para a diversidade LGBT, a questão racial e o feminismo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.