Descrição de chapéu Coronavírus

'O Lago dos Cisnes' e musical de Andrew Lloyd Webber são dicas para o domingo de quarentena

Dia também tem documentários, shows online e websérie sobre exposição do MIS

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV abriram o sinal, museus promovem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro foram filmados e disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa neste domingo (5).

Montagem do balé "O Lago dos Cisnes" da Ópera Nacional de Paris
Montagem do balé "O Lago dos Cisnes" da Ópera Nacional de Paris - Divulgação

Dança

Todas as semanas, a Ópera Nacional de Paris disponibiliza um espetáculo para ser visto online em seu site. Este domingo é o último dia para conferir a montagem de 2019 do balé "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovski.

Música

Depois de transmitir shows para quem está na quarentena, o streaming de músicas Tidal ampliou o projeto Em Casa com Tidal, que agora reúne também documentários e entrevistas com artistas. A programação acontece nos finais de semana de abril. Neste, é possível ter acesso a filmes sobre Lil Wayne, Jay-Z e Cardi B, além de performances de Beyoncé, The Chainsmokers, Jennifer Lopez e SZA.

Outro projeto musical para tempos de isolamento é o Sala de Casa, da Casa Natural Musical, que neste domingo transmite show de Gustavo Bertoni, da banda Scalene, em seu perfil no Instagram, às 19h.

Cinema

O Canal Brasil promove, em seu perfil no Instagram, uma série de bate-papos sobre cinema e cultura no geral. Neste domingo, às 21h, a atriz e diretora Bárbara Paz conversa com o médico Drauzio Varella, colunista da Folha.

Para quem gosta de musicais, domingo também é dia de lançamento de mais um episódio da websérie inspirada na exposição "Musicais no Cinema", realizada pelo MIS. Disponível no canal do YouTube do museu, o capítulo reúne artistas como Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr. para falar sobre a atriz Léa Garcia.

Artes visuais

O estúdio dos designers brasileiros Irmãos Campana disponibiliza, em todos os finais de semana de abril, exibições do curta "Campana Brothers by Fernando and Humberto". O link será publicado nas redes sociais dos artistas.

Teatro

Quem estiver com os filhos em casa pode distrair os pequenos com a gravação do espetáculo infantil "Ombela", que cumpriu temporada no Oi Futuro em 2019, e agora está disponível no site do centro cultural. Baseada na obra do poeta angolano Ondjaki, a peça conta a história de uma deusa africana.

Para os adultos, a dica é o musical "Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat", de Andrew Lloyd Webber. Todas as semanas, o compositor vai publicar um dos espetáculos de seu repertório no canal do projeto The Shows Must Go On. Eles ficam disponíveis sempre a partir das 15h das sextas-feiras e podem ser vistos por um prazo de 48 horas —até o domingo.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.