Descrição de chapéu
Cinema

Filme em realidade virtual nos torna espectadores ingênuos

'The Deserted' integra mostra de cinema taiwanês no Cinusp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  •  

The Deserted

  • Quando Seg. a sex. Até 18/10. Agendamentos pelo site usp.br/cinusp
  • Onde Anfiteatro da USP, r. do Anfiteatro, 109
  • Elenco Lee Kang-sheng, Lu Yi-ching, Chen Shiang-chyi
  • Produção Taiwan, 2017
  • Direção Tsai Ming-liang

Reza a lenda que há muito, muito tempo, na primeira sessão de cinema, o público saiu correndo quando viu um tremavançar em sua direção. Muitos, muitos anos depois, novas tecnologias vêm sendo utilizadas para voltarmos a acreditar que o mundo existe.

Um dos artistas a seguir este caminho é Tsai Ming-liang, cineasta de origem malaia, mas identificado com o cinema chinês de Taiwan, onde realiza filmes inconfundíveis desde o início dos anos 1990.

“The Deserted”, feito em realidade virtual por Tsai em 2017, pode ser visto até o dia 18 como parte da mostra “Novos Olhares Sobre Taiwan”, em exibição no Cinusp. 

O verbo “ver” é certamente limitado para descrever a obra. Tsai explora as possibilidades oferecidas pela tecnologia para propor uma estética imersiva que ultrapassa os limites da projeção em tela.

O dispositivo necessário para exibir VR (sigla para “realidade virtual”) altera o modo perceptivo padrão. Os óculos se assemelham a máscaras de mergulho, e os fones completam o isolamento, nos fazendo sentir como se estivéssemos em uma bolha ou submersos.

Tsai tira o máximo proveito dessa restrição física para alargar a dimensão sensorial. Liberado da frontalidade da tela e da dispersão sonora, o cineasta pode nos raptar e nos lançar em uma experiência muito mais intensa.

Quem conhece a estética de Tsai reconhece imediatamente elementos recorrentes de seu trabalho. À frente, está Lee Kang-sheng, ator de todos os filmes do cineasta. Sem falas e sem psicologia, o personagem de Lee em “The  Deserted” é apenas um corpo, uma presença física.

Ruídos hipnóticos de um aparelho de estimulação muscular ligado a seu corpo e sons de ingredientes borbulhando num cozido sublinham a sensação de fisicalidade da cena.

Após esta apresentação, Tsai estira o tempo, uma especificidade de sua obra, e explora as percepções úmidas espalhadas pelo cenário, uma espécie de construção inacabada e arruinada. Paredes sem reboco, pisos não cimentados, raízes e acabamentos degradados completam as múltiplas formas do tempo impregnadas nesse espaço.

Ali, presenças femininas aparecem e desaparecem tais como fantasmas. Giramos a cadeira e atrás de nós se encontra uma figura inquietante, mais que um espectro, menos que um ser vivo. Se olharmos para baixo, um buraco vertiginoso nos leva a recuar.

Quando cai um temporal, cruzamos os braços para nos proteger, da mesma forma que os “ingênuos” espectadores da primeira sessão de cinema.

Junto à atração, o Cinusp exibe títulos históricos e recentes do cinema de Taiwan, como os de Edward Yang (“As Coisas Simples da Vida”, 2000) e Ang Lee (“Desejo e Perigo”, 2007), ao lado do inédito “The End of the Track” (1970), de Mou Tun-fei, além de “The Outsiders” (1986), primeiro filme gay de Taiwan.

Outros quatro títulos dirigidos por Yu Kan Ping compõem uma retrospectiva dedicada ao diretor, que estará presente para bate-papo com o público após sessão de “Papa, Can You Hear Me Sing”, na quinta (17), às 19h, no Cinusp Paulo Emílio (r. do Anfiteatro, 181).

Outros destaques da mostra de Taiwan

‘Thanatos, Drunk’
Taiwan, 2015. Direção: Chang Tso-chi. Quinta (10), às 19h, no Cinusp Paulo Emílio (r. do Anfiteatro,181). Sábado (19), às 18h, no Cinusp Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294)

‘As Coisas Simples da Vida’
Taiwan, Japão, 2000. Direção: Edward Yang. Sexta (11), às 19h, no CTR ECA, Auditório A (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 44). Sábado (19), às 20h, no Cinusp Maria Antônia

‘The End ofthe Track’
Taiwan, 1970. Direção: Mou Tun-fei. Quinta (17), às 16h, no CTR ECA, Auditório A

‘CapeNo. 7’
Taiwan, EUA, 2008. Direção: Te-Sheng Wei Sexta (11), às 16h, no Cinusp Paulo Emílio. Domingo (13), às 20h, no Cinusp Maria Antônia

‘The Outsiders (Outcasts)’
Taiwan, 1986. Direção: Yu Kan-ping. Domingo (13), às 18h, e sexta (18), às 19h, no Cinusp Paulo Emílio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.